Apple WWDC 2018 – Acompanhe em direto todas as novidades
Hoje é dia de keynote da Apple dedicada aos programadores onde a marca apresentará aquilo que será o futuro das suas plataformas ao nível do software.
Fique connosco e acompanhe todas as novidades em direto.
Junho é, por norma, o mês reservado pela Apple para dar a conhecer aos programadores de software as novidades reservadas para o próximo ano e para as novas versões dos vários sistemas operativos.
Embora não sejam esperadas novidades ao nível de hardware, é espectável que a Apple foque este evento nos iOS 12, macOS 10.14, tvOS 12 e no watchOS 5. A Realidade Aumentada e a tecnologia para a Saúde serão, sem dúvida, dois dos pontos de grande destaque para esta keynote.
Poderá assistir à transmissão em direto através do Safari ou Edge (tanto nas plataformas iOS e macOS como Windows 10) e ainda através da sua Apple TV.
Acompanhe em direto
A WWDC18 decorre no McEnery Convention Center, em San Jose, Califórnia, a partir das 18 horas (hora de Lisboa). Neste momento, a sala está a encher para receber Tim Cook e a sua equipa.
Já começou com um vídeo dedicado aos programadores:
Tim Cook sobe a palco.
Tim Cook começa, como habitualmente, por felicitar os programadores, que são atualmente 200 milhões, e relembra que a App Store está a completar os seus 10 anos de existência. A loja conta atualmente com 500 milhões de visitantes por semana e os programadores faturam 100 mil milhões de dólares!
Craig sobe a palco para falar do iOS 12
O iOS 12 será uma atualização de software gratuita.
O iOS foi pioneiro na abordagem de permitir que tire mais proveito do dispositivo que já possui.
Atualmente, 81 % dos dispositivos iOS já correm o iOS 11. Mas o foco hoje é no iOS 12 que se apresenta 2 vezes mais rápido que o iOS 11. As aplicações serão abertas 40% mais rápido, o teclado será 50% mais rápido, abrir a câmara será 70% mais rápido nos dispositivos mais antigos.
Abhay Parasnis, CTO da Adobe subiu a palco para falar de uma novidade que está prestes a chegar: Suporte nativo da USDZ para Adobe Creative Cloud.
Chega também uma nova app onde a realidade aumentada será a protagonista: Measure. Esta além de medir, ainda identifica objetos, sendo possível calcular as suas medidas a 3 dimensões.
Agora segue-se um momento de demonstração da realidade aumentada no universo Apple, com a LEGO a mostrar algum do trabalho já em execução.
More Lego experiences in the App Store later this year
O Momento agora é dedicado à fotografia...
A aplicação dedicada às fotografias do iOS trará melhorias significativas ao nível da pesquisa e do reconhecimento de cenas. Aparentemente, vamos passar a ter no My Photos algo mais próximo do que aquilo que a Google oferece com o seu Google Photos, nomeadamente, sugestões de pesquisa, destaque para momentos importantes, categorização de fotos e organização por localização.
As novidades da Siri começam a ser demonstradas.
A Siri estará mais capacitada para comunicar com o utilizador. Uma das novidades é o facto de poderem ser atribuídas ações rápidas à Siri:
Um exemplo: "Siri I lost my keys," e o Tile é ativado.
As próprias aplicações poderão ter um botão para associar a Siri e atribuir-lhe funcionalidades.
O Apple News receberá também uma nova barra de pesquisa e uma barra lateral no iPad. A Apple Books será outra das áreas com novidades.
As notificações...
Com o novo iOS, serão várias as personalizações associadas às notificações e à forma como poderão ser controladas por aplicação.
Haverá uma aplicação que lhe dará a indicação de quanto tempo o ecrã esteve a ser utilizado, poderá limitar o tempo para uso de uma determinada aplicação e ainda o tempo por categoria de aplicações.
Memoji??
A Apple leva muito a sério a comunicação e criou novos emojis e talvez se tenha inspirado na Samsung para cria emojis animados com as feições do próprio utilizador.
Mas no âmbito da comunicação há uma grande novidade a destacar: Group FaceTime. O FaceTime passa a suportar chamadas de grupo com até 32 utilizadores.
Momento para falar do Apple Watch e do seu watchOS
Kevin Lynch sobe a palco para falar do watchOS 5 e começa por falar de saúde e desporto. O Apple Watch é dos relógios mais completos e precisos nesta área e com a nova versão 5, os utilizadores vão poder desafiar até 5 amigos para uma competição durante 7 dias, para que se superem e mantenham o incentivo no treino.
Finalmente, o Apple Watch vai ser capaz de reconhecer o início de treino de forma automática e iniciar o registo da atividade.
Para a comunidade de utilizadores do Apple Watch chega também uma nova app a Walkie-Talkie, passando a poder comunicar através de pequenas mensagens de voz gravadas e enviadas.
watchOS 5 passa a suportar o WebKit. Neste caso não haverá um browser, mas se aceder a um link ele irá abrir conteúdo Web.
Outras das novidades é o GymKit que irá permitir a ligação com equipamentos de ginásio.
Treinar e organizar a vida através do relógio... tudo ao mesmo tempo é o que a Apple está a tentar demonstrar neste evento.
Apple Watch recebe hoje uma nova versão com as cores que representam a comunidade LGBT.
Apple TV e as suas novidades
O iTunes oferece a maior coleção de filmes 4K HDR e agora a Apple TV recebe Dolby ATMOS
The only streaming player to be both Dolby Vision and Dolby Atmos certified.
A TV da Apple conta com mais de 100 canais com notícias e transmissões ao vivo, tendo já novos contratos com grandes cadeias de televisão a serem desenvolvidos. Charter Spectrum está a chegar à Apple TV.
E o que é que falta?... macOS
Depois de percorrer a história do macOS, eis que é apresentado o macOS Mojave com "Dark Mode"... que Craig faz questão de referir que é muito melhor que o Dark Mode do Windows 10. As aplicações serão capazes de se adaptar ao Dark Mode de uma forma muito harmoniosa.
Os ficheiros passaram a ser organizados de uma forma diferente, como se estivessem empilhados. Uma pilha de documentos que pode ser arrastada de forma suave com o rato.
O Finder é atualizado. Recebe, por exemplo, uma nova barra lateral de informações do lado direito se estiver a ver uma foto e com novas ações rápidas.
Existirá uma nova forma de captura de ecrã, com funcionalidades que irão agilizar o processo de edição e partilha.
Voice Memos, Apple News, Stocks e Home são também algumas das novidades que estão para chegar ao Mac.
A segurança é um aspeto fundamental nos dias de hoje e o macOS Mojave trará alterações importantes nessa área.
We believe that your private data should remain private. We think you should be in control of who sees it.
A loja de aplicações da Apple para macOS recebe uma nova imagem ficando mais parecida à Apple News e Voice Memo. As páginas de produtos foram redesenhadas, as apps ganham classificação.
Machine Learning é o tema abordado. Create ML é uma nova ferramenta para treino de Learning Machine nativa no Mac.
O macOS usa o AppKit e o iOS usa o UIKit, por isso a portabilidade entre eles é difícil. Mas agora as frameworks iOS vão funcionar no Mac.
As beta para programadores estão disponíveis a partir de hoje!
Este artigo tem mais de um ano
20 Milhões de Programadores, não 200 🙂
Triste não apostarem no Apple Music , uma app horrível no android , interface muito pobre e sem novidades nesta Keynote…
quando é uma apresentação Apple poe tudo separado e quando é outra marca colocam tudo num unico tópico ?
Autentica Verborreia, gostava de ser ressarcido do meu tempo!!
Fui o unico que ficou underwhelmed ? (Exceto a demo excelente da LEGO :D)
O Minecraft?
Não não foste, os únicos pontos realmente louváveis são:
– remediarem a porcaria que fizeram no IOS 11 e prestarem atenção aos aparelhos mais antigos;
– Atmos na apple tv que já deveria de vir nativamente;
Novidades e inovação foi pouco (se ignorarmos as aplicações da tanga que poderiam ter sido feitas por developers externos):
– Melhorias visiveis na Siri;
– Novidades no homekit;
– Novidades no carplay (ex: ter de se deixar de ligar o cabo ou permitir o google maps, etc);
– Multiplos utilizadores na Apple tv;
– Siri com privacidade;
– etc;