Apple – Novos Mapas em 3D já no Verão na versão iOS 6
Uma das fonte de rendimento da Google, e das maiores, são as aplicações que estão ao serviço do iOS da Apple. Mais concretamente o Google Search e Google Maps. Em Março passado foi apresentado um relatório onde dava conta que o retorno destes serviços era de mil milhões de dólares por ano. A questão que se colocava era: se este rendimento é dos mais importantes que a Google aufere, será que a Apple não irá produzir os seus próprios serviços que possam substituir os da Google e com isso deixar de pagar estes valores à Google?
A resposta está aí e no caso dos Mapas era já um produto que se esperava. A Apple, depois de comprar uma empresa, em 2009, que se dedicava à produção de appi's de mapas, a PlaceBase, e depois de comprar a Poly9, em 2010, empresa de mapas online, concentrou esforços para produzir uma ferramenta de Mapas onde levasse mais além o detalhe, principalmente onde pudesse oferecer uma visão tridimensional mais realista. Segundo fontes que viram já o produto os novos mapas em 3D estarão prontos na próxima versão do iOS 6 e será apresentada já neste verão.
A Apple tem estado a trabalhar desde há uns anos para cá numa solução proprietária de mapeamento e este ano a empresa de cupertino está finalmente pronta a lançar uma nova aplicação de Mapas para iOS. Esta solução irá substituir a aplicação da Google que está no iOS desde há vários anos. O site BGR conseguiu informações exclusivas e tirou fotos de parte das opções que o novo produto irá oferecer. Nela poderemos ver novos botões de navegação e uma interface cheia de novidades.
O esquema de cores foi alterado. A nova barra de navegação em vez do azul tradicional, passa a prata, o que poderá ser um indício que o esquema de cores no iOS 6 também sofrerá alterações nessa área. A versão para iPhone do Maps tem um novo botão, que está dentro do espaço do mapa, muito parecido com o que a Google fez na app Maps no Android e encontra-se no canto inferior esquerdo.
Este botão permite o acesso às imagens em 3D, que faz uso da tecnologia C3, tecnologia adquirida pela Apple em Outubro do ano passado, que permite criar fotografias realistas dos ambientes citadinos. Desta forma podemos comutar de uma visão em 2D para 3D com detalhes impressionantes. Tudo ao alcance de um botão.
A Apple está a dar os toques finais nas funcionalidades dos mapas em 3D e está em teste na versão 10A3XX do iOS 6.
Poderá a Apple deixar a Google e apresentar uma aplicação com mais qualidade que o Google Maps?
Este artigo tem mais de um ano
A minha pergunta é:
Será a apple capaz de deixar a google e fazer por conta própria uma aplicação com tanta qualidade como o google earth?
Sim, google earth, já que este tem imagens 3d há bastante tempo, para android.
Vamos a ver o que sai daí…
Vou gostar mt de ver os mapas dos Estados Unidos em 3D… ~ironia~
Mesmi
X2
sim, poderá criar uma aplicação com mais qualidade, porém com muito mais custos de produção/manutenção/etc. do que se usasse o google maps. o google maps já está suficientemente bom para qualquer dispositivo, pelo que se eu fosse o ceo da apple não iria com tal ideia para a frente simplesmente por ser desnecessária. poderão, claro, adicionar uma aplicação gps turn-by-turn usando os recursos do google maps.
Mas repara, com o lucro que este serviço dá à Google… milhões de dólares ano, facilmente poderá a Apple amortizar o seu investimento.
não me parece que dará muito lucro à apple sendo que o serviço será disponibilizado gratuitamente aos iOS users… vão aumentar o preço do iPhone, etc. só para obter o retorno do investimento? acho um investimento astronómico para um pequeno pormenor de ter uma aplicação com mais qualidade, mas que faz o mesmo.
Isto tem de se ver no contesto actual sob 2 prismas! a guerra de patentes e a alteração da política da google que passou a cobrar pelo uso das api neste caso a Apple por cada vez que um utilizador usa o google map’s
http://informatizado.com.br/2011/10/google-o-uso-do-google-maps-sera-cobrado-essa-google-mesmo/
e também que o google map’s sempre esteve castrado em relação à mesma app do android.
Tendo uma app própria com com os serviços todos incluindo os que não estão no google maps para ios mesmo que em termos de cobertura não tenha o mesmo nível de cobertura a Apple fica “livre” para ir a traz da google directamente sem correr o risco de ficar às escuras. ficando o google map disponível na app store a app da Apple será mais um concorrente que por um lado irá “obrigar” a google a completar a sua app com as funções que já estão disponíveis no android para ser pelo menos em termos de funções igual à app da Apple
A Apple é bem capaz de fazer uma boa cobertura de mapas nos Estados Unidos. Mas e no resto do mundo?
Não sei quanto a Portugal, mas no Brasil o Google Maps é muito maduro e com uma excelente gama de funcionalidades. E acho que pode-se generalizar e dizer que o Google Maps é realmente a ferramenta com a melhor cobertura a nível global.
Quanto tempo levará até este serviço atingir o nível do Google Maps noutras regiões fora dos Estados Unidos?
Actualmente não faltam empresas com serviços de geo-referenciação, a NASA por exemplo, tem um serviço de nível superior que comercializa para empresas de serviços militares, facilmente a Apple consegue mapas do mundo. Depois é aplicar estrategicamente o serviço tridimensional.
Ainda bem que vem uma coisa nova… o maps no iPhone sempre foi muito básico, pois a google não dá as mesmas features para o iPhone que tem no android… assim o maps passa a estar na app store, e é só escolher se queremos continuar a usar o maps ou a nova nativa da apple.
E assim a apple facilmente introduz melhoramentos e novidades na sua propria aplicação, nao dependendo da google.
Eu gosto do mapas como está, faltam funcionalidades é certo mas é rápida a dar informação, simples e eficaz para oobjectivo pretendido
Estou com receio que não abranja o mundo todo . Além disso não me agrada ficar sem Street View. Mas se o mapas da Google for para a AppStore tudo bem, acho excelente. Ficamos a ver a evolução.
Eu acho que a nível de gestão empresarial foi muito bem pensado. Porque pagar milhões a 3os se os podem ganhar eles? Podem trabalhar na aplicação porque é deles e a apple sempre deu cartas no que toca ao que é vista. Se não for um produto tão bom assim, sempre teremos o maps na app store. Ficamos todos a ganhar. Eu prefiro sempre competitividade entre os grandes, só saem é melhores produtos finais.
E ninguém fala do bing maps que tem imagens excelentes; é pena não ser mais abrangente.
Olá
A questão aqui deixada é: “Poderá a Apple deixar a Google e apresentar uma aplicação com mais qualidade que o Google Maps?”
Mas acrescento que deveria ser “…com mais qualidade que o Google Maps para Android!” Sim, uma vez que o o Google Maps para Android sempre foi mais completo e melhor que a versão iOS!!!
Abraços