GasMask – Edite o ficheiro de Hosts do seu Mac
A capacidade de gerirmos os resultados das consultas de DNS é muito importante para quem desenvolve páginas web ou aplicações que têm acesso à Internet. É desta forma que conseguimos ter acesso às plataformas de testes sem termos de estar a criar novos domínios ou a criar zonas de testes específicas.
Nos sistemas operativos este controlo está no ficheiro de Hosts, que nem sempre é simples de alcançar, como no caso do Mac OS X. Felizmente existem ferramentas para ajudar nesse acesso, tal como acontece com o GasMask.
Esta aplicação vai permitir que acedam ao ficheiro de Hosts do vosso Mac, sem terem de estar a usar a consola e a ter de usar os truques que estão disseminados pela Internet.
Depois de abrirem o ficheiro, no método mais trabalhoso, a adição de novas entradas não é difícil, mas quando comparado com a simplicidade que o GasMask permite, vão de certeza abandonar esse método.
O GasMask é similar a um vasto conjunto de ferramentas que já apresentámos para Windows. Na sua interface podem adicionar ou remover entradas do ficheiro de Hosts com a simplicidade com que se acrescenta ou remove uma linha de um editor de texto.
Com o GasMask vão poder ter vários ficheiros criados, como se backups ou ficheiros temporários se tratasse. A qualquer momento podem meter um desses ficheiros a uso, bastando que cliquem num botão.
A passagem de um desses ficheiro que forem criando para produção é feita com um simples clique no botão Activate. A partir desse momento passam a usar o ficheiro
O GasMask pode ainda obter ficheiros remotos para que o vosso ficheiro de Hosts possa estar constantemente actualizado e as vossas navegações pela Internet sejam protegidas. Basta que indiquem que pretendem criar um novo ficheiro a partir de um endereço e será mostrada uma caixa para colocarem esse endereço.
Existem diversos serviços na Internet que se dedicam a recolher esses endereço e a disponibiliza-los para vossa segurança. Basta que os procurem no Google.
A actualização desses ficheiros pode ser controlada nas configurações, onde definem a periodicidade com que pretendem que este seja actualizado.
Outras configurações que o GasMask tem disponível permitem que este seja iniciado no arranque do Mac OS X, se pretendem que seja usada a marcação diferenciada de código, quais as teclas de atalho e a procura de actualizações.
anterior próxima |
Com o GasMask vão poder editar de forma simples e rápida o ficheiro de Hosts do vosso Mac OS. Têm ainda capacidades extra como a criação de ficheiros com configurações específicas para serem usados quando entenderem ou a utilização de fontes externas para criação de ficheiros de Hosts com filtragem de sites não aconselhados.
Se têm necessidade de editar o ficheiro de Hosts com alguma frequência então o GasMask é a deverá ser a vossa ferramenta de eleição!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: GasMask 0.5.1 [2.9MB]
Homepage: GasMask
Este artigo tem mais de um ano
Estava mesmo a procura de algo do género, boa dica!
Eu percebo alguma parte da utilidade desta ferramenta, mas outra não…Então mas o hosts no Mac não é um ficheiro como no Windows? Não basta procurar o ficheiro e editar a partir de lá?
No Mac, o utilizador comum não tem permissões para editar o ficheiro hosts, mesmo com conta de administrador.
Sim, eu sabia isso, mas o sistema de permissões do OS X não é igual ou semelhante ao do Linux? Para quê instalar software quando posso fazer “sudo “? Ou é sudo ou outra expressão de super utilizador.
De qualquer das formas, não quero desvalorizar o software desenvolvido. Até porque 90% dos utilizadores que compram um Mac nem sabem sequer que ele tem uma consola ou o que podem fazer com ela.
Sim, concordo contigo.
Mas como diz no artigo, “vai permitir que acedam ao ficheiro de Hosts do vosso Mac, sem terem de estar a usar a consola”.
É para aqueles que não gostam de usar o consola… 🙂
Como tu dizes, e bem, 90% dos utilizadores que compram um Mac nem sabem sequer que ele tem uma consola ou o que podem fazer com ela.
Pois. Convém editar a imagem que estava originalmente 🙂
Achei interessante esta ferramenta
O ficheiro hosts do Mac OS é muito fácil de encontrar e editar.
No Finder, menu “Ir para a pasta…” e escrever “/private/etc/”. O problema está quando vamos salvar, o sistema não o permite.
Se activarmos a conta root do Mac OS que está desligada por defeito, já se consegue guardar, introduzindo a respectiva palavra pass claro.
A aplicação que eu uso para editar este tipo de ficheiros sem ter que entrar pela conta root, é o Text Wrangler, que também é gratuita e permite a edição de ficheiros do sistema.
Apenas como complemento, caso não queiram activar a conta de root basta que façam no terminal “sudo -s” e inserir o vosso login e password de modo a ficar temporariamente com as permissões necessárias para efectuar as alterações pretendidas.
sudo vim /etc/hosts