Apple prepara mudanças de peso na App Store
É já na próxima segunda-feira que a Apple realiza a sua conferencia anual dedicada aos programadores. A WWDC tem já algumas certezas quase confirmadas, mas o chefe máximo da App Store veio já a público revelar o que podemos esperar de novidades na loja de aplicações.
São poucas alterações, mas que vão mudar completamente a forma como a Apple integra os programadores com esta sua loja.
Mesmo com a WWDC a poucos dias de acontecer, a Apple resolveu mudar um pouco a sua forma de agir e revelou as alterações que se prepara para realizar na sua loja de aplicações. Numa entrevista dada ao site The Verge por Phil Schiller, o responsável pela App Store da Apple, foram anunciadas as principais mudanças que vão ter acontecer.
Na verdade, não são muitas as alterações, mas o seu impacto vai ser grande, principalmente para os programadores, que vão agora ter acesso a uma divisão diferente dos lucros e também uma visibilidade maior para as suas aplicações.
Alterações na divisão de lucros
A primeira mudança está na forma como as subscrições das aplicações e dos serviços são realizadas. A Apple vai passar a disponibilizar o modelo de subscrição temporária, que se renova automaticamente, a todas as categorias de aplicações. Este modelo dá aos utilizadores um maior controlo sobre os serviços e conteúdos a que querem aceder, sendo mais justo para ambas as partes.
For the first year of a subscription Apple will maintain its 70 / 30 revenue share; after one year, the new 85 percent / 15 percent revenue share will kick in (applied per subscriber). The new app subscription model will roll out to developers this fall, though if app makers have subscribers they’ve already retained for a year, the new revenue split starts June 13th.
Esta mudança traz também alterações na divisão de lucros. Será mantido o modelo tradicional de 70%/30%, mas este será alterado para 85%/15% sempre que um utilizador estiver mais de um ano subscrito numa aplicação.
Promoção de apps dentro da loja de aplicações
Algo que a Apple sempre indicou que se recusaria a fazer vai finalmente chegar. O modelo de aplicações promovidas vai ser implementado, dando aos programadores a possibilidade de pagarem para verem as suas aplicações apresentadas no topo dos resultados. A mudança, segundo a Apple, é apenas agora possível porque foi encontrado um método que é vantajoso e justo para todas as partes.
Apple is also going to start showing search ads for apps in its iOS App Store search results for the first time, something the company had previously resisted. “We’ve thought about how to carefully do it in a way that, first and foremost, customers will be happy with,” Schiller says, adding that he believes the ad auction system in App Store search will be “fair to developers, and fair for indie developers, too."
Claro que esta mudança vem acompanhar alterações nas pesquisas, que a Apple agora quer que sejam mais úteis para os utilizadores e que apresentem as aplicações que realmente são importantes.
Outras pequenas mudanças na App Store
Para além destas duas mudanças de peso, a Apple vai também passar a permitir aos utilizadores que partilhem as suas aplicações instaladas, directamente numa nova opção do menu 3D Touch (limitado ao iPhone 6S e 6S Plus).
Também o tempo de aprovação das aplicações desceu, como já tínhamos noticiado, estando agora em 24 horas para metade das aplicações submetidas e em 2 dias para 90% das restantes.
Como complemento à entrevista dada por Phil Schiller, a Apple tem já publicadas estas alterações. Pode ler a informação oficial nesta página.
Todas estas mudanças da App Store vão ser apresentadas já na próxima segunda-feira e colocadas em produção após o início do Outono.
Este artigo tem mais de um ano
Apple, a chular desde 1976… dava um bom slogan. Há que combater o ligeiro decréscimo dos lucros pornograficos… Pode ser que os programadores que fazem realmente a plataforma crescer, sigam o exemplo das massas e comecem também a mudar… Qual será a ideia da Apple? Talvez que os programadores um dia venham a pagar na totalidade e sem terem retorno para apenas poderem dizer com “orgulho” que têm uma app na App Store? Enfim…
leste sequer a notícia? terás ideia da prática noutras lojas?
Antwin, obrigado pelo reparo… Realmente li as percentagens de forma errada… Assim sendo, tenho de retirar o que escrevi anteriormente, e aplaudir a iniciativa da Apple em querer premiar quem realmente faz a plataforma. A ver se outros seguem a tendência 🙂 .
A Apple não tem culpa que ganhes o salário minímo. É o chamado estudasses.
Comentário mais parvo… É que nem sequer vale a pena uma resposta como deve ser.
PS. Olha que se soubesses quanto ganho, provavelmente terias uma surpresa e talvez te deixasse deprimido…
Pois é! Fantástico é quando alguém que não tem o chamado estudasses e nas calmas consegue ganhar mais que alguns de nós…e falo nesta área de programação…
tretas!
Pronto, lá vem o hater spammar o tópico com baboseiras de todo o tamanho.
A Google já copiou o que a Apple anunciou.
Vais dizer o mesmo, não é?
Para não variar queres disfarçar a falta de novidades de jeito chamando a Google para a conversa… deixa-a em paz, contenta-te com tanta novidade proposta… é uma revolução que aí vem! 😀
Que falta de novidades? A WWDC é segunda-feira.
A Google Lol6 é que já foi, e novidades? Nadinha, nadinha, nadinha… Coisas prontas? Ainda menos!
Não te preocupes que aqui vão ser só novidades! Até vais explodir de alegria com tamanha revolução… a Apple tem tudo guardado na manga, vais ver! 😀
Ainda não abriu a WWDC, já apresentou novidades mais significativas que a Google lol6.
Yupi…sendo assim prevê-se um ótimo resto de 2016 🙂
Mal saiu, a Google já copiou o modelo da Apple!
Não admira nada!
Sabes o que não admira nada? Os vossos comentários tendenciosos LOL
não deixa de ser verdade que mal saiu a notícia da Apple começaram logo a aparecer rumores de que a Google está a pensar fazer idêntico.
O negócio é mesmo assim…
Fugir das coisas más da concorrência e aproximar das boas eheh.
uma nova forma de FUD
“Rumores”… lol!
chamas-lhes outra coisa?
“a Google já copiou o modelo da Apple”… “Rumores”…
Não percebes a diferença?
não fui eu quem escreveu essa outra afirmação nem a Google fez ou anunciou ainda qualquer mudança para a loja de aplicações, apenas apareceram “coincidentemente” rumores.