Europa reclama vitórias importantes sobre a Apple e a Google
A DMA é realmente útil! É esta a mensagem que a Comissão Europeia quer transmitir. É assim, de forma invulgar, que a Europa destaca o seu papel no desenvolvimento de duas funcionalidades para Android e iOS. A transferência simplificada de eSIM e migração de dados mais fácil entre smartphones.
Europa reclama vitórias importantes
Transferência simplificada de eSIM? Migração de dados entre Android e iPhone? Somos nós que o fazemos, proclama orgulhosamente a Comissão Europeia num comunicado enviado à imprensa. Esta iniciativa inédita confirma o desejo de Bruxelas em demonstrar o progresso possibilitado pela Diretiva dos Mercados Digitais (DMA).
A DMA já é um divisor de águas. A transferência de eSIM de um dispositivo para outro foi implementada em outubro passado, tanto para Android como para iPhone. A ferramenta "simplificou significativamente a migração de eSIM entre o iPhone e o Android, uma operação que era anteriormente demorada e complexa", afirma a Comissão.
Quanto à simplificação da migração de dados, esta já tinha sido anunciada pela Apple e pela Google no início desta semana. Ambos os fabricantes desenvolveram aplicações dedicadas para a transferência de dados entre smartphones. A funcionalidade estará integrada nos próprios sistemas operativos, estando já está presente na versão Canary do Android para dispositivos Pixel.
Apple e Google adaptaram-se à DMA
"Esta solução de portabilidade do sistema operativo permitirá aos utilizadores transferir facilmente os seus dados de um iPhone para um smartphone Android e vice-versa ao configurar um novo dispositivo", refere o comunicado. "Suportará diversos tipos de dados, incluindo contactos, eventos da agenda, mensagens, fotografias, documentos, redes Wi-Fi, palavras-passe e dados de aplicações de terceiros. Tudo isto funcionará sem fios."
O executivo europeu sublinha ainda que estas funções beneficiarão os programadores de outsourcing. Estes vão poderão, assim, "reter" os seus utilizadores mais facilmente quando estes migram de um iPhone para um dispositivo Android e vice-versa.
Os testes destas funções são o resultado da DMA, que será reequilibrada para se adequar à Europa e, em última instância, a todo o mundo, estando disponível para todas as suas necessidades de viagem. “Estas ferramentas foram viabilizadas por um trabalho de engenharia significativo e da colaboração entre a Apple e a Google, bem como por intensas discussões com a Comissão nos últimos dos anos”, acrescenta o comunicado.
As principais mensagens adotadas pela Europa são frequentemente obscurecidas. No âmbito da DMA, Bruxelas afirma demonstrar claramente que isto tem um impacto muito real na vida dos utilizadores de smartphones, e não é afetado pela Europa. Esta é uma mensagem pequena, mas importante, porque a DMA está sob pressão dos Estados Unidos.





















Uma mão cheia de nada