De volta ao Mac, o que chegou depois da keynote?
Ontem foi dia de grandes novidades para os utilizadores Mac. A Apple mostrou ao mundo diversas novidades como o novo MacBook Air e o novo iLife. Não conseguiu acompanhar o evento de ontem? Hoje mostramos-lhe o que chegou depois da keynote.
iLife 11
O primeiro produto a ser apresentado foi a nova versão do iLife que, apesar de não trazer nenhuma nova aplicação, traz imensas melhorias nas aplicações já existentes (iPhoto, iMovie, Garage Band, iWeb e iDVD).
Em relação ao iPhoto, a aposta no fullscreen é forte trazendo ecrãs em ecrã inteiro muito agradáveis e fáceis de se utilizar. Outra feature interessante desta nova versão do iPhoto são os novos slideshows que trazem novos visuais para uma visualização mais agradável das suas fotos. Ainda interessante é a integração do iPhoto com o Facebook que permite fazer upload directo de fotos para o Facebook, a partir do iPhoto, colocar tags nas fotos e ainda visualizar os seus álbuns.
No iMovie, ferramenta de edição de vídeo no Mac, estão também imensas novidades que prometem fazer com que a edição de vídeo deixe de ser uma tarefa morosa e entediante. Com alguns cliques, qualquer pessoa pode editar os seus vídeos alterando o áudio, com novos controlos de áudio simples e eficazes, criar trailers com grande qualidade em poucos minutos, novos efeitos de vídeo e temas e reconhecimento facial para saber quantas pessoas e quem se encontra em cada vídeo.
Também o GarageBand está cheio de novidades. Duas delas são o FlexTime e o GrooveMatching. As suas músicas nunca estão dentro do ritmo? Nada tema, pois a nova versão do GarageBand traz consigo o GrooveMatching que ajusta o ritmo de todas as faixas de som para todas estejam ao mesmo ritmo.O FlexTime, tal como o nome indica, pemite-nos manipular o som de uma forma "elástica" e flexível, tornando a tarefa de manipulação de áudio bastante intuitiva e simples. Outras novidades interessantes são o "How did I Play?", que permite gravar as nossas performances e o GarageBand manterá um histórico e dir-lhe-á quantas notas acertou ou errou, e existem ainda mais lições de piano e guitarra.
Facetime para Mac
Depois dos iPod's, foi a vez de o Mac receber o Facetime. Agora é possível fazer chamadas de vídeo gratuitas por wifi para iPhones e iPods Touch com câmara frontal. A aplicação para Mac ainda se encontra em fase beta mas vários testemunhos dizem que o serviço funciona perfeitamente. Pode fazer download do Facetime para Mac Beta nesta página. O Facetime para Mac requer o Mac OS X 10.6.4 Snow Leopard.
Mac OS X Lion
Nesta keynote, Steve Jobs levantou um pouco o véu do que virá a ser a próxima geração do sistema operativo Apple: o Mac OS X Lion. Tal como Steve Jobs mencionou, o Lion será o regresso ao Mac, mas trazendo o iOS, assim como o multi-touch, que não será integrado directamente no ecrã, mas sim através dos trackpads.
Algo que salta logo à vista é a adopção do home screen do iOS para a organização das aplicações. A Apple dá-lhe o nome de LauchPad.
Outra novidade será o MissionControl. Imagine o Exposé, depois da universidade. Mais organizado, fácil de utilizar, simples.
Também novos modos de full screen nos esperam no Mac OS X Lion, que chegará aos nossos Mac's no verão de 2011.
Novo MacBook Air
A estrela da keynote foi sem dúvida a apresentação do novo MacBook Air. Medindo apenas 0.68 polegadas (1.7 centímetros) na parte mais larga, possui duas portas USB, MiniDisplay Port, porta de áudio e MagSafe. Possui um processador Intel Core2Duo de 1.4 GHz e 1.6 GHz, placa gráfica nVidia GeForce 320M, 64 GB ou 128 GB de Flash Storage, WiFi 802.11n, Bluetooth e bateria até cinco horas de trabalho ou até trinta dias de stand-by (dependendo dos modelos de 11 e 13 polegadas). Os preços variam entre os $999 e os $1599.
Mac AppStore
Tal como nos dispositivos iOS, a AppStore chega agora ao Mac, nos mesmos formatos. Download de aplicações pagas e gratuitas com apenas um clique, actualizações das aplicações, ... Esta é mais uma das características do iOS a chegar aos Mac's. A AppStore para Mac irá abrir num prazo de 90 dias e estará disponível nos Mac's com Mac OS X 10.6 Snow Leopard.
Este artigo tem mais de um ano
Faltou o que eu mais esperava e anseava. O anúncio de uma nova versão do iWork. 🙁
BTW, pplware, para quando a review ao Office for Mac 2011?
Por acaso também agradecia isso. Tenho-a aqui já instalada e ainda só li uma review estrangeira…
Boas, como utilizador de mac (recentemente) tenho uma pergunta a fazer! será que ira haver a actualização de Snow leopard para lion gratuita? E será que irá afectar a autonomia em termos de bateria dos modelos “anteriores”?
Cumprimentos
Não será gratuita. É um novo sistema operativo e como tal, será pago.
Provavelmente 30 euros, como foi o Snow Leopard, mas ainda é prematuro falar-se sobre isso e especialmente dizer se vai ou não gastar mais bateria…. ele só sai no verão que vem.
Não quero negativista, mas com o Snow Leopard foi um caso isolado! Imagino que o Lion volte a custar mais de 100 euros. dadas as mudanças gráficas que devem introduzir!
O iPhoto 09 ja exporta fotos e tags para o facebook
Pois já. Não é uma coisa nova. É um aperfeiçoamento do que já existe.
Então, as únicas novidades dignas desse nome são os novos Air… Tudo o resto foi secundário. Uma keynote para isso? õ_Ô
também tens a novidade que com a nova store até nos computadores os developers só vão ficar com 70% do lucro
Ninguém é obrigado a vender as aplicações pela Apple Store no Mac OS X.
Vai continuar a existir a instalação e venda convencionais.
Ora nem mais,
A app store, só vai fazer com que estes mesmos programadores tenham ainda mais visibilidade.
Exactamente!
nop. grande parte dos developers não vão gostar muito das regras: http://www.engadget.com/2010/10/21/apples-mac-app-store-review-guidelines-posted-will-photoshop/
Se seguirem isso à letra, então basicamente estão fora: Microsoft Office, Adobe CS, web browsers, IM apps, mail, musica, video…
joratis
E então? Não vendem pela AppStore, vendem como sempre venderam… é simples.
Acho que a Apple está a entrar num terreno minado! É óbvio que uma AppStore pode ser uma excelente forma de estimular programadores e utilizadores.
Mas vai criar muita confusão e reclamação! Haverá aplicações que nunca poderão ser disponibilizadas desta forma e ficarão em desvantagem, outras lojas existentes que sofrerão uma concorrência desleal, problemas com as regras e motivos de rejeição.
Se para o iPhone foi o que foi e a Apple tinha algumas razões para ser assim, como é que será com algo que não é essencial e altera as regras do jogo!? Eu espero que eles ouçam todos e arranjem uma forma de agradar a todos e mitigar os problemas que irão surgir.
Uma das coisas que irá dar confusão é os 30/70%. Aplicações que custam mais do que 15-20 euros não tem muita lógica darem tanto de margem para a Apple.
Eu espero que haja alguma pressão para abertura e transparência.
O mercado é lixado…. as stores também.. quanto achas que a Valve não deve ganhar para vender no Steam aqueles jogos todos?
É um investimento forte e a apple tem que pagar a manutenção dessa store. Quando “vendes” algo numa loja (fisica), a loja também ganha… e é uma boa margem, a Apple, como qualquer empresa, faz o mesmo. Não é que defenda isso, mas é natural acontecer. O Office vamos supor, custa 100 euros… a “Fnac” deve o comprar ao revendedor por 70 euros… 30 euros são para a Fnac.. ou seja, 30%…
Aconselho toda a gente a ler estes Dois artigos sobre o Mac, os sistemas operativos, CDs, etc etc.
ESTÃO MUITO BONS:
http://techcrunch.com/2010/10/20/a-compact-death/
http://www.blogdoiphone.com/2010/10/opiniao-sistema-do-mac-deve-ficar-cada-vez-mais-parecido-com-o-do-iphone/
esqueci-me de referir que são artigos que se referem à keynote de ontem, óbvio!
A keynote de ontem foi muito mais do que aquilo que parece à primeira vista.
já tinha visto o artigo dos cds/dvds (http://techcrunch.com/2010/10/20/a-compact-death/) mas acho os comentários bem mais interessante, aconselho a leitura do comentário mais recente do user “Eightyape”, que apresenta outro ponto de vista.
Lion vai ser uma transição de minimizar as “janelas” como se vê nos sistemas operativos actuais, e passar a ser o mais possível em “fullscreen” como no iOS, ou seja… minimizar ao máximo a visibilidade do sistema operativo e suas funções, como barras de deslocação.. botões de minimizar e maximizar.. .etc…etc..etc…
É um conceito arriscado mas muito bom… mas é claro, altamente multi-touch… para que diferentes gestos actuem como diferentes funções… esta é basicamente a grande novidade do Lion.
iLife.. já cá canta e toca a testar! 😉
fullscreen is so overrated…
alguém dizia isto à algum tempo
Diz lá que este full screen não é brutal?! Não te parece diferente dos outros, será que não é um pouco inovador em SOs?
não.
Tenho sentimentos mistos em relação a este Mac OS Lion. E eu que ando a ponderar a aquisição de um Mac..
-Programas em fullscreen, sinceramente acho parvo mas haverá quem goste;
-Launchpad, boa ideia para aceder a todos os programas, melhor que ir à pasta de Aplicações ou sobrecarregar a dock de ícones;
– Mission Control, um exposé melhorado, nada contra;
– Mac App Store, a minha maior dúvida em relação ao futuro do Macintosh… Como já li num blog qualquer, é trazer ao Mac, o que o Linux já faz à anos. O Aptitude e programas como Ubuntu Software centre ou MintInstall. Boa ideia, em princípio.
Em princípio, porque não ignoro por completo a política da Apple em relação ao iOS e a restrição sem justificação de software nos dispositivos móveis. Irão também restringir (censurar) aplicações de terceiros no Lion? Manterá o Mac OS a forma tradicional de instalar aplicações, ou pretenderá a Apple aprisionar-nos,como aliás já faz no iPhone e iPad?
Mas as aplicações irão continuar a ser instaladas como sempre.. eles apenas vão implementar um appstore para facilitar o processo a quem opte por essa via.
Quem quer comprar, actualizar ou testar algo sabe que tem ali à mão sem precisar de andar a procurar no Google uma app para isto e para aquilo.. e isto vai aumentar e muito a oferta que já temos no Mac o que é muito bom.. mas não confundam, eles não vão fechar o sistema operativo…. quem quiser ir buscar fora da Appstore vai.
E acrescento, a Apple sempre teve uma “appstore” só que era na pagina deles.. eles apenas traduziram isso agora para uma aplicação para facilitar o processo, não só para as vendas como para as actualizações, e é claro.. o mais importante.. Divulgação de Apps e puxar ainda mais programadores a fazer Apps para Mac.
Especialmente os mais leigos é que desconhecem, mas isto já existe aos anos no site da Apple: http://www.apple.com/downloads/
Aqui encontram-se quase todas as aplicações, todas catalogadas, etc…
Pois, espero que seja de facto como dizes. A ver vamos… continuo a querer um Mac! 🙂
Sim, é como o a Friend® disse.
Vai continuar a existir a forma convencional de instalação.
Até porque a App Store para Mac nem é suportada nos sistemas anteriores ao Snow Leopard.
Podes ficar descansado que é 😉
Nunca iriam fechar o sistema… nem faz sentido. Eles querem uma Store apenas, e até mostraram a Store de jogos da STEAM para exemplificar o trabalho BEM FEITO que a Valve faz em relação aos jogos.
Alias no Mac o que não faltam são “stores” deste genero.. já foi apresentado aqui no pplware algo do genero.. é o futuro de todos os SO’s.
O pessoal fala do Linux.. o Linux não é uma Store.. são repositórios.. e isto porque em Linux sempre foi complicado instalar aplicações, daí terem adoptado esse metodo para facilitar os leigos.
O mac é diferente.. é uma store de venda, downloads e actualizações.. não é para facilitar as instalações… é apenas para facilitar o “encontro” de aplicações assim como a compra, até porque instalar aplicações no Mac é a coisa mais fácil do mundo… as Apps são “standalone” … estão no Mac.. correm.. para desinstalar é só arrastar para o Lixo e já está desinstalada…. não precisa de “repositórios” ou menus especiais no control de painel para desinstalar uma app!!! 🙂
*Cof* Ubuntu Software Center
sim são repositórios, mas onde os programas são devidamente organizados.
Além disso são actualizadas globalmente pelo sistema.
Podes dizer que não é nenhuma loja e que não se vende nada, mas são mentalidades diferentes, não tens um cartão de credito associado ao sistema.
Talvez agora com o Ubuntu One e a introdução do pagamento na loja de musica isto possa mudar, e que mais developers criem os seus programas pagos para um OS que se guia pelo opensource…
bah, tive a ver a keynote todo contente à espera de mostrarem os novos macbook/pro e nada, mostram só a porra do air com hardware ridículo de 2008 a preços parvos… adorava saber o porque de um processador e memoria tão nojentos e depois metem uma gráfica para jogos quando o computador é suposto ser um netbook.
Só porque não tem disco optico significa Netbook?
Netbook são computadores pequenos, baratos, fracos com processadores ATOM…e resoluções a rondar os 1048×800
Este Macbook Air tem precisamente o mesmo que o Macbook, mesmo processador e mesmo processador gráfico.. ou seja, mesma poténcia… daí o preço..tem mais resolução, é mais fino, mais leve e tem discos SSD. De Netbook não tem rigorosamente nada, sem ser as dimensões que levam a acreditar isso e é claro, a ausência de leitor optico.
1024×600 é a resolução dos netbooks da Asus. Os novos têm Ion, têm SSD e afins.
Mas a realidade e que por esse preço podia por um CPu da geração i da intel
não, so porque não tem drive óptica não é um netbook, é um netbook porque o próprio steve jobs disse que era um netbook… tirando o ser pequeno e aguentar muitas horas em bateria, não existem requisitos de hardware para ser um netbook, não tem de ser fraco, não tem de ter um atom, não tem de ter X resolução
??????????????
Podes ter a certeza que o Steve Jobs não disse que era um netbook!!
É um notebook, que é o nome que se dá há muito, muito tempo aos portáteis.
Um netbook por convenção é pequeno, de ecrã inferior a 11 polegadas, menor resolução, e processadores menos potentes da classe do atom! A própria Intel definiu muitas destas regras, para minimizar a concorrência face a processadores mais potentes e com mais lucro.
Existe uma outra classe, que são os ultraportáteis, com potência próxima dos notebook comuns, mas mais pequenos e leves e sem algumas coisas que aparecem num portátil normal.
Sim, também esperava novos macbook pro… alguém faz ideia quando serão lançados novos?
Como é que esperavam novos mackbook pro se esses foram apresentados há pouco mais de 4 meses (em Maio)??? Ou já não se lembram???????
5h de bateria para o Mac Book Air… Fraquinho!
Pelo elevado preço…
mesmo! mt fraco para 1000/1500$
Espera pelos testes que comparam o desempenho da bateria com outros!
O que foi dito é que estes valores reflectem mais fielmente a duração da bateria numa utilização real do computador, com testes mais exigentes! E sejamos honestos quase nenhuma companhia anuncia valores que se aproximam duma utilização normal.
Por isso é que digo para esperar pelas comparações… é provável que fiquem surpreendidos. Talvez 5 horas sejam mesmo 5 horas em utilização continua.
Mesmo assim o pessoal não tem noção do que está a falar.
Core 2 Duo, ecrã de alta resolução, Geforce320M.. numa coisa daquela espessura… ainda se queixam das 5 horas?
Por favor… vejam primeiro o quão ele é fino e pequeno… falem depois. Terem posto as specs que ele tem, em algo tão fino é um desafio enorme de engenharia..
Falam do Macbook Air como se fosse um Netbook com processador Atom quando tem um Core2Duo e falam da gráfica iON como se fosse comparável a uma Geforce320M…
:facepalm:
E isto para não falar dos custos dos leitores SSD…
mesmo!!!
inveja é lixado 😛
e ignorância tbm looool
Para quem quiser ver como o novo iMovie pode ser engraçado sem muito esforço é ir ao Gizmodo
http://gizmodo.com/5670192/imovie-11s-trailers-are-the-next-big-meme-youll-be-annoyed-by
Onde é que eu já vi este comentário???? Isto já começa é a ser SPAM!!!
Acho que o meu comentário pode ser removido, visto que o comentário ao qual eu me referia já desapareceu!!!