Bug do iOS 11 abre portas ao jailbreak e foi revelado pela Google
Desde as primeiras versões do iOS 11 que se procura uma forma de conseguir jailbreak a esta nova versão. Este não tem sido um processo simples, não havendo ainda resultados.
Tudo parece estar a mudar devido a um simples tweet de um funcionário da Google que deixou toda a comunidade atenta. Há uma nova falha no iOS e que pode abrir as portas ao jailbreak, mas o caminho é ainda longo.
O jailbreak no iOS depende de falhas do sistema operativo para que se consiga alcançar e controlar áreas que normalmente estão vedadas aos utilizadores. Só assim é possível contornar o sistema e ganhar o controlo absoluto.
O jailbreak para iOS vai chegar em breve?
Um tweet lançado na semana passada veio deixar muitas dúvidas na comunidade que se dedica a encontrar estas falhas e, ainda para mais estando a sua origem no investigador Ian Beer, que trabalhar para o projeto Zero da Google.
If you're interested in bootstrapping iOS 11 kernel security research keep a research-only device on iOS 11.1.2 or below. Part I (tfp0) release soon.
— Ian Beer (@i41nbeer) December 5, 2017
Foi o próprio Ian Beer que já antes tinha reportado à Apple 5 das 15 falhas que a versão 11.2 do iOS veio corrigir. A nova informação, que vai em breve ser tornada pública, pode abrir as portas para a criação de uma solução de jailbreak em breve. É claro que este investigador não a vai lançar, mas irá mostrar a falha publicamente para que outros a possam investigar.
iOS 11, o mais resistente SO da Apple
É preciso regressar à versão 10.2 do iOS para se conseguir explorar o sistema e conseguir ter acesso ao jailbreak. A versão 11 deste sistema operativo tem conseguido, até agora, manter-se inviolada e sem qualquer falha que pudesse ser explorada para jailbreak.
Já por diversas vezes foram apresentadas falhas de segurança que prometiam ser a porta para novas soluções de jailbreak, mas todas acabaram por não levar a nenhuma proposta concreta.
Porque chegou esta falha pela Google?
O mais curioso desta situação é que surgiu de dentro da Google, no projeto Zero. Pode parecer propositado, mas é esta a sua essência, a deteção de falhas noutros sistemas e a sua comunicação para que sejam resolvidas com a máxima brevidade.
Resta agora esperar e ver se é desta vez que se concretiza a promessa da criação de jailbreak para o iOS 11. O alerta está dado, recomendando aos utilizadores que fiquem no iOS 11.2 e que aguardem novidades.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Saudades do JailBreak
esta por as ruas da amargura a apple
Está?
Não existe JB ou seja não existem exploits publicos. Este vai ser corrigido assim que a Google partilhe com conseguiu, é sempre assim na Apple, tens a garantia que dentro de 1 mes fica corrigido.
Existe outro sistema que faça isto para todos os dispositivos vendidos nos ultimos 5 anos? Não 😀
Bugs haverá sempre, alguns recentes foram embaraçosos para a Apple é verdade mas nada prejudiciais para a segurança do utilizador, são sempre corrigidos e não tens de rezar para os teres, tens e pronto 😀
@ João Reis
Muito bom o teu comentário. Por analogia, é como comprar um carro novo com problemas nos travões. Não há problema nenhum em circular já que, no prazo de um mês, a marca compromete se a resolver o problema 😀
Essa analogia não faz sentido , mas enfim cada um dá o que pode.
Bugs existem sempre. O exploit é publico ? Nope, ao abrigo do Google Zero , a Apple tem 90 dias para corrigir as falhas comunicadas. Alias 5 falhas que ele tinha encontrado já foram corrigidas.
Falta ver se nos próximos 90 ou menos dias a Apple corrige , a partir dessa data já podes dizer que não foram.
Abc
Para tua triste informação, o bug já estava resolvido antes de sair a público. Já saiu o 11.2 já saiu há muito e já há para todos os modelos, todas as redes, só quem não quer que não tem o problema resolvido.
Além disso, este “problema” só acontece se o utilizador quiser que aconteça, por isso, não é problema.
Mas é claro, quem não pode comprar e quer, desdenha…
@ João Reis
és um senhor, continua assim que é com pessoas como tu que este pais vai andar para a frente 😀
Sim, equipamentos da Google em que os bugs são corrigidos mais rápido. Sobre os 5 anos não é bem assim… Ao fim de 3 anos já e um pouco a base do arrasta só para fazer bonito…
E sim e normal a Apple ter este tipo de atitude tendo em conta o eco sistema fechado, com bloqueios a nível de SO sem sentido para os dias de hoje, os acessórios com preços inflacionados, etc. A juntar isto tudo e ao facto de Apple não ter mais bugs porque e um SO fechado que só agora começa a ganhar interesse doa hackers vendo se cada vez mais que é um SO fragor e não tão seguro, junta se ao facto de a Apple estar a se deslachar na segurança protegendo apenas os seus lucros.
Vê a proteção que fazem a volta do jailbreak que tira lucros a Apple e compara com os próprios problemas de segurança que a Apple tem lançado nos IOS e no próprio Mac.
Não sei porque é que não faz sentido. Hoje em dia, as marcas têm a mania de lançar produtos à pressa, sem os testarem devidamente e depois, remenda se… Neste caso, pode não ter consequências graves para o consumidor, mas nada garante que um dia desses não venha a ter. Não me podes garantir do contrário. Portanto, a analogia não está errada porque se demoram até um mês para fazer a correção de um problema grave…
Mas respeito a tua opinião e faço minhas as tuas palavras, cada um dá o que pode.
Dá-me um exemplo de qualquer software que tenha sido testado até a exaustão e não tenha bugs.
Isso é apenas um mito. Quem trabalha na área sabe que tal não existe. Lembra-te a titulo de exemplo que wpa2 durante anos achou-se que era seguro… Não era.
Open SSL era seguro ? Nope.
Windows , OS/2 , Z/OS, Mac OSX , Chrome , Telegram, etc … ,
São todos seguros até alguém descobrir uma falha.
Há 3 dias respondeste isto
https://prnt.sc/hm5gz8
Abraço 😉
Eu continuo a dizer que não existe jailbreak no iOS 11. Se o tiveres aí envia que terás muitos leitores interessados em aplicar nos seus iPhones…
Eu não disse que havia JB para o ios11. Apenas refutei a tua afirmação que o ios 11 estará protegido, quando não está. Tanto que 3 dias depois fazes um artigo com a mesma informação que eu tinha colocado no outro artigo a dizer que um bug abre a porta ao JB para o ios11.
A qualquer momento o JB está por aí.