Quantcast
PplWare Mobile

Apple mostra o que as câmaras do iPhone 13 Pro são capazes de fazer

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Há cada gajo says:

    Shot practically on iPhone 13 Pro

  2. Bitcoina says:

    Bom “marketing”. Agora gostava de ver umas fotos da lua Iphone 13 Pro vs um Android recente.
    Só para ver “o que as camaras do Iphone 13 Pro são capazes de fazer”

    • Vítor M. says:

      Com qualidade? Não tens nenhum Android que faça isso. Mostrar ali um borrão, até há, mas daí a ser útil. Agora, teres uma boa qualidade de vídeo, ProRes para poderes fazer coisas interessantes com o dispositivos, isso é que não está ao alcance de todos.

      É como a foto Macro. A Apple só colocou agora e mesmo assim ainda está aquém do que outras marcas conseguem. Mas pelo menos ficam imagens dignas de registo. Mas há melhores e a Apple tem de evoluir. Agora fazer zoom até teres um borrão? Esquece lá isso.

      • Maats says:

        Huawei P50 Pro

        • Maats says:

          PS: Huawei P50 Pro Plus

          • Maats says:

            Achei melhor vir cá “esclarecer” o ponto do Pro Plus pois não me expliquei bem e para não haver mal entendidos… Existe o P50 e o P50 Pro, mas como já vi reviews do P50 Pro usado como o Plus… Mas a bom rigor é o P50 Pro!

          • Pedro F. says:

            Continuo a dizer que isso não conta porque a Huawei sobrepõe uma foto da lua em cima das fotos…

          • Maats says:

            Ok e este video é tal e qual saidinho da câmera do Iphone 13 Pro… cada um acredita no qje que quer e tem a sua opinião como é lógico!
            Mas é de raciocinio lógico se o Iphone 13 Pro faz isto, o melhor smartphone em fotos, selfies e video fará melhor… digo eu que ando no mundo só por ver andar os outros!

        • Pedro F. says:

          A Huawei sobrepõe uma imagem de alta resolução sobre a lua quando a detecta em fotos pelo que não conta como foto da lua…

      • Galo says:

        Ainda bem que quem percebe verdadeiramente do assunto não diz essa barbaridade de que “Com qualidade? Não tens nenhum Android que faça isso”. 😉

        • Vítor M. says:

          Claro que não há. Zoom para focar a lua, só tu percebes disso. 😀

          • Galo says:

            Nada disso…apenas bastante informado, e muito mais imparcial 😉

          • Vítor M. says:

            Tu não és imparcial, és apenas um hatter Apple, não confundas. Fora isso, tudo tranquilo. 😉 Por mim é pacífico, porque até gosto de ver o quanto as marcas provocam esse tipo de emoções.

          • Galo says:

            Mostra-me onde é que falei mal da Apple? 🙂

            Sempre aqui escrevo que os produtos Apple têm qualidade, e estão entre os melhores. E digo isso porque é realmente a minha opinião.

            Agora a ti vejo-te constantemente, independentemente do produto, característica ou serviço, a categorizares como o “melhor do mercado”, “melhor que qualquer Android”, etc. 😀
            Obviamente que isso NÃO É verdade. NÃO é lei. Nem Apple nem qualquer outra concorrente.

            Por exemplo, no que toca ao assunto deste artigo, obviamente que nenhum smartphone conseguirá tirar fotos da Lua como uma camara profissional com zoom optico, que por sua vez não conseguirá fotos tão boas como telescopios acoplados a sistemas fotografico.

            No entanto, é ERRADO dizeres que nenhum smartphone Android consegue tirar fotografias da Lua com a qualidade de iphone. Basta uma pesquisa na internet para verificar isso. O utilizador Maats ja deu um exemplo. Outro será o mi 11 ultra (que é considerado pelos especialistas como melhor no campo da fotografia, relativamente ao iphone 13 pro max) e que tem um modo próprio para esta tarefa. Tens ainda outros exemplos como o samsung s21, e outros, usando determinadas configurações, etc.

            Agora uma coisa estás certo, estou atento aos artigos Apple aqui neste blog, porque são aqueles que à partida já me despertam mais desconfiança pelo histórico 🙂

          • Vítor M. says:

            Constantemente tens uma opinião depreciativa da Apple. Basta fazer um zapping pelos teus comentários. Eu não digo que a Apple tem o melhor em termos desta ou daquela tecnologia, aliás, está provado neste artigo, só tu não consegues perceber. Agora, digo que no conjunto é melhor e as vendas, a história e o mercado tal como funciona, mostram isso. Mas tu não consegues ver e tens uma opinião sempre depreciativa.

            Aliás, dizeres que existe um smartphone Android que consegue tirar um foto em condições da lua, só por isso é uma mostra da tua forma deturpada de ver as coisas. Se nem uma DSLR consegue, que fará um smartphone que usa um zoom manhoso. Apenas aparece um borrão. Mas tu tens a tua ideia e todo porreiro, é a tua.

            Com um sistema de telescópio e um smartphone acoplado, isso um bom smartphone, nem precisa ser muito bom, consegue fazer, do Android ao iPhone. Mas não foi isso que esteve na origem do comentário, tu apenas deturpas os factos… como é costume.

            Depois, como também é teu costume, inventas. Em lugar nenhum disse isto “No entanto, é ERRADO dizeres que nenhum smartphone Android consegue tirar fotografias da Lua com a qualidade de iphone”. É apenas a tua forma deturpada de ler as coisas 😀

            Os outros, como o caso do Mi 11 Ultra, sendo um excelente equipamento ao nível da fotografia, continua a não ter hipótese de fotografar a lua com resolução para lá de um borrão, mas é um excelente equipamento, eventualmente o melhor no campo da fotografia atualmente.

            Sobre o que tu achas, como és um hater, vale o que vale. Deturpas o que se escreve, deturpas o que se comenta e tens uma opinião enviesada sobre os factos. O teu histórico fala por ti 😀

          • Galo says:

            ps: No meu caso não é a marca que “provoca esse tipo de emoções”, são mesmo as barbaridade ditas 😉

          • Vítor M. says:

            Quando lês o que tu escreves, sim sim, isso de facto pode provocar essa emoções. 😀

          • Galo says:

            Não são comentários depreciativos.
            Depreciativo é dizer por exemplo que a camara do Iphone 13 pro max não vale nada ou é fraca. Outra coisa é ser realista e dizer, é excelente neste campo, mas há melhores.

            E este artigo nao prova nada. Prova o quê? É uma excelente campanha de markting. Apenas isso.

            Depois vendas não te provam nada. O iphone é constantemente o “MODELO/smartphone” mais vendido por várias razões, não necessariamente por ser o melhor. É um equipamento excelente, mas quem quiser smartphone Apple só pode escolher iphone, isso ajuda a ser o mais vendido. No mundo Android tens “mil e um modelos” de várias categorias, como tal as vendas dispersam, e um modelo especifico terá menos vendas que Iphone. No entanto, no conjunto tens 2 ou 3 marcas que vendem mais que a Apple.
            Seguindo a tua lógica….essas marcas são melhores que a Apple? (eu nao diria isso).

            Depois relativamente às camaras profissionais vs smarphones, disseste o mesmo que eu, tentando truncar o que tinha dito. Eu nunca disse: “que existe um smartphone Android que consegue tirar um foto em condições da lua”. Eu disse que há Androids que conseguem alcançar resultados com tanta ou maior qualidade do que o iphone 13 pro max no que toca a fotos da lua. Entendidos?

          • Vítor M. says:

            Alto, conseguiste corrigir-te. Mas dás uma no cravo outra na ferradura. Repara, eu já referi várias vezes que o iPhone 13 Pro Max é um dos melhores porque tem um conjunto de componentes, software e serviços de topo. Como referi, mesmo neste artigo, não é o melhor em tudo, mas tem o conjunto que mais atrai o consumidor. E sim, as vendas são um importante marcador. Se com o preço premium consegue ser a marca líder em muitos segmentos, tem de ter qualidade acima da concorrência, ou, poderia uma vez conseguir, mas nunca tantos anos no topo.

            Isso é basilar a qualquer pessoa que consiga avaliar um mercado, mesmo de forma superficial.

            Este artigo, tal como está também lá referido, é uma forma de promover as tecnologias que a Apple quer destacar. Só tu não conseguiste ler em condições o que escrevi. Digo isso claramente que é uma forma de marketing. Acho estranho que não consigas ler e partas logo para o ataque à marca.

            Claro que a empresa quer destacar algo que a concorrência não tem, o ProRes, o modo cinematográfico, quer mostrar uma evolução dos sensores para baixa luminosidade, etc… mas é nisso também que se vê uma grande marca, na sua capacidade de realçar características.

            Não tens nenhum modelo Android que tenha vendido tanto como o iPhone 12, por exemplo, não digas disparates. Nunca nenhum modelo vendeu tanto como o mais vendido modelo do iPhone. Isso é um marcador importante para percebermos a qualidade do produto 😉

            Por fim, dizes e desdizes. Não foi isso que disseste, tu disseste “No entanto, é ERRADO dizeres que nenhum smartphone Android consegue tirar fotografias da Lua com a qualidade de iphone…” eu nunca disso isso, foi a tua sempre fértil imaginação.

            E um iPhone 13 Pro Max não consegue grandes resultados da Lua, pois não tem um zoom que consiga ombrear com uma boa DSLR no que toca ao zoom, mas não há nenhum outro smartphone que consiga. Acho que agora deves entender.

          • Galo says:

            Não me corrigi em nada, até porque não havia nada que corrigir. Eu tenho sido coerente no meu discurso e ideias.

            As vendas são um importante marcador, nomeadamente de que o equipamento tem qualidade, mas não necessariamente reflexo de que é o melhor do mercado no conjunto!
            Se eu quiser um smarpthone com IOS, só posso escolher um Iphone! Mesmo que este hipoteticamente tivesse o pior ecrã do mercado, a pior autonomia, a pior camara…mesmo que este hipoteticamente oferecesse, no seu conjunto, menos que os concorrentes! Só poderia adquirir um Iphone.
            Já se preferir Android, mesmo no segmento premium tenho vários equipamentos/marcas por onde escolher.
            Acho que isto é sim algo basilar.

            Bem o teu comentário “Com qualidade? Não tens nenhum Android que faça isso” foi resposta a um outro que desafiava:
            “Bom “marketing”. Agora gostava de ver umas fotos da lua Iphone 13 Pro vs um Android recente.”

            Se calhar, interpretei de forma errada…ou se calhar, o teres referido especificamente Android no teu comentário não foi inocente 😉

            Mas pronto, agora já nos entendemos. Nem iphone nem smarphone android tiram fotos com a melhor qualidade da Lua..nem iphone é melhor que android nisso.

          • Vítor M. says:

            Interpretas sempre errado quando o assunto é Apple e tal 😀 Óh como se não fosse sempre a mesma coisa 🙂

            Claro que o zoom dos smartphones é fraco, não há nenhum com qualidade e os 100x e mais é apenas marketing para vender a quem estiver mais distraído. Claro que o mais importante é mesmo a evolução deste tipo de funcionalidade. Pessoalmente acho mais interessante a fotografia Macro e a Apple poderá ainda fazer mais. Há máquinas android já com mais detalhe.

            O restante que referiste, é andar à volta da mesa. Já se falou disso uma palete de vezes, tu dizes sempre o mesmo.

          • Pedro F. says:

            Nem uma dslr consegue?
            Alguém não sabe o que diz…

          • Vítor M. says:

            Claro que não, tens algumas que já fazem um zoom interessante, até com algum detalhe, mas longe de se uma imagem que tenha o pormenor de algo terreno, com a capacidade de luminosidade e intensidade de elementos captados aqui na Terra. Há imagens fantásticas da Lua: https://bit.ly/2ZdOIkb esta imagem de 2019 conseguida com uma COOLPIX P900. Esta https://bit.ly/3bjKv1b também conseguida com uma Nikon COOLPIX P900… este ano no verão. Mas pouco mais há para além desse pormenor. Quando refiro qualidade, é relacionado com o que estas máquinas conseguem noutros cenários.

    • Cristina Rodrigues says:

      Bom “marketing”. Agora gostava de ver umas fotos macro com qualidade de um android vs o iPhone 13 Pro.
      Só para ver “o que as camaras macro de 2mp dos androids são capazes de fazer

  3. Maats says:

    Vítor não leves a mal mas adorei esta parte:

    “Se nem uma DSLR consegue, que fará um smartphone que usa um zoom manhoso. Apenas aparece um borrão.”

    Eu acrescento… tinha de ser lançado um Iphone 13 Pro para superar tudo 😀

    • Vítor M. says:

      Nada bate um DSLR no que toca a zoom 😉 isso é indiscutível…. pelo menos nos próximos anos. 🙂

      • Maats says:

        Pronto nisso está o mundo de acordo, quanto ao android não fazer um trabalho tão bom ou melhor que o Iphone 13 Pro… Digo eu P50 Pro, é fazer o mesmo teste que fizeram ao Iphone 13 Pro e fazer o comparativo dos resultados… Não podes, ou melhor puder podes mas só não faz sentido nenhum dizeres que não existe nenhum android que faz trabalho igual ou melhor ao do Iphone sendo o P50 Pro o melhor smartphone do mundo no que diz respeito a câmeras com classificação de 144 pontos para 137 do Iphone 13 Pro/Pro Max (sendo quase 10 pontos de diferença já é bastante) na DxOmark e dito por especialistas, não por mim só isso…

        • Vítor M. says:

          Estás a misturar tudo. Primeiro, o iPhone 13 pro Max conseguiu uma boa classificação no que toca à fotografia. Não sendo o melhor, é dos melhores. No que toca a vídeo, a Apple desde há vários modelos que tem apostado em diversas tecnologias que se destacam, face à concorrência. Este ano trouxe o ProRes e o modo cinematográfico.

          No conjunto, a Apple está nos lugares cimeiros em quase tudo, não sendo o melhor em tudo, no conjunto, destaca-se. Mas tem margem de evolução nalgumas coisas boas que outros dispositivos têm.

          • Maats says:

            Não estou não Vítor, acho que tu é que estás pois eu não referi nada sobre a classificação do Iphone 13 Pro Max se foi boa ou má, que no caso foi boa sim mas como eu só falo quando tenho conhecimento de causa se não fico na minha ora vai lá a tabela de ranking da DxOmark e vê a classificação dos smartphones com melhores câmeras e vê lá onde está a mistura…

            Portanto continuo a dizer o mesmo… Não deves dizer:

            “Com qualidade? Não tens nenhum Android que faça isso. Mostrar ali um borrão, até há, mas daí a ser útil. Agora, teres uma boa qualidade de vídeo, ProRes para poderes fazer coisas interessantes com o dispositivos, isso é que não está ao alcance de todos.”

            Até pela tua lógica que é a mesma que a minha e de qualquer ser humano no seu perfeito juízo e isto em qualquer coisa na vida… Se não é o melhor, é dos melhores porém… Não é o melhor, pois o melhor é o P50 Pro, e se existem melhores não deves dizer que nenhum android faz o mesmo com a mesma qualidade, quando é precisamente um android pelo menos para não dizer 2 que são melhores que o 13 Pro/Pro Max!
            É o mesmo que dizer que tenho um carro que dá 250km/h não é o que velocidade dá, mas é dos que mais velocidade dá e não existe nenhum que dê mais que o meu… nem mesmo os que dão 300km/h… é só no sense Vítor!
            Que digas que os Iphones são provavelmente os equipamentos mais equilibrados do mercado, se não os mais equilibrados estou 100% de acordo, podem não ser os melhores em vários pontos mas são muito bons em tudo o que deles equilibrado isso é uma verdade factual, agora comparando nos pontos concretos temos de ser também igualmente justos e factuais, só isso e ao dizeres isso não estás a ser nem justo, nem factual pois não foi feito o mesmo teste/video com o P50 Pro e o Mi 11 Ultra para se quer pudermos comparar.

            Modo ProRes que tens semelhante no android com outro nome, modo fotográfico e cinematográfico tens também nos android, está um bom trabalho está, mas calma não foi a descoberta do século o modo ProRes.

            Depois o borrão que falas é bom por os mesmos níveis de zoom, pois fazer 120x num android e chamar de manhoso ou 5x no Iphone é normal que os resultados sejam dispares, há que sermos rigorosos e justos!

          • Vítor M. says:

            Continuas enganado e amisturar tudo.

            Não estou não Vítor, acho que tu é que estás pois eu não referi nada sobre a classificação do Iphone 13 Pro Max se foi boa ou má, que no caso foi boa sim mas como eu só falo quando tenho conhecimento de causa se não fico na minha ora vai lá a tabela de ranking da DxOmark e vê a classificação dos smartphones com melhores câmeras e vê lá onde está a mistura…

            O que estava a ser discutido era a qualidade de zoom, que são todos fracos, principalmente aqueles que têm 100 e mais vezes de alcance. São horríveis demonstrações de imagem. Isso não tens como contrariar e foste buscar dados que nada têm a ver. E continuas a fixar a tua atenção numa tabela que não apenas demostrativa, não é vinculativa de nada de um teste que pode não mostrar qualquer diferença quando os pontos de uma máquina e de outra são praticamente idênticas. No dia a dia, e que uso essas máquinas que tu citas, mas não conheces, não consegues dizer no que as pessoas usam se uma é melhor que a outra. O que estás a dizer é ridículo 🙂

            Reafirmo que com qualidade não tens nenhum Android que faça este tipo de imagem. Tudo o que consegues é apenas um borrão, até há, mas daí a ser útil… vai um longo caminho.

            Quando ao vídeo, não digas mais disparates, porque sabemos que aqui desde há vários anos é uma posta da Apple. E este ano, com o ProRes a empresa quer que os utilizadores levem a captação de imagem a outro nível. Não, não consegues nada idêntico no Android.

            Depois misturas ali velocidade e conversa que não faz qualquer sentidoo. O foco da discussão é o zoom. Não mistures as coisas que não dominas nem sabes do que se trata.

            “É o mesmo que dizer que tenho um carro que dá 250km/h não é o que velocidade dá, mas é dos que mais velocidade dá e não existe nenhum que dê mais que o meu… nem mesmo os que dão 300km/h… é só no sense Vítor!”

            Tu leste o que escreveste? Isto só é apenas uma afirmação que não diz nada, tão vazia que nem dá para entender o que queres dizer. Um carro dá 250km/h mas não dá, porque não dá 300km/h…. loucura! Não percebi nada!

            Outra falta de verdade “Modo ProRes que tens semelhante no android com outro nome, modo fotográfico e cinematográfico tens também nos android, está um bom trabalho está, mas calma não foi a descoberta do século o modo ProRes.” não tens nada que se aproxime. Não inventes.

            Aliás, já na classe de fotografia a Apple implementou o Apple ProRaw que foi uma inovação e que, para quem quer tirar mais proveito da imagem, permite um nível mais profissional das imagens.

            No iPhone um zoom de 5x tem alguma qualidade, até porque em termos técnicos é viável, o mesmo não acontece num zoom 120x. Estás a tentar misturar tudo para confundir, mas o único confuso aqui és tu, q e estás a dizer coisas que não são realidade.

            E mais ver os resultados das escolhas, por parte dos utilizadores dos P50 Pro e dos Mi 11 Ultra… e dos iPhone 13 😉 vais perceber a grande diferença de qualidade e da sua durabilidade. Aliás, temos visto até agora, um exemplo excelente é o iPhone 12 😉 que é o smartphone com mais vendas de sempre. São factos, não precisas de inventar.

            Se falas em ser rigoroso, é isso que tens de dizer, as vendas de equipamentos premium é ganha pela Apple. Ponto.

          • Maats says:

            “E mais ver os resultados das escolhas, por parte dos utilizadores dos P50 Pro e dos Mi 11 Ultra… e dos iPhone 13 vais perceber a grande diferença de qualidade e da sua durabilidade. Aliás, temos visto até agora, um exemplo excelente é o iPhone 12 que é o smartphone com mais vendas de sempre. São factos, não precisas de inventar.

            Se falas em ser rigoroso, é isso que tens de dizer, as vendas de equipamentos premium é ganha pela Apple. Ponto.”

            Eu falei em algum. momento em vendas? Portanto… Não preciso de inventar o quê mesmo?

            E depois se for rigoroso é isso que tenho de dizer das vendas “de equipamentos premium é ganha a Apple. Ponto”??? What…

            Então mas segundo tu…

            “O que estava a ser discutido era a qualidade de zoom”

            “Depois misturas ali velocidade e conversa que não faz qualquer sentidoo.”

            Depois eu é que misturo as coisas, e estou confuso… tá certo…

          • Vítor M. says:

            Misturas tudo. Conforme expliquei, o assunto era o zoom, mas como não tinhas nada a acrescentar, foste falar em velocidade de carros. Parece uma conversa desgovernada a tua.

            Tu não falaste em vendas, falaste em velocidade do carro, eu apenas referi a qualidade dos equipamentos, não falei de carros. Dentro do conjunto, até referi, as vendas são um ótimo indicador da qualidade do produto.

            O que raio tem isto a ver com velocidades de carro?

          • Maats says:

            Tem exactamente o mesmo a ver que o zoom com as vendas 😀

            Tu trocas-te todo a ti próprio mas a mim não, o assunto é maçãs tu não sabes o que dizer vais buscar cenouras, batatas, cebolas, azeitonas depois acusas os outros de misturarem e confundirem quando tu próprio fazes o serviço sozinho para defender desenfreadamente a Apple e os Iphones mesmo dizendo barbaridades de acabar com a humanidade mas é só a minha opinião!

          • Maats says:

            PS: Gostava mesmo era que a 1a parte do meu comentário que esta em aprovação passa-se pois assim o meu comentário faz sentido, ficar só a 2a parte além de não fazer sentido mais uma vez não entendo pois apenas dei a minha opinião educadamente e não passa…

          • Maats says:

            “E mais ver os resultados das escolhas, por parte dos utilizadores dos P50 Pro e dos Mi 11 Ultra… e dos iPhone 13 vais perceber a grande diferença de qualidade e da sua durabilidade. Aliás, temos visto até agora, um exemplo excelente é o iPhone 12 que é o smartphone com mais vendas de sempre. São factos, não precisas de inventar.

            Se falas em ser rigoroso, é isso que tens de dizer, as vendas de equipamentos premium é ganha pela Apple. Ponto.”

            Eu falei em algum. momento em vendas? Portanto… Não preciso de inventar o quê mesmo?

            E depois se for rigoroso é isso que tenho de dizer das vendas “de equipamentos premium é ganha a Apple. Ponto”??? What…

            Então mas segundo tu…

            “O que estava a ser discutido era a qualidade de zoom”

            “Depois misturas ali velocidade e conversa que não faz qualquer sentidoo.”

            Depois eu é que misturo as coisas, e estou confuso… tá certo…

          • Maats says:

            “E mais ver os resultados das escolhas, por parte dos utilizadores dos P50 Pro e dos Mi 11 Ultra… e dos iPhone 13 vais perceber a grande diferença de qualidade e da sua durabilidade. Aliás, temos visto até agora, um exemplo excelente é o iPhone 12 que é o smartphone com mais vendas de sempre. São factos, não precisas de inventar.

            Se falas em ser rigoroso, é isso que tens de dizer, as vendas de equipamentos premium é ganha pela Apple. Ponto.”

            Eu falei em algum. momento em vendas? Portanto… Não preciso de inventar o quê mesmo?

            E depois se for rigoroso é isso que tenho de dizer das vendas “de equipamentos premium é ganha a Apple. Ponto”??? What…

            Então mas segundo tu…

            “O que estava a ser discutido era a qualidade de zoom”

            “Depois misturas ali velocidade e conversa que não faz qualquer sentidoo.”

            Depois eu é que misturo as coisas, e estou confuso… tá certo…

        • Galo says:

          Ainda bem que não fui o único a fazer esse entendimento do comentário do Vítor.

          “No conjunto, a Apple está nos lugares cimeiros em quase tudo, não sendo o melhor em tudo, no conjunto, destaca-se.”
          Verdade, e se estiveres atento o mesmo se passa precisamente com os principais rivais, Huawei P50, Mi 11 Ultro, Oneplus 9 pro, S21 Ultra, etc…todos estão nos lugares cimeiros em quase tudo (alguns mesmo em 1º), o que os faz destacar no conjunto também.

          • Vítor M. says:

            Não estão nada. São equipamentos que duram pouco (poucos anos de atualizações e lentas), têm dependência da Google e pouco acrescentam (ao nível de serviços) a um mercado que é dominado pela Apple e pela Google. Os dispositivos de terceiros, dependem da Google e quando a Google sai, o mercado deles recua consideravelmente (como vimos infelizmente com a Huawei).

            A Apple conseguiu o que os outros ambicionam, um ecossistema com desenvolvimento de tecnologias, desenvolvimento de plataformas, hardware, software e serviços. Um sistema tão bem oleado que a Google paga para lá estar. A Google tenta, mas está também dependente das outras empresas que usam o seu sistema operativo e contribuem para o desempenho da loja de aplicações e serviços (uma fonte de rendimento que os outros também querem). A Microsoft tentou, tenta ainda, mas sem sucesso (apesar de ter a área gaming muito bem desenvolvida, assim como o tradicional software).

            A Samsung tentou, continua a teimar, mas a dependência da Google trava-lhe o seu horizonte (nada consegue com o Tizen). Esta é a realidade. Há várias marcas que são importantes para o desenvolvimento do mercado dos dispositivos móveis, mas estão longe da Apple. Ainda agora vimos mais um incremento importante ao nível dos SoCs Apple Silicon, um desenvolvimento que só está ao alcance de poucos.

            A Apple tem desenvolvido uma série de equipamentos que se tornam líder de mercado, como o Apple Watch ou os AirPods. Abriu frentes nos serviços, com o Apple Music, um dos melhores serviços da atualizada e tem uma loja que é a mais lucrativa, a App Store. Mantém um importante rumo no segmento dos Macs e tudo isso permite um ecossistema sem paralelo, assegurado também pela Apple TV, HomePod, AirTags, etc… É com isso que os utilizadores Apple contam e não há, de facto, concorrência nessa área.

            O segmento iPhone e iPad é o motor, o primeiro porque ano após ano tem vendido mais e acrescentado mais equipamentos ao mercado das aplicações e serviço, e o segundo porque, após 11 anos, continua sem concorrente.

            Mas as empresas como a OPPO, Huawei, Samsung, Xiaomi e afins são importantes, pois pressionam o próprio mercado, apesar de não conseguirem ombrear no mercado premium (a não ser a Samsung, apesar do seu grosso mercado ser o mercado de gama média, a Huawei tinha tudo para ser forte, mas…), o mais lucrativo e próspero.

            Tudo isto é o que faz do utilizador Apple mais beneficiado. Aaa mas o iPhone não tem a melhor câmara 😀 e isso que importa se tem câmaras fantásticas e chegam e sobram para o que os utilizadores precisam?

            Têm fantásticos ecrãs, têm atualmente uma bateria das melhores do segmento premium e têm um conjunto de serviços Apple, Google, Microsoft e tudo mais que é um trunfo.

            Quem usa iPhone tem garantia de um sistema seguro, o mais seguro do mercado e que garante 6 ou 7 anos de atualizações. Serviços como o Apple Pay é líder global, assim como outras boas novidades, como a Rede Encontrar e Car Play.

            Podem rebolar e rodar em volta da mesa, mas é esta a realidade de quem usa Apple. Nem todos precisam ou querem, é verdade, e por isso existem outros sistemas operativos e alternativas o que é bom, mas estão longe do que a Apple pode oferecer. E ao longo destes 45 anos foi sempre uma referência no mundo da tecnologia e, ao que parece, continuará a ser 😉

            Depois há os rankings da dxomark para a malta ter o que dizer “o meu telefone de mexer com o dedo ficou em primeiro, ou ficou no top 10 e tal” Pronto, mas em abono da verdade, o mercado Apple dos novos equipamentos, dos recondicionados e dos usados mostra a forma destes equipamentos. Nenhum outro equipamento tem tanta força no mercado dos novos e recondicionados com os iPhone. Isso é um indicador forte… para não falar nas vendas recorde ano após ano.

            Cada um usa o que quer e o melhor é sempre o que nos serve. 😉

          • Galo says:

            Pronto já cá faltava os “sermão aos peixes” 😀

            Mas onde é que são equipamentos que duram pouco?!? Vives em que mundo? Ou em que ano?

            Os equipamentos de gama média/alta vêm equipados com tecnologia que os permitem funcionar vários anos sem serem totalmente obsoletos. E no que toca a atualizações, os principais players já oferecem 4 anos oficialmente! Falando pela Xiaomi, que uso, até fornece atualizaçoes depois disso.

            Se a dependência na Google poderá representar um potencial risco no futuro para as marcas, não deixa de ser isso…um risco, que eu diria pouco provável. O que aconteceu à Huawei não é algo comum. Há quantos anos existe Android? Hoje mais que nunca existe uma proximidade entre a Google e as marcas que comercializam equipamentos Android, até mesmo no seu desenvolvimento.
            Cada vez mais rápido as marcas implementam e disponibilizam as novas versões deste sistema operativo aos seus clientes.

            E por exemplo, face à Xiaomi, que depende da Google, a Apple este ano recuou no market share. E esta hein?

            Sim, A Apple lidera o sector dos smartwatches, tal como a Xiaomi lidera o sector dos wearables (onde os smartwatches até estão encaixados).

            Apple Music é um bom serviço, mas que continua muito atrás do principal player. E sinceramente não vejo qual a vantagem da Apple Music para a tomada de decisão na escolha do smartphone…

            Apple tv, o mesmo…Netflix continua a nao dar hipóteses, a bater records de crescimento, e cada vez há mais concorrentes (amazon prime, HBO, disneyplus, …)

            “Apple Pay é líder global,” querias escrever “Alipay”, certo? 😛

            E mais uma vez quem escolhe smartphone por isso? Existem tantas mas tantas opções de pagamento global e seguras, e cada vez mais…

            Os rankings e benchmarks que apontam “o meu telefone de mexer com o dedo ficou em primeiro, ou ficou no top 10 e tal”, são exatamente os mesmo que avaliam os Iphones.

            Por exemplo, a maioria dos benchmarks tem apontado o SOC do iphones como vencedores…mas depois na pratica, nem sempre é assim. Relativamente ao novo Iphone 13 ainda nao tive curiosidade de ver, mas a versao anterior sofria bastante com thermal throttling.

            Corrias o benchmark após 20 min de gaming, e a pontuação baixava muito, abaixo daquela dos principais rivais, apos os mesmos 20 min de gaming…

            Mas concordo: “Cada um usa o que quer e o melhor é sempre o que nos serve. “

          • Maats says:

            É engraçado ver esta passagem Vítor:

            “Depois há os rankings da dxomark para a malta ter o que dizer “o meu telefone de mexer com o dedo ficou em primeiro, ou ficou no top 10 e tal”

            Mas é porque a Apple não é superior e a pontuação reflete isso, porque caso fosse já era um ponto de referência como o é… o problema é que quando testados todos os pontos por uma entidade acima de tudo imparcial, além de especializada que esmiúça tudo e mais alguma coisa a Apple e os Iphones apesar de muito bons ficam aquém de outros nomeadamente android e é disso que estamos a falar, o resto… é só areia para os olhos de quem não estiver minimamente dentro do assunto ou distraido!

            No ponto fotografia e vídeo a Apple e os Iphones não são superiores. não vale a pena misturar 1001 coisas que nada têm a ver com o caso, pois nesses 45 anos é só ver quantas empresas é que desenvolveram tudo o que mencionaste hardware, software, serviços a todos os níveis e a Apple as comprou e vangloriou-se como se fosse quem criou e desenvolveu? Pois!
            Vítor falo numa boa, cada um usa o que gosta, o que lhe é mais intuitivo e se dá melhor, a sempre pontos a melhorar em tudo portanto… A Huawei tem estado na frente no que toca a câmeras, a verdade factual é esta, podes rebolar, andar a volta da mesa, fazer o pino e 3 mortais para trás ao mesmo tempo que cortas o cabelo e ainda escreveres um artigo que isso não vai mudar!

          • Vítor M. says:

            No final de contas, onde gastam mais tempo é no olhar os produtos Apple. Onde param os vossos olhos. 😉

            Pelo menos sejam honestos convosco.

          • Maats says:

            Epah… tá mau… para o Vítor só escrever duas curtas frases é porque oi está cansado e está no modo sunday chill, ou estou preocupado e espero que esteja tudo bem…

            “Pelo menos sejam honestos convosco.”

            A sério Vítor?

            Precisamente por isso é que não concordamos contigo, pelo menos falo por mim, se não o fosse dava razão a tudo o que o “dizes”!

  4. lapizazul says:

    Faz exactamente o mesmo que os outros, mas com mais publicidade enganosa e truques para fazer crer que é melhor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.