E agora Apple? Jony Ive vai abandonar a gigante de Cupertino
Para quem segue de perto os produtos da empresa de Cupertino, falar no design dos idevices é falar em Jony Ive! Numa entrevista recente ao Financial Times, o diretor de design da Apple que ajudou a criar os produtos mais icónicos da empresa, revelou que está de partida e que vai lançar uma nova empresa.
Após 30 anos ao serviço da Apple, Jony Ive abandona o barco deixando um lugar difícil de ocupar. E agora Apple?
Depois de ter "perdido" Steve Jobs, a Apple vai perder outro peso pesado! Falamos de Jony Ive, o diretor de design da Apple e responsável pela maioria das criações da empresa.
Numa publicação, o atual CEO da Apple, Tim Cook, disse que ele está ansioso para trabalhar com Ive "long in the future". Tim Cook refere que Ive é uma figura da Apple e uma referência no mundo do design. Cook referiu que a Apple irá continuar a beneficiar do talento de Ive, trabalhando com a sua nova empresa em projetos exlcusivos.
Cook referiu ainda que esta é uma "evolução natural" e que a Apple continuará com a sua equipa de designers. Por agora não será designado qualquer diretor de design para ocupar o lugar de Ive.
Jony is a singular figure in the design world and his role in Apple's revival cannot be overstated, from 1998's groundbreaking iMac to the iPhone and the unprecedented ambition of Apple Park, where recently he has been putting so much of his energy and care," said Tim Cook, Apple's CEO. "Apple will continue to benefit from Jony's talents by working directly with him on exclusive projects, and through the ongoing work of the brilliant and passionate design team he has built. After so many years working closely together, I'm happy that our relationship continues to evolve and I look forward to working with Jony long into the future
Com a criação de uma nova empresa, Ive terá como primeiro cliente a Apple.
Sir Jonathan Ive, nasceu em Londres a 27 de fevereiro de 1967 e é um designer que se mudou para San Francisco em 1992 para trabalhar na Apple. Desde 1996, é o líder do departamento de design industrial da empresa, tendo acumulado o cargo de Vice Presidente Sénior após a morte de Steve Jobs.
Principais criações de Jony Ive
- 1998 - computador G3
- 1999 - iBook com Cinema Display, PowerMac G4 Torre
- 2000 - Cube G4
- 2001 - iPod
- 2002 - iMac G4
- 2003 - Powerbook de 12" e 17"
- 2004 - Powerbook G5
- 2005 - Mac Mini
- 2007 - iPhone
- 2008 - MacBook Air
- 2010 - iPad
- 2014 - Apple Watch
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser que a apple agora comece a ter aparelhos bonitos outra vez.
Sim, os aparelhos Apple são feios. Ganha juízo
Incrível como o marketing consegue converter alguns equipamentos feios em bonitos. Comparado com o resto da concorrência, com excessao ao MacOS, os produtos da Apple não são nada de especial.
Não é que sejam feios, mas apartir do iphone 5s, a empresa perdeu todo o Design que tinha conquistado. Hoje em dia qualquer empresa tem um semelhante ou mais bonito.
Pões qualquer iphone ao lado de um samsung note8 e vês notoriamente qual é o mais bonito.
É a maçã meus amigos…(É o Status)
Podiam por a minha avó a fazer design para eles, iria ser igual.
Até pode ser mais bonito, mas menos util e funcional que o Note 8 LOL
Não admira, todos copiaram.
O único bonito é o iMac. Apple watch horrível (a pior criação de todas), iPhone horrível (a partir daquele esticadinho acho que era o 5s) macbook é mais do mesmo.
Só um cego é que não vê.
João os aparelhos da Apple até que não são feios, só é pena o seu design ser cópia de outros aparelhos!
Pode ser que desta vez a Apple venha a ter design próprio em vez de cópias!
“João os aparelhos da Apple até que não são feios, só é pena o seu design ser cópia de outros aparelhos!” … sim como são mtos outros, vai lá ver quantas marcas chinocas copiaram o iPhone, pois!!!
Sem querer tirar mérito ao Ive, o sucesso de alguem muitas vezes nao depende só de si. Depende de uma equipe e outros factores. Se tiveres um patrao exigente, o teu desenho que fizeste à primeira, volta para tras, quantas vezes forem precisas ate o patrao estar satisfeito. Na era Steve Jobs, ele nao deixava nada ao acaso. Os desenhos ate podiam ser do Ive, mas com o avale do Steve e duvido que tenha aceite projectos a primeira. Foram muito discutidos. Depois do Steve, o patamar de exigencia/gosto ou ambos a nivel de design baixou bastante…ou seja veio ao de cima o design banal e nada de especial nos novos produtos lancados.
É como as bandas..que se separam e pensam que eram o cerebro da banda e que depois nunca mais dao em nada a solo. O input de todos nem que seja numa nota é a diferenca de ficar a musica perfeita ou sou mais uma.
Desejo muita sorte ao Ive e que corra tudo bem, mas a Apple estava a precisar da renovacao. Tenho medo que ainda seja para pior, mas so o futuro o dira.
Mais intermediários, td mais caro.
A escola está lá. Que tenha boa sorte.
um design contratado fora nao vai influenciar o preco. nao esta na mercearia
Criações… Tipo que alguém com esse tipo de cargos cria alguma coisa.
design e criacao
O que ele queria dizer é que um director já não cria, manda criar.
No entanto não é bem assim, um bom director é que define o ADN da empresa.
estás entao a dizer que quem cria uma casa eé um pedreiro e nao o arquitecto…
Recomendo ao editor deste artigo e outros artigos da pplware que desperdice mais uns minutos a ler o que escreve para rectificar o tornar mais bonito o texto do artigo. Isto não é de agora. Ele e outros saberão do que estou a falar. Mudar palavras e colocar vírgulas e outros sinais, faz toda a diferença.
+1
Deixa-me adivinhar: O Tim Cook queria colocar as cores dos LGBT num produto desenhado por ele e ele não aceitou?!
Com novo designer para mexer no sitio. Talvez o iPhone XIV seja algo de especial.
Espera até veres o iPhone XXX…
Fico pelo XXL, lol
E agora quem é que vai desenhar suportes de monitor de 1000€???
Será que foi o Ive que desenhou também o Magic Mouse?
Pensei no mesmo!
A Apple sem este sócio nunca será a mesma. Acreditem kamaradas.
Será mais ou menos a mesma…Ele irá continuar a colaborar com a Apple, a trocar ideias, a propor projectos, com certeza.
Esta “perda” não é realmente uma “perda”, como a que a Apple teve com o Jobs. Posso estar enganado e haver um corte na colaboração, mas pelo que li no artigo, tal não acontecerá.
Já a perda do Jobs é que infelizmente não permite que ainda transmita as suas ideias à Apple. Goste-se ou não da Apple, o Jobs era uma mente crucial, não só para a Apple, como para a própria tecnologia.
Já ao nível do avanço tecnológico, estamos muito longe do que a nossa imaginação imaginava que iria acontecer….estamos num planalto. Precisamos de pessoas que nos tragam o breaktrough (o Jobs fazia isso). Os smartphones e computadores estagnaram…se virmos, os melhoramentos são ténues e nunca temos nada de especial a cada smartphone que é lançado. Os anos passam….estamos quase em 2020. Nem sequer temos uns óculos já massificados que façam grande parte das coisas…népia 🙂 Quando será a próxima grande revolução? a actual iniciou-se em 2006 (apesar de não ser tecnologia nova). Creio que só algures entre 2025 e 2030 veremos algo realmente substancial de novo.
*breakthrough