Daisy Disk 1.5.2 – Uma visão diferente sobre o disco
Quem não gosta daquela sensação após formatar um computador, de ter começado do zero, com tudo limpo e organizado. É pena que isso não dure muito pois a tralha começa a amontoar-se e depois o que fazer? Bem, a resposta é arrumar tudo e apagar o que não interessa, o que acaba por se tornar difícil e entediante. Com o Daisy Disk a tarefa fica muito mais fácil.
O Daisy Disk começa por lhe pedir o que quer analisar. Pode analisar um disco/partição ou uma pasta. Eu examinei a partição do meu Mac OS (a outra é do Bootcamp).
Passados 2 ou 3 minutos, o exame acaba e entramos na interface principal do Daisy Disk.
A verdadeira vantagem é a forma gráfica como nos é apresentada a utilização do nosso disco rígido. Podemos ver, tal como num gráfico estatístico, a utilização do espaço e que ficheiros estão lá.
Após identificarmos aquele ficheiro grande e desnecessário que não queremos mais, podemos abrir directamente a pasta do Finder e eliminá-lo.
Apesar de ser um software pago, o Daisy Disk é uma aplicação muito útil e fácil de utilizar. Por vezes, esta aplicação aparece em sites como o MacHeist, com licenças gratuitas, por isso fique atento.
Licença: Shareware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5 +
Download: Daisy Disk 1.5.2 [3,7 MB]
Homepage: Daisy Disk
Este artigo tem mais de um ano
Sugestão ao pplware!
Até adivinho que uma das perguntas que ia aqui aparecer era “e para windows?” “e para linux?”
Pois bem, sugiro ao pplware visto que já tem uma biblioteca jeitosa de aplicacoes em que vai divulgando as novas versoes que à secção que tem ja igual em todos os posts da licença, sistemas operativos, download, etc que apresente também:
Alternativa Windows:
Alternativa Linux:
😉
boas..
para linux…
ja existe ha montes de tempo alias isto parece uma copia da versão que existe para linux a imenso tempo.
cmps
como deves saber, esta aplicação não foi feita propriamente ontem!…
e dificilmente vejo alguém a copiar o que quer q seja do linux!:., é mais ao contrario!…
certo amigo, certo os utilizadores de sistemas fechados têm sempre razão, nunca copiam nada do Linux, mas roubam as ideias do Linux
Pergunta à Microsoft como implementou o Tcp/IP e outras funcionalidades de rede.
Muito útil!
Existe algum programa idêntico a este, mas para a plataforma Windows?
Para quem conhece mesmo, qual desfragmentador me recomendam. Independentemente de ser pago ou free. Qual o melhor para uso doméstico no Win7 64bits?
obg
Defraggler que é free.
http://www.piriform.com/defraggler
Obrigado pela dica..Encontrei aqui no pplware o Scanner (https://pplware.sapo.pt/software/scanner-o-seu-disco-ao-vivo-e-a-cores/) que é idêntico ao Daisy Disk e também apresenta os resultados em forma gráfica
Não te esqueças de desligar a desfragmentação automática quando instalares software de terceiros, não adianta ter desfragmentação dupla. 😉
Eu recomendaria só e unicamente O&O Defrag 12
OU
Perfect Disk 11
sao os unicos que lidam com Volume Shadow Copy decentemente
Eu uso o Diskeeper 2010 e não tenho queixas.
pois.. o Diskeeper, o O&O e o PerfectDisk são de facto os nomes mais sonantes, mas instalei o Defraggler, porque tenho confiança na qualidade dos produtos daquela empresa. Já tive resultados muito felizes com o Recuva deles e decidi instalar tb o CCleaner para experimentar, q tb é mto conhecido. Ainda assim, neste campo, tenho usado o Windows 7 Manager que é completo.
Agradeço a v/ sugestão e agradeço a dica do BigKax, que já não me lembrava que o desfragmentador do Win7 está activo por defeito.
P.S.: pelo sim, pelo não… terei cópias de segurança noutro disco dos meus ficheiros mais importantes, não vá a coisa dar para o torto e corrompê-los.
Amigos, para quem tem Windows 7 (ou mesmo XP SP3) nao percam tempo com programas de desfragmentaçao, etc porque o desgaste provocado pouco ou nada irá fazer acima do sistema intrínseco do Windows.
Recomendo, isso sim, a usarem o CCleaner + Disk Cleanup + Anti-virus/Windows Firewall actualizados e deixarem o resto à conta do SO.
Estes programinhas de defrag sao mais fogo de vista. Se usarem o CCleaner + Disk Cleanup, depois testem:
– defrag windows (e meçam o tempo de boot ou entrar um jogo)
– outro programa defrag (e meçam o tempo)
e vao ver que nao há diferenças ou sao desprezíveis.
portanto…, um jogo é o ponto de referencia…
solitario dá?
No ambiente trabalho GNOME já vem o Baobab que esta disponível em qualquer distribuição linux como unix , este ate da para analisar pastas remotas ou seja em rede.
http://dl.dropbox.com/u/2143569/CapturaEcra233.png
http://library.gnome.org/users/baobab/
Bem.. eu formatei o meu pc há umas 2 ou 3 semanas e hoje formatei-o outra vez. Estranhamente.. o Windows 7 Ultimate estava a portar-se mal pra caramba. Emperrava… ficava congelado um tempão interminável… n sei o que se passou.. talvez conflitos de drivers. Tinha tudo actualizado. Ah, e deu a breca por 2 ou 3 vezes com um BSOD ( ecrã azul )… coisa rara no Seven. O erro era “Driver power state failure” ou algo do género…
Fica aqui apenas o desabafo. E agora vou instalar o Ubuntu noutra partição :p