PplWare Mobile

AutoCAD está outra vez no Mac

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Daniel Filipe


  1. Bento Martins says:

    Esse nome faz me lembrar o “The Pacific”.

    Resta esperar por uma versão educacional universitária, mas de facto é uma pena.

    Mas bom mesmo, era o ArcGIS, isso sim!

  2. José Mario says:

    Finalmente! Uso Mac há 2 anos e deixo o “Ruindows” instalado no BootCamp só por causa do AutoCAD….agora vou poder exorcisar meu Macbook!

  3. Vitor says:

    Falta agora uma versão para linux !

    • JGomes says:

      Se há para MAC, não deve de estar muito longe de existir. É só dar tempo ao tempo.

      Mas talvez com o wine consigas correr a versão actual do windows, até o Playonlinux (http://www.playonlinux.com/en/) já trás a instalação automática permite instalar o programa a partir do cd e configurar automaticamente o wine, mas nunca o testei.

      • a Friend® says:

        Este software vai ser de extrema dificuldade aparecer no Linux. E quem diz este, diz igualmente as suites da Adobe (Photoshop e afins).

        São programas demasiado complexos, e a sua produção tem que ter um market bastante significativo para entrar numa plataforma, para assim terem retorno do investimento.

        Este por exemplo, já existiu para Mac, até mesmo antes do Windows e foi descontinuado por essa razão (a juntar às mudanças constantes que o MacOS sofreu no sistema que obrigavam o programa a ser todo reescrito)

        No MacOsX tardou a aparecer pelas mesmas razões… API’s novas, e a transição de PowerPC para Intel…

    • Ezequiel (Brasil) says:

      Existe o BricsCad (com base no Intellicad) para o Linux. Ainda é uma versão beta. O interessante é que NÃO é uma versão para o WINE. Roda nativamente dentro do Linux.

      Eu instalei a versão para o Ubuntu e rodou muito bem. Acredito que os desenvolvedores estão olhando com mais atenção o universo Linux.

      http://www.bricsys.com/en_INTL/

      O AutoCAD para o Linux acredito que não existirá em breve, já que li em algum lugar que a Microsoft é uma das acionista da AutoDesk…

  4. ARQ-E-TEC says:

    Acho que a falta de autoCAD nunca impediu ninguém de mudar para mac, o bootcamp existe para alguma coisa, assim como o vectorworks xD

  5. a Friend® says:

    Já não era sem tempo que este grande software voltasse às suas raizes! 😀

  6. Msilva says:

    O que eu esperei por este momento! finalmente a comprar um iMac está “desbloqueada”.

    Fantástico mesmo! lindo!

    Aposto que no dia que sair o autocad, nos meses a seguir a venda de mac´s dispara! os macs são muito “queridos” dos arquitectos.

  7. verticesearestas says:

    Agora só fica a faltar o 3D Studio Max! 🙂 eheh

  8. depende says:

    E o autodesk inventor, que e a ultima coisa que me faz prender ao windows :S

  9. Jony says:

    Lembro-me de o meu irmão ter falado com um agente da AutoDesk e de lhe terem dito que quase de certeza que não sairía uma versão para Mac visto eles terem um acordo qualquer com a Microsoft…

    • a Friend® says:

      É muito provável isso ter acontecido no passado.

      Deste desconheço, se isso de facto aconteceu ou não, mas de outros softwares penso que há “gato”, com acordos chorudos para manter suporte apenas a um sistema (Windows) assim monopolizando o mercado.

      A MS já teve várias acusações no passado de monopólios e concorrência desleal.

      Uma coisa é pagar “exclusivos” de jogos para plataformas, outra coisa é a MS fabricar um software e ninguém pode obrigar eles fazerem para todas as plataformas, outra é pagar “no escuro” para que não seja produzido aos rivais, tornando-se assim concorrência desleal.

  10. toni says:

    Parece que vamos deixar de ver os anti-PC a exibir os seu MAC com um SO sem ser Microsoft… agora já têm o Office e AutoCAD, qualquer dia o ArcGIS e pronto, já não precisam de dual-bbot nem de gastar mais 300€ em cima de 2000 (que custa um MAC decente). Escusado será dizer que tudo isto, se deve aos processadores Intel que tanto criticavam nos PCs, mas que agora tantas alegrias dá aos utilizadores MAC.

    • a Friend® says:

      Quer o Office, quer o AutoCAD, foram produzidos inicialmente para Mac, antes do Windows ser Windows.

      A própria MS antes de ter o Windows era uma grande fabricante de software para os Macs.

      E a verdade é que nem é a intel que dá alegria aos utilizadores Mac, é mesmo o sistema (MacOsX). Ele é que faz um Mac ser Mac. Se recuares ao passado (e ainda muito presente também) qualquer Mac user que tenha os “antigos” PowerPC continuam a ser utilizadores alegres.

      Ps. Um dos meus Mac’s custou 800 euros, novo na loja, e é perfeitamente acima da média. Uso programas 3D (ex: Cinema 4D), uso software pesado (Photoshop/After Effects/Adobe Premier) tudo com renderizações profissionais elevadas, e ele não se arrasta um segundo. Portanto, para se ter um Mac decente só de 2000 euros para cima, puro mito. 😉

      • Ezequiel (Brasil) says:

        “Quer o Office, quer o AutoCAD, foram produzidos inicialmente para Mac, antes do Windows ser Windows.”

        Acho que esta informação não é válida.

        A primeira versão do AutoCAD (R1.0 de 1982 http://en.wikipedia.org/wiki/AutoCAD) foi feita especificamente para o MS-DOS. A AutoDesk lançou o programa para o Unix e para o Mac-OS, mas interrempou na versão R12 (que eu tive a oportunidade de utilizar – Por incrível que pareça, eu achava a versão R12 para MS-DOS mais rápida que a versão R12 para MacOS).

        Somente agora, após 18 anos, a AutoDesk resolve a portar o seu programa para o Apple. Provavelmente isto deve-se ao crescimento da plataforma Apple.

        Seria interessante se portar também o programa Revit.

        • José says:

          Mas segundo o Sr. a Friend® TODOS os programas do Mundo foram feitos inicialmente para correr em MacOS. Por exemplo, o ábaco foi inventado para correr em Mac só depois é que foi comercializado em pedra, madeira e metal, true story!

          Brincadeirinha 🙂

          Abraço.

  11. Finalmente, isto vai poupar muitas horas no meu trabalho! n tendo que ir trabalhar para um Win

  12. Carlos Pinto says:

    Não me entusiasma mesmo nada a existência duma versão do pré-histórico AutoCAD para Mac.

    O melhor programa de desenho de arquitectura para Mac (muitos dizem que também para Windows…) é o ArchiCAD. É esse que uso desde a versão 3.4… e já aí vem a 14.

    Os fans do Mac para passam bem sem o AutoCAD que, sejamos fracos, só tem tanta popularidade por é muitíssimo fácil de arranjar uma copiazinha pirata…

  13. kolp says:

    OMG! A Autodesk endoideceu ? Isto são óptimas notícias

  14. NsL - Nislan says:

    Uma boa noticia, mesmo que não sendo tao boa,
    Usuários MAC já tem boas opções para CAD.

    Lembrando do bom e velho linux que bem diferente – largado
    por essas opções, muitos profissionais que conheço
    são obrigados a ter O Rwindows por causa desse abismo entre softwares CAD
    decentes, olha que já faz 1 ano que faço de tudo para saber de algum descente
    como archicad e autocad, os que tem são ridículos no quesito produtividade.

    Agora se fosse autocad/linux seria uma excelente noticia…..

  15. Rubinho says:

    Gostava de experimentar a versão beta, mas queria desisntalar logo…….alguém aqui me sabe dizer como desinstalar?……..(quando são .pkg não sei como)

    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.