Google Maps chega ao iPad neste Verão
Do dia 15 até ao dia 17, a gigante das pesquisas deu a conhecer as novidades do ecossistema Google para 2013. Foram milhares de programadores presentes no evento, focados em prol do que será a próxima geração da Web, segmento móvel e aplicações/serviços corporativos/empresariais, tais como Android, Google Chrome, Google APIs, Google Web Toolkit, App Engine, etc.
Das várias novidades apresentadas, uma das mais notórias foi o novo Google Maps.
No primeiro dia do Google I/O, demos a conhecer as novidades que a Google implementou no seu serviço de mapas, com o sucesso que têm, a gigante quer expandir a compatibilidade com outras plataformas / equipamentos.
A Google anunciou que o API dos seus mapas é usado em mais de um milhão de sites activos e que tem mais de mil milhões de visitas únicas por semana (aproximadamente 143 milhões por dia), marcas até ao momento imbatíveis.
Desta forma, a gigante das pesquisas anunciou que iria disponibilizar o Google Maps para o iPad durante o próximo mês.
A versão para o tablet da Apple terá, para além da nova interface, um sistema de classificação para locais de forma a mostrar no mapa o que é mais relevante, navegação simples entre os resultados das pesquisas, o melhorado sistema para recalcular um novo trajecto em caso de haver trânsito e a possibilidade de explorar o terreno. Estas mesmas novidades chegarão à aplicação para iPhone durante o mesmo mês.
Com o domínio do iPad no mercado tablet, o Google Maps, com as novas funcionalidades e interface, irá, certamente, ver a sua utilização aumentar. A Google já mostrou o porquê que domina este segmento, as funcionalidades, qualidade e precisão dos seus mapas, são suficientes para justificar.
O Maps para PC incluem agora uma nova vista Fly-in (vista aérea) para certas localizações (por exemplo Nova Iorque), é semelhante à vista de pontos de referência do streetview, mas agora de uma localidade inteira. As informações de transporte são agora comparáveis lado a lado com as informações do transito normal e tem também uma nova vista de horários.
O Google Earth também tem novidades, agora pode ser usado no PC sem ser necessário downloads adicionais ou plugins, oferecendo, de forma nativa, uma visualização 3D.
Este artigo tem mais de um ano
Para “experimentar” o novo Google Maps(parece que)é necessário solicitar um convite.Solicitei há pouco e já tive resposta diretamente para o meu endereço de email.
Vou “mexericar” para ver o resultado…rsrs.
Onde é que posso pedir o convite???
Podes passar o link por favor!
http://maps.google.com/help/maps/helloworld/desktop/preview/
Já que gostam tanto dos videos do sapo, podiam ter partilhado este:
http://videos.sapo.pt/fbGucF7ZcetVSS03hA4z
Para a Apple chegar aos calcanhares da Google em motores de busca, “tem de comer muita sopa”!
É verdade. Tens razão, o Google Now, se é isso que te estás a referir, está muito bom, é verdade, mas o SIRI quando apareceu nada existia como assistentes pessoais, mas depois do SIRI todos começaram a lançar. Claro que a Google nisso é fantástica, adicionou ao seu poderoso motor de pesquisa esta funcionalidade.
Mas o SIRI é muito mais que um pesquisar de voz, é mesmo um assistente pessoal e está já com uma vertente muito direccionada para outros segmentos, como o segmento automóvel. 😉 um dia destes vais dizer que a Google também está lá… é natural.
Agora, nesse vídeo, o que vês como exemplos, o SIRI também faz, até faz mais, como lidar com o nosso mail, agenda, aplicações e motor de pesquisa. Podes mesmo dar ordens para este marcar algo. O que aí vês não é nada de surpreendente, é apenas uma evolução do que o SIRI lançou. Mas é muito bom, mesmo em português, mas ninguém usa 😉
um pouco como o SIRI ninguém usa… de umas dezenas de pessoas que conheço com o SIRI (eu incluido) ninguém usa…
Com os meus agradecimentos a quem fez, há tempos, um comentário falando do Navigate From Maps ($1,99 no Cydia).
A forma habitual de marcar uma rota numa app como o TomTom é introduzindo a morada ou as coordenadas GPS. Tem também a possibilidade de marcar “ponto no mapa”, mas é muito limitado (o mapa não tem pesquisa, nem vista de satélite).
O que o Navigate From Maps permite é, usando o Google Maps ou o Mapas do iOS, marcar um “ponto no mapa” e lançar uma app de nagegação, como o TomTom, Navigate, etc, para navegar para esse ponto.
A primeira imagem do post é no Goggle Maps – cria o símbololo que está entre o peão e o Cancel que permite o “Navigate here with”. A segunda é no Mapas iOS – o “Navigate to here with” aparece no pin do destino.
http://www.malcolmhall.com/products/navigatefrommaps/