Apple: Factos curiosos sobre o novo campus, o ” Apple Park”
Ao propor um novo Campus da Apple à Câmara Municipal de Cupertino em 2011, Steve Jobs tinha um claro objectivo em mente: tentar criar o melhor edifício de escritórios no mundo. Volvidos pouco mais de quatro anos, a construção do mesmo está a crescer a bom ritmo bem perto de se tornar uma realidade.
Mas enquanto o edifício principal, estilo nave espacial (Apple Park), não fica concluído deixamos alguns detalhes que podem interessar não só pela grandiosidade mas também pela sua excentricidade.
O último projecto da vida de Steve Jobs
Foi no Verão de 2009 que o Arquitecto Norman Foster recebeu a visita de Steve Jobs para começar a desenhar aquele que é considerado um dos maiores investimentos da Apple, até ao dia de hoje. Desde o primeiro dia que Jobs quase que exigiu para ser incluído em todo o processo, não como um mero cliente mas como alguém que fazia parte da equipa de preparação e design.
Inspiração veio de uma praça de Londres
O edifício em si foi inspirado, parcialmente, numa praça de Londres onde as casas rodeiam o parque, e o parque principal no Campus é inspirado na Universidade de Stanford. O edifício em forma de anel não era a ideia inicial e muito menos a sua localização, contudo, segundo Norman Foster, “… a ideia de um edifício com um estilo de grande parque foi realmente nascida fora de um processo muito intenso, com muitos modelos e muitas apresentações”.
Edifício preparado para receber cerca de 13 mil funcionários
Assim, o edifício estilo anel ou nave espacial vai estar preparado para receber os seus cerca de 13.000 funcionários. A estrutura principal tem 260.000 metros quadrados de espaço de chão e com um perímetro de cerca de 1 milha (1,609 KM).
Ao nível externo o edifício é rodeado de vidro tendo sido projectado para encorajar a colaboração com muitas áreas abertas (open spaces) para que os funcionários se encontrem rapidamente com o objectivo de facilitar a comunicação.
No total, existirão cerca de 7.700 metros quadrados de espaço dedicado a reuniões e espaços de lazer ou distracção, de acordo com a descrição do projecto.
Tem o maior vidro curvo do mundo
Tal como mencionado atrás, as paredes serão compostas pelas maiores peças de vidro curvo do mundo.
O vidro curvo abrange por completo ambos os lados do edifício de forma que os funcionários possam olhar para o jardim interior ou para a paisagem de frente para o exterior do edifício. Mais de 3.000 folhas do vidro curvo irão envolver em torno do edifício.
Terá um auditório subterrâneo que pode acomodar 1.000 pessoas.
Ao nível subterrâneo será criado um auditório corporativo com capacidade para acomodar 1.000 pessoas e com cerca de 11.100 metros quadrados de espaço.
Este auditório vai permitir à marca da maçã hospedar e promover mais dos seus próprios eventos no Campus: lançamentos de produtos e eventos especiais apresentados directamente em Cupertino. Este auditório também contará com uma instalação de lobby e zona para catering.
Uma vez terminado, o campus terá 80% de espaço verde
Uma das zonas mais privilegiadas neste projecto é o parque verde. Uma vez terminado, 80% do espaço será espaço verde e muitas das plantas que foram seleccionados podem adaptar-se às mudanças climáticas uma vez que foi efectuada uma selecção de plantas nativas tolerantes à seca para minimizar a quantidade de água que é consumida para irrigar essas plantas.
Terá árvores de fruto para consumo nos cafés
Vão ser plantadas cerca de 7.000 árvores no campus. A Apple vai transplantar árvores fortes no local e usar espécies mais resistentes, como o carvalho, que estão bem adaptadas ao clima seco. Para além das árvores de carvalho, haverá também um elevado número de árvores frutíferas em todo o campus, incluindo macieiras e damasqueiros.
Será totalmente 100% de energia renovável
Quanto à energia o edifício será autónomo, isto é, funcionará a 100% a partir de energias renováveis, incluindo energia solar e biocombustíveis. Para o efeito vão existir cerca de 65.000 metros quadrados (700.000 pés quadrados) de painéis solares no campus, bem como uma planta central de baixa emissão de carbono no local. Durante os períodos de pico de consumo a energia será complementada através da compra de energia renovável a partir da rede da cidade.
Edifício principal terá ventilação natural 75% do ano
Ao nível da ventilação tudo foi pensado para que um sistema natural permita que o edifício principal funcione sem ar condicionado ou aquecimento durante 75% do ano. Face ao clima californiano e ao sistema natural de arrefecimento e aquecimento, a Apple poderá talvez atingir o seu objectivo de alcançar zero de emissões de gases de efeito estufa.
Apple vai usar água reciclada para manter o seu campus verde
Já no que toca ao bem mais precioso, a água, a Apple vai usar água reciclada para ajudar a manter o seu símbolo verde e ecológico no campus.
Estima-se que fluam para o edifício mais de 595.000 litros de água diariamente e que grande parte da mesma seja utilizada ao nível de paisagem, torres de arrefecimento e canalização geral.
Haverá 1.000 bicicletas no local para os funcionários
Vão existir 1.000 bicicletas que vão ajudar os funcionários Apple a deslocar-se dentro do campus sem perderem demasiado tempo. Está ainda prevista a criação de pistas de corrida e ciclismo em todo o campo.
Garagens de estacionamento subterrâneo
Como e onde vão estacionar os funcionários as suas viaturas? Os lugares de estacionamento vão ser subterrâneos o que ajuda a manter os veículos longe da vista e de arruinar a paisagem. No total, haverá mais de 10.980 lugares de estacionamento. No próprio estacionamento irão ser adicionados equipamentos com estações de carregamento de veículos eléctricos: cerca de 300 estações de carregamento inicialmente com espaço para muitos mais de futuro.
Serão gastos na zona de fitness cerca de 70 milhões de dólares
Na zona noroeste do edifício principal vai ser montado um centro de fitness com 1.000 metros quadrados e que vai servir mais de 20.000 funcionários da Apple. Só na zona de fitness irão ser gastos aproximadamente 70 milhões de dólares nas instalações de bem-estar.
Mega cafeteria de 5.500 metros quadrados
Para os momentos de pausa e/ou refeições foi pensada uma mega cafeteria de 5.500 metros quadrados, aparentemente suficiente para receber tanta gente, isto é, cerca de 2.100 pessoas de cada vez.
Frota de transportes movidos a biocombustíveis
Mas mesmo para os funcionários que não tenham viatura própria ou ponderem os transportes públicos a Apple também pensou nisso.
E nada melhor que colocar à disposição um frota de transportes movidos a biocombustíveis ou com uma fonte de energia alternativa, estando e cima da mesa neste momento pensado um aumento de cerca de 20% dos meios disponibilizados para transportes colectivos.
A Apple irá gastar aproximadamente 5 mil milhões de dólares
Claro que não há bela sem senão e logo surgem as questões fundamentais: o custo de toda esta parafernália de construções e extras? Fala-se em aproximadamente 5 mil milhões de dólares sendo, contudo, um segredo bem guardado inclusivamente pelo CEO da Apple, Tim Cook, que sempre que é questionado não responde directamente.
E os nossos leitores, consideram que todo este investimento merece a pena ou vai trazer a rentabilidade esperada?
Este artigo tem mais de um ano
ás margens que eles teem podem fazer isto e muito mais
Este edificio sim é algo inovador, deve ser seguido como um exemplo.
Sim, deve ser seguido por quem tem 5 mil milhoes para gastar
A Apple é uma empresa que realmente faz coisas com sucesso, e por isso, precisa de infraestruturas desse nível.
O edifício foi inspirado numa praça em Londres ou na sede da GCHQ
Hein?
A inspiração não é para o edifício em si mas para algo tipo uma praça com um parque e edifícios à volta. A forma do edifício surgiu depois, não era esta a forma inicial, nem o local inicialmente previsto.
Até pode ser um preço megalómono, mas vai dar frutos no futuro
Não tenho gostado das decisões da Apple nos últimos tempos mas este campus é algo de aplaudir e que seja inspirador para tantas outras marcas.
Não fazia ideia de muitos desses factos… porra deve ser um mundo trabalhar aí dentro.
Quer gostemos quer não, não há hipóteses, é uma empresa brutal, sem igual.
Cuidado com o “sem igual”… pode ser traiçoeiro. A Apple não é a única empresa assim.
E novidades?
Para mim 90% disto foi novidade. Enfim… Não é novidade para ti, é para os outros.
Fantástico! Steve Jobs vai perdurar por muitos e muitos anos, com o pobre Tim na sua sombra.
Vai dar frutos sim senhor, nem que seja nas árvores de frutos que vão plantar…
O problema destas empreitadas e do sustentável é mesmo o custo…
Podiam era contemplar um projecto desses com um complexo habitacional desse género, futurista e eco-sustentável.
Vejam as ideias desde
http://billionsinchange.com/
5 mil milhoes???? está dado, nos gastamos pouco menos em 2 submarinos
A noticia que vem a publico dos submarinos falam em cerca de 820,7 milhões de euros. Isto são 5.000 milhões de euros (5 mil milhões de euros). Um numero bastante grande para a nossa realidade, Portugal.
Em 8 anos os bancos conseguiram estoirar “apenas” 40 mil milhões de euros. A Apple ao pé dos administradores dos nossos bancos, é uma menina. LOL
A Apple nem estourou 5 mil milhões, pois vai ficar com infra-estrutura e dar melhores condições para os seus funcionários. Claro que poderia ter talvez gasto metade do dinheiro para o mesmo espaço, mas sendo uma sede há um investimento acrescido no espaço e equipamentos para aumentar o seu simbolismo.
A noticia fala em 820M, os bancos também falavam sempre por baixo…
o que quero dizer é que se gasta onde não se deve..
http://www.boasnoticias.pt/mobile/noticias.php?id=12713
Com o dinheiro gasto em submarinos e bancos teríamos um complexo melhor que o da Apple e ainda ajudávamos(umas centenas de vezes) a senhora na investigação dela
Ahah, é nestas alturas que me sinto ainda mais contente por não ser uma das ovelhas que vai pagar isso tudo 😀
Dai a explicação de o porquê os produtos da maça serem caros. Qualidade?! bah
Pplware não sei se isto é copy paste, espero que não, mas autónomo é uma coisa e funcionar somente a partir de energias renováveis é outra. E se fosse autónomo não haveria compra de energia renovável a partir da rede da cidade.
Em relação ao edifício, inovador não é, é só uma questão de haver dinheiro e isso não falta naqueles lados.
O edifício vai ser autónomo a maior parte do tempo!!! Vai ter uma central de painéis solares e de biocombustível só vai necessitar de recorrer à rede em casos excepcionais!
Só mais uma curiosidade o Tecto do edifico vai ser todo feito/coberto de painéis solares.
badsector, o edifício é autónomo somente em picos é que pode ser complementada com energia à rede. Fora dos picos está previsto ser autónomo.
Agora se perguntasses quantos picos existem durante o dia ou o mês aí sim não saberia responder.
Há algumas dúvidas quanto a isso. A Apple tinha inicialmente um plano para o campus ser autónomo usando uma central eléctrica construída no local em conjunto com os painéis solares nos edifícios, mas no ano passado investiu fortemente noutra empresa para construir uma grande central solar noutro local, que serviria para cobrir o consumo eléctrico das suas instalações na California, incluindo este Campus. É por isso possível que tenha havido algumas mudanças na lógica de fornecimento de electricidade.
Não estou a ver a onde há dúvidas. As centrais que a apple está a construir são para cobrir os datacenters que a Apple tem! Alias toda a opercção nos EUA já é 100% feita com energias Renovaveis e depois na entrevista que o tim cook deu aos 60 minutos disse isto:
‘It’s wider than the Pentagon and when it’s completed next year, 80 percent of the grounds will be landscaped with 7,000 trees and plants. They will produce some of the fruits and vegetables served in the cafeteria. A natural ventilation system on the roof will allow the building to go without heating or air-conditioning nine months of the year. AND THE ENTIRE FACILITY WILL BE OFF THE ENERGY GRID, POWERED MAINLY BY SOLAR PANELS.(TODA A INSTALAÇÃO ESTARÁ FORA DA REDE DE ENERGIA, ALIMENTADA PRINCIPALMENTE POR PAINÉIS SOLARES).
A Apple ainda não acabou de construir a spaceship e parece que já está a planear a spaceship 2 ou já tem mesmo o financiamento do projeto aprovado 🙂
http://www.techinsider.io/apple-is-planning-for-a-second-spaceship-style-campus-2015-10
http://www.bizjournals.com/sanjose/news/2015/10/01/second-apple-spaceship-to-land-in-sunnyvale-deal.html?page=all
O Tim Cook disse na altura que as centrais solares a construir serviriam também para alimentar este Campus.
Timothy D. Cook, the company’s chief executive, said at an investors’ conference on Tuesday that Apple planned to build an $850 million solar farm that would power its California operations, including its new Cupertino campus, stores and a data center in Fremont.
A área de painéis solares nestes novos edifícios é relativamente pequena para o consumo dum edifício com tantos funcionários e infra-estruturas, por isso o que ele se deve estar a referir é que não vai estar a comprar electricidade ao fornecedor local.
E se não pagarem tantos impostos ainda podem inovar mais
Gosto e amo a apple , mas estranho de dizer por um Fanboy isso vai parecer mais uma prisão para manter os funcionários dentro do Campus durante mais tempo ! Só falta por casa !
Bom projecto. Trará a rentabilidade esperada e muito mais. Infelizmente o Jobs não estará presente no acto da inauguração. Que pena! Que à sua alma descanse em paz.