Suporte para eSIM no iPhone Xs e iPhone Xs Max afinal só chega no final do ano
Uma das novidades que a Apple apresentou na Keynote desta semana foi a chegada para o iPhone Xs e iPhone Xs Max do suporte para 2 cartões SIM. Esta era provavelmente uma das funcionalidades mais pedidas há vários anos.
Mas afinal, e mesmo com o seu anúncio, todos os que quiserem ter acesso a esta novidade vão ter de esperar. A Apple ainda não a tem pronta a ser disponibilizada.
Um documento de suporte da Apple, recentemente publicado, explica com detalhe a forma de configurar e usar o eSIM nos novos iPhone Xs e iPhone Xs Max.
No entanto, e como requisito, a Apple refere que, para além dos smartphones, vai ser necessário que estes estejam "com uma atualização para o iOS 12, que estará disponível mais tarde neste ano".
Não se sabe ao certo quando esta atualização com suporte para eSIM surgirá, mas é provável que a mesma chegue com o iOS 12.1 ou iOS 12.2, antes do início de 2019.
De resto, e segundo o que é descrito no mesmo documento de suporte da Apple, o processo de configuração deste segundo eSIM é simples. Basta apenas um código QR ou a app da operadora e algumas configurações mínimas no iPhone.
O documento da Apple refere ainda que será também necessário que o iPhone esteja desbloqueado ou então apenas poderá ser usado um eSIM do mesmo operador.
Esta aparente limitação deverá estar no próprio iPhone Xs e Xs Max, uma vez que tanto o iPad como o Apple Watch LTE têm suporte para o eSIM a funcionar e sem qualquer aparente problema.
Para já ainda não existe suporte para eSIM em Portugal, mas esta deverá ser uma situação que em breve as operadoras devem resolver, uma vez que cada vez mais este é um requisito dos equipamentos.
Esta situação não é nova na Apple no passado recente. Já com a apresentação do suporte para chamadas de grupo no FaceTime a Apple acabou por atrasar a sua chegada para uma atualização posterior do iOS 12.
Conheça em detalhe o que é o eSIM
Este artigo tem mais de um ano
Há eSIM disponível nalguma operadora portuguesa?
Não.
Vodafone irá ter disponível a partir de Junho de 2019. No entanto, o telemovél tem de ser adquirido pela operadora com um contrato de 12 ou 24 meses de fidelização. Altice e NOS não tem ainda previsão para o disponibilizarem, pelo menos até ao fim de 2019, pois a Apple pede dinheiro a mais para o contrato.
Essa exigência não condiz com as condições do artigo.
Seria absurdo que um utolizsdor de um iPhone desbloqueado na rede Meo não pudesse utilizar um outro número da Vodafone para o eSim.
iPhone tem 5 de updates, de certeza que ate 2023 deverá possível utilizar 2 sims no iPhone
A Apple já parece uma empresa de esquina. Está sempre a anunciar que tem e irá revolucionar mas na hora da verdade não a aplica. Ou tem ou não tem!
Desde o SJ que é assim. Pelo menos consegue gerar muito dinheiro vendendo mais caro o que produz maus barato, e os clientes ficam contentes de comprar de uma empresa que cada vez fica mais rica com o seu dinheiro.
Diz-me uma empresa que nao fica mais rica com o nosso dinheiro?!
É pelo potencial de ganhar dinheiro que alguém investe numa empresa. Há também outros motivos mais nobres para investir mas nunca são compatíveis com perder-se o dinheiro investido. A Apple não pode ser acusada de não ter contribuído para o bem-estar/conforto com as suas invenções. Têm o direito de se fazer cobrar. Nós temos o direito de não comprar, mas temos essa opção (que há 12 anos não havia), entre muitas outras, onde gastar o rendimento.
Pura verdade, isso faz-me lembrar o AirPower que a Apple anunciou no evento de 2017 com o anúncio do carregamento sem fios no iPhone 8, 8 Plus e no X, e também a caixa dos AirPods com carregamentos sem fios. Agora a minha pergunta. Onde estão o AirPower e a caixa dos AirPods sem fios? Um fiasco completamente!
La está…aquilo que eu disse há uns tempos atrás. Os novos iPhones não são dual-sim. São 1/2 dual-sim e mesmo assim só daqui a uns meses. Cheira-me que isto vai ser como o aircharger ou lá como se chama.
Tempos=posts porque na realidade foi há uns dias
Eu com o meu S9 Plus Duos tenho dual sim, update de segurança de setembro e mega fluidez e bateria. Isto para dizer que o que na Apple é novidade já existe na concorrência há muitos meses ou anos… e a Apple para ter precisa de retirar o Jack áudio, usar eSIM etc
diz-me outra marca de telemovel que permite ter 2 números diferentes com apenas 1 cartão sim?!
Rodrigo, nao tens 2 eSins, as operadoras nao permitem, es burro!
oi?! sou burro? agora fizeste me sorrir
Pelos vistos nao percebeste o que eu quis dizer e eu ‘e que sou burro..ta boa essa.
Volta a ler o meu comentario com um pouco mais atenção ta?
Ter 2 cartoes físicos que funcionam com qualquer operadora e parte do mundo VS ter 1 física + eSIM que funciona só em 10 países e em muito poucas operadoras. Diz-me sinceramente qual dos 2 cenários é mais vantajoso?
Depende, qual deles é a solução da Apple?
Google.
eSIM não é novidade, se por acaso pensaste que a Apple estava novamente (falsamente) a dar cartas.
Dito isso, eSIM não é o mesmo que Dual-SIM, portanto algumas vantagens mas ainda assim. Não acredito que o mercado que a Apple está de facto a perder por causa disso seja assim tão grande no entanto…
Google Pixel 2 e Pixel 2 XL
Entretanto no meu redmi 5 de 120 euros tenho dualsim e dual camera e mais fluido que iphone x
” iPhone esteja bloqueado ou então apenas poderá ser usado um eSIM do mesmo operador.” – Será desbloqueado? se não, não faz qualquer sentido ter “duplo sim”…
Tanta porcaria para ter dual-sim Uma coisa que vem dos primórdios dos telefones..Apesar de nao gostar muito devo concordar com a Huawei….”obrigado por manter tudo igual”…..
Obrigado para a concorrência e para os consumidores, passar mais um ano sem inovações que valham o “upgrade” é sinal de boa compra no passado.
esse IOS e um sistema caduco e ultrapassado no tempo ponto final
‘Es tao inteligente como o teu nickname 😉
não consigo entender, a Apple é uma marca
– que vende caro e produz mau e barato
-redmi 5 de 120 euros tenho dualsim e dual câmera e mais fluido que iphone x
-esse IOS e um sistema caduco e ultrapassado no tempo ponto final
-Os novos iPhones não são dual-sim. São 1/2 dual-sim
…
è mesmo mau o iphone xs, espero que a procura seja muito reduzida para os preços descerem… há aqui nesta marca não há saldos nem promoções antes do lançamento anunciado das outras marcas
os smartphones nesta marca não explodem, nem dizem mal da concorrência, nesta marca vais ao representante oficial e resolvem o problema… não gostam não comprem….
Dual sim e o SAR de mãos dadas…
Não percebo porque a Apple não fez como com o jack 3.5, tirava os SIMs físicos, passava a dual eSIM e pronto, assim a evolução ia acontecer e rápido.
E a Apple falia em 5 meses.
Duvido, ia tudo comprar na mesma e vinham com a teoria de voip e wi-fi
Exato! “Quem é que ainda faz chamadas ou envia SMS?!”
Com o jack não deitaram fora os auriculares que tinham “porque sem fios é que é bom”?
para dizer a verdade a malta dos iPhones só utiliza iMessage e Facetime. Tudo o resto é blasfémia
Pelo que se tem percebido, as vendas destes novos telefones não estão a correr nada como o esperado, e o stock para reserva online continua alto.
Será que estes telefones, tal como o “X” vão ficar nas prateleiras???
Estou mais interessado em saber se o verdadeiro iPhone dual sim que so sera lancado na China, se funcionara na europa.
Tenho a mesma questão. Esse sim é o que eu quero.
Li que não usa a Banda 28 pelos vistos… e não sei o que significa…
Sempre na vanguarda a Apple, mas sempre mesmo,, então não?
https://gist.github.com/pwnsdx/ce64de2760996a6c432f06d612e33aea
Não deveria dizer desbloqueado em vez de bloqueado?
“O documento da Apple refere ainda que será também necessário que o iPhone esteja bloqueado ou então apenas poderá ser usado um eSIM do mesmo operador.”
Pois…é que um dual sim limitado a um operador não tem muita utilidade.
Acho que assim fica mais explícito:
Para utilizar duas operadoras diferentes, o iPhone tem de estar desbloqueado. Caso contrário, ambos os planos têm de ser da mesma operadora. Se o primeiro cartão SIM for disponibilizado por uma operadora CDMA, o segundo cartão SIM não irá suportar CDMA. Contacte a sua operadora para obter mais informações.
O CDMA praticamente já não se usa. Em Portugal nunca se usou..
Já a questão do desbloqueado, sim, é preciso ter em atenção. Os comprados na Apple Store são desbloqueados e pouco mais caros que no operador (bloqueados). Não se deve comprar bloqueados porque o desbloqueio dos iPhones é extremamente caro. Um autêntico assalto feito pelos operadores.
Isso era tudo muito bonito, mas na realidade as operadoras estão se bem a cagar para o e-SIM e tudo porque as operadoras como sempre só lhes interessa investir nas redes quando isso lhes dá lucro, e se elas vão lucrar na mesma com um equipamento que vão vender na mesma para quem realmente quiser comprar os novos equipamentos da Apple, para que é que eles se vão preocupar em disponibilizar o e-SIM, se com o cartão físico funciona na mesma e as operadoras em Portugal como sempre só olham para os seus interesses. Enfim, estou farto destas inovações tanto da Apple como foi com o AirPower que foi um fiasco em que anunciaram um acessório num evento de 2017 que um ano depois ainda se encontra por lançar e que nem data tem prevista ainda, e os equipamentos lançamentos a preços altíssimos porque traziam essa tecnologia de carregamentos sem fios, ficou na gaveta porque a Apple promete e não cumpre, por outro lado as operadoras em Portugal só querem saber é de apresentar pacote de Internet+Televisão+Telefone+Telemóvel a preços ridículos com velocidades que são uma vergonha comparados com o resto da Europa e já para nem falar da vergonha que é, os plafonds de Internet Móvel que as operadoras em Portugal dispõem. Enfim… só mesmo quem não analisa um pouco o mercado das telecomunicações ou para quem ainda não viveu no estrangeiro é que não percebe que em Portugal as coisas funcionam muito mal e depois a Apple que vende equipamentos a preços inacessíveis a consumidores que ganhar o ordenado mínimo nacional e que muitos compram a crédito (porque querem), ou então compram a prestações nas operadoras (que é outro negócio que interessa às operadoras para fidelizar os clientes) e só entra nisto quem realmente não tem noção de como está o mercado ou se realmente tem essa noção é se mesmo assim compra é porque gosta que lhes “assaltem a carteira”. Eu comprei o iPhone 8 porque tinha um 6S e tão cedo não compro mais nenhum iPhone por mais que goste de iOS, mas a Apple tem que me convencer mais com inovação pois este ano os modelos e a inovação foram ZERO, apenas fizeram os melhoramentos mínimos e toca a lançar, e pró ano o que nos vão apresentar? Ahhh já sei ou faço uma ideia, mudam-lhe o design, põe-lhe uma bateria que dure mais 1h ou 30mins e espetam-lhe com o 5G e toca a pedir mais 1.200€ aos consumidores. Epá não me façam rir.
Dual Sim com eSIM estara disponivel tambem para Iphone Xr.