Conheça 10 alternativas ao Instagram para iOS
Há duas semanas lançámos um artigo onde dávamos a conhecer 10 alternativas para Android de um famoso programa que manipula as suas fotografias, o Instagram. Esta famosa aplicação está disponível já para os mais importantes sistemas operativos e tem feito furor, basta relembrar que o Facebook pagou mil milhões de dólares pela sua aquisição.
E para iOS o que existe em alternativa ao Instagram?
Como é fácil imaginar, para iOS existem milhares de aplicações que permitem alterar o resultado de uma fotografia, isto recorrendo ao iPhone, iPad ou iPod Touch.
Umas são gratuitas outras são pagas mas todas elas acrescentam alguma função que rentabilizam a função nativa de fotografar, actualmente em todos os smartphones. Esta é a a nossa lista de 10 aplicações que achamos importantes destacar, não obstante, podem deixar a vossa sugestão pois acreditamos que conhecem muitas outras para o mesmo fim.
iPhoto
O iPhoto inclui revolucionárias funcionalidades Multi-Touch para que possa simplesmente usar gestos para escolher entre centenas de fotos e encontrar as suas preferidas, melhorar e retocar as suas imagens usando pincéis de dedo e partilhar fantásticos photo journals com o iCloud. A aplicação tira total partido do magnífico ecrã Retina do novo iPad para imagens incrivelmente nítidas e realistas. O novo iPad também inclui uma câmara iSight de 5 megapíxel para que consiga gravar, editar e ver vídeos HD a 1080p num único dispositivo, isso também vem aumentar o potencial das aplicações de edição de imagem.
Fazendo alguns gestos simples o utilizador percorre as fotos e escolhe as melhores imagens que fotografou. Um conjunto de ferramentas Multi-Touch ajuda a aperfeiçoar as cores, exposição, corte, posição e retoque das imagens. Com alguns toques, um pouco de bom gosto e imaginação é fácil adicionar os efeitos criados pela Apple.
Para melhorar uma imagem, o utilizador pode usar a ponta do dedo como pincel ajustando com exatidão o que quiser. Além de colocar fotos no Facebook, Flickr e Twitter, o utilizador pode fazer troca de fotos entre o seu iPhone e iPad, transmitir fotos e slideshows para a sua Apple TV com o AirPlay e usar o iCloud para publicar os seus diários fotográficos na Internet e contar as suas histórias para a família e amigos de um jeito totalmente novo.
Licença: Pago (Preço = 3,99 €) Sistemas Operativos: iOS 5.1 + Download: iPhoto 1.0 [106MB] Homepage: iPhoto
Snapseed
Snapseed torna uma fotografia num extraordinário trabalho gráfico, tudo graças aos fantásticos conhecimentos dos laboratórios Nik Software, uma empresa com reconhecimento mundial no meio da produção de fotografia digital. Mas desta vez o trabalho foi desenvolvido para trazer ao iPad e iPhone uma poderosa ferramenta que tire proveito do conceito multi-toque, ajustando uma série de ferramentas a este universo.
Pode ajustar as suas fotos com o toque de um dedo com uma ferramenta revolucionária, o Control Points. É um efeito incrível que traz filtros inovadores como os efeitos Drama, Vintage e Grunge. Pode parecer uma imagem já vista, mas a aplicação destes efeitos, a forma como são colocados na imagem, o controlo sobre a intensidade, vão muito mais além que muitos outros programas do género.
Depois existe toda uma variedade de funções de partilha, estão presentes as redes sociais como ponto de partilha, podem ser para imprimir ou guardar na galeria fotográfica. Tudo simples e directo.
Licença: Shareware (preço = 3.99 euros)
Sistemas Operativos: iOS 4.0+
Download: Snapseed 1.2 [15.0MB]
Homepage: Nik Software
FX Photostudio
FX Photo Studio é uma aplicação que poderá ter no iPhone, iTouch, iPad e Macbook, todos oferecendo as mesmas qualidades de efeitos. Apresenta uma facilidade espantosa no que diz respeito à manipulação e edição da imagem.
FX Photo Studio oferece mais impacto ao seu trabalho como fotógrafo que qualquer outra aplicação existente na App Store, isto porque tem à sua disposição uma grande variedade de filtros: são 194.
É a versão mais popular da marca estúdio FX Foto e é uma aplicação de fotografia superior, isto foi já considerado em mais de 50 países por publicações dedicadas ao mundo da imagem.
FX Photo Studio para iPhone é utilizada por fotógrafos amadores e profissionais que procuram um processamento de imagem simples mas poderoso. Os utilizadores podem transformar o seu iPhone ou iPod Touch num fantástico estúdio de edição de fotos, conseguindo a partir dali misturar e ajustar todos os efeitos e partilhar este resultado recorrendo às redes sociais, tais como o Facebook, Twitter, Flickr e Tumblr.
Mais de 190 efeitos: Lomo, Sketch, Vintage, Art, Grunge, 3-D, Textures, Black & White, Color Strokes, Overlays e muito mais…
Esta ferramenta permite misturar e personalizar todos os efeitos. Depois o utilizador pode adicionar aos favoritos os efeitos usados, para utilizar numa outra imagem, ou pode partilhar esses efeitos com outros utilizadores. Se achar que a aplicação tem muitos efeitos presentes e que, a cima de tudo, não os usará, então oculte os que não usa.
Licença: Pago (valor = 0.79 euros)
Sistemas Operativos: iOS 4.3+
Download: FX Photo Studio 4.7 [19.5MB]
Homepage: FX Photo Studio
Filterstorm
Um apreciador e utilizador deste tipo de ferramenta sabe, analisando as funções e ferramentas, distinguir um programa “caseiro” de uma aplicação talhada para o mundo profissional.
Obviamente estamos a falar num iPad e num ecrã com “limitações” de espaço conhecidas, mas, mesmo assim, estamos perante um equipamento que será em grande parte dos casos mais do que suficiente.
O Filterstorm, em grosso modo, possibilita fazer ajustes na imagem de forma completa usando as ferramentas: brush, gradient, color range e seleccionador de opacidade. Permite depois enviar imagens via email ou ftp. Vai ao ponto de permitir guardar uma imagem até 3 localizações de FTP diferentes.
Caso necessite, pode exportar imagens com resolução superior a 3072x2200px (iPad/iPhone 4), pode guardar edições como automatismos possíveis de serem aplicados noutras imagens.
Oferece Curves: Luminance, RGB, Vermelho, Verde, Azul, Ciano, Magenta, Amarelo. Ajuste do tamanho dos pincéis, da suavidade e opacidade dos mesmos, Controlo do Brilho, Controlo do Contraste, etc...
Os filtros podem transformar uma imagem e o Filterstorm está equipado com vários. Pode num clique dar uma nova vida a uma imagem. Além disso, ao combinar uma série de funções, poderá gravar esse conjunto de efeitos e equilíbrios, permitindo de forma automática, numa outra imagem, aplicá-los sem demoras.
Licença: Sharware (preço=2.99 euros)
Sistemas Operativos: iOS 4.2
Download: Filterstorm 4.2.3 [7.9MB]
Homepage: Filterstorm
Adobe Photoshop Touch
O Adobe Photoshop Touch é uma ferramenta totalmente desenhada para interagir com o toque no ecrã. Com recurso a funções sobejamente conhecidas, esta aplicação permite fazer selecções, recortes e muitos outros ajustes numa imagem.
O utilizador que não tenha qualquer experiência com o Photoshop irá facilmente entender o contexto da utilização das ferramentas de ajuste e de um vasto leque de filtros. Tudo é aplicado em tempo real e os resultados são fabulosos.
Adobe Photoshop Touch permite ainda um acesso simplificado ao Google Imagem Search, desta forma o utilizador poderá procurar material de apoio ao seu trabalho gráfico no mais vasto portfólio do mundo, a Internet.
Já que falamos em Internet, o Photoshop Touch oferece um recurso de partilha dos seus trabalhos pelas redes sociais e mesmo alojar as obras de arte na Adobe Creative Cloud, ferramenta que poderá integrar com o Photoshop do seu computador.
Licença: Pago (Preço = 7.99 euros)
Sistemas Operativos: iOS 5.0+
Download: Adobe Photoshop Touch 1.1.0 [50.2MB]
Homepage: Adobe
Lumiere
Lumiere produz belíssimas fotos estilizadas instantaneamente. Não necessita de esperar que a imagem seja processada, por isso pode utilizar o acelerómetro para trocar de efeito de forma aleatória e, depois de tratada como pretende, a foto pode ser guardada ou enviada.
Como referimos, partilhar estas obras de arte é simples, depois de as visualizar na própria aplicação, o utilizador poderá criar álbuns dentro do equipamento, pode enviar por email ou pode partilhar nas redes sociais, para isso existem atalhos directos para o Facebook, Twitter e tumblr.
Este é uma aplicação com duas facetas combinadas: a fotografia e os filtros que podem ser aleatoriamente usados ao agitar o smartphone.
Fica a sugestão para uma aplicação que pode ter o seu lado divertido e artístico.
Licença: Shareware (preço=0.79 euros) Sistemas Operativos: iOS 3.0 Download: Lumiere 13.2 [83MB] Homepage: Lumiere
PhotoPad
PhotoPad é uma pequena, mas muito interessante, ferramenta que permite ajustes, correcções e aplicação de filtros artísticos. Num dispositivo onde a imagem tem um tratamento privilegiado, faz falta um software que possa tornar essas mesmas imagens mais perfeitas, sem grandes trabalhos nem necessidade de recorrer a elaboradas suites de produção gráfica.
Esta aplicação traz uma barra de ferramentas muito completa sob o ponto de vista dos equipamentos desta grandeza. Não será uma aplicação super completa, com poderosas ferramentas de selecção ao recorte, mas traz o básico para podermos solucionar pequenos erros ou pequenos defeitos numa foto.
Entre as várias ferramentas o utilizador pode contar com Rotação de imagem, Escalonamento da imagem, Desenho e Esboços, Balde de Preenchimento, Permutação de cores, Recorte, Níveis de limite e Posterize. Ao nível dos ajustes pode contar com ajustes de Cor, Contraste, Tonalidade, etc.
É uma aplicação muito leve, interessante e, acima de tudo, é gratuita.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: iOS 4.0+ Download: PhotoPad 1.4 [4.8MB] Homepage: PhotoPad
Pixlr-o-matic
Pixlr-o-matic é um pouco mais que um software, pois está espalhado na maioria das plataformas actualmente disponíveis. Existe uma versão para o Chrome, para iOS, para Android e até um serviço Web e uma app para o Facebook que nos permite manipular e melhorar as nossas fotos.
Para além de estar presente em todas essas plataformas, o Pixlr-o-matic está também disponível numa aplicação para os três principais sistemas operativos para os computadores. Por ser desenvolvido em Air, está disponível para Windows, Linux e para Mac OS.
Depois de escolhida ou recolhida a imagem que pretendemos usar, temos de escolher qual o filtro que queremos aplicar. A lista é muito extensa e encontram aí um filtro de cor que se encaixe no que pretendem.
Depois deste filtro de cor é hora de aplicarem um filtro à imagem. Mais uma vez podem escolher de entre uma lista extensa de filtros. O Pixlr-o-matic permite que vão vendo a aplicação de cada um dos filtros na vossa imagem.
Para terminar devem escolher o efeito que querem dar à moldura da vossa imagem. A lista é extensa e os efeitos disponibilizados são de extremo bom gosto.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac OS, Android e iOS Download: Pixlr-o-matic 2.1 [13.3Mb] Homepage: Pixlr-o-matic
picplz
O picpiz é um serviço que permite aos utilizadores partilharem imagens com estilo nos mais diversos serviços online de imagens e redes sociais. Para utilizar o picpiz é necessário criar uma conta no serviço e em seguida escolher as redes sociais/serviços de imagens online que vamos usar.
O picpiz oferece um conjunto de efeitos, que permitem dar um toque pessoal nas imagens a partilhar.
As principais funcionalidades do Picplz passam pela possibilidade de partilhar facilmente fotografias/imagens, de ter uma interface gráfico simples e muito intuitiva, permitir a integração com as principais redes sociais e serviços, tais como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Dropbox, Posterous, Foursquare... etc.
Pode enviar imagens a partir da galeria e usar os muitos filtros de imagem que compõe o pacote de oferta desta ferramenta.
Tem uma excelente capacidade de transformar a sua imagem, dando-lhe tonalidades e composições que o transportam pelo tempo em termos de tecnologias de fotografia.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android, iOS 4.0+
Download: picplz 1.8 [6.1MB]
Homepage: Picplz
Camera360 Ultimate
É uma excelente aplicação de fotografia. A Camera360 Ultimate inclui também um vasto leque de efeitos que podem ser adicionados às fotografias que capturar.
À primeira vista os efeitos não parecem ter grande qualidade ou estilo, mas essa ideia morre quando descobre que alguns dos efeitos têm vários filtros adicionais e opções, o que permite mudar drasticamente a aparência de uma fotografia.
Ao contrário das várias aplicações que falámos anterioremente, o Camera360 Ultimate não tem uma rede social própria por detrás, mas tem opções de partilha com as conhecidas redes sociais, com outras aplicações como o um cliente de email ou o próprio Dropbox.
Esta aplicação gratuita permite a gestão de imagens e torna-as mais agradáveis e atraentes. Possui efeitos como Retro, Preto e Branco, etc.
Além disso possui função HDR automático e muitas outras formas de dar mais colorido às suas fotografias.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download: Camera360 Ultimate 2.6 [23.9MB]
Homepage: PinGuo
Este artigo tem mais de um ano
Faltou a mais importante na minha opinião pessoal… Hipstamatic.
Não faltou, esse vou falar dele mais tarde, se bem que estendi as opções a aplicações com outras funcionalidades. Mas fizeste bem referir o Hipstamatic.
Boa Tarde,
Gostaria de saber se existe possibilidade de me informarem de um programa para iphone que efetue a contagem de trafego de dados 3g de comunicações por catrtão.
André Santos
A app VSCOcam é uma excelente opção para colocar na lista.
Boa sugestão… vou ver que não conheço.
Iphoto não me parece que tenha a ver com alguma das outras aplicações, o conceito é diferente.
Instagram é mais uma social app.
O iPhoto tem toda essa componente e muito mais, é, para mim, uma das mais ricas ferramentas de edição simples de imagem para iPad.
Achas que o iphoto se justifica no iphone? É uma app que desde que saiu sempre me ficou na retina. A minha dúvida é se se justifica num ecran pequeno como o do iphone
Mas é isso mesmo que cada um tem de avaliar. Eu no iPad tiro muito proveito da qualidade da app, no iPhone também faço umas alterações/modificações mas de forma mais “apertada” sem o proveito do espaço para trabalhar. Mas podes eventualmente adaptares-te bem. Funções de qualidade não faltam.
obrigado
A maior parte destas aplicações sao usadas para editar fotos que depois sao publicadas no Instagram.. Não para o substituir…
O Instagram é constituido por duas componentes: os filtros e a rede social. Creio que o sucesso do Instagram se deve aos filtros, a rede social só a torna mais visivel. Sempre que vejo alguem a falar do Instagram vejo-a a falar dos filtros e depois diz que também tem essa caracteristica de rede social.
Como não quero a caracteristica de rede social sobram os filtros. Como os filtros são bonitinhos mas também nada de especial, foi instalar e passado pouco tempo desinstalar. Pelo menos no Android foi assim, a ver vamos no iphone. A maior parte das pessoas que conheço tb instalou e desinstalou. Mas o bicho dos filtros fica e é interessante ver as alternativas
estas a ver!…., na verdade e pelas experiencias que tenho, o instagram é é instagram não por 1 razão, mas pelas duas…, e volto a dizer.., não resulta por ser ou uma, ou outra.., mas por ser as duas…
a questão dos filtros sim, porque são filtros.., e a questão da publicação na rede social por ser uma rede social.., e conheço casos em que o facto de ser rede social não chega.., ou seja.., tem que ser mesmo aquela rede social fechada do instagram, com aqueles seguidos e não os do facebook ou twitter, e com aquelas pessoas a comentar e não as outras!.., por isso, e contradizendo um bocado o teu comentario..,
o instagram é o instagram pelo seu todo e não pelas suas metades..
e é neste sentido que vou fazer o meu comentario ao post la mais abaixo!
percebi o teu ponto de vista
Não. Eu por acaso uso uma ou outra desse leque de oferta e não uso assiduamente o Instagram. Uso outras para substituir em relação aos filtros e público nas redes sociais “usuais”.
Pois Vitor M., por me parecer que quem fez o artigo nao usa o Instagram assiduamente é que comentei.
Para um Instagramer as verdadeiras alternativas que eu conheço ate agora sao o tadaa, o EyeEm e o picplz.
Nao é por ouvir falar de algo e experimentar 5 minutos que se pode começar a dar alternativas. Ja é o segundo artigo que fazem de pseudo-substitutos e falham completamente a ideia.
O Instagram nao sao os filtros, é a rede. E se passassem por la algum tempo veriam que ha montes de users a postar fotos tiradas com DSLR’s e afins sem nenhum filtro. Do mesmo modo que ha users que postam fotos com montes de filtros de outras aplicaçoes nomeadamente algumas aqui referidas.
Repara, as redes sociais são cada vez mais um local de exposição e por isso todos os que lá deixei… na minha opinião, são alternativas.
Têm filtros, fazem facilmente uma foto e permitem com essa mesma facilidade publicar nas redes sociais. Isto porque até o Instagram está no Facebook e mais, são criados canais alternativos, muitas vezes em serviços já existentes, para esse “tipo” de fotografia, muitas vezes e muitas delas nem são feitas com o Instagram.
É verdade que foi gerada uma “rede” em torno do Instagram, mas não é só por isso que esta aplicação caiu no goto dos utilizadores, é pelo efeito fácil que virou moda. Então, e volto a referir, as que deixei são claramente uma alternativa.
BRAVO ! 😉
Tem o fhotoroom para Windows Phone, que é bem melhor que qualquer um desses. Integração total com todas as redes sociais e montes de funcionalidades extra.
ia fazer 1 comentario, mas ja n vou fazer, vou só deixar aqui algumas “alternativas”
“fotoforge2” que é uma das aplicaçães com mais Manualidades no que toca a tratamento de imagem em iphone/ipad e tambem exporta para redes sociais inclusive instagram
“facebook”.., todos conhecem..
Photoshop ou paint e acabou não ha ca mariquices dessas pra niguem
modas enfim-…..
Na minha opinião a melhor aplicação grátis é o Photo Effect Studio.
FX Photostudio HD tem a indicação de que a última atualização foi em 28/09/2011. Esta app foi descontinuada?
É estranho eles não fazerem atualização para o novo IPad.
É Paint e mais nada.