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Apple vai apresentar publicidade com base no seu saldo bancário?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. fslm says:

    boa…. é agora que deixo de receber publicidade 🙂 !!!

  2. Benchmark do iPhone 6 says:

    Bom, então como funciona a trapalhada:

    Eu quero ter um serviço telefónico gratuito ou de baixo preço (subsidiado) e em troca aceito receber publicidade – claramente uma idéia á Google.

    Então o que é que está aqui em causa para os anunciantes pagarem/subsidiarem o meu serviço telefónico? Que a publicidade que receba seja efetiva – e será tanto mais efetiva quanto os produtos serviços que me são propostos estejam de acordo com o dinheiro que tenho (podem apresentar outros, mais caros, mas mais para o fim da lista).

    E como é que isso se faz? “Pingando” o saldo da conta – nem a Apple, nem o comerciante sabem que dinheiro lá está. E – isto é que é importante – só funciona se o utilizador quiser.

    Um bocado estranho não ter sido a Google a patentear a coisa, mas muitas vezes as patentes funcionam por antecipação – antes que um sistema resulte (este não se sabe se resulta) “Vamos patenteteá-lo não vá ser que resulte, o queiramos usar e vamos ter que pagar por ele – assim se resultar, até o podemos vender” 🙂

    • badsector says:

      O que é que na realidade significa esse pingando o saldo? Acho que esse é o maior problema desta patente/serviço.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Fazer “ping” = “pingando”, o meu maior contributo para a linguagem informática) 🙂

        O “ping” é ver se um site está acessível (“ping rate” é outra coisa).

        Começou a ser usado também para obter um dado de um serviço/servidor. Por exemplo, tenho a subscrição deu-me serviço pago – para realizar uma ação numa aplicação relacionada com esse serviço ela faz o “ping” para saber se a subscrição está ativa ou não.

        O que me levou a dizer que, de acordo com a descrição que foi feita da patente, se a empresa que faz publicidade me enviar anúncios a condizer com o dinheiro que tenho, têm que fazer um “ping” à minha conta. Como a Apple tem serviços relacionados com muitos milhões de cartões de crédito está em condições de criar um sistema desses.

        Agora a questão aqui é que isso só feito se eu quiser, porque me traz benefícios, ninguém está a vender informação pessoal (ao contrário da Google). Há no post uma ideia “estão a ver a Apple diz que os outros monetizá-lo (ganham) com os dados dos utilizadores – e agora vão pelo mesmo caminho”. Não me parece, a Apple não está a vender dados nenhuns.

        Agora, se com suporte em publicidade, o utilizador obtém serviços gratuitos ou subsidiados, sem pôr em causa a sua privacidade há que encontrar formas de os interesses dos utilizadores e dos publicitários se conjugarem. É esta a patente. Qualquer leitura simplista nada ajuda a perceber.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          O corretor automático acrescentou uns erros.
          O maior é: “Por exemplo, tenho a subscrição de um ( e não deu-me) serviço pago”
          “monetizá-lo”, tinha escrito “monetizam “

        • JBM says:

          Não está em condições de fazer tal coisa! Ter o número de cartão de crédito não lhe dá o direito a uma coisa dessas, de tal forma que o que a patente descreve é uma forma de determinar o tipo de crédito que a pessoa tem através das compras que faz e que ficam registadas no sistema descrito pela Apple. O que significa que as pessoas terão que escolher que as suas compras sejam registadas nesse sistema, e a Apple não fica a saber qual é o saldo na conta da pessoa.

      • JBM says:

        o que a patente descreve é uma forma de determinar o nível de crédito das pessoas, para que seja um dado adicional para a publicidade mostrada na oferta dum determinado serviço. O método não leva a saber o saldo na conta da pessoa, apenas se o seu cartão de crédito poderá fazer a compra de um determinado produto!

    • Lulz says:

      A patente refere que a publicidade é de acordo com o crédito pré-pago.

      Mas é assim…

      Quando a Google faz tudo e mais alguma coisa que pode com os dados dos utilizadores, eles calam-se bem calados…

      Já a Apple que tem a reputacao limpinha, eles tentam inventar…

      • LOL says:

        Reputaçao limpinha??????
        Andaste a beber nao?
        – Registo de localizaçoes ligadas e enviadas para a Apple sem autorizaçao dos utilizadores, e mesmo desligada continua a ser registada…. Se desligas porque registam na mesma? Porque querem agora saber que saldo tens? Tu supostamente pagas por todos os serviços da Apple, logo devia ser tudo sem qualquer tipo de publicidade!
        Ou para ti um serviço gratuito nao pode ter pub, e um ecosistema que pagas por tudo e mais alguma coisa (e bem) ja te podem espionar e espetar com publicidade? Enfim… IFans…

        • JBM says:

          Todos os serviços de localização podem ser desligados no iOS, e qualquer informação enviada para a Apple não só é anónima como também pode ser desactivada sem que se deixe de poder usar o GPS.
          Isto é apenas uma patente, não é o que a Apple está ou se espera que vá fazer no seu sistema e para os seus serviços. A patente também não pretende que saiba o saldo bancário, apenas o nível de crédito associado a um cartão, e serviria para subsidiar serviços ou mesmo torná-los gratuitos, não necessariamente da Apple.

    • David Guerreiro says:

      Mas é que este tipo de ideias elitistas só vindas da Apple. É que os clientes da Google por norma não são elitistas, como os da Apple, e este tipo de notícias não me espanta. Desde que vi existir uma app na App Store que custava 1000€ e só dizia I Am Rich, está tudo dito. E houve quem comprasse.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Da “I’m rich” venderam-se três e quem lå pôs a app não recebeu nada, porque as compras foram anuladas e o dinheiro restituído.

        Partir daí para o tirar conclusões sobre elitismos – está tudo dito.

      • Miguel says:

        Atenção, a aplicação que custa 1000€ não tem nada haver com a Apple. Não mistures as coisas.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Tem que ver com os que compraram a , essa gente inqualificável 😉

          Mas foi mesmo assim, a app esteve no Apple Store, venderam-se três, obviamente por engano, vendas qua a Apple anulou – o tipo que a lá pôs a app não ganhou nada (certamente também não esperava ganhar) e quem a comprou nada perdeu.

          Muito infantil usar isto para atirar pedras a alguém.

  3. Ricardo says:

    Fogo, altamente, quer dizer que não vou ter publicidade nenhuma, com o saldo sempre a 0!!!

  4. Miguel says:

    Excelente, não tenho cartão associado ao meu Apple ID, which means, no ads 😀 … Será que isso vai funcionar com o saldo carregado através Gift Cards?

  5. Miguel says:

    Mesmo assim, tenho duvidas que esta funcionalidade vai para à frente. Isto não passa de um rumor estúpido criado por alguém que odeia a marca – apesar de nunca ter tentado usa-la.
    A Apple mesmo já o disse, nunca irá recolher dados pessoais dos utilizadores. Nunca o fez por isso nunca o fará no futuro 😉

  6. Mikes says:

    Discriminatório. Lá por não ter dinheiro não quer dizer que não goste de ver publicidade de Mercedes, Rolex, etc.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Paga a assinatura ao operador, em vez de a empresa de publicidade estar a pagar/subsidiar, que já não recebes a publicidade “discrminatória”.

      Isto só existe se tu aceitares que te enviem publicidade – e à empresa de publicidade só interessa se te enviar publicidade de produtos que possas comprar – senão não ganha nada em estar a pagar ao operador por ti. Os produtos que não puderes pagar envia no fim da lista 🙂

      Não é discrminação é negócio – aquela coisa que é suposto chegar-se lá conjugando os interesses de todas as partes (de maneira que todas fiquem a ganhar).

  7. ultraLord says:

    Vou começar a receber publicidade de carros de luxo e férias na lua… venha lá essa opção!

  8. Gerardo says:

    E depois os outros é que são os reis da publicidade, que nós é que somos o produto, etc etc. Ao menos a Google oferece as coisas. Já nestes pagam (e bem) e mamam com as mesmas técnicas ou piores…

  9. Daniel Isidro says:

    Não me parece que vá para a frente!
    Imagine-se a conversa de dois utlizadores Apple:
    Individuo 1: Eh pá recebeste aquele anuncio da Louis Vuitton da mala XPTO que custa 3000€?
    Individuo 2: Hummm não! Mas recebi, a promoção do Pingo Doce que a entremeada ia estar 1,5€/kg este fim de semana!!

    Conclusão:
    Incio da descriminação entre utilizadoresda Apple…. não me parece que eles queiram ir por ai!

  10. José Gomes says:

    Se isto já existisse à alguns anos, quase ninguém tinha comprado produtos Apple!

  11. Lulz says:

    A reposta é não…

    Isso seria algo que a Google de certeza teria em olho e a Apple registou para a Google e outras não poderem “inovar”…

  12. LG says:

    Lol! A Apple que tanto disse que não haverá uma única informação da conta bancaria a tocar nos servidores deles que depois vai dar a isto… Se o título da notícia fosse “Google vai apresentar publicidade com base no seu saldo bancário?”, ja isto ia em 200 comments dos iFans a falarem mal xDD

    Piada é que com esta ideia os produtos Apple seriam menos anunciados devido aos elevados preços? 😛

    • JBM says:

      Isto é uma patente com origem em 2008. O facto dela existir não quer dizer que seja ou venha a ser usada.
      Quanto ao que a Apple disse continua a ser verdade. O seu sistema de pagamentos não lhe dá acesso a informação bancária nem às compras.

  13. Felipe Teixeira says:

    Não acho nada inovador nem interessante, isto é assim uma ideia tão boa para motivar tanta discussão? A Google tem um mecanismo muito mais eficiente para entregar publicidade de acordo com os nossos gostos.
    Não é por eu ter 500€ na conta que quero comprar tretas que custem 500€. Isto deve ter outra finalidade para a Apple, e dão a desculpa da publicidade.

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