Cinch – O Windows 7 Aero Snap… para MAC
O Mac pode ser bom por isto, por aquilo, mas numa coisa temos de ser realistas: a funcionalidade do Aero Snap implementado pela Microsoft na sua última versão do Windows, foi algo de mestre. Parece algo insignificante mas... sim primeiro estranha-se mas depois... depois entranha-se!!!
Já dizia Fernando António Nogueira Pessoa da Coca-Cola e digo-o eu desta função que se tem tornado importante pela utilidade.
Como utilizador Mac encontrei o Cinch. Esta ferramenta faz exactamente o que o Windows 7 Aero Snap faz, mas no sistema operativo Mac OS.
Infelizmente esta aplicação não é gratuita mas também o preço estipulado não é elevado. No entanto, podemos descarregar a versão demo para experimentar esta pérola.
Muitos de vocês que têm, como seu computador pessoal um Apple, devem estar a perguntar, "Mas por que carga de água precisamos de nós desta funcionalidade?".
Realmente, para quem tem máquinas até 17'', talvez não sinta que a instalação de um programa de terceiros para ter esta funcionalidade seja mesmo necessária, mas para quem tem, como eu, um iMac de 27'' acreditem que o uso desta aplicação faz todo o sentido.
Para terem uma ideia do que irá acontecer com a instalação deste software eis que vos deixo um video onde é exemplificado o real funcionamento deste programa.
Aceito opiniões para uma alternativa, se a houver, gratuita.
Licença: Shareware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5 (Leopard) e 10.6 (Snow Leopard)
Download: Cinch
Homepage: Irradiated Software
Este artigo tem mais de um ano
Boas, eu nem conhecia isso no windows 7,ja vem de origem ou e preciso instalar alguma coisa,no windows??
Abraço
No windows 7 vem de origem
Para veres como funciona arrasta a janela por algum dos cantos (esquerda, direita e cima) e a janela aumenta(se for pequena).
Ae gente este programa até a versão anterior era Freeware e se chamava “TwuoUp” confiram “http://irradiatedsoftware.com/twoup/”
Apenas mudaram o nome e umas funções a mais, pra quem quiser a versão FREE aqui vai o link:
http://download.cnet.com/TwoUp/3000-2346_4-10907668.html
Baixem logo pois eles devem tirar logo essa versão FREE.
deixem-me ver se entendi.. o que isso faz não é mais que dividir o espaço no ecrã? ou estou a delirar?
parece dividir o espaço e ocupar os espaços vazios tb.
O que isto faz exactamente é organizar as tuas janelas, ajustando-as na perfeição de modo a teres uma visão mais organizada das mesmas.lol não é fácil de explicar mas no video está lá tudo.
expose!…..
espanta-me fazerem a perda de tempo, mas numa epoca destas n sei como é que me espanta!..
o que ele faz é simples. se arrastares a janela para cima ele maximiza-a. se arrastares para um dos lados (esquerdo ou direito) ele ajusta a janela para ocupar exactamente metade do monitor, do lado para que arrastaste. A opçao de maximizar a janela tambem é muito boa uma vez que o Mac nao faz issu por defeito e aplicaçoes para tal, como por exemplo o Rigthzoom no funciona com muitas aplicaçoes :p
Manuel, permite-me discordar contigo. Esta ferramenta não é só útil para quem tem um monitor de “grande” (leia-se gigante, no teu caso). Eu mudei-me para mac, há coisa de 3 semanas e fui um utilizador intensivo do windows 7 (W7) dado que, estando a tirar uma licenciatura em Eng. Informática, muitos programas que uso, não estão disponíveis no mac. Usava o W7, desde a sua versão beta e uma das grandes diferenças que notei foi esta capacidade de aumentar o tamanho das janelas, que o mac não tem! Resumindo, GRANDE POST, os meus parabéns.
Ele tem aumento, mas funciona de forma diferente do Windows. Mas é engraçado porque essa pergunta é muito comum! 😀
As janelas (ou programas) quando abrem já vêem com as dimensões standard do qual foram programadas, mas é possivel redimensionar até à forma de maximização.
O que o botão (+) faz é alterar entre a dimensão standard para a dimensão definida pelo utilizador. 😉
Ps. Este metodo é usado porque o MacOsX foi projectado para usar muito “Drag&Drop” entre janelas, daí elas não serem maximizadas por pré-definição.
Mesmo assim nao faz muito sentido tal opçao :p
eu por exemplo com o Garage Band quando quero importar musicas abro a pasta movo o garage band para o lado (que ocupa o monitor todo) e arrasto sem problemas, penso q a opçao de maximizar seria mais louvada :p
Mas varia muito de aplicações para aplicações.. eu tenho algumas que o (+) maximiza tudo ao maximo…
(ex: Final Cut Studio, etc..)
Pessoalmente gosto do metodo original, mas fica também esta dica:
https://www.youtube.com/watch?v=fQn0-NEBXjo
Esta função do artigo gosto apenas para uma ocasiao, ver páginas web lado a lado. No Windows 7 está bastante bem conseguido e é uma feature que dá jeito nessas ocasioes..
Right Zoom, ja o mencionei aqui neste post :p mas o right zoom nao funciona com muuitas aplicaçoes :p
Bem, adorei a apresentação do software (o vídeo)… Muito bem feito… 😉
Essa apresentação fazes mesmo muito facilmente no iMovie 😉
Tem efeitos espetaculares mesmo e consegues resultados profissionais mesmo para quem não perceba nada daquilo.
Diga-mos que é o “Movie Maker” do Mac 😉
Quanto ao Post, muito bom… dá mesmo muito jeito.
Bem, mas que grande descoberta 😛 É uma das poucas “funcionalidades” do windows que acho brilhantes, especialmente a de poder dividir o ecrã igualmente entre duas janelas.
Agora já só falta encontrar um programa que também mostre um pequeno preview da janela na barra de baixo, tal como na taskbar do windows 🙂
Isso já existe aos anos mesmo! 😀
A Dock fica a fazer preview da janela que está minimizada… alias antigamente até era engraçado porque se minimizasses um video por exemplo, ele continuava a correr na Dock em tempo real.
Ps. Não te esqueças do Exposé 😉
Na barra do mac? a única opção que tenho é uma que me deixa agrupar varias janelas do mesmo programa no icon da aplicação…mas não me mostra preview nenhum…:-O
Fica a carregar no Icon da aplicação, sem largar 😉
Mas que bem! lol. Num único dia descubro para o mac as duas únicas coisas que mais gosto no windows 😛
Obrigado 🙂
@Daniel
Acredita 😀
Há mesmo muitas funções que muita gente desconhece… onde é que achas que o Windows 7 foi arranjar tanta “inspiração” para a sua bela SuperBar 😉
pronto, já começa XD
http://code.google.com/p/shiftit/
Uma unica palavra: FANTASTICO!
Legal mesmo, pena que é pago, maximizar janelas no mac é cruel arrastando o canto inferior direito da janela. Com isso, resolve meu problema e acredito que de muitos.
Bom post e boa apresentação.
Obrigado,
No Windows 7 uso para comparar documentos, e ver diferenças em duas páginas web é muito bom.
Confesso que invejo o windows nisso. Era bom se o ubuntu tivesse uma funcionalidade assim ( que é possível configurar com o compiz, mas não é lá muito funcional 🙂 ).
consegues fazer isso também com o gnome do. Basta escreveres lado e dar ok
O KDE inclui essa funcionalidade apartir da versao 4.4. Por acaso, e’ uma das coisas que mais jeito me dava no Windows 7. Ainda falta as previews das aplicacoes funcionar como o Windows 7, mas de vez em quando la’ aparecem.
Ver o conteudo de uma janela sem ter que clicar em nada, tambem dava jeito. Ou se estas a fazer o download e saber se terminou sem ter que abrir a janela do download (apenas vi a funcionar com IE8), ou a percentagem de download.
Espero que sejam implementadas num futuro proximo.
Fiquem Bem!
Boas…
eu fico é de boca aberta depois de ver tanta gente delirar com uma coisa tão simples…o meu acer velhinho(5 anos) trazia xp e ja trazia o acer grid vista em que podia dividir ecrans etc.
isso existe em linux a imenso tempo também, alias acho que o que a ms fez foi copiar mais uma coisita dai para o windows, não fosse ja apanagio da marca fazer isso, mas pronto desde que não digam que foram eles que inventaram e que digam que copiaram de tal sitiu tudo bem.
acho que essa funcionalidade requer abituação, mas sem duvida que quem tem um ecran em que se possa dar ao luxo de fazer isso e continuar a ver bem, é muito util, eu no maximo divido em duas janelas,pois não vejo bem e so tenho um monitor de 22″.
talvez daqui a uns tempos venha um grande ca para casa a ver vamos…
cmps
Tas a confundir completamente as funções….
O Acer Grid é uma cópia autentica do SPACES do Mac Os X.
Esta aplicação do artigo é uma coisa totalmente diferente disso.. .trata-se de arrastar para a direita ou esquerda e ele maximizar a janela em questão para apenas metade do ecrã para onde se arrastou.
Isso que estás a referir é isto que o Mac já tem aos anos…
https://www.youtube.com/watch?v=TtGYRvtB668
boas..
acho que não,eu não sei quando saiu o macos x mas ja em pelo menos 2004 a acer tinha uma aplicação que eu usei no meu anterior acer lm291 muito fixe, que me permite trabalhar com varias janelas lado a lado etc, muito bom, não tem nada a ver com essa funcionalidade, essa funcionalidade é demasiado a frente para o windows a ter lol.
mas agora como não uso windows quase nunca, não tenho usado nem precisado, e não sei exactamente o que fazia na altura, sei que ficavas a trabalhar com janelas lado a lado,podias definir se querias vir a por ate mais do que dois programas a correr abertos lado a lado, etc, eu so usava dois lado a lado.
agora o grid vista deve ter evoluido e nem sei o que faz.
cumprimentos
Por acaso lembro-me bem do AcerGrid, eu também tive um na altura do XP 😀
Nunca gostei nada por acaso, era uma confusão tremenda. Se melhorou também desconheço, mas com o Windows 7 penso que nem é necessário, eles implementaram o sistema igual a esta App, e acho mesmo espetacular e mais práctico, embora faltava apenas algo como o Spaces para completar o Pack.
Do AcerGrid, o que queria referir é que ele é uma mistura de Exposé do Mac, com o Spaces… mas não dava jeito algum, a gestão era mesmo confusa. E depois não sendo algo nativo, ainda piorava a situação… especialmente no XP.
Cumps 😉
Muito bom, eu já comprei!
aka encontrar um serial na net? lol
Não conhecia esta funcionalidade no Windows, mas também não vejo muita utilidade. A coisa que mais me chateia é estar a constantemente a alterar o tamanho das janelas. Isso para mim não dá. Prefiro usar o Spaces e o Expose, que fazem uma gestão de areas de trabalho, de uma forma mais prática e com maior produtividade. Também sei que o Spaces não é a mesma coisa do Aero, mas podem experimentar uma aplicação que é o iSize:
http://www.irradiatedsoftware.com/sizeup/
o SizuUp tambem é um grande programa para isto sim senhor :p alias, faz mais que o cinch 😀
Mas como ja tenho o Cinch e tenho nao preciso de mais penso que nao vou trocar xD
Mas grande alternativa!
Chamei iSize mas está incorrecto, o nome verdadeiro é SizeUp, mas acho que todos já perceberam. É o problema dos AI’s com os Mac, os iPhones e os iPads … 🙂
boas..
mas afinal o que é que esse Aero faz?
cumprimentos
É basicamente o mesmo que o Aero Snap do Windows 7.
Aqui tem o video de demonstração, até pode ser util para quem desconhece esta função do proprio win7…
https://www.youtube.com/watch?v=XVV-KG3q7gM
A meu ver uma das grandes caracteristicas do W7. No inicio pode n ter sentido, mas dp de se começar a usar, o facto de n ter qd passamos p PC’s c o Vista é notória. Fico feliz por os users do OSX já poderem tirar partido do mesmo.
não há disto para o XP??
fiz downgrade, e essa é uma das coisas que gosto no 7, não há maneira de enfiar no XP?
o que justifica um downgrade?
não tenho de te dar satisfações da minha vida -.-
Como utilizador de Windows 7, utilizo esta funcionalidade todos os dias, quer em 1366×768 quer 1680×1050.
Afinal, os ecrãs wide não são só para ver filmes e jogar 😉 neles, o aumento de produtividade é significativo se for bem aproveitado e o Aero Snap facilita-o muito rapidamente.
Já conhecia esta opção no Windows 7… É pena que mesmo depois deste belo artigo, as pessoas não percebam a utilidade da mesma, confundindo com divisões de áreas de trabalho e etc. Acreditem, esta foi uma das melhores funcionalidades implementadas no Windows 7 a par da task bar que é bem melhor que a do mac (os utilizadores de mac que me perdoem)
Bom post!
boas…
essa pergunta é esquesita pelo menos para mim que detesto o vista e o 7, embora admita que o 7 esteja melhor que o vista claro, mas ambos muito longe do xp.
o xp como so de trabalho em ambiente grafico muito bom mesmo, rápido clássico sem mariquices e de fácil aprendizagem comparativamente.
Numa comparação esquisita também diria que o xp tem um ambiente a gnome, e o vista a kde, embora quem se assemelha mais com o windows nalgumas coisas seja o kde.
O xp ainda continua a ser o ambiente de eleição para trabalho a nível mundial, não é so pelos custos de upgrade, mas também porque é mais produtivo que qualquer outro, e usa muito menos recursos para fazer o mesmo.
cmps
Esse Aero Snap é a típica coisa que você não precisava até conhecer. É incrível.
Gente este programa até a versão anterior era Freeware e se chamava “TwuoUp v1.0.2” confiram “http://irradiatedsoftware.com/twoup/”
Apenas mudaram o nome para Cinch v1.0.3 e umas funções a mais, pra quem quiser a versão FREE aqui vai o link:
http://download.cnet.com/TwoUp/3000-2346_4-10907668.html
Baixem logo pois eles devem tirar logo essa versão FREE.
E não se esqueçam que no 7 também não precisam de clicar no botão ao lado do minimizar (não sei o nome) para a janela alternar entre maximizado e tamanho não maximizado. Basta arrasta a barra lá de cima que ela “descola” e fica mais pequena.
È possível realizar precisamente as mesmas tarefas com um software gratuito, eu uso o BetterToutchTool e a recentemente eles implementaram essa feature no seu software. Para quem não conhece deixo um link, pois não conheço nenhuma pagina oficial.
http://blog.boastr.net/
também estou usando o BetterTouchTool que, além de permitir a (re)definição de novos comandos gestuais com o multitouch, também permite fazer o alinhamento lateral de janelas.
Agora estou procurando alguma app que habilite o command+x para mover arquivos dentro do Finder. Se alguém souber de alguma…
Como é que um coisa tão mas tão básica pode ser uma aplicação paga? Só mm para mac… e fala quem tem um…
Grrr esta função entranha-se mesmo ! Que quando uso windows xp o winkey+seta dir./esq. falha, LOL !
Até acho estranho ninguém dizer “Epá já existe no linux à anos !”.
Acima disto é mesmo trabalhar com dois monitores para o aumento de produtividade !