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Funcionários da Apple roubam fotografias de clientes

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Daniel Jesus


  1. censo says:

    Em todos os serviços, em todas as empresas, em todas as organizações, ha sempre alguém que prevarica. As organizações so tem de estar preparadas para isso. O fator humano é muito permeavel.

  2. HUGO O VERDADEIRO says:

    E nos bancos que toda a gente ve qual as mukheres ou homens com dinheirk na conta e depois é so casar com elas…ui isso acontece tanto nao e so na Apple

  3. Ze says:

    Podiam pelo menos divulgar as fotos para nós também pontuarmos as clientes.

  4. Jorge H says:

    O backup na icloud e a “formatação” do telefone está à distância de 2 clicks. Não se entende como uma pessoa pode entregar o equipamento desbloqueado a terceiros contendo informação pessoal e sensível.

    De qualquer forma, como disseram anteriormente, estas empresas estão preparadas para lidar com situações destas, dado que o fator humano é sempre muito permeavel.

    • Pedro says:

      Essa mesma cloud é permeável ao acesso por terceiros, dentro das marcas/empresas. Cada vez mais desleixa-se a privacidade e segurança confiando nas plataformas. Além deste conteúdo privado do particular, está o conteúdo de inúmeras empresas nas plataformas de facturação. Essas empresas têm pessoas e muitas podem ser corrompidas!

      • Bartolomeu says:

        Não é só para a cloud que se pode fazer um backup

        • Jorge H says:

          Claro. Quando falei no iCloud é só porque fácilmente se protege contra este tipo de invasão mais básica. 100% seguro, só se te desligares por completo, negares a mundo tecnológico, etc etc.
          Mas ainda assim, um backup no iTunes para o teu pc ou um backup para a iCloud segudo do “apagar” do telemóvel, já serve bem para este tipo de situações, sendo um processo facílimo. 🙂

    • Paumandado says:

      Mas a se a cloud for backup, isso significa q os originais estão no telm. Se ele tiver avariado a ponto de não se ligar, a pessoa n consegue apagar ou formatar o mesmo….

  5. N'uno says:

    “Embora se espere que estas situações sejam excepcionais e pontuais, é recomendado que, sempre que entregue o seu dispositivo para reparação ou garantia, faça previamente um restauro de fábrica para apagar todas as suas contas e dados pessoais.”

    Um restauro de fábrica implica a perda, literalmente, de todo o conteúdo do telemóvel, mas não do cartão SD que muito têm. É uma recomendação pouco eficaz, portanto, extremamente penosa para quem tem que voltar a repor todas as funcionalidades, e acima de tudo potencialmente ineficaz quando se guardam os conteúdos mais pesados, como fotos e vídeos, no cartão SD. Para além do restauro, para os que têm algo a esconder e não sabem como se proteger, é melhor retirar o cartão SD.

    • Daniel Jesus says:

      Quando se entrega o equipamento para garantia, antes de entregar o cartão sd é retirado e costuma ser, ou deveria ser confirmado pelo funcionário da loja.

      Na questão da perda de dados com o restauro, em 90% se não 100% dos casos de assistência técnica, o primeiro procedimento deles é um restauro de fábrica. Ou seja, em caso de reparação ou garantia já é de esperar que ele venha formatado pelos técnicos, logo a formatação ao entregar é mais uma segurança para o cliente.

      • N'uno says:

        Caro Daniel, de acordo, quando os procedimentos que asseguram minimamente a privacidade são devidamente observados. Não será, no entanto, o que se passou no caso relatado pelo artigo, e não será garantido que tenhamos sempre a sorte de ter alguém responsável do outro lado do balcão, por isso é importante sensibilizar todos para a necessidade de sermos nós os primeiros a promover a nossa privacidade.

    • Aguamenti says:

      Excepto que o iPhone não tem slot para cartões.

    • Dark Mode says:

      E se a avaria não permitir ligar o equipamento, com é que fases o reset?
      Já agora no caso em questão não há cartão sd.

      • N'uno says:

        Não fazes… E não havendo cartão SD também não o retiras, obviamente. É por isso que, como já referi, o melhor é mesmo não ter conteúdos sensíveis no telemóvel. Então se não pudermos usar um cartão SD com alguma encriptação para o efeito, é mesmo a opção mais sensata.

        • Rui Miguel says:

          Não fales do que nos sabes.

          Sem código (coisa que quase todos os iPhone têm, especialmente depois do TouchID), é impossível tirar os dados de um telemovel, mesmo que não ligue. Os dados do utilizador estão encriptados e só com o código serão acessíveis.

          Podem ser apagados, mas não podem ser lidos.

          Informe-se antes de dizer disparates

          • N'uno says:

            Cada um acredita no que quiser… Eu evito dizer impossível, porque nestas coisas pode ser um perfeito disparate, usando as tuas palavras. E se a questão é informação, então o que terá feito o FBI com a ajuda de hackers para aceder aos dados do iphone que estava tão bem encriptado?

          • FAB says:

            @N’uno: Também acreditaas em OVNIs e ETs?

            Se não sabes, não falas.

            O FBI não conseguiu nada, agora têm outro iPhone que eles precisam mesmo de aceder, e não conseguem!

            Desde o iOS 9 que os ficheiros do utilizador estão encriptados com chaves desbloqueadas apenas com a password do utilizador.

          • Alpha says:

            “não conseguem”… no outro também não conseguiam… pagaram a quem conseguisse! 😀

      • Bartolomeu says:

        Se a pessoa tiver o aparelho com password não precisa de se preocupar muito com isso, mas pode sempre apagar remotamente, assim quando for ligado irá apagar os dados.

        • Pirata says:

          Disseste duas vezes o mesmo é porque acreditas mesmo nisso.
          1 apagar os ficheiros remotamente só funciona se o dispositivo estiver ligado a net.
          2 isso da password ser seguro, não é assim tanto.

          • Rui Miguel says:

            É sim

          • Bartolomeu says:

            1) estamos a falar na situação de reparação numa loja da Apple, não da cave dum hacker. O aparelho ao ser ligado após reparação vai se ligar à rede móvel
            2) digo password, não digo um PIN. Mesmo que alguém na loja da Apple tivesse como fazer um ataque à password e evitar que fosse bloqueado após 10 tentativas (que pode apagar os conteúdos do aparelho), ultrapassar uma pequena password no aparelho demoraria vários dias. Algo um bocadinho maior e mais complexo já seriam anos. Por isso sim, numa REPARAÇÃO não precisa de se preocupar muito tendo uma password.

          • FAB says:

            2. É sim, podes dizer como é que arranjas as keychain dos ficheiros do utilizador sem desencriptar com a password do utilizador?

            Chatos… pensam que isto é a porcaria do Android… pensam que a segurança da Apple é uma anedota como a da Samsung/Google.

          • N'uno says:

            Ena, keychains! Anedota! 🙂

          • Bartolomeu says:

            N’uno, “keychain” não é o nome correcto da “coisa”, mas a ideia subjacente está certa. A password serve para criar uma chave que encripta outras chaves (Class Keys) usadas no mecanismo de encriptação de ficheiros.

    • pablo says:

      lol. os ifones aceitam cartões de memória?

  6. Gustavo says:

    Pode acontecer, basta que o telefone tenha algum problema e não o consigam ligar, nem ao itunes. Assim não podem apagar o respectivo conteúdo.

  7. Jota says:

    Quem é que resiste a umas fotos explicitas de uma cliente?Não os censuro!!

  8. guanabara says:

    Rouba… verbo forte para quando as pessoas entregam a capoeira à guarda da raposa !!!!

  9. Ricardo says:

    Se todos os telemóveis tivessem slot para cartão de memória. No caso do aparelho não ligar, e ter que entregar para reparação, é só retirar o cartao de memória, dados protegidos. Mas não, o pessoal quer as nuvens. falem mal da slot para o cartao de memória, ia dar um jeitaço!

  10. Dark Mode says:

    Eu pensava que isto era tudo muito seguro e que estava tudo nas mãos de gente muito séria, com rigorosíssimos critérios de segurança e proteção da privacidade dos clientes!!!
    Para a próxima será melhor o FBI pedir se apoio à Apple Austrália…

  11. Sergio says:

    Evitar completamente não dá, mas com alguns cuidados e perca de tempo os utilizadores deste ou outro smartphone podem estar muito mais protegidos.
    Agora é claro, dá trabalho..

  12. slowpoke says:

    Isto é o prato dia por esse mundo fora. Quem nos dera que isto acontecesse-se só na Apple.

  13. Alpha says:

    As pessoas são sempre o elo mais fraco na segurança, quer dum lado, quer do outro. Ultimamente assiste-se a uma preocupação exagerada com a segurança informática e ignoram-se as pessoas com acesso a todos os nossos dados, sendo que a nossa privacidade está apenas dependente da sua ética.

  14. irlm says:

    offtoppic:

    podiam celebrar os 20 anos de kde, fazendo um artigo:
    http://linux.softpedia.com/blog/happy-20th-birthday-kde-509280.shtml

  15. Alvega says:

    Ora noticias Anti-Apple, para contrabalançar a desgraça da Samsung, os departamentos de comunicação a funcionar a todo gás.

    Onde está a novidade desta noticia?
    isto acontece faz tempo em qualquer loja de reparação de Pcs e telm, ou julgam que toda a tralha que vaza na net é obra de uns iluminados e MUITÍSSIMO habilidosos hackers, tretas muita será por certo mas muita chega por esta via, Claro que nao devia, mas que acontece acontece, e no caso de figuras publicas entao a tentação é enorme.
    Tenho colegas que trabalham na area e uns 10 anos atras eu entrei de rompante num serviço técnico procurando um desses colegas (Amigo mesmo) e qual nao foi o meu espanto que estava precisamente num destes afazeres, a mim pareceu-me muito mal, e embora nem conhece-se o alvo (a senhora) desatei a discutir, fiz depois investigação privada (salvo seja) perguntas e tal em outros lados e chegue a conclusão que faz parte.
    Desculpa é sempre a mesma treta: nao estao a vasculhar a vida das pessoas, estao afazer Back-up para posterior reposição…tretas.

    • Alpha says:

      De facto o acontecimento do defeito de alguns Notes tem passado despercebido por estas bandas, poucos ou nenhum artigo fizeram sobre isso, é só falar mal da Apple… cá para mim até foi o Daniel Jesus que entregou o seu iPhone propositadamente, com umas fotos suas em trajes menores só para poder falar mal da Apple… patifes!

      • Daniel Jesus says:

        Temos falado bastante dos problemas do note 7, é uma questão de antes de comentarem só porque sim irem ver os artigos para baixo.

        Quanto à minha pessoa, sou um ávido consumidor de Android sendo até o meu smartphone um fantástico iPhone… Da China. Ou seja, um magnífico xiaomi.

        Antes de comentar por favor pensem um pouco no que vão dizer.

  16. FAB says:

    Pergunta: porque é que isto não acontece com a LG, Samsung, Google Nexus/Pixel, Xiaomi, etc?

    Resposta: porque não têm lojas sequer.

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