Quantcast
PplWare Mobile

Emissoras de Rádio querem receptor FM dos iPhones activo

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Dylan Lopes says:

    É isso que falta nos iPhones, bom era ser possível ativar via software 😉

  2. Ricardo Pontes says:

    Mesmo que seja ativado, se o chip não tiver ligação à algum tipo de antena ou à ficha jack (como em outros dispositivos), ou mesmo a ligação de audio, não vai servir de nada. Muitos dispositivos Android também tem FM (e até transmissor) no chip do wifi/bluetooth, mas o dispositivo não “tem” tal funcionalidade.

    • Luis Maria says:

      uso no meu lumia e adoro, principalmente relatos de futebol que é preciso em tempo real. Seria interessante ver no iphone embora prefira uma camera com 5mpx frontais e 12-16 traseira.

  3. jafOSteS says:

    ouvir rádio? os iphones não dão? lol

    tou a trollar..
    nem sou fanboy nem appleboy, mas aquele primeiro parágrafo até pensei que tivesse sido escrito por outra pessoa xD

  4. Miguel says:

    Era algum que ha muito tempo venho a questinar-me, o porque de nao ter… Da bastante jeito para a malta que nao apanha muito 3G ou 4G.

    Cumps

  5. Pedro Almeida says:

    Realmente gostava porque adepto de ouvir rádio a par dos tais ditos serviços streaming mas já há noticias a circular como esta:

    http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/noruega-vai-ser-o-primeiro-pais-a-desligar-a-radio-fm-1693009

    • Luis Costa says:

      Mas vai mudar para a “FM digital”

    • Eu says:

      Boas,
      Se tivesses pesquisado saberias que a rede DAB já esteve em funcionamento em Portugal, mas o sucesso foi tanto que os emissores foram mandados desligar em 2011. Um dos “grandes” consumidores europeus de DAB é o Reino Unido mas mesmo lá não chegou para vencer o velhinho FM. O desligar do sinal de FM previsto foi adiado, para data incerta. Custos e problemas de recepção (por ser digital, sofre das mesmas dificuldades da TDT…onde o sinal é fraco, não se ouve com ruído…apenas não se houve nada). O outro contra, é a necessidade de receptores que consigam captar rádios DAB.

      • Pedro Almeida says:

        Se eu tivesse pesquisado também teria de certeza alguma contra informação da qual nem tu nem eu nem ninguém sabem ao certo o que aí vem. E depois simplesmente coloquei uma noticia numa altura em que se fala que a Apple tem dentro dos seus dispositivos algo que nos possibilitava ouvir FM e em contraponto esta que coloquei em que diz que qualquer dia não tens FM. Por isso achei a noticia válida para avaliar a noticia à qual respondi.

        • rjtrigo says:

          Vivo no Reino Unido e aqui o DAB e o mais utilizado, ate vem no radio dos carros. Alias estou a ouvir DAB precisamente agora no escritório.

  6. daiquiri says:

    porquê desligar uma feature num equipamento já por si tão caro?

  7. CMatomic says:

    Peço desculpa , mas em vez ” um receptor FM para ouvir as emissoras de rádio ” em Português Europeu , não deveria ser ” um receptor FM para ouvir as estações de rádio” ?

  8. jeton90 says:

    Claro que gostaria

  9. Paulo says:

    Pode ser incrível para muita gente pensar sequer que existem outros telemóveis para além do iPhone!

    Quase todos os outros têm essa capacidade FM no hardware, desactivada por software…

    A “cena” é que tem o rádio, mas não tem a antena, que é de uma frequência bastante diferente das outras…

  10. José says:

    o meu samsung tem radio

  11. JV says:

    Já me teria dado jeito várias vezes.

  12. Benchmark do iPhone 6 says:

    FM? A Noruega anunciou o fim das transmissões em FM para 2017 – por as transmissões em DAB custarem 1/8 das em FM.
    O iPhone tem o chip mas não tem antena nem amplificador para FM. Não é só “ativa chip”. Nem os problemas das tecnologias ultrapassadas se resolve obrigando alguém a usá-la.

  13. André Guerra says:

    Se está lá o chip, activem!
    Dá sempre jeito

  14. Nunes says:

    Mais um daqueles “artigos”.
    a Associação das Emissoras Norte-Americana menciona vários fabricantes que não usam a capacidade para radio FM… não lançou um comunicado a falar só da Apple!

  15. Carlos says:

    O meu Lumia 920 tem rádio FM. Que usei exatamente 0 (zero) vezes. Primeiro porque a receção é uma porcaria porque a antena é o fio dos fones. Segundo porque a receção é uma porcaria porque a antena é o fio dos fones. Terceiro porque a “receção” via streaming é infinitamente melhor porque não tem ruído e funciona muito melhor dentro de edifícios de escritório, onde o sinal FM é fraco mas o WiFi é bom.

    A ideia até é boa em teoria, na prática não resulta tão bem. Não me custa perceber porque é que não funciona no iPhone, bastou o Steve Jobs experimentar nos primórdios do iPhone para matar logo a coisa.

    Além disso, nos EUA montes de estações de rádio usam… AM, que é perfeitamente aceitável para programas de conversa e tem muito mais alcance que o FM, que é importante porque não sei se já repararam mas os EUA é um país assim para o grandito…

    • Pintor says:

      O que esperas num Lumia 920?
      Se funcionasse é que era estranho.

    • André Alves says:

      Se usaste zero vezes como sabes que é uma porcaria?

    • SrBla says:

      Pela tua argumentação, posso dizer que apesar de nunca ter utilizado um iMac, que os iMac são todos uma porcaria simplesmente porque têm um ecrã muito grande e tal e cenas e assim.. tal como posso dizer que os Ferreris e Lamborghinis são todos uma porcaria, porque os bancos são uma porcaria e tal e assim e cenas….
      Resumindo, se nunca utilizaste a radio FM como é que sabes que funciona mal?! A mim parece-me que tens uma ideia pré-concebida a cerca de utilizar os phones como antena, ideia essa muito errada.

  16. bell says:

    mesmo assim ainda e iphone uma manta de retalhos de vaor acresentavel

  17. LP says:

    Por um “pequeno” custo extra a Apple pode activar a quem quiser 😀
    Esta tecnologia só é atrasada para quem nunca sai de casa… para quem viajar e não quiser pagar o absurdo dos dados em roaming ou mesmo sem sair do país, for passar uns dias ao interior vai perceber a importância da tecnologia ultrapassada, que ainda por cima consome menos daquilo que mais falta actualmente (bateria).

    • FG says:

      Para o interior, onde só ouves rádios de aldeia que só passam música pimba… Lol

      • Pedro says:

        Devias sair da frente do PC e viajar mais pelo país…ías abrir os teus horizontes e aprender umas coisas importantes sobre a vida….

      • LP says:

        Eu diria que é raro uma aldeia ter uma rádio… andas a ver demasiado “Beirais” 😀
        Na verdade apanhas mais facilmente as rádios “do costume”, que têm uma cobertura melhor.

      • SrBla says:

        Só demonstras o teu pequeno conhecimento… fica sabendo que nem todas as rádios das aldeias se limitam a passar musica pimba, fora isso as principais rádios apanhas em quase todos os pontos do pais, e no limite ainda consegues apanhar rádios espanholas que passam de tudo, e em certos sítios do Algarve até rádios marroquinas, ou que é, consegues apanhar.

      • Rui says:

        Desliga o PC, levanta-te da secretária, vai ao Chinês, compra um rádio por 2,50€ e vem dar uma voltinha ao interior e logo vês a quantidade de rádios que consegues ouvir… Santa Ignorância…

  18. Zefra says:

    Ok… tenho flahships Android e tenho iPhone… escreverem isto “Os iPhones são um dos dispositivos móveis mais evoluídos que existem no mercado” deveria ter sido escrito no passado porque não corresponde à verdade. Se me disserem que em termos de uso hardware/software são os que melhor tiram partido dessa dualidade ai direi que sem duvida são melhores. Ter um Aston Martin com o melhor da última geração e lá dentro ter um motor FIAT olha que deixa a desejar. Quanto ao tema em si sejamos sinceros pois há muito Android que tem a possibilidade de FM e os fabricantes nem sequer se preocupam em por isso a funcionar. E olha que a mim como pessoa com afinidades a Rádio iria gostar imenso de ter FM rádio em todos os meus aparelhos… no iPhone então seria uma maravilha

    • alkapone says:

      Oh Zefra mas se o motor fiat lá dentro anda pelas “estradas” (internet) e “offroad” (aplicações) igual ou mais rápido que os outros ditos com motor ferrari e ainda por cima com uma manutenção mais constante e longa onde os outros depois do primeiro ano nem nas estradas conseguem andar sem ser aos soluços. Isto para não dizer que esses “carros” tem muitas portas para qualquer um entrar enquanto o outro pode eventualmente aparecer uma porta manhosa mas que rapidamente é resolvida… Pensa lá um pouco o que é evoluído e liga menos a grandes números de cores, Ghz e RAM.

  19. Alex says:

    Nem rádio tem? Estava a pensar em comprar um amanhã…

  20. Diogo says:

    Muita gente aqui a dizer que ativar o chip não é suficiente para pôr o rádio a trabalhar… Mas ainda ninguém explicou qual é a idea de colocar um chip num telemóvel sem utilidade nenhuma.

    “Hey engenheiro, temos aqui um buraco no telemóvel”
    “Não se preocupe, no fim mete-se aí um chip a preencher! É mais barato do que encher com plástico.”

    • Nunes says:

      porque não é a única funcionalidade do chip! O chip é responsável pelo WiFi e Bluetooth. Radio FM é adicional!

    • Marco says:

      pq basicamente(“basicamente”), bluetooth, wifi e radio fm é quase tudo a mesma coisa, só mudas o algoritmo para apanhares certas frequências e com um certo período.

  21. Miguel says:

    “”Os iPhones são um dos dispositivos móveis mais evoluídos que existem no mercado””

    lol o artigo começa mesmo bem…

    Um smartphone chinoca de 20€ tem rádio 😀

    • Vítor M. says:

      Verdade, mas nem só de rádio vivem os smartphones, a verdade é que poderia bem ter, mas como a Apple é uma “vendedora” de serviços de música… ao disponibilizar iria dar um tiro no pé… assim como a questão de aumentar o leque de oferta de apps para música em streaming que, por sua vez, gera consumo de dados. Enfim, há claramente interesses por trás, mas isso já sabemos que é em todas.

      • Zefra says:

        Apple é uma “vendedora” de serviços de música… ao disponibilizar iria dar um tiro no pé… então o melhor será acabarem com a Radio porque o pessoal não houve. Agora só se houve podcasts ou faz-se stream de musica… Por favor, a Radio complementa a experiência. Em alguns casos a rádios ate ajuda a descobrir coisas novas sobre um pouco de tudo. E as apps de streaming é tudo o mesmo. Onde iriam eles dar um tiro no pé. nem mesmo a app podcast faz mossa no que concerne a musica streamin ou a loja de musica.

      • Nunes says:

        Os iPhones não são os únicos aparelhos em situação semelhante!

        • Nunes says:

          Ser uma questão de “concorrência” aos serviços da Apple tb não faz muito sentido pois as pessoas facilmente podem ouvir rádio no iPhone via internet ou usar serviços concorrentes ao iTunes!

      • SrBla says:

        Isso até poderia ser compreensível…. mas olhando para outros smatpnhones, como os androids, vemos que disponibilizam radio FM e não por isso que se deixam de utilizar outras apps de musicas, streams, podcasts, comprar musicas… No meu caso as vezes que tenho utilizado a radio do meu telemóvel, tem sido para ouvir os relatos jogos de futebol quando estou em sítios onde não consigo ver.

      • Mr.T says:

        De todos os comentarios aqui feitos, este foi o mais acertado. Em cheio na mouche… 🙂
        Da minha parte, smatphone que não tenha RadioFm, SDCard externo, Led flash ou bateria amovivel (esta ultima nao é estritamente eliminatoria), ficam automaticamente postos de parte…

  22. Hugo says:

    Poupem-me. Até aqueles Nokias *erdosos já tinham isso.

    Da proxima vez vão revelar que o iPhone tem uma tecnologia inovadora que permite… ver a data e a hora?

  23. Woot says:

    Isto parece uma notícia de 2000…espectacular um telemóvel de 700€ ter um chip FM. Parece bruxaria!

  24. SrBla says:

    Espera lá.. há uma coisa que não estou a perceber, então a Apple “gasta” dinheiro a implementar um chip e uma antena de radio FM nos iPhones ao mesmo tempo que não disponibiliza nenhuma forma de se poder ouvir radio FM?! Ou seja os iPhones tem componentes que estão só a ocupar espaço e a “encarecer”, sendo que o consumidor paga por algo que não pode usufruir?!
    A não ser que o chip implementado seja utilizado para outras funcionalidades….
    De qualquer parece-me estúpido, parvo, etc, pois hoje em dia até um telemóvel simples de 30€ ou menos oferece a possibilidade de se ouvir radio FM.

    • Nunes says:

      Já foi explicado algumas vezes isso tudo! Os iPhones apenas têm um chip que para além do WiFi e Bluetooth tb fazem modulação FM, mas falta tudo o resto… por isso a Apple não “gastou” dinheiro, nem há componentes só a ocupar espaço.

      ” pois hoje em dia até um telemóvel simples de 30€ ou menos oferece a possibilidade de se ouvir radio FM”
      Muitos outras smartphones estão em situação idêntica.

      • SrBla says:

        ok, em relação à parte do chip tens toda a razão…
        Em relação ao resto, acredito que o que tu dizes seja verdade, e sendo assim essa critica passa a ser a todos os fabricantes que disponibilizam smartphones sem essa funcionalidade.

        • Nunes says:

          sim, aplicar-se-ía a todos, mas o que muita gente parece estar a ignorar é que os rádios sem uma boa antena facilmente se tornam irritantes, especialmente dentro de edifícios! Por isso eu diria que muitas marcas preferem proteger a imagem dos aparelhos em vez de adicionar algo que no dia a dia pode não funcionar com a qualidade que as pessoas estão acostumadas.

  25. SrBla says:

    ok, em relação à parte do chip tens toda a razão…
    Em relação ao resto, acredito que o que tu dizes seja verdade, e sendo assim essa critica passa a ser a todos os fabricantes que disponibilizam smartphones sem essa funcionalidade.

  26. glitchmaker says:

    Isto faz lembrar o Nokia N800 que o chip que fornecia Bluetooth e Wifi incluía também FM que vinha de origem inativo. O pessoal reclamou e bingo! um revisão de firmware bastou para ativar o radio FM

  27. lmx says:

    Há coisas que gosto na Apple…mas ha outras que não se consegue perceber…

    Radio nos telemóveis existe ha quase 2 decadas, pelo menos…como pode uma empresa estar tão atrasada neste campo…

    O nokia n900 permitia receber e EMITIR radio FM com antena integrada(Sem fones) …que máquina! 😉

    Graças a deus os BB tem! não é como o nokia N900, ou seja, tem que se usar phones, como antena, mas tem…

    Uma das features imprescindiveis para mim, no meu dia de trabalho…e chego ao final , com muito pouca bateria gasta 😉 ao contrario do streaming, que obriga a gastar “toneladas” de bateria , e muitas das vezes dados…isto se quisermos houvir na rua..

    Pseudo-Smartphones sem radio FM? não obrigado!

  28. MárioM says:

    O Pplware mudou o site e na parte do comentarios piorou o site esta menos legivel,ultimamente já nem leio os comentarios,vê-se mal.
    Mudar sim, mas para melhor, para pior deixa-se estar.

    • Vítor M. says:

      Viva Mário. Estamos a afinar ainda algumas coisas. É normal que depois de 10 anos, com mais de 30 mil artigos, algumas coisas não fiquem à primeira afinadas. Assim, agradecemos todo o feedback que possam dar, ajuda.nos a melhorar,

      Obrigado.

  29. Fortes Guy says:

    Porque que uma empresa desta dimençao faz uma coisa desta, a marca ta muito cara, eu ia comprar mas ja ficou sem graça sem o meu radio nao. Faz favor mete la isso tao a perder cliente amantes dos radios. Respeitam os consumidores.

  30. Jaquim says:

    Daqui a pouco estão a dizer q Portugal e a Alemanha e França são todos países iguais pq pertencem ao mesmo grupo, Europa e por ai adiante. Parem de criticas baratas, cada um tem as suas necessidades, já tive apple, Samsung e HTC, confesso q gosto de ter radio. Sim tb tenho pacote de dados de 2 GB mas prefiro radio FM e tenho excelente qualidade na “maioria dos locais”, via streaming tb tenho qualidade na “maioria” dos locais. Mas posso preferir radio FM ? não !? Sim e a bateria gasta menos e não gasto dados. Há sempre alguém q critica só pq criticar. Só pq experimentou algo e nunca viu mais nada ou ouviu dizer….

  31. maria says:

    radio para todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.