Apple poderá receber a sua primeira multa por incumprimento das regras da DMA
A União Europeia é implacável com as empresas que operam no espaço europeu, em especial nas ligadas à tecnologia. A DMA (Lei dos Mercados Digitais) leva a mudanças muito grandes que prometem ser benéfica para os consumidores. Claro que as regras têm de ser cumpridas e a Apple arrisca-se a receber a sua primeira multa por incumprimento da DMA.
Apple poderá receber a sua primeira multa
A Lei dos Mercados Digitais da União Europeia levou a alterações muito importantes no iOS, como permitir o download de aplicações através de lojas alternativas à App Store e, no futuro, poderá obrigar a Apple a abrir a compatibilidade de acessórios de terceiros com o iPad. No entanto, e embora a DMA esteja a ser amplamente aplicada, a empresa enfrenta agora uma multa muito elevada por não cumprir outros aspetos da lei.
A informação foi partilhada agora e indica que a Apple poderá ser uma das primeiras empresas multadas pela Europa por violar a Lei dos Mercados Digitais. Em concreto, a Comissão Europeia considera que a empresa não fez as alterações necessárias para permitir aos programadores orientar os utilizadores a fazer compras e a usufruir de ofertas fora da App Store.
Especula-se sobre quando poderá chegar esta multa, mas acredita-se que poderá ser antes do final do mês, pouco antes da comissária responsável, Margrethe Vestager, abandonar o cargo. No entanto, especula-se também que esta multa poderá ser adiada por alguns meses.
União Europeia castiga por incumprimento da DMA
A verdade é que a Apple fez alterações para cumprir o DMA da UE, embora não pareça da forma específica que a União Europeia exige. As lojas de aplicações de terceiros já permitem, desde o iOS 17.4, a escolha de um browser padrão diferente do Safari, sendo que os programadores podem redirecionar os utilizadores para o seu site para efetuar pagamentos.
Além disso, há alguns meses, a Apple permitiu que os programadores promovessem ofertas fora da App Store sem terem de aceitar as novas políticas ou pagar a nova taxa de tecnologia de cinquenta cêntimos. No entanto, o problema é que os programadores devem reportar as transações e pagar uma taxa, algo que seria contra a lei.
Não se sabe exatamente quanto poderá ser a multa, mas é importante lembrar que estas podem chegar até 10% da faturação anual, ou até 20% no caso de uma infração mais grave. É bem possível que a Apple faça alterações e negoceie para a multa ser menos elevada, embora seja muito provavelmente a primeira empresa a ser multada.
Depois do que pagaram ao Trump, tenho muitas dúvidas que alguma tecnológica pague o que quer que seja.
Realisticamente quantos utilizadores de iOS usam uma loja de apps que não a App Store?
Digo isto porque uma grande parte de utilizadores de iOS que conheço, eu incluso, usam porque o ecossistema é bom e porque gostam da privacidade/segurança que o iOS traz.
E a App Store acaba a fazer parte disso mesmo
Pois mas a UE e a DMA nunca vão forçar ninguém a usar algo que não seja da Apple. Mas vai permitir essa liberdade. No entanto força a Apple a fornecer o melhor serviço possível para que não sejam os utilizadores a fugirem da AppStore para terceiros. Aumenta a competição que a Apple nunca permitiu. Safari é dos piores browsers da atualidade no que respeita standards. Aqui também está vai ter que melhorar bastante este browser para ser bom quanto aos outros
Oh sim, agora a UE em relação a América vai piar fininho, por isso a Apple, Amazon, Tesla apoiaram Trump.
Trump já avisou que se a UE tiver com muitos mimos vai começar com uma taxa de 20% e como sabemos as exportações para os Estados Unidos andam ali nos 20% do total das exportações cerca de 500 bilhões, com a Alemanha já toda enfraquecida sem o poder econômico da Rússia resumindo a UE meteu-se em bons caminhos…
Com a eleição do Trump eles vão ver o resultado das multas ……aposto que por cada multa que aplicarem vão levar a dobrar ou a triplicar …até aprenderem , cambada de burocratas inúteis , mas de bolsos cheios
Agora com o Trump estou para ver como vai ser.
Os próximos meses vão ser divertidos de ver com as empresas de tecnologia.
Ou a Europa verga ou verga a America.
Não vai acontecer até porque o volume de negocio da Apple na Europa é de 24% o que ainda é bastante, mas gostava de ver uma empresa qualquer Americana sair da Europa por causa destas coisas.
Depois é que víamos, se afinal é a America que precisa da Europa ou se é a Europa que precisa da America.
Ou então que faça abrir os olhos aos politicos Europeus, no sentido de incentivar a inovação como fazem todos os continentes ao invés de taxar e legislar o trabalho dos outros.