cdto – Acesso directo ao Terminal no Mac pelo Finder
Uma das razões de gostar de usar o Mac OS é ter o melhor de dois mundos. Um ambiente gráfico de topo e ao mesmo tempo conseguir ter uma shell (linha de comando) tal e qual como se num Linux estivesse.
Desta forma consigo estar a trabalhar em toda a interface gráfica e saltar de imediato para o ambiente de trabalho a que estou habituado, o da linha de comando.
Uma das coisas que sentia falta era de uma forma de saltar entre estes dois ambientes, nomeadamente para as pastas, sem ter de estar a navegar no sistema de ficheiros. Queria estar a olhar para o Finder e ter de imediato um terminal nessa mesma pasta. E isso já é possível com uma pequena ajuda, o cdto.
O cdto é uma pequena aplicação que vão poder colocar na barra de ferramentas do Finder. Ao ser chamado o cdto vai abrir uma janela do Terminal na pasta onde o Finder está aberto.
Desta forma vão conseguir aceder a essa mesma pasta que estão a visualizar no Finder, sem terem de estar a navegar no Terminal até à pasta pretendida.
Mas o cdto pode usar vários terminais para além do que acompanhar o Mac OS X. Se preferirem usar o iTerm2 ou o XTerm, podem fazê-lo pois o cdto está preparado, através da sua estrutura de plugin para o fazer.
Para usarem o cdto basta que naveguem para a pasta pretendida no Finder e depois cliquem no ícone do cdto que está presente na barra de ferramentas do Finder.
Para instalarem o cdto de forma correcta devem instalá-lo da mesma forma que fazem com qualquer outra aplicação. Arrastem-no para a pasta Aplicações e ele fica instalado.
De seguida necessitam de abrir uma janela do Finder e depois arrastar o cdto da pasta Aplicações para a barra de ferramentas do Finder. De imediato ele fica pronto a ser usado.
A integração do cdto com o Finder é única e pode ser chamado e usado em qualquer altura, independente da vossa localização no sistema de ficheiros.
Instalem o cdto e arrastem-no para a barra de tarefas do Finder. É apenas este o processo que deve fazer para o ter à vossa disposição.
Se são dos utilizadores do Mac OS X que o usam em toda a sua extensão então o cdto é uma excelente ajudar. Podem saltar directamente para o Terminal na pasta onde estavam no Finder com um simples clique e sem o simples mas fastidioso cd na estrutura de pastas do vosso sistema.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.7+
Download: cdto 2.5 [178KB]
Homepage: cdto
Este artigo tem mais de um ano
Muito, muito bom 😀
bem pensado! em alternativa basta fazer cd e arrastar a pasta do finder para o terminal
esta alternativa é importante pois nem sempre a pasta está “aberta”, ou em primeiro plano ou então vê-se os conteúdos na forma de lista a partir duma pasta “mãe”!
Como há vários pontos no Finder em que se pode ter referência para a pasta, arrastar torna-se bastante produtivo! Pode-se por exemplo arrastar a pasta a partir da barra de percurso numa janela do Finder
Essa não conhecia. Boa dica!
Muito bom!
Parabéns Pedro e pplware!
Vou já testar no meu Hackintosh! 😉
Para quem usa o iterm basta arrastar a pasta para o terminal na dock ou fazer cd e fazer o mesmo processo.
abraço
Eu já fazia algo semelhante depois de ativar nos serviços a abertura de uma pasta no terminal! (Preferencias -> Teclado -> Atalhos de teclado -> serviços -> Ficheiros e pastas). De qualquer forma todas as boas dicas são sempre bem vindas!