Pplware

Donald Trump não quer saber do impacto que bloqueio da China tem nas vendas da Apple

A guerra comercial dos EUA com a China está ao rubro. O governo liderado por Donald Trump tem tomado medidas que vão ser prejudiciais para estas relações e as maiores vítimas parecem ser agora o TikTok e o WeChat.

Claro que os consumidores vão também pagar este preço, bem como a própria Apple. A gigante da tecnologia vê ameaçada a sua posição na China e aparentemente quem a devia proteger não quer saber. Trump revelou que não quer saber do impacto que estas medidas vão ter.


Um problema grave para as vendas da Apple

Ainda estamos longe de saber o impacto que vão ter as mais recentes medidas do governo dos EUA. A decisão de Donald Trump parece estar tomada, querendo banir muito em breve o TikTok e o WeChat dos smartphones das empresas norte-americanas.

Estas decisões parecem querer proteger os consumidores e até as empresas americanas, mas estará a ter um efeito potencialmente negativo. Ao não estar presente o WeChat no iPhone, muitos consumidores chineses já admitiram largar os smartphones da Apple.

Trump não quer saber do problema do WeChat

Esperava-se que houvesse algum protecionismo por parte de Donald Trump à Apple, como já tantas vezes referiu e fez questão de referir. Mas a verdade é que para Trump este impacto não lhe interessa e “tanto faz” que estas medidas prejudiquem a Apple.

Estas palavras surgiram numa entrevista recente feita por Justin Sink da Bloomberg. A questão era simples e questionava sobre o alarmismo das empresas dos EUA ao bloqueio do WeChat em alguns mercados e no impacto nas vendas.

China é um problema cada vez maior para os EUA

Surpreendidos com a resposta de Donald Trump os jornalistas questionaram se este não se preocupava. A resposta foi simples, rápida e evasiva. Referiu que a segurança dos EUA está acima de tudo e que estavam muito dececionados com a China.

Apesar de todas as mudanças de opinião, normais em Donald Trump, não se esperava esta resposta. Uma das suas pedras basilares é a economia e o poder das empresas americanas. Neste caso da Apple, é claro que poderá perder um dos mercados que muito lucros traz à empresa.

Declarações de Donald Trump

Justin Sink: Há muito alarme entre as empresas americanas sobre o seu pedido no WeChat. Apple, Ford e Disney estão preocupadas porque é uma grande plataforma de comunicação e plataforma de pagamento na China, que se você proibir as empresas americanas de trabalharem com eles, eles não poderão vender iPhones na China ou em mercados semelhantes.

Donald Trump: Tanto faz.

Justin Sink: Então você não se importa…?

Donald Trump: Temos que fazer o que é bom em termos de segurança do nosso país. Fomos muito dececionados com a China.

Exit mobile version