Apple fornecerá iPhones especiais aos investigadores de segurança para testes ao iOS
A Apple sempre foi muito restritiva no que toca a questões de segurança. Quando são descobertas falhas, estas são imediatamente resolvidas, se que se tenha conhecimento do que é a causa ou o que foi afetado.
Existe um programa de caça aos bugs, mas também aqui os valores são mais baixos do que é oferecido no mercado. Este cenário pode em breve mudar e rumores apontam que a Apple irá fornecer iPhones especiais. Estes vão para as mãos de investigadores de segurança. O objetivo é apenas a deteção de falhas de segurança.
Tal como os restantes sistemas, também o iPhone e o iOS estão suscetíveis a falhas de segurança. Estas são normalmente tratadas em segredo e resolvidas de forma rápida e direta. A Apple não tem do seu lado uma comunidade de investigadores, uma vez que o iOS é um sistema fechado.
iPhones especiais para os investigadores de segurança
Claro que estas são muitas vezes falhas descobertas de forma quase casual. A razão vem de não haver forma de olhar para o código e para o avaliar. Esta situação poderá em breve ser mudada, com uma alteração das políticas da Apple no que toca à descoberta destas falhas.
É ainda apenas um rumor, mas tudo aponta para que a Apple possa em breve fornecer unidades do seu smartphone para testes. Estes iPhones especiais vão ser entregues aos investigadores de segurança, com muitas das limitações do iOS removidas.
Claro que estes equipamentos vão ser fornecidos apenas aos investigadores de segurança. Estes precisam de participam no programa de caça aos bugs da Apple. Este é aberto apenas a convidados, estando a trabalhar para a Apple na procura de falhas no iOS e nos iPhones.
Além do iOS também o macOS terá caça aos bugs
Há ainda mais informação nova, que revela que o programa de pesquisa poderá ser também alargado aos Mac. Esta era uma lacuna que havia no programa da Apple, que fica assim ainda mais completo. Será igual ao que existe hoje para o iOS, mas aqui será focado no macOS.
Espera-se que estas novidades surjam ainda esta semana. Devem ser anunciadas na conferência de seguraça Black Hat, que decorre nos próximos dias em Las Vegas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Forbes