Apple Pay pode ser um grande negócio para o Android
Por Hugo Sousa para Pplware.com
A gigante de Cupertino lançou esta segunda-feira o seu mais recente produto, o Apple Pay. Trazendo desta forma uma enorme publicidade para uma tecnologia que já está incorporada em milhões de Androids mas ainda sem muita aceitação.
Especialistas afirmam que o Apple Pay irá ser muito importante para a tecnologia já usada nos Androids.
Com certeza, a gigante de Cupertino, com o lançamento do Apple Pay, vai de alguma forma ajudar o Android, uma vez que esta tecnologia já está há muito implementada nestes equipamentos. Contudo, devido a algumas implementações desajeitadas e devido a uma certa desconfiança, não tem sido muito bem aceite, mas não deixa de estar no mercado há algum tempo!
Certo é que a indústria de pagamentos espera que com o lançamento da Apple, o impacto seja maior nos utilizadores mesmo nos que utilizam Android. E os depoimentos dos principais agentes deste mercado são disso reflexo.
"Eu acho que, sem dúvida, a Apple tem um lugar único no ecossistema móvel, com hardware, software e serviços"
James Anderson, vice-presidente sénior de pagamentos emergentes da MasterCard
Esta é uma tecnologia muito simples de usar, bastando colocar um cartão ou mesmo um Smartphone com tecnologia NFC perto do leitor para o pagamento ser efectuado. Sendo que, como medida de segurança poderá ser pedido um código numérico, como medida de segurança adicional.
Uma Experiência Elegante
O sistema NFC marca pela diferença uma vez que o utilizador não necessita de qualquer código numérico para confirmar a transacção, bastando para isso colocar o dedo sobre o sensor de impressão digital.
"Eu acho que o que a Apple tem feito é criar uma experiência muito elegante acerca dos pagamentos NFC. Isso, combinado com o número de utilizadores da Apple, vai ser muito catalítico para os pagamentos NFC."
Sam Shrauger, vice-presidente sénior de soluções digitais da Visa
Esta segunda-feira em San Francisco Shrauger fez uma demonstração onde utilizou o iPhone 6 para efectuar um pagamento.
Para fazer o pagamento Shrauger apenas aproximou o dispositivo do terminal de pagamento fazendo com que o iPhone acordasse automaticamente, bastando depois segurar o dedo no sensor iTouch para proceder ao pagamento.
“É uma experiência de utilização muito agradável"
James Anderson, vice-presidente sénior de pagamentos emergentes da MasterCard
O sucesso da gigante de Cupertino deve-se à experiência que fornece aos utilizadores com os seus produtos. Sendo que esses produtos são desenvolvidos para possam executar da melhor forma uma determinada função e não para serem os primeiros no mercado. Exemplo disso são produtos como o iPod, o iPhone ou até mesmo o iPad, que não sendo os primeiros do mercado, tornaram-se quase imbatíveis.
Fichas de Pagamento dificultam violações de segurança
Esta talvez seja a maior inovação nesta tecnologia, pois com o Apple Pay o número de cartão de crédito não é trocado com a entidade vendedora, mas sim um sinal de pagamento. O que significa que se o terminal for atacado por cibercriminosos, eles nunca terão acesso ao número de cartão de crédito do utilizador.
Por sua vez o Android utiliza um sistema de segurança mais básico, onde cria um cartão MasterCard virtual para realizar a transacção, método que não é tão seguro como o que está a ser utilizado pela Apple, mas tem um bom grau de segurança também.
Outra característica diferenciadora é o facto de que a Apple não vê que transacções são efectuadas pelo cliente e em que altura as fez, ao contrário da Google que controla todas as transacções dos seus utilizadores, retirando assim privacidade ao consumidor.
Mas estes dois players estão já muito bem colocados na corrida pelo novo grande negócio que nos próximos anos lhes vai trazer milhões de lucro. A Apple estudou um método muito próprio, construiu infraestruturas nos seus dispositivos mas a Google tem milhões de terminais e um mercado bem mais alargado. É agora uma questão de números e estratégias.
Vamos ver qual dos dois gigantes terá melhor desempenho nesta nova "galinha dos ovos de ouro".
Este artigo tem mais de um ano
“Apple não vê que transacções são efectuadas pelo cliente e em que altura as fez,” ok, mas e se eu quiser um historico?
Nao me interessa ir ao cartao, pois o cartao tem outras transaccoes…
PS:o meu Keyboard nao é em PT, logo nao existe pontuacao 🙁
Na tua conta Apple deveras de ter o historico de transaccoes com mais alguma informacao.
O que eles quererem dizer com isso e que se o terminal for atacado a provabilidade de alguem conseguir os dados do teu cartao e reduzida.
Por exemplo, quando fazemos um pagamento com o nosso cartao, quem me garante que o vendedor de alguma forma nao tira os dados do cartao?
Nome, Numero de Cartao, CSV e datas?
PS: O meu teclado tambem nao e PT lol
A conta Apple não obtem nenhuma destas informações. A informação apenas existe no telemóvel e no banco!
Ja usaste o servico para saber?Tens conta Americana?hummm
:S
é o que a própria Apple diz! Não há informações de compras a ir parar aos servidores da Apple, como tal não há informação de compras associada ao AppleID.
A informação de histórico está no telemóvel (no cartão do banco criado no Passbook) e no próprio banco.
Nem o teclado nem tu mesmo, aparentemente. É que para além da não pontuação, pérolas como “deveras de ter”, “transaccoes”, “eles quererem dizer com isso” e “provabilidade”…
Nome próprio escreve-se maiúscula *grabs popcorn*
“escreve-se maiúscula” ou “escreve-se com maiúscula”? …
Passa a frente Marc, adoro este pessoal que vem com a mania que sabem escrever melhor que ninguem e no final de contas ainda sao piores…
A falta de pontuacao prende-se com o que disse antes, teclado nao PT…
Os erros, tambem naos os das?Qualquer das formas escrever a pressa da nisso.
O que isso pretende dizer é que a Apple não tem informação das transacções, nada passa pelos seus servidores, apenas usa o sistema que qualquer cartão de plástico usaria.
Mas aparece sempre informação do valor de pagamento no telemóvel, e esse movimento fica num histórico local do cartão
queres um histório? vai pedir ao banco ou á empresa que detém o cartão q usas com o applepay.
é igual a usar mbnet. Quando queres ver o que gastaste vais ao banco e não o mbnet.
No mbnet também fica armazenado o histórico de transações e podes consultar….
Tens sempre o histórico na conta do cartão(Banco) e fica gravado um histórico no teu iphone.
Este é mais um exemplo de coisas que o Android tem, só para dizer que tem.
Equiparam montes de aparelhos com NFC e depois não fazem nada (de relevante) com isso.
Neste assunto, há que tirar o chapéu à Apple, mesmo antes de lançar o ApplePay já tinham acordos com instituições bancária.
e isso o que todos que usam iphone chama de experiência apple ao ter um. Só que a tem é que pode mesmo falar.
Concordo com o que escreveste…mas também tens que ter em conta que a Apple lançou este serviço muito depois…teve tempo para estudar os outros (que funcionaram como cobaias)…mal era se depois de tanto tempo ela se limitasse a seguir exatamente os passos dos concorrentes…
A diferença é que o ecosistema android já tinha esta funcionalidade largos meses (basicamente desde que saiu o google wallet, embora esteja region locked, tal como o Apple Pay) antes da Apple anunciar. Pormenores….. É o que eu digo, qualquer dia há-de chegar ao ridículo: a Apple anunciar um objecto redondo auxiliar de locomoção e os fanboys virem pregar que a Apple inventou a roda……
os mapas também surgiram muito depois dos da google e foi o que se viu até ficarem em condições. por favor não sejam fanáticos e olhem para as coisas como elas realmente são. androids e ios estão aí só para vos fazerem uma coisa, mamarem-vos o dinheiro. deixem-se de clubes.
os mapas é muito diferente. Não foi uma questão de implementação da tecnologia [a aplicação funcionou sempre muito bem] mas de qualidade de informação, que pela sua própria natureza requer constante actualização e melhoria.
Com o Apple Pay só tem que acertar na implementação, e fazer acordos com os bancos
E o comentário inteligente do dia vai para..
Ou a Google não era a Google 😉
Ia lá perder a oportunidade de obter mais informações sobre os utilizadores e o que compram.
E assim q eles ganham dinheiro, queres que façam o que?
Se a google oferece o android e os outros serviços todos por alguma razão o é! É para fazer dinheiro com os utilizadores. Só quem é tapado ou um fanboy é que pode ignorar isso.
A apple também oferece muitos serviços gratuitos mas não faz dinheiro com esses serviços mas com o hardware q vende. Esses serviços existem apenas para dar uma experiência superior ao hardware que vende e a razão porque muita gente não se importa de dar mais 100 euros para ter um iphone em vez de outra marca android.
Queres mesmo falar disso? E que tal dizeres quem é que colocou como opt-in (inves de opt-out, ou neste caso nem dar opt nenhum) para recolha de informações quase 2 anos antes da rival? Conta-me mais….
acho que tu tens que contar mais, já que não se percebe do que estás a falar
Claro porque a Apple não guarda nada sobre ti, és tão ingénuo.
Ingénuo é achar que as duas fazem a mesma coisa quando só uma delas é que precisa de toda e qualquer informação para poder manter e crescer o seu modelo de negócios. Ou achas que é do interesse do consumidor que a Google saiba quando, quanto e onde fez as compras?
Isso é uma verdade.
“A Apple estudou um método muito próprio, construiu infraestruturas nos seus dispositivos mas a Google tem milhões de terminais e um mercado bem mais alargado. É agora uma questão de números e estratégias.
Vamos ver qual dos dois gigantes terá melhor desempenho nesta nova “galinha dos ovos de ouro”.”
Existem muitas diferenças que tornam essa comparação de número de dispositivos um pouco irrelevante.
A Google apesar de estar há mais tempo nos pagamentos, ainda não saiu dos Estados Unidos, e muito deve ser devido a ter optado por ser um intermediário no pagamento, o que não facilita no crescimento para outras legislações/países. Por seu lado, o sistema da Apple trabalha com o sistema dos cartões e dos bancos que já existe, o que permite um crescimento relativamente fácil, bastando entrar em acordo com os principais bancos nos países para poder funcionar e aproveitar a infraestrutura.
A facilidade e intuição na utilização tb conta. É o que permitirá que as pessoas utilizem repetidamente e faça parte das suas vidas. E nesse aspecto o Apple Pay tem vantagem.
Não vai ser porque o Apple Pay apareceu que os outros sistemas passarão a ser muito mais usados sem sofrerem algumas mudanças na utilização.
O Google Wallet e a Apple Pay funcionam precisamente da mesma forma e são “intermediários” em igual medida… em tudo. E a restrição geográfica neste momento são precisamente iguais: US e UK (bem, Apple Pay somente no US para já, google wallet US e UK).
:S
estás redondamente enganado. O Google Wallet funciona como verdadeiro intermediário, já que o que é usado nas lojas é um carão virtual da Google, tendo que comunicar com os servidores da Google para funcionar. Só depois é que esse valor vai ser cobrado a outra conta em que se tenha dinheiro ou a um cartão bancário.
O Apple Pay comunica directamente com o sistema dos cartões bancários, não há qualquer informação a passar pela Apple. É como usar o mesmo cartão de plástico e com todos os benefícios associados a esse cartão (pontos de fidelização, etc), com medidas extra de segurança. É por trabalhar directamente com o sistema de cartões VISA/MasterCard e os bancos, que torna tudo mais simples para o Apple Pay passar para outros países, já que as obrigações e compromissos legais continuam nas mesmas instituições.
O Google Wallet tanto quanto sei só existe para os Estados Unidos para pagamentos em lojas físicas, e é isso que se depreende da própria informação fornecida pela Google. Não sei onde foste buscar o Reino Unido
Hoje em dia praticamente todos os equipamentos dos grandes players já tem o NFC.
Por isso, todos os que tem esta tecnologia podem explorar esta funcionalidade.
Alias a MasterCard já tem este tipo de serviço nos próprios cartões (pode trabalhar de forma diferente, mas com o mesmo efeito).
Agora, logicamente a entrada da Apple neste mercado, certamente vai o potencializar.
O NFC é só uma das partes da funcionalidade.
O que pode dar sucesso ao Apple Pay é ser mais simples de usar que outros até aqui.
Parece que o Apple pay funciona mesmo fora dos EUA desde que seja com cartões americanos! O que quererá dizer que o o Apple pay não depende de haver acordos com as “lojas”; dependera só de a Apple fazer acordos com os Bancos dos países e que os terminais tenham “NFC” compatíveis com os sistemas da visa, mastercard,american express! Penso que será mais uma diferença para a concorrência!
http://9to5mac.com/2014/10/21/apple-pay-already-works-abroad-on-supported-nfc-terminals-w-us-based-cards/
Francisco, não é desde que seja com cartões americanos…… funciona de igual forma ao google wallet: desde que os terminais suportem NFC (e não somente rfid simples dos cartões). A questão dos cartões serem americanos ou não não tem absolutamente nada a ver com ser suportado fora de US mas sim pela Apple ACTIVAMENTE bloquear cartões non us quando se tenta registar na App.
Em suma: qualquer aplicação de pagamento (Wallet ou Pay) funciona abroad caso o terminal suporte NFC. No caso da Apple esta só aceita cartões US na app da Apple Pay para já.
mais uma vez tens algumas informações erradas!
O Apple Pay funciona por acordo com os bancos e os sistemas da VISA, MasterCard, etc. São os bancos que validam o “cartão” no telemóvel e para isso têm que suportar o sistema implementado pela Apple em conjunto com os sistemas de cartões de crédito. Sem suporte não há pagamentos, por isso não é a Apple que está a bloquear cartões fora dos Estados Unidos, os outros bancos simplesmente ainda não aceitam, aliás ainda há vários bancos nos Estados Unidos que ainda não aceitam e alguns cartões que ainda não são suportados!
Quanto ao Google Wallet, imagino que tb funcione no estrangeiro, mas só para quem tenha residência nos Estados Unidos. Há quem tenha tentado contornar as limitações impostas pela Google no estrangeiro, mas mesmo assim incorrem em despesas de câmbio, já que para todos os efeitos, nas lojas o cartão usado pelo Wallet é dos Estados Unidos.
Mais um passo para o controlo.
Há muito tempo que é sabido que o controlo da humanidade passa pelo comércio/dinheiro.
Isto é apenas um de entre muitos pequenos passos.
Será um mal necessário?
É uma opção, ninguém te obriga a pagar com este sistema 😉
Assim como ninguém me obriga a usar via verde, ou cartões de crédito, etc, etc, etc…
É tudo uma questão de balancear privacidade com comodismo.
Pessoalmente, gostei da ” tecnologia que já está incorporada em milhões de Androids ”
Mais uma vez, a Google tem o poder e capacidade tecnológica e a Apple as técnicas de marketing. Pena serem concorrentes.
OFF-TOPIC: http://pangu.io/
E por acaso alguém leu sobre o o sistema da SIBS?
Pelo que percebi, é tecnologicamente mais avançado e seguro que os da Apple ou Google 😉
de que maneira é que é mais seguro que o sistema da Apple?
1º o MB way da sibs segundo eles tem como objectivo facilitar o pagamento on-line apesar de poder ser aceite para pagamentos nas lojas.
2º MB way para pagamentos “físicos” é tudo menos pratico.
3º Não sei o que viste no sistema para dizer que é mais avançado e seguro que o sistema da Apple ou da google.
Mais tralha? não obrigado. Já basta terem a informação que têm, não precisam do meu cartão associado, muito obrigado 😉 seja apple google ou o papa.
Falando da google… pplware… artigo para discutir segurança vs liberdade?? 😀
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2715396/Google-s-email-scan-helps-catch-sex-offender-tips-police-indecent-images-children-Gmail-account.html
“Eu acho que, sem dúvida, a Apple tem um lugar único no ecossistema móvel, com hardware, software e serviços”
Em que sentido essa declaração mostra que a Apple Pay irá beneficiar os Androids?!?!?! O senhor jornalista poderia me explicar, por favor?
Outro aspecto que tenho a apontar é a susposta segurança do sistema NFC da Google… Não parece ser muito seguro que a Google controle tudo que eu faça em termos de transacções… O que é que eles têm a ver com o que gasto…?!?! Mesmo à Google…
Não é só Android que ‘tira partido’, se é isso que podemos chamar, amigos da pplware, o WP também o faz.
Ora, creio que resumo assim:
Não passa dum PayPal via NFC com a maçã a ganhar uns trocos com isso.
quem dera à PayPal ter a mesma segurança.
Mas o engraçado é que não é só com NFC. Tb funciona em aplicações com suporte para a funcionalidade.