Gboard para iPhone: O teclado que você fala e ele escreve
Desde que a Apple abriu o iOS a novos teclados as ofertas não têm parado de aparecer. Cada uma com as suas características únicas sempre com o objetivo de conquistar o maior número de utilizadores.
Um dos teclado com mais sucesso para o iOS é o Gboard que agora ganhou uma funcionalidade simplesmente fantástica...o reconhecimento de voz.
O Gboard é um teclado desenvolvido pela Google que oferece um conjunto vasto de funcionalidades. Com a última atualização, este teclado passou a suportar o reconhecimento de voz (algo que também está disponível no teclado nativo do iOS), uma funcionalidade bastante interessante e que não está presente em muitos outros teclados por questões de restrições da própria Apple.
Para contornar essas limitações, depois do utilizador carregar durante alguns segundos na tecla espaço, abre-se o Gboard onde é feito o reconhecimento da voz. O resultado é depois importado para o local onde estávamos a escrever. Obviamente isto acontece tudo de uma forma transparente para o utilizador.
Além do reconhecimento de voz, esta última versão ganhou também suporte para 15 idiomas, suporte para Google Doodles e também novos Emojis. O Gboard facilita a vida a todos os utilizadores, colocando-lhes à distância de um dedo todo o universo de pesquisas da Google.
Download
Este artigo tem mais de um ano
Bem, como diz no post, o teclado nativo do iOS 10 também converte voz em texto.
Não havia era mais nenhum por impedimento da Apple. A Google com Gboard deu-lhe a volta.
O Gboard é também “teclado swift” (deslizar os dedos pelas letras para escrever). Quer a voz para texto, quer o “swift”, achei-os impecáveis.
P.S. Não são precisos segundos para ativar o Gboard – é pressionar e largar.
P.S. Não são precisos segundos para ativar – a voz para texto – do Gboard – é pressionar e largar.
Por impedimento da Apple, não, não havia era ninguém a fazer, a Google não deu volta nenhuma…
Então nao deu, repara que não é uma funcionalidade direta.
O iOS não permite acesso ao microfone a partir de uma extensão, qualquer que seja o tipo: teclado, etc
Eu explico. A “voz para texto” do Gboard não é feita através do teclado, porque a Apple não permite. Premindo a tecla “espaço” onde está o símbolo do microfone do Gboard (não é o símbolo “microfone”do teclado do iOS) abre-se a app Gboard para a qual se fala e que traduz para texto.
A Gooogle deu a volta sim – não está disponível para terceiros a API do teclado nativo do iOS, com acesso ao microfone, que permite converter voz em texto – por isso o que faz o teclado Gboard é lançar a app Gboard que faz isso.
Se for preciso faço um desenho 🙂
«…uma funcionalidade bastante interessante e que não está presente em muitos outros teclados por questões de restrições da própria Apple.»
Apple no seu melhor.
Eu gostava era de ver fontes para essa afirmação l.
https://support.swiftkey.com/hc/en-us/articles/201468571-Why-can-t-I-use-voice-dictation-
http://www.cultofmac.com/303653/apple-limits-dictation-keyboard/
http://stackoverflow.com/questions/30033116/can-i-integrate-voice-recognition-feature-in-search-widget-in-ios-as-in-google-s
Tem a ver com segurança para que não sejam expostas APIs que permitam contornar as restrições de acesso ao microfone sem que a pessoa se aperceba disso visualmente.
E porque o ios em vez de bloquear e não dar acesso, não perguntar ao utilizador se pode dar esse acesso?
É o mesmo que o windows por sistema não permitisse a utilização da câmara ou microfone no portátil.
Paulo Ramos, o iOS há muito que permite controlar/definir o acesso ao microfone por aplicação, mas uma extensão de teclado (ou outra) actua fora das aplicações ou seja quebraria a definição da aplicação com a agravante da pessoa poder não se aperceber disso.
a “escrita” por voz não funciona, ao selecionar esta opção, aparece um simbolo com microfone azul e ao falarmos para o telemóvel , simplesmente não aparece qualquer palavra dita ou outra , nada…
Explica lá o que é que não funciona. Activaste o teclado Gboard: Geral > Teclado > Teclados > Adicionar teclado … Gboard
Depois de instalado, começa a escrever por exemplo uma nota, prime a tecla “space” que é onde aparece o símbolo do microfone, fala para a app Gboard lançada pelo teclado e na nota vai aparecerce escrito o que disseste.
P.S. Se nunca usaste um teclado “swift” desliza o dedo pelas letras. Com prática há quem o prefira em vez de teclar.
O SwiftKey funciona por voz e muito bem. Apanha quase tudo o que digo e pouco se engana. Isto para Android.
O teclado nativo do iOs faz isso (mas não faz swift). Mas no iOS o SwiftKey não “ouve e escreve” porque a Apple não permite. Foi a isso que o Gboard deu a volta.
A Google vai adorar ouvir e ler as vossas conversas.
Ao utilizar o teclado deles sim. Ao utilizar o teclado nativo é a Apple que vai ouvir as nossas conversas. É escolher qual dos 2 deve ter esse privilégio.
É assim. No iOS as funcionalidades Siri e “Ditado” (“speech to text”, reconhecimento de voz, conversão de voz em texto) exige a utilização de servidores da Apple. Para as ativar aparece um aviso “A funcionalidade Ditado envia à Apple informação como dados da voz, contactos e localização para processar os seus pedidos”. Quem usa aceita que tais dados possam ser usados para permitir a utilização e melhorar o Siri e o Ditado – de acordo com a política de privacidade.
As funcionalidades/serviços equivalente da Google (ou da Microsoft, ou da Amazon) também exige o envio de dados para os respetivos servidores.
De modos que é assim, na questão da “voz” quer a Google (Gboard, Google Assistant e apps de terceiros que o usam), quer a Apple (teclado nativo, Siri e apps de terceiros que o usam, recebem dados adicionais. Do que lhe fazem, para além de permitir usar essas funcionalidades e permitir melhorias, depende da política de privacidade, se for totalmente transparente. Agora, não há dúvida que se atribui à Google, exageradamente ou não, que recolhe (e indexa/relaciona) toda a informação sobre os utilizadores.
Para fins comerciais não tenho a mínima dúvida – se hoje fizer uma pesquisa no Google, sem ter feito logoff, por exemplo no Gmail, sobre um produto da Amazon, sé certo e sabido que se amanhã for a um site com espaço para publicidade da Google é certo e sabido que esse produto lá está destacado. A Google também não nega que “lê automaticamente” o conteúdo dos mails do Gmail para, segundo ela, oferecer melhor publicidade dirigida ao utilizador. Como a publicidade dirigida, não agressiva, não me incomoda, não me ralo. Mas fico sempre com a desconfiança: “Mas a Google já sabe tudo sobre mim ou falta-lhe alguma coisa”.
Quanto à Apple, a fama de “big brother” não é tanta.
porquê?
no meu iPhone 7 já dei voltas ao Gboard… mas não consigo qeu apareça esse tal microfone na tecla de espaço… quando pressiono + 1 segundo fico com o teclado em branco para poder movimentar o cursor…
Alguém me pode ajudar? Obrigado.
O teclado em branco para movimentar o cursor é uma API do teclado nativo do iOS que o Gboard também utiliza. Podes manter pressionado em qualquer ponto do teclado que acontece o mesmo.
São duas coisas distintas – instalar a app e ativar o teclado.
Se, depois de instalar a app, não ativaste o teclado, é em: Geral > Teclado > Teclados > Adicionar teclado … Gboard
Em qualquer dos teclados que se esteja a utilizar aparece o símbolo do globo para alternar entre os instalados (nativo do iOS, emojis, Gboard ,,,).
Quando o Gboard está ativo vê-se bem porque aparece um G como atalho para a pesquisa Google e é swift (escreve deslizando o dedo pelas letras). O microfone do Gboard aparece na tecla space, basta pressionar lá e começar a falar.
Ativa também o “Ditado” usando o teclado nativo do iOS e vê qual é melhor na “voz para texto”. Eu gostei do Gboard por também ser swift.
… O microfone do Gboard aparece na tecla space, basta pressionar lá – largar (não é manter premido) para aparecer a janela da App Gboard – e começar a falar.
Obrigado pela ajuda. Eu não disse, mas o Gboard está instalado (e atualizado) e a funcionar com todas as features excepto o microfone. Nas definições do Gboard não me aparece a possibilidade de ligar/desligar micro. Uso o teclado mas não me aparece o tal microfone na tecla espaço… há mais alguma dica? obrigado.
O microfone tem que aparecer na tecla “space” como está na imagem do post.
(vê a resposta que saiu abaixo)
Só vejo uma possibilidade – nas definições do Gboard “teclado” não está ativo “Entrada de texto por voz”.
Desmarque no meu e foi-se o microfone