Divvy – O Ecrã dividido uniformemente
Divvy é uma aplicação muito interessante sob o ponto de vista da organização do ambiente de trabalho.
Num Mac, mais concretamente no seu sistema operativo, maximizar uma aplicação para esta ocupar todo o espaço do ecrã, não é tarefas de um clique, como no Windows. Quando questiono os "gurus" Mac sobre esta "limitação" eles afirmam que não é limitação mas sim uma optimização do espaço necessário. Ok... eles ficam com a deles e eu com a minha, eu gosto das aplicações expandidas e centradas. Como o botão verde é aborrecido, descobri o Divvy.
Esta ferramenta é óptima para dividir o ecrã em partes iguais ou em partes que o utilizador entenda ser o mais prático, para a sua utilização.
De forma matricial, esta ferramenta apresenta o ecrã numa pequena quadrícula para que possa simplesmente desenhar com o rato, o espaço que quer que cada aplicação activa ocupe.
Depois e porque a ideia é ser prática, esta aplicação ainda permite a personalização de locais, usando atalhos concebidos pelo utilizador. Tudo devidamente simplificado, conforme puderam reparar no vídeo de introdução.
Claro que os factores utilidade e portabilidade são facilmente "degradados" quando dizemos que a aplicação não é gratuita e que para a ter devidamente licenciada terá de desembolsar 10 euros. Ok, de fosse de borla era mais simpático, mas 10 euros não tiram o brilho a esta ferramenta. Fica mais uma sugestão, depois faço a review de uma aplicação para Windows e para Linux com os memos contornos e a mesma aplicação prática.
Licença: Shareware [14 dólares]
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5 +
Download: Divvy 1.1.4 [1.10MB]
Homepage: Mizage
Este artigo tem mais de um ano
Deixa ver se consigo resumir a noticia, 10 euros para evitar carregar no botão verde? È isso certo? o.0
João porque razāo escrevo eu tanto texto ás 5 da manhã?
Era para leres, é que o botão verde é uma coisa e o que Divvy faz é totalmente diferente.
Não percebo, nem com vídeo! impressionante.
Se esse comentário tivesse sido publicado às 5:30 da manhã eu até percebia, agora da tarde? Enfim…
Em relação à aplicação, é sem dúvida muito boa para quem faz a transição de Windows para Mac OS. Mas sinceramente, acho que já me estou a habituar ao facto de ter de dispensar essa função…
Exacto. Para quem passa de windows/*nix para Mac, é muito estranho o comportamento do “botão verde”. No final é uma questão de mudares o teu modo de funcionamento e perceberes a razão de a barra de ferramentas no Mac OS ser sempre em cima em vez de “presa” a janela da aplicação 😉
Mas esse tipo de discussão é um convite a inflamação…..
Usaram a palavra “annoying” para uma funçao do sistema operativo da APPLE ?????? Meus Deus que blasfémia!!!! Este senhor está em maus lençóis, de certeza que será processado pela APPLE e linchado pelos MAC fan boys. O SO APPLE é perfeito, não vejo qualquer utilidade nesta ferramenta. Nem nesta nem em outras. O SO da APPLE é auto-suficiente e perfeito….
Já agora repararam na voz off??? Parece saído dos filmes de Hollywood 😀 😀 😀
O Mac é perfeito. A Apple é perfeita. Os macfags pagam o dobro pra não usar esse aplicativo.
Uau Gerardo! Quem diria que para ti “o SO APPLE é perfeito”!! O que é que te aconteceu!? Viste a luz!? A tua mãe avisou-te sobre os cogumelos!! Já sabias que devias ter mais cuidado…
O comentário é sarcástico, mas da próxima vez eu meto um asterisco com a indicação para quem não chega lá sozinho…..
Eu, pessoalmente, prefiro uma aplicaçãozita chamada Shift. Com os atalhos que traz por defeito é possível maximizar uma janela para o tamanho total do ecrã, encostá-la a um dos cantos (ocupando 25% do ecrã), ou fazê-la ocupar a metade do ecrã (metade esquerda/direita ou superior/inferior). É grátis e funciona muito bem. Nenhum SO é prefeito e auto-suficiente de fábrica, nem o Windows7 (que adoro e tenho no bootcamp para jogos e alguns programas tipo Corel) nem o SnowLeopard que é o meu preferido para o uso quotidiano. Era porreiro que as pessoas se deixassem destas guerrinhas entre apple fan boys e apple destruction boys.
Cumprimentos
a app shama-se shiftit 😀
http://code.google.com/p/shiftit/downloads/detail?name=ShiftIt_10_6_v1_2.zip&can=2&q=
Em relação ao divvy ja conhecia, mas como não precisava muito e ainda não necessito dela e ainda por cima é paga o que me desenteresou rapidamente.
http://www.irradiatedsoftware.com/cinch/
Cinch parece-me que tambem é uma boa alternativa
BetterTouch Tool faz isso.
http://blog.boastr.net/
Para além das funções multi-touch, adiciona as funções iguais ao “Aero Snap” de arrastar para a direita ou esquerda ou cima para dividir ou maximizar…
Assim como se pode usar o botão verde “+” para maximizar
https://www.youtube.com/watch?v=fQn0-NEBXjo
A razão de ele não fazer é porque o MacOsX foi desenhado para ter multiplas janelas abertas, lado a lado, para gerir melhor o “drag and drop” e quando se clica no “+” as apps maximizam para o tamanho “perfeito” com que foram desenhadas, embora o “+” tenha dupla função.
Maximiza para o tamanho pré-definido pela aplicação ou definido pelo utilizador. De qualquer forma, para os “demasiado habituados ao windows” há várias soluções para se ambientarem com o MacOSX, gratuitas, e fazer com que certas funções fiquem parecidas ao Windows.
Fogo, voces defendem a APPLE com unhas e dentes. Custa muito adminitir que é estúpido?? Vá lá, só esta função… eu ajudo. É (digam comigo) estu (está quase, só mais uma forcinha) pido …. pronto, já está, custou muito???? O full screen serve em muitas situações, e com o papel cada vez mais importante da Internet passa-se horas com apenas o browser aberto. Porque é que não posso por em full screen??? E se estou a escrever um texo em que não quero inserir nada, apenas q
estou concentrado na escrita, porque raio não posso maximizar a aplicação ???? Porque é estúpido, podem dizer o que quiserem mas é estúpido. Se ele tivesse as 3 funções tamanho do utilizador –> tamanho perfeito –> full screen não se lhe podia apontar defeitos, cada um era livre (opss, palavra proibida para os lados da maçã) de usar como quisesse, agora assim…. Mas a culpa é dos utilizadores do Windows que não sabem usar um SO… Já agora podiam falar dos utilizadores dos outros SO todos que fazesm full screen das janelas. Mas a APPLE é que sabe, os outros TODOS são uns tansos….
Dispenso momentos de cresce. Se não usas estás demasiado preocupado.. vá-se lá saber porque…
Sei que é lixado falar sem conhecimento.. eu sei… a azia faz disso, mas ele faz fullscreen sem precisar de “extras”. Quando um dia experimentares, irás perceber quando é que ele faz. E sim, o software de edição de texto faz fullscreen, sem extras.. o zoom tem uma função. Mas só mac users é que sabem e percebem… quando falares com conhecimento talvez tenhas vergonha do teu comentário.
oh Gerardo!! O que é que eu te disse sobre os cogumelos! Anda lá vai mais é para a cama se não amanhã ficas com dor de cabeça!
Oh Gerardo..
Não fales do que não sabes. Só dizes asneiras.
E preocuparem-se com coisas que realmente interessam ao mundo? O Gerardo pode ser um péssimo argumentador e até falar sem conhecimento de causa, mas uma coisa é verdade: para quê defender um lobby (que não nos pertence) como se a nossa vida dependesse disso? Faz lembrar os adeptos de futebol que andam à pancada por causa deste ou daquele clube.
Ponhamos a coisa desta maneira! Cada pessoa que vem aqui ler os artigos e participar fá-lo segundo os seus interesses e as suas escolhas, e certamente que não querem estar a perder tempo com quem só aparece com o objectivo de irritar. É rude e mostra bem a falta de educação e respeito pelos outros quando alguém entra numa “discussão” com comentários que ele próprio confessa serem sarcásticos e unicamente isso, com um objectivo bem óbvio.
Ninguém aqui vai andar à pancada, mas certamente que o desagrado e repulsa serão demonstrados!
Eu sugeria que cada um falasse por si e acho que seria mais interessante falar com algum conhecimento de causa, principalmente quando se coloca em causa um serviço ou um método que não seja percebido na sua plenitude.
Concordo plenamente com o Face, temos de saber respeitar as opiniões contrarias mas essas opiniões têm de respeitar a intelectualidade do objecto em discussão.
Estar a falar barbaridades pode, como é óbvio, causas repulsa face aos restante visitantes que até sabem algo sobre o assunto.
Sugeria que se um comentário fosse desapropriado, descabido e eventualmente descontextualizado, fosse ignorado.
1 – Não ofendi ninguém, apenas uma função, a não ser que a APPLE seja vossa e se sintam ofendidos.
2 – Ganho muito dinheiro com a informática, aliás ganho todo o meu dinheiro com ela, pouco me importa que sistema estejamos a falar. Gosto de todos, não defendo religiosamente nenhum.
3 – Confesso que não gosto das mega-corporações, porque têm mais dinheiro que as outras e chulam-nos mais que as outras.
4 – Neste caso concreto nem é preciso ter conhecimento de causa, basta ter um pouco de inteligência. Se um programador fez a aplicação é porque ela é precisa. Ele próprio definiu o botão verde de irritante, não fui eu.
5 – Na vida existem 3 tipos de pessoas, as burras, as inteligentes e as burras que pensam que são inteligentes. Normalmente comentários do tipo, não percebes, é muito profundo, tem um objectivo superior provém do último grupo. Há que argumentar.
6 – Eu, o programador e o autor desta noticia (“Quando questiono os “gurus” Mac sobre esta “limitação” eles afirmam que não é limitação mas sim uma optimização do espaço necessário. Ok… eles ficam com a deles e eu com a minha, eu gosto das aplicações expandidas e centradas”) mantemos a nossa opinião, é parvo não fazer full screen, seja em algumas aplicações seja em todas. Até agora ainda ninguém provou o contrário. E se todos os outros SOs juntos o fazem é fácil adivinhar quem está errado…
“As you might now, I’m both a Mac and Windows user. I primarily use my Mac at home and my PC at work, and one thing that really annoys me is the inability to maximize windows in Mac OS X.
I know that most Mac users don’t need that feature, that they don’t see the necessity for it. But just because they personally don’t need it doesn’t mean that it shouldn’t be there; saying that is just as narrow-minded as the Mac fan boys mocking people who have one single maximized window when using a Mac (and, oh yes, those people do exist).
It’s all about choice and what the end users want. And let us all be honest, there are scenarios, more often for some than others, when the possibility to maximize a window would be nice and, dare I say it, useful! I think Apple should change the, as we all know it, fairly inconsistent behavior of the little green icon in every window’s title bar to instead maximize that window.
Alternatively, they could add a fourth icon, but that would just be too much, I think… Besides, how many uses the green icon with its current behavior anyway?”
Olha, queres ver que há MAC user que acham que o botão verde tem um comportamento ESTRANHO!!!!???
E já agora podem ofender o Chris também
Hi, I’m Chris, a web developer and a founding member of Analog. I live and work in Brooklyn, NY.
As far as desktop operating systems go, they all suck, and Mac OS X sucks the least. Although I use Linux as my primary desktop OS, that’s because it has been the best choice for me – a software developer (primarily interested in server-side technologies) who wants a decent desktop.
Lately, I find myself considering an exclusive use of Mac OS X on the desktop. Now, I don’t consider myself a power user. (That’s a term for people who are proud of their desktop OS expertise. They can fix your printer.) I really only use four desktop apps with any frequency:
* Firefox
* Thunderbird
* Gaim
* Gnome Terminal
Of these, about 80% of my day is spent in a terminal. In other words, I think my needs are pretty basic, so it should be pretty easy for me to switch to a different OS, right? Well, I hope so, but there are still some things about Mac OS X that annoy me, and I’ve taken the time to come up with my Top X List of Mac OS X Annoyances:
1.
Separating Menu Bar from Window Is Stupid.
Usability studies supposedly disagree, but I don’t care – having the menu bar miles away from your focus is stupid. This should be common sense. It’s annoying enough on a 12″ screen. I’m sure it will seem much worse on a 23″ screen. (Usability studies can be wrong by focusing on general ideas out of context. Location consistency is usually good.)
2.
Apps Don’t Really Close When You Close Them.
When I close the last window of something, why is it still running? I know the command-Q shortcut, but that’s a dangerous habit. Using the shortcut instead of clicking close just means that I’m more likely to accidentally close another window of the same app, not realizing that I still have it open. Computers are supposed to keep up with this stuff for us. That’s their job.
(My Linux desktop has more than a hundred processes running, and they don’t screw up my desktop experience, so you’ll have a hard time convincing me that this is a feature.)
3.
Maximizing Is Broken.
How hard can this be? Seriously. If you want to be different, that’s cool, but not when it means being broken. When I maximize something, it should take up the whole screen. Get it? Leaving little gaps everywhere just means that I’ll bring another app to the foreground when I accidentally click on it.
4.
Alt-Tab to a Minimized App, and It Stays Minimized.
(Yes, I know it’s really command-tab, but who says that?) There are lots of reasons why alt-tab on the Mac sucks, and this is one of them. Combine this with the fact that apps don’t really close when you close them, and the result is alt-tab pollution. You switch apps, but nothing happens. Is the app closed? Is it minimized? It is just the damn Finder again?
5.
Too Many Option Keys.
Function, control, alt, option, and command (which used to be called open apple and is sometimes referred to by its symbol). Which one do I use to right-click again? Which one makes the delete button delete? Surely we can get rid of one or two of these.
6.
No Dedicated Page Up, Page Down, Home, or End Keys.
I didn’t realize how much I used these until they were gone. Can’t we get rid of some of those option keys to make room? Even if we can’t, do we really need two command keys? And how about that extra enter key? Get rid of those, and at least give us home and end.
7.
Only One Desktop.
Only one 12″ desktop. Yes, Expose is cool, but it’s no substitute. What’s wrong with having both? Microsoft is finally adding tabs to IE – surely we can have a few desktops.
8.
The Clock Sucks.
It really sucks. Sun 10:00 AM. I want to know the date – I know it’s Sunday, for crying out loud. Maybe I can change the format. Let’s go look. Nope, but I can add seconds or flashing separators. Who needs the date when you can make those colons flash?
(My Linux clock not only shows me some useful information, but I can also get a quick glimpse of the calendar by clicking it. Sorry Mac, but the Linux clock kicks your clock’s ass.)
9.
iPhoto Sucks.
I know pictures are big, and I know it’s tough to manage thousands of them, but damn, figure it out already.
10.
Safari Sucks.
Safari was released three years ago. I still can’t tab to a select list. But, to be fair, that’s probably really hard to do. (Update: See Adam’s comment below.)
I hope you enjoyed my list and had a few laughs. Feel free to point out ways to get around these annoyances, and of course, let me know if any are just a result of my own ignorance. 🙂
Have a great week!
Eu só intervenho quando vejo defenderem o indefensável apenas por fanatismo. Porque acho todos os SOs espectaculares, mas todos têm defeitos e virtudes. Eu neste momento uso praticamente tudo Google, mas não acho nem de perto nem de longe que sejam perfeitos. Tem funções que são estúpidas, ponto. Outras que sei que dão trabalho implementar por isso espero. E outras que adorava que copiassem da concorrência. Penso que seja isto, saber analisar imparcialmente algo que separa um utilizador informado da “Trolice”.
Andaste a girar tanto que acabaste de fazer aquilo que repugnas. “Trollice”…
Já reparaste a quantidade de comentários que fizeste para provar algo que não prova nada? Ainda por mais de alguém que não usa, que torna-se mais ridiculo.
Não há sistemas perfeitos, por isso é que há aplicações para os adaptar a cada utilizador, como é o caso deste artigo.. caso não tenhas reparado. Toda a gente sugeriu formas e ferramentas para as necessidades de cada um, a grnade maioria não as quer, mas por respeitarmos quem as quer é que deixamos sugestões… tu, simplesmente… vieste trollar.. nada mais. O fanatismo está na vossa cabeça…e quando falo vossa… falo dos trolls em geral.
oh Gerardo, outra vez! E agora misturaste os cogumelos com o pó de fada… começas tão cedo no dia! Espero que te lembres do almoço… esse esforço todo para chegar ao Nirvana deve ser desgastante! Mas não te esqueças, para o alcançares tens que estar em paz contigo e com o mundo… ainda te falta um bocadinho assim… talvez vá com um danoninho!
Não acredito no Nirvana, nem nas outras crenças religiosas, são resquícios de tempos medievais, sinal que ainda nos falta trilhar um longo caminho em direcção a um plano de inteligência superior e unicamente cientifico.
E quanto a pós, fumos, etc.,:
“Mens sana in corpore sano”
“Eu só intervenho quando vejo defenderem o indefensável apenas por fanatismo”
Diz-me então o que é que a primeira pessoa disse de tão fanatico para seres a segunda pessoa a intervir! Sim… foste a segunda pessoa a escrever um comentário neste artigo, deve ter sido horrivel!
bons dias, sou um visitante diário da pplware mas contudo nunca respondi a nenhum tópico porque á pessoas que simplesmente que gostam é de criar controvérsia. Sou utilizador Mac principalmente para trabalho e uso quotidiano e Windows para jogos e na minha opinião, a escolha de um computador / SO, depende sempre do uso que pretenda ter.
O que é melhor ou pior acho que já vai um pouco da opinião de cada um e como as opiniões supostamente não se discutem, nunca haverá um consenso.
Mas, o que me tem deixado de fora de participar nas discussões sobre as publicações aqui na pplware é precisamente isto que está aqui a acontecer, ou seja, perdem mais tempo a apontar defeitos ao SO ou á marca do que a falarem da noticia em si. Não existem SO’s perfeitos nem nunca irão existir.
Em relação á discussão sobre a utilização deste software, na minha opinião é engraçado e até poderá ser util apesar de que eu não estou a ponderar utilizar. Perfiro utilizar as duas funções que SO traz de
fabrica, o Spaces e o Exposé. Um utilizador Mac sabe bem o que isto é e a facilidade com que se utiliza por isso acho que este software torna-se dispensável.
Para terminar, o botão verde que o SO da Apple traz, ao contrário de que muita gente pelos vistos ainda pensa, não é para maximizar uma janela mas sim para mostrar no Finder todo o conteúdo de uma pasta ou no caso dos browsers, um determinado conteúdo num website. Reparem bem nos pormenores que ficam a perceber melhor.
P.S – Quem não gosta da Apple ou da Windows não devia era de fazer perder tempo aos outros com os seus comentários desnecessários.
Cumprimentos a todos.
Porrrrra concordo em género e número. Ando há anos a dizer o mesmo e nos últimos tempos (mesmo que algumas pessoas não gostem) andamos a “limpar” alguns utilizadores que apenas trazem discórdia e em nada ajudam em termos de informação.
Quando começamos a apostar mais em Linux, o cenário foi idêntico: troladas em cima de troladas até os conseguirmos limpar e garanto que dos tópicos de Mac também os consigo limpar.
Mas acho que os utilizadores Mac deveriam participar mais, ignorando algum comentário provatório e ajudando (a mim pessoalmente) a encontrar alternativas e melhores soluções de trabalho, eu agradeço pois é importante o vosso conhecimento quando partilhado.
Não sei se o comentário do Vitor era para mim ou não, mas se repararem bem apenas ironizei com o facto de ser preciso uma app para fazer full screen sem ofender ninguém. Depois claro vieram logo as ofensas e eu respondi ao mesmo nível. Se virem o primeiro comment é uma brincadeira com a noticia e com o facto de ser necessário esta aplicação. Mas lá está, não me é permitido apontar qualquer defeito à APPLE sob pena de ser “limpo” do pplware.
Na boa Gerardo! Tb sou pela paz e o amor! Tás mais perto da luz, da pureza, em breve ficarás limpo de todas as impurezas e ideias insanas… deve te fazer confusão ainda te misturares com mentes tão presas, eu percebo, precisas de gritar, puxar pelos teus pulmões, chamar à razão, mostrar como o teu mundo é o próximo céu!
Mas da próxima vez corta um pouco nos cogumelos, tu com os cogumelos não és muito simpático, faz-me lembrar muita gente depois duma noite na Queima!
Bom acho que já paravam com esta conversa não?
Em relação ai restante, principalmente o que falei no meu comentário anterior, não foi dirigido a ninguém em particular mas a todos em especial.
Isto porque interessa discutir o que pode ou não melhorar num sistema operativo e poderá haver obviamente comparativos entre os vários existentes, mas é escusado “dizer mal” simplesmente porque sim!
Quando desconhecemos uma situação ou um sistema operativo, qualquer opinião que daremos será sem base de sustentação.
Será apenas numa ideia pré-concebida e se for errada estará a dizer mal só porque sim e isso dá azo a mais troladas… 😀
Depois as respostas quando são exageradas também aborrecem.
Peço-vos participação mais madura mais crescida com conteúdo agradável de ler, mesmo que seja uma opinião contrária à de todos, à do autor ou mesmo contrária à própria opinião geral. Mas terá de ser ponderada e com conteúdo.