Apple Lisa – Em 2018 poderá descarregar gratuitamente o SO
A Apple tem uma história já com 42 anos. Empresa fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne recebeu o nome de Apple Computers INC., em 1976. Desde então colocou no mercado muitos produtos que foram revolucionários na sua época, entre esses produtos estão os sistemas operativos.
Atualmente, a Apple apresenta um sistema operativo para os seus Macs chamado macOS, baseado no sistema UNIX e cuja interface gráfica é das mais avançadas e com melhor design que existe no mercado. No entanto, nem sempre foi assim. Para chegarmos onde nos encontramos hoje foi necessária uma evolução contínua que teve o seu início com o Apple Lisa, o primeiro computador para o escritório com uma interface gráfica. Vamos conhecer um pouco sobre este computador.
O sistema operativo do Apple Lisa renascido...
O processo normal de um sistema operativo leva que ele evolua, cresça e amadureça até certo ponto conforme as necessidades do mercado, contudo, também chega a uma altura em que fica obsoleto, principalmente quando o software que gravita à sua volta deixa de ter atualizações e perde interesse. Passam, alguns, a fazer parte da história viva de evolução do segmento.
Já no próximo ano, o Museu da História do Computador (Computer History Museum) irá tornar disponível o código fonte do histórico sistema operativo do Apple Lisa de forma gratuita e Open Source.
Deste modo, os entusiastas de tecnologia serão capazes de experimentar um dos mais antigos sistemas operativos da Apple e poder sentir como terá sido a experiência de utilização de um dos primeiros sistemas operativos com uma interface gráfica semelhante à que conhecemos hoje.
Uma breve história do Apple Lisa...
Foi em 1979 que se realizou a célebre visita da equipa de engenheiros da Apple, liderada por Steve Jobs, ao Xerox PARC com o objetivo de ver e experimentar os protótipos mais avançados da altura de interfaces gráficas. A partir daí, o sistema operativo para o Apple Lisa começou a ser desenvolvido de modo a apresentar uma interface gráfica agradável.
Com o Apple Lisa, a marca da maçã redefiniu aquilo que era possível fazer num computador. A sua avançada interface gráfica tinha janelas e ícones. Para além disso era possível agrupar ficheiros e outro conteúdo em pastas. De modo a que funcionasse era necessário um rato. Em 1983 tudo isto era tecnologia de ponta.
Ainda assim, o Apple Lisa foi um grande falhanço e deu origem a um dos momentos mais importantes na história da Apple. Foi a partir daqui que começaram os desentendimentos entre Steve Jobs e o CEO da altura, John Sculley. Eventualmente, Jobs viria mesmo a ser afastado da empresa que fundara juntamente com Steve Wozniak.
O nome do computador foi dado por Steve Jobs de modo a que fosse igual ao da sua filha Lisa Nicole Brannan-Jobs. No entanto, a informação oficial fornecida pela Apple à imprensa e ao seus clientes era que Lisa significava “Local Integrated System Architecture”.
Em resumo...
Se é uma pessoa interessada em tecnologia e se gosta de reviver o passado, não pode perder já em 2018 a oportunidade de experimentar um dos legados da Apple em termos de software. Para além disso, esta será uma excelente oportunidade para os mais novos terem acesso a tecnologia com a qual nunca chegaram a conviver.
Este artigo tem mais de um ano
Bem se correr nos pcs de agora vai ser o so mais rápido de sempre 😀
Realmente, a Apple deveria de se chamar Apple Evolution INC…
Seria muito bom se as próprias empresas disponibilizassem todos os SOs desta época mais antiga, sobretudo em código aberto uma vez que já não são usados por ninguém, para meramente estudos…
“Apple Lisa, o primeiro computador para o escritório com uma interface gráfica.” afirmação falsa, pois o primeiro desktop com GUI foi o XEROX ALTO, https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_graphical_user_interface#Xerox_PARC
apesar de nao ter sido comercializado, era utilizado na PARC, XEROX e universidades…..
Meia verdade, até porque dizes isso mesmo, em cima dizes uma coisa e desdizes em baixo. Claro que o Apple Lisa foi o primeiro computador a ser comercializado com uma interface gráfica, isto porque o Xerox Alto era um produto inacabado… e não teve sequer no mercado… 😉
Gostaria de saber onde e como experimentar SOs antigos da Apple, ex Snow Leopard e anteriores, de maneira mais simples. Já tentei instalar via Virtualbox mas nem consigo concluir a instalação. Há algum lugar onde possa ver esses sistemas via emulação?
Já tentou com o QEMU?
Não conhecia. Mas vou tentar. Obrigado, Alves
O VMware tem opção específica para máquinas virtuais com o Mac OS, desde que sejam as versões baseadas em x86, claro.