Apple vai apresentar publicidade com base no seu saldo bancário?
O mundo do negócio digital baseia-se num conjunto de variáveis cada vez mais fidedignas. Com uma maior proximidade aos utilizadores (ou mais informação sobre estes), a área do marketing consegue definir estratégias mais eficazes, com resultados bastante interessantes.
E se as empresas usassem a informação sobre o seu saldo bancário para lhe mostrar apenas publicidade daquilo que pode comprar? A Apple já está a pensar nisso!
A Apple é uma das empresas mais inovadoras do mundo e nesse sentido tem já planos para um novo sistema de e-commerce. Até aqui tudo normal, a questão é que este novo sistema usa a informação do saldo bancário dos utilizadores para assim criar publicidade de produtos “à medida” das possibilidades de cada um.
Tim Cook, actual CEO da Apple sempre referiu que a empresa da maça não necessitava de usar dados dos utilizadores para ganhar dinheiro mas… algo poderá estar a mudar pois a patente deste novo e inovador sistema de “negócio” foi já registado esta quinta-feira.
Na prática, o sistema poderá avaliar as transacções e saldo disponível nos cartões de crédito e débito e assim enviar sugestões de produtos que estejam dentro das possibilidades dos utilizadores. Além disso, este sistema apenas deverá sugerir produtos até um máximo de 90% do saldo e está também pensado um serviço de cobrança e pagamentos integrado.
Ainda não há muitas informações sobre as intenções da Apple com este novo sistema. Um vez que se trata de um sistema intrusivo, tendo em conta as informações disponibilizadas, será normal que a taxa de rejeição deste sistema possa ser elevada…pelo menos numa fase inicial.
Via Business Insider
Este artigo tem mais de um ano
boa…. é agora que deixo de receber publicidade 🙂 !!!
eh eh eh, bem visto 😉
Era bom era, vais é acabar por receber montes de “Ganhe dinheiro rápido!”
Bom, então como funciona a trapalhada:
Eu quero ter um serviço telefónico gratuito ou de baixo preço (subsidiado) e em troca aceito receber publicidade – claramente uma idéia á Google.
Então o que é que está aqui em causa para os anunciantes pagarem/subsidiarem o meu serviço telefónico? Que a publicidade que receba seja efetiva – e será tanto mais efetiva quanto os produtos serviços que me são propostos estejam de acordo com o dinheiro que tenho (podem apresentar outros, mais caros, mas mais para o fim da lista).
E como é que isso se faz? “Pingando” o saldo da conta – nem a Apple, nem o comerciante sabem que dinheiro lá está. E – isto é que é importante – só funciona se o utilizador quiser.
Um bocado estranho não ter sido a Google a patentear a coisa, mas muitas vezes as patentes funcionam por antecipação – antes que um sistema resulte (este não se sabe se resulta) “Vamos patenteteá-lo não vá ser que resulte, o queiramos usar e vamos ter que pagar por ele – assim se resultar, até o podemos vender” 🙂
O que é que na realidade significa esse pingando o saldo? Acho que esse é o maior problema desta patente/serviço.
Fazer “ping” = “pingando”, o meu maior contributo para a linguagem informática) 🙂
O “ping” é ver se um site está acessível (“ping rate” é outra coisa).
Começou a ser usado também para obter um dado de um serviço/servidor. Por exemplo, tenho a subscrição deu-me serviço pago – para realizar uma ação numa aplicação relacionada com esse serviço ela faz o “ping” para saber se a subscrição está ativa ou não.
O que me levou a dizer que, de acordo com a descrição que foi feita da patente, se a empresa que faz publicidade me enviar anúncios a condizer com o dinheiro que tenho, têm que fazer um “ping” à minha conta. Como a Apple tem serviços relacionados com muitos milhões de cartões de crédito está em condições de criar um sistema desses.
Agora a questão aqui é que isso só feito se eu quiser, porque me traz benefícios, ninguém está a vender informação pessoal (ao contrário da Google). Há no post uma ideia “estão a ver a Apple diz que os outros monetizá-lo (ganham) com os dados dos utilizadores – e agora vão pelo mesmo caminho”. Não me parece, a Apple não está a vender dados nenhuns.
Agora, se com suporte em publicidade, o utilizador obtém serviços gratuitos ou subsidiados, sem pôr em causa a sua privacidade há que encontrar formas de os interesses dos utilizadores e dos publicitários se conjugarem. É esta a patente. Qualquer leitura simplista nada ajuda a perceber.
O corretor automático acrescentou uns erros.
O maior é: “Por exemplo, tenho a subscrição de um ( e não deu-me) serviço pago”
“monetizá-lo”, tinha escrito “monetizam “
Não está em condições de fazer tal coisa! Ter o número de cartão de crédito não lhe dá o direito a uma coisa dessas, de tal forma que o que a patente descreve é uma forma de determinar o tipo de crédito que a pessoa tem através das compras que faz e que ficam registadas no sistema descrito pela Apple. O que significa que as pessoas terão que escolher que as suas compras sejam registadas nesse sistema, e a Apple não fica a saber qual é o saldo na conta da pessoa.
o que a patente descreve é uma forma de determinar o nível de crédito das pessoas, para que seja um dado adicional para a publicidade mostrada na oferta dum determinado serviço. O método não leva a saber o saldo na conta da pessoa, apenas se o seu cartão de crédito poderá fazer a compra de um determinado produto!
A patente refere que a publicidade é de acordo com o crédito pré-pago.
Mas é assim…
Quando a Google faz tudo e mais alguma coisa que pode com os dados dos utilizadores, eles calam-se bem calados…
Já a Apple que tem a reputacao limpinha, eles tentam inventar…
Reputaçao limpinha??????
Andaste a beber nao?
– Registo de localizaçoes ligadas e enviadas para a Apple sem autorizaçao dos utilizadores, e mesmo desligada continua a ser registada…. Se desligas porque registam na mesma? Porque querem agora saber que saldo tens? Tu supostamente pagas por todos os serviços da Apple, logo devia ser tudo sem qualquer tipo de publicidade!
Ou para ti um serviço gratuito nao pode ter pub, e um ecosistema que pagas por tudo e mais alguma coisa (e bem) ja te podem espionar e espetar com publicidade? Enfim… IFans…
Todos os serviços de localização podem ser desligados no iOS, e qualquer informação enviada para a Apple não só é anónima como também pode ser desactivada sem que se deixe de poder usar o GPS.
Isto é apenas uma patente, não é o que a Apple está ou se espera que vá fazer no seu sistema e para os seus serviços. A patente também não pretende que saiba o saldo bancário, apenas o nível de crédito associado a um cartão, e serviria para subsidiar serviços ou mesmo torná-los gratuitos, não necessariamente da Apple.
Mas é que este tipo de ideias elitistas só vindas da Apple. É que os clientes da Google por norma não são elitistas, como os da Apple, e este tipo de notícias não me espanta. Desde que vi existir uma app na App Store que custava 1000€ e só dizia I Am Rich, está tudo dito. E houve quem comprasse.
Da “I’m rich” venderam-se três e quem lå pôs a app não recebeu nada, porque as compras foram anuladas e o dinheiro restituído.
Partir daí para o tirar conclusões sobre elitismos – está tudo dito.
O David guerreiro deve ser daqueles que acha que tem direito a tudo, e se ele não pode ter, os outros também não podem ter…
Atenção, a aplicação que custa 1000€ não tem nada haver com a Apple. Não mistures as coisas.
Tem que ver com os que compraram a , essa gente inqualificável 😉
Mas foi mesmo assim, a app esteve no Apple Store, venderam-se três, obviamente por engano, vendas qua a Apple anulou – o tipo que a lá pôs a app não ganhou nada (certamente também não esperava ganhar) e quem a comprou nada perdeu.
Muito infantil usar isto para atirar pedras a alguém.
Concordo, +1
Fogo, altamente, quer dizer que não vou ter publicidade nenhuma, com o saldo sempre a 0!!!
Excelente, não tenho cartão associado ao meu Apple ID, which means, no ads 😀 … Será que isso vai funcionar com o saldo carregado através Gift Cards?
Isto no sistema actual não funciona porque a Apple não faz registo das compras das pessoas
Mesmo assim, tenho duvidas que esta funcionalidade vai para à frente. Isto não passa de um rumor estúpido criado por alguém que odeia a marca – apesar de nunca ter tentado usa-la.
A Apple mesmo já o disse, nunca irá recolher dados pessoais dos utilizadores. Nunca o fez por isso nunca o fará no futuro 😉
http://appft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO2&Sect2=HITOFF&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fsearch-bool.html&r=1&f=G&l=50&co1=AND&d=PG01&s1=14%2F667472&OS=14/667472&RS=14/667472
“The common profile of users may be based on the amount of pre-paid credit available to each user.”
Onde é que entra a conta bancária de alguém?
Um rumor baseado numa patente registada?!
O mesmo que disse a Luis Costa: “Já houve inúmeras pessoas a comentar que a Apple regista patentes e no entanto ela nunca as usou. Faz-me lembrar da aplicação das mensagens se tornar mais segura devido à câmara enquanto se anda na rua – nem comento….”
Sim, a Apple é das empresas que mais registas patentes e não faz nada com elas mas se está a registar uma patente é porque quer fazer alguma coisa com ela. Se a ideia vai para a frente já é outra história.
mas que lógica distorcida. Aceitas que a Apple não usa muitas das patentes que regista, e depois dizes que quer fazer alguma coisa com elas? Quer dizer que foram obrigados a não usar, contra sua vontade? Se não as usa é porque não quis fazer algo com elas nos seus produtos.
Por que é que cria as patentes é que já é outra questão. As empresas necessitam de ir inovando imaginando diferentes alternativas pois a competição não pára. Há sempre diferentes caminhos que podem ser percorridos e pensados, mas não é possível a empresa percorrer todos ao mesmo tempo.
A Apple tem milhares de patentes para coisas que depois não aplica nos seus produtos, por isso a existência desta patente não diz nada sobre o que irá fazer. A patente na sua primeira forma até já tem uns anitos, em 2008 na Europa, o que mostra como não é propriamente uma ideia que a Apple tenha como prioridade nos seus produtos.
Nunca o fez, apenas tem dado todos os dados à NSA…..
Nem vou falar das backdoors……
Isso já estamos a falar de outros tipos de dados – impressão digital.
Quanto é que A Google te paga?
É que isso nunca se provou.
Já a Google faz isso, e já foram dadas evidências que tem ligações com a NSA e o FBI.
A compra da empresa que facilitou a criação do Google Maps foi feita através da NSA.
És um bocadinho pó ingenuo
Não ficas muito atrás !
Nunca o fez? So regista por onde andas mesmo quando es totalmente contra isso….e ate desativas isso! So passa teus dados pessoais ao FBI sem mandatos, etc.. E agora querem saber quanto dinheiro tens na conta… É engraçado… Se fosse as finanças tinha todo o mal do mundo, mas como e uma empresa que so quer gerar dinheiro e ganhar ainda mais com os seus utilizadores ja nao tem mal nenhum…
Discriminatório. Lá por não ter dinheiro não quer dizer que não goste de ver publicidade de Mercedes, Rolex, etc.
Paga a assinatura ao operador, em vez de a empresa de publicidade estar a pagar/subsidiar, que já não recebes a publicidade “discrminatória”.
Isto só existe se tu aceitares que te enviem publicidade – e à empresa de publicidade só interessa se te enviar publicidade de produtos que possas comprar – senão não ganha nada em estar a pagar ao operador por ti. Os produtos que não puderes pagar envia no fim da lista 🙂
Não é discrminação é negócio – aquela coisa que é suposto chegar-se lá conjugando os interesses de todas as partes (de maneira que todas fiquem a ganhar).
Ah, ok. Não tinha percebido essa parte do pagamento ao operador.
Vou começar a receber publicidade de carros de luxo e férias na lua… venha lá essa opção!
E depois os outros é que são os reis da publicidade, que nós é que somos o produto, etc etc. Ao menos a Google oferece as coisas. Já nestes pagam (e bem) e mamam com as mesmas técnicas ou piores…
Não me parece que vá para a frente!
Imagine-se a conversa de dois utlizadores Apple:
Individuo 1: Eh pá recebeste aquele anuncio da Louis Vuitton da mala XPTO que custa 3000€?
Individuo 2: Hummm não! Mas recebi, a promoção do Pingo Doce que a entremeada ia estar 1,5€/kg este fim de semana!!
Conclusão:
Incio da descriminação entre utilizadoresda Apple…. não me parece que eles queiram ir por ai!
A Apple, de certeza, não vai por aí…
http://iphone.appleinsider.com/articles/15/07/13/ad-business-startup-drawbridge-snags-iad-marketplace-exec-to-bolster-user-tracking-services
ahahaha muito bem visto. Mas acho estranho, pensava que os utilizadores da Apple eram todos ricos, afinal ao preço que custa um iphone, se a pessoa receber publicidade de entremeadas do pingo doce é porque deve ter fanado o mesmo (estou a ser irónico)
Não sou rico e possuo um mac e um iphone, comprei o meu mac por 1000 euros (serei milionário?) há 5 anos, o que faz dele um investimento anual de 200 euros pois foi o meu computador de trabalho, e o iphone há 4 anos por 250 euros, comprado usado no estrangeiro, que faz um investimento de 63 euros anuais, será que que sou milionário por isto? Cumprimentos…
Se isto já existisse à alguns anos, quase ninguém tinha comprado produtos Apple!
A reposta é não…
Isso seria algo que a Google de certeza teria em olho e a Apple registou para a Google e outras não poderem “inovar”…
Lol! A Apple que tanto disse que não haverá uma única informação da conta bancaria a tocar nos servidores deles que depois vai dar a isto… Se o título da notícia fosse “Google vai apresentar publicidade com base no seu saldo bancário?”, ja isto ia em 200 comments dos iFans a falarem mal xDD
Piada é que com esta ideia os produtos Apple seriam menos anunciados devido aos elevados preços? 😛
Isto é uma patente com origem em 2008. O facto dela existir não quer dizer que seja ou venha a ser usada.
Quanto ao que a Apple disse continua a ser verdade. O seu sistema de pagamentos não lhe dá acesso a informação bancária nem às compras.
Não acho nada inovador nem interessante, isto é assim uma ideia tão boa para motivar tanta discussão? A Google tem um mecanismo muito mais eficiente para entregar publicidade de acordo com os nossos gostos.
Não é por eu ter 500€ na conta que quero comprar tretas que custem 500€. Isto deve ter outra finalidade para a Apple, e dão a desculpa da publicidade.