Criar Ringtone Para iPhone…. com o iTunes
Por Sandro Costa para o PPLWARE Há uns tempos foi apresentada aqui no pplware.com uma app para criar toques para o iPhone. O iRingtones apresentava-se como uma forma simples de criar um ringtone capaz de nos diferenciar dos muitos iPhone users que usam o mesmo toque. Mas eu tenho uma forma mais simples e gratuita para criar toques para o iPhone. Através da nossa biblioteca do iTunes podemos criar os nossos próprios ringtones para o iPhone!
Antes de começar, convém referir que caso as músicas tenham DRM (Digital Rights Management) podem não funcionar, acontece muitas vezes quando compramos músicas através do iTunes Store, normalmente essas músicas têm protecção DRM. Vamos lá dar asas à imaginação.
Em poucos passos teremos o nosso toque disponível através desta forma de os criar, existem outras também interessantes, que vão ser apresentadas nos próximos dias.
Começamos então por lançar o iTunes (alerto para criar uma cópia da música, não vá acidentalmente ficar com a musica cortada). Procuramos a música que queremos como toque no nosso iPhone, de seguida com o botão direito do rato seleccionamos “Informação”.
É aberta uma janela e clicamos na Tab “Opções”. É aqui que definimos quando começa e termina o nosso ringtone. O intervalo de tempo é a duração do toque, aqui chamo atenção para este não ter mais que 30 segundos. Fazemos ‘OK’.
Na mesma música clicamos com o botão direito do rato e seleccionamos “Criar versão de AAC” e o iTunes vai converter a música como uma cópia no formato AAC.
Agora é altura de eliminar o ringtone da biblioteca. Botão direito “Eliminar”, mas ter atenção, quando perguntar, clicar em “Manter ficheiro”.
Hora de localizar o ficheiro criado. Normalmente os ficheiros ficam no directório Musica > iTunes > iTunes Media e dentro da pasta com o nome do CD. O ficheiro está com a extensão .m4a. Aqui é só alterar a extensão .m4a por .m4r (extensão do ringtone). Então, se o nome do ficheiro é “Hello.m4a” temos que renomear para “Hello.m4r”. É mostrado um aviso acerca da modificação da extensão, basta clicar em ‘OK’.
Duplo clique no ficheiro que renomeamos e é aberto no iTunes, que automaticamente adiciona-o como toque na pasta Ringtones.
Para terminar, ligamos o iPhone ao PC e sincronizamos o novo toque. Isto funciona com iTunes para Windows ou Mac.
Este artigo tem mais de um ano
[offtopic]
Boas Vitor,
No seguimento do post do outro dia, relativamente à utilização do iPad vs Linux, encontrei uma estatística interessante, com uma fonte bastante boa(w3schools) que penso que seria interessante partilhar aqui no blog (talvez um artigo?!).
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp
Segundo o w3schools os valores rondam os 5%.
cumps
[/offtopic]
Outra fonte
http://marketshare.hitslink.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=8
Penso que w3schools elabora as estatísticas a partir dos browsers que acedem aos seus sites.
Independentemente dos valores parece-me um pouco injusta esta separação de Android para Linux, dado que o kernel é mesmo puro linux… basta pegar num android abrir o terminal e correr ‘uname -a’. Não percebo sinceramente a separação..
Não sei como é q o w3schools elabora a estatistica, mas esse que indicaste utilizao browser quase de certeza, pois de outra forma não haveria forma de diferenciar android de linux.
cumps!
O iOS também deriva do MacOSX, para incluires o Linux, terias que incluir também o MacOSX.
De qualquer forma não faz sentido. O Linux é free e totalmente Open-source… há varias distros e podes pegar nele e fazer o que mais te apetecer, ao passo que o Android não.
Permite-me discordar.
Quando a apple diz que o iOS deriva do MacOSX, “mente”. Na verdade utilizam os dois o kernel Darwin e apenas isso. A única forma de fazeres a junção dos dois era se começasses a fazer estatísticas para Darwin kernel em vez de OSX em especifico. No momento em que fazes OSX já não podes juntar o iOS no mesmo saco. Digamos que é errado da mesma forma que dizer que ‘sai ao irmão’ e coisas do género; já que o que os une geneticamente são os pais, logo geneticamente não podem sair um a outro mas sim aos progenitores.
Android não.. ao contrario do que disseste o projecto é opensource e sim podes fazer dele o que te apetecer. E sim Android usa kernel linux.. pega num e corre ‘uname -a’ e terás a resposta (da mesma forma que se pegares num iOS com jailbreak device e correres ‘uname -a’ no terminal dirá Darwin). Sendo assim quando se faz estatísticas e se mete lá linux à mistura, fala se de kernel, e sendo assim tudo o que corre kernel linux tem que estar lá incluído; logo o android não pode ser excepção.
cumps
@Guilherme Sousa
O MacOSX e iOS são sistemas “gemeos”, que embora tenham algumas diferenças partilham várias e várias coisas ao ponto de os programadores ao fazerem algo para MacOSX ou IOS… por vezes basta apenas fazer a devida compilação por causa da arquitectura, que é a unica coisa que difere (assim que maior).
Há também diferenças em algumas frameworks e APIS.. mas é possivel fazer a mesma app para ambas com pequenas alterações.
Nesse sentido, está tão proximo quanto o Linux do Android… por isso mesmo é que disse, para “juntares uns” terias que permitir o iOs juntar o MacOSX à mistura nessa “guerra” de marketshare. 😉
Qual foi a parte de “android é Linux” que não percebeste a Friend? Eu não estou a falar de proximidades nem de “gémeos” (termo subjectivo dado o contexto). Android é Linux tanto como deviam ou outra distribuição o é. Não percebo em que parte isto é difícil de entender… Perdes alguma coisa em o admitir?! Faz isto o osx ou iOS um sistema pior é isso? Que eu saiba não, portanto não percebo qual a dificuldade em admitir algo tão obvio.
Volto a repetir: iOS pode ser parecido e ate quase igual a osx se assim preferires. Mas não é a mesma coisa ainda assim. Linux no entanto é “apenas” um kernel e android usa esse kernel, logo é Linux. Difícil? Eu penso que não.
Cumps
Onde esta “deviam” devia estar Debian. Foi o corrector do Safari para iOS 😉
Esta app para iPhone também parece bem. Todas as app que criam ringtones obrigam a exportá-los para o computador e “reimportá-los” através do iTunes.
http://itunes.apple.com/pt/app/ringtone-remix-pro-dropbox/id398348564?mt=8
Muito interessante esta app, já cá mora. Obrigado 😉
Eu como tenho quase sempre em silêncio, não me dou muito ao trabalho de rigntones, mas quando queria, fazia no iTunes, ou sacava ja feito 🙂
quando comprei o meu, foi uma das primeiras coisas q tentei ver na net como se fazia..
de tudo o que tentei, quando finalmente arrastava a musica convertida para a cena dos “toques”, nunca ficava la nada, e nunca nada era sincronizado po iphone, n tive mai nada comprei 1 aplicação para isso!…,
mas de kkr das maneiras vou fazer copy past do tutorial para mais tarde recordar com saudade….XD
com tantos programas no próprio iPhone para fazer ringtones de 40segundos, este tutorial já não faz muito sentido.
Mas não faz sentido porquê? De facto existem muitas aplicações para iPhone para criam ringtones, esta é mais uma forma, em lado nenhum diz que é a melhor, é apenas mais uma alternativa…
claro que faz sentido. o titulo do post é que não faz sentido!
porque é que tem que ser para iphone!, pode ser para qualquer telemovel/SO.
eu vou utilizar este tutorial para o meu samsung.
Vamos importar um titulo novo agora com as novas normas do FMI 😉
Meu caro, este título é apropriado, assim como um qualquer que entendas servir-te.
Abraço.