Apple Pay nos iPhone 5, 5C e 5S será possível com o Apple Watch
Espera-se para amanhã a chegada de mais uma novidade da Apple. Deverá ser no evento Spring forward que que o Apple Watch vai ser apresentado em detalhe e todas as suas funcionalidades descritas e explicadas.
Existem muitas dúvidas que vão de certeza ser esclarecidas nesse evento, mas algumas começam já lentamente a ser tornadas públicas.
Uma das certezas que agora foi esclarecida é que o Watch vai garantir o acesso ao Apple Pay nos modelos mais antigos do iPhone.
Das muitas dúvidas que existem sobre o Apple Watch e a sua utilização, a integração com o Apple Pay tem estado a intrigar os utilizadores.
Indicado desde a sua primeira apresentação que este sistema de pagamentos da Apple vai ser suportado pelo relógio inteligente, nunca ficou claro se o seu funcionamento dependeria do smartphone ou se seria completamente independente.
Numa entrevista que Edy Cue, vice-presidente sénior do software e serviços de internet da Apple, deu ao site CNet este alto quadro da Apple explicou um pouco mais como estes sistemas se vão relacionar e como vão interagir.
O Apple Watch terá a capacidade de efectuar pagamentos e de agir de forma (quase) autónoma, precisando apenas de comunicar com o iPhone para garantir o correcto processo de pagamento.
Passa assim a ser possível ao iPhone 5, 5C e 5S passar a usar o sistema de pagamentos da Apple, sempre que estejam ligados a um Apple Watch.
Ao conseguir comunicar directamente com os terminais de pagamento, o Apple Watch acaba por conseguir adicionar aos modelos mais antigos do iPhone uma funcionalidade extra e que lhes estava ausente.
A limitação de utilização do Apple Pay nestes terminais mais antigos está na ausência de NFC, que com o Watch presente fica garantida. A comunicação entre o iPhone e o Watch realiza-se por Bluetooth e o resto da comunicação, entre o terminal de pagamento e o Watch, é feita por NFC.
Mas dessa entrevista saiu mais alguma informação que mostra os níveis de segurança que a Apple está a colocar não apenas no Watch, mas também na forma como este se vai relacionar com os serviços disponibilizados.
A utilização do Watch para realizar estes pagamentos requer uma autenticação inicial, feita directamente no iPhone, com recurso ao pin ou ao Touch ID, que desbloqueia a sua utilização. Mas os pagamentos seguintes e as comunicações necessárias ficam autorizadas.
No momento em que o utilizador tirar o relógio do seu pulso e o entregar a outra pessoa, o processo terá de ser repetido e a autorização renovada.
Claro que este processo é facultativo e o utilizador pode ter o seu Watch sempre desbloqueado e pronto a realizar pagamentos.
Há ainda muito por descobrir sobre o que Apple tem estado a preparar para o seu mais recente dispositivo, mostrando que a espera terá sido compensada.
Tudo aponta para ser um relógio muito mais completo que os que estão no mercado e com características únicas que vão ofuscar a concorrência, lançando assim a empresa num novo mercado onde vai ditar as regras e as expectativas dos consumidores.
Amanhã, ao final da tarde, se todos os rumores se confirmarem, serão finalmente conhecidas todas as particularidades e pormenores do Apple Watch. O evento Spring forward será o palco onde o Watch irá brilhar.
Este artigo tem mais de um ano
So na apple isto e possivel, por isso iphone/ipad/macbook pro e apple watch valem os 3000euros investidos…chorem fandroids
So na apple isto e possivel, por isso iphone/ipad/macbook pro e apple watch valem os 3000euros investidos
exacto..
já não compensa o investimento que fazemos no visa..
já me sinto mal quando tenho de o tirar da carteira e até de andar com a própria carteira.. ui, só de pensar nisso..
o visa n tem a seguranca da impressao digital, e tenho 2 cartoes de credito e 1 debito, que assim deixo de os usar para apenas usar o iphone. Chamo a isto evolucao.
E também tens um cérebro que certamente deixaste em casa antes de fazer estes comentários.
Perfeitamente lógico dizer que o meu cartao visa nao tem segurança. Se quiseres empresto-to a ver se me levantas o dinheiro todo.
Ter palas sem alargar horizontes é perigoso, e é o que falta neste país, que a malta alargue horizontes e tire as palas
Boas.
empreste-me que eu levantar nao posso, mas fazer compras online posso. depois n reclames.
Corajoso, a sério que emprestas um cartão de crédito visa? Dá sempre jeito para fazer compras online 🙂
Nunca ouviste falar de clonagem de cartões???
Depois ainda há os cartões sem contacto… nem precisa de pin nem nada. Ok, 20€ dia, mas já dá para uma boa refeição 😉
Quanto a compras presenciais, apresentando o cartão, nos EUA ainda não chegaram (ou não chegou a todo lado) o cartão de crédito com pin. Por isso, lá, o Apple Pay é sempre mais seguro.
Mas em caso de se perda ou roubo do cartão é igual nos EUA ou na Europa, se for usado em compras online.
Se te roubar o cartão de crédito e não tiveres activado o “verified by VISA” (ou Mastercard) e que pede uma password de confirmação, basta-me o número do cartão de crédito e o número de 3 dígitos (“verification number”, que também está no cartão) e, enquanto não o cancelares, até ao limite diário/total do crédito – faço as compras que quiser.
P.S. As compras pela internet não são sítio para usar cartões de crédito normais – ou se usa o PayPal ou um cartão de crédito virtual (MB NET).
Assim é mais pratico é so roubar o smartwatch o ladrão agradece a simplicidade.
se soubesses do que fala….
Para o Apple Watch ser usado para pagamentos tem que ser autenticado, e a autenticação é perdida automaticamente quando se tira o relógio do pulso
Sim, e leres o artigo?
“No momento em que o utilizador tirar o relógio do seu pulso e o entregar a outra pessoa, o processo terá de ser repetido e a autorização renovada”
Não lhes serve de nada.
1º os dados necessários para usar o apple pay estão guardados no iphone.
2º O iphone não tem o numero “real” do cartão gravado!
3º Sempre que se tira o Apple Watch do pulso é necessário uma pass para voltar a usar o apple pay!
🙂 🙂 🙂
o iphone 5 saiu quando o nexus 4 e ainda não tinha NFC?!!!
Pareces muito surpreendido com isso… toda a gente sabe que a tecnologia demora a chegar aos iPhones.
Mas quando chega, normalmente chega a funcionar bem e com utilidade. Qual é mesmo a vantagem do NFC no Nexus 4 até agora?
O iPhone 5 saiu um mês antes e não tem NFC, mas vê o lado positivo, o iPhone saiu com LTE e o Nexus 4 não tem LTE. Opções das marcas, vamos lá entender isso 😀
As verdadeiras novidades são só mesmo como se processa a autenticação inicial e a possibilidade de pedir sempre autenticação, porque de resto já se sabia que haveria suporte para pagamentos com os iPhones mais antigos e que requeria autenticação sempre que saía do pulso!
a unica desvantagem do iphone e o preco, e o nao ter um file manager (embora considero isso maior falha no ipad que no iphone). Mas é o melhor smartphone que ja mexi. Adoro os ecras da samsung, o file manager do android com suporte para discos e otg. Mas detesto n haver updates e ainda existir lag em aparelhos octa cores.
eu tenho jailbreak e tenho file manager (ifile). Sabes quantas vezes uso?
So dizem mal do iphone mas ainda ontem um colega meu com note 4 falava que o pedometro dele era inutil e teve de comprar uma fitbit para desporto, ora o meu iphone tem as mm leituras da fitbit e o gps+barometro para precisao ainda maior que o gps do note n tem. Com isto apenas quero dizer que o iphone substitui bem varios aparelhos pois tem resultados precisos. O note 4 tem 16mpx com pior resultado que os 8 do iphone por ex.
o note 4 n tem android 5.0, o iphone tem o ultimo ios. o note 4 tem lag (garanto vos que tem) e o iphone 6 plus nao tem. o note 4 reinicia se sozinho..entre outros problemas.
É curioso que actualmente o iOS só permite utilizar o NFC do iPhone 6 e 6+ no Apple Pay (nos países aonde já há).
Pode não ficar por aqui, mas, ao certo, o NFC está a ser usado para mais o quê (além de abertura de portas quando o leitor lê cartões RFID/contactless e smartphones com NFC)?
A apresentação é às 17H. No Apple Watch vai-se ficar a saber que a bateria dura mais de 1 dia, activando a poupança de energia e que no Apple Watch Edition em vez da habitual liga ouro/ prata/ cobre, vai ser ouro e materiais cerâmicos, tornando-o mais duro e menos caro. Fica-se também a conhecer uma série de Apps que já foram desenvolvidas e os sensores de fitness/saúde que traz.
Na verdade as pessoas podem usar o Apple Pay em muitos países, em grande medida basta apenas que haja terminais NFC e que tenham conta num banco americano que tenha aderido ao Apple Pay.
Duvido muito que a Apple venha a deixar usar o NFC para outra coisa, já que aumenta o risco sobre o acesso a dados do Apple Pay.
Timex forever….