Coleccionador privado criou o mais completo museu da Apple
A Apple tem lançado ao longo dos anos muitos produtos que são verdadeiros marcos de tecnologia e que mostram o caminho que vai ser seguido.
Dificilmente todos conhecem estes equipamentos, mas tudo ficou mais fácil com a abertura de um novo museu da Apple, criado por um coleccionador privado.
Este novo museu não é oficial e foi aberto na cidade de Praga, a capital da República Checa. Ao todo são 472 as peças que estão em exposição, todas ligadas à Apple e à sua história.
Não se sabe ao certo quem é o seu criador, mas a sua colecção é de longe uma das maiores do mundo, o que permitiu criar o mais completo museu dedicado à Apple e a Steve Jobs.
Para visitar este museu, que para além da área de exposição contemplará em breve um restaurante vegetariano, terá de ser pago um bilhete que custa 11 euros e que pode ser comprado com antecedência no site do museu.
Este museu ocupa três edifícios na zona histórica de Praga e tem em exposição 472 elementos, desde os primeiros computadores que Steve Jobs e Steve Wozniak criaram até cartões de visita de Steve Jobs dos tempos da NeXT e da Pixar.
Todas as verbas que forem recolhidas da venda de bilhetes das visitas são, segundo a informação do site do Apple Museum, para doar a instituições de caridade.
Apesar de estar sediado em Praga, existe informação de que esta exposição pode visitar outras cidades do mundo, mas isso ainda terá de ser decidido mais tarde.
Para além desta galeria que apresentamos neste artigo, o utilizador eirunning85 do Reddit visitou este museu e criou também ele uma galeria mais completa.
A Apple não tem um museu oficial para os seus produtos e para mostrar a sua história, mas este chegou a existir, tendo sido fechado quando Steve Jobs regressou à empresa em 1997.
Existem, no entanto, vários locais, físicos e na Internet, em que se podem ver todos os diferentes produtos que a Apple foi lançado ao longo dos anos e que fazem parte da sua história.
Este é sem qualquer dúvida um local a visitar por todos os amantes desta marca e dos seus muitos produtos.
Este artigo tem mais de um ano
Eu cá já comecei o meu… Já arranjei um iBook G3 Clamshell Azul como o da imagem.
É uma relíquia com 433mhz de CPU , 64mb de RAM incorporada mas aumentada através de um pente de 250mb que lhe coloquei. Neste momento tem o Mac OS X 10.1.2.
Tenho algumas peças que talvez possam interessar ao museu, lol.
Já vi nas fotos aqui disponibilizadas algumas coisas que nem sabia que a Apple também se tinha aventurado mas talvez na altura errada, exp. maquina fotográfica e consola de vídeo jogos.
Há poucas marcas que conseguem provocar este tipo de paixão, alguém conhece mais alguma que leve um privado a fazer um museu, acho que há também da Naike, mas mais alguma?
Tens da PlayStation, tens da IBM, tens da Microsoft e muito mais.
Mas não são privados.
Este museu foi criado por um individual, não foi feito pela Apple.
A Apple é anti-museus de produtos dela.
É porque a maioria são/foram flops…..
A Apple nunca abriu um museu ao público.
foram? 🙂
Isso é como tudo..provavelmente se a Apple tivesse museu próprio, este privado não existiria…
+1
Que marcas é que mais têm?
Pois…
Tenho um PowerBook G4, um iPod 2nd Gen e uma iSight. E todos ainda funcionam e nao vendo nenhum :p
Tenho um Macintosh Clássico II… Para venda! Se alguém quiser!
Quanto?
Nem faço ideia… Quanto oferece?
O meu primeiro computador foi um apple IIC que o meu pai me ofereceu em 1984 e uma impressora apple scribe de transferência térmica com porta serial. Incrível como ainda hoje tudo funciona apesar das milhentas horas de trabalho, só não tenho o mouse, desapareceu não sei como.
CPU WDC 65C02 em 1,023 MHz, RAM 128K, ROM 16K, Gráfica: texto: 40×24 ou 80×24 linhas; gráficos: 40×48 (16 cores) / 80×48 (16 cores) / 280×192 (6 cores) / 140×192 (16 cores) / 560×192 (monocromático) Perifericos: Monitor de vídeo, joystick/mouse, monitor RGB, acionador de disco, 2 portas RS232C, Armazenamento: 1 drive de 5″ 1/4 140 KiB. SO: ProDOS, UCSD Pascal
Material de qualidade.
Pena não ter aberto à uns meses atrás quanto estive em Praga. Estou a ver que tenho que retornar lá para visitar o museu.
Fantástico! Permite ver a evolução de uma grande empresa até uma empresa grande, do think different para o think big/expensive.
Coleccionador não, doente mesmo.
Há muitos doentes, cada um na sua área!
Não quero qualquer computador Apple devido a actualmente não haver monitores CRT e à espera da nova tecnologia de monitores (nova tecnologia será parecer muito semelhante ao CRT devido ao efeito de flicker).