Apple lança programa de troca de adaptadores de tomada
Devido a alguns problemas identificados nos adaptadores de tomada que acompanham os transformadores de alguns modelos de Mac e de iPhones, a Apple lançou agora um programa global para a troca destes componentes.
A ideia da marca é substituí-los a todos, impedindo assim problemas com estes dispositivos e protegendo os seus clientes. Ao todo foram até agora conhecidos 12 casos em que esta falha se manifestou.
A Apple determinou que os adaptadores de tomada de parede CA de dois pinos, criados para serem usados na Europa, Austrália, Nova Zelândia, Coreia, Argentina e Brasil podem partir-se, existindo o risco de choque eléctrico caso os utilizadores toquem nos mesmos.
Estes adaptadores de tomada de parede foram enviados entre 2003 e 2015 com os Mac e alguns dispositivos iOS, tendo sido também incluídos no Kit de adaptadores universais de corrente Apple.
Devido a estes problemas, a Apple decidiu substituir gratuitamente todos os adaptadores de tomada de parede afectados por um adaptador novo e reformulado. A marca encoraja os clientes a trocar todas as peças afectadas, seguindo o processo de substituição definido.
Como identificar um adaptador de tomada de parede com problemas
Um adaptador de tomada de parede com este problema não tem caracteres ou tem 4 ou 5 caracteres na ranhura interior onde se encaixa num adaptador de corrente Apple. Os adaptadores reformulados têm o código de três letras da região na ranhura (EUR, KOR, AUS, ARG ou BRA).
O processo de substituição
Para substituir um adaptador com problemas deve dirigir-se a um Centro de Assistência autorizado Apple. O número de série do Mac, iPad, iPhone ou iPod será verificado, fazendo parte do processo de substituição. É por isso recomendado que tenha o número de série consigo.
Os clientes que adquiriram um Kit de adaptadores universais de corrente devem também realizar a troca, de acordo com as mesmas regras definidas acima.
Este artigo tem mais de um ano
Mais carga negativa para a imagem da marca… sim, eu sei, que o facto de assumir o erro e o corrigir é ótimo para quem comprou, mas para quem vai comprar, não será bem assim, perde-se a imagem da imaculada Apple. E a juntar a isso, os problemas atuais com o Safari (estanho ainda não haver nenhum artigo no Pplware). O Tim deve estar a ser pago pela Google para arruinar a Apple.
Ou seja, tenho que levar os meus dispositivos à Apple? É que ambos, o iPad ou o Mac, têm isso e necessito de ambos!!
“Qualidade mesmo só a Apple”
😀
Sem dúvida. Por isso a Apple é sempre considerada como a melhor empresa no índice de satisfação dos clientes.
Pelo menos se identificam o problema trocam! no resto estão-se a marimbar para o caso
Dor de cotovelo deve ser mesmo mau 🙂
Pelo menos quando encontram o problema resolvem-no. Mesmo que fiquem com mais despesa. Já o Android ou Windows Phone……….
“Pelo menos quando encontram o problema resolvem-no. Mesmo que fiquem com mais despesa. Já o Android ou Windows Phone……….”
Parece que não lê todas as notícias do pplware se não não fazia essa afirmação… Procure bem aqui no pplware e veja se as outra marcas não estão a fazer o mesmo? Alias a Microsoft até está a mandar as peças de substituição para casa do utilizador… ( estou a falar de peças simples que não precisão de mão de obra expecializada).
https://pplware.sapo.pt/microsoft/microsoft-esta-a-trocar-o-cabo-de-alimentacao-do-surface/
Mas deu para ler a noticia ou nem por isso?
Tens de levar o NUMERO DE SERIE juntamente com o adaptador. Os aparelhos ficam em casa.
só levas os adaptadores e o numero de serie do equipamento, a troca deverá ser imediata.
Sim, podes ir a qualquer centro de revenda autorizado pela Apple. A substituição, pelo que li no MacRumors, é grátis.
A Apple disse que basta o número de série.
Podes telefonar para saber + informações de como proceder, e a troca parece ser apenas para o adaptador de tomada, não para o transformador, por isso poderás continuar a usar com o cabo comprido que vinha na caixa.
Resposta de um amigo os CAAA fazem a troca na hora 😉
Não te preocupes, só dá problemas por culpa do utilizador. Não te baseies “nas notícias que têm saído na net, well, não devias acreditar a 100%…”
Lembras-te disto? Eu ajudo: Teu comentário na notícia da troca do cabo de alimentação do Surface.
Wistfultale 21 de Janeiro de 2016 às 19:55
Se ardeu, certamente o culpado foi o utilizador. Já sou utilizador de Macs e iDevices há bastante tempo e até hoje não ardeu coisa nenhuma. Se estiveres a falar com base nas notícias que têm saído na net, well, não devias acreditar a 100%…
Mais uma vez e como sempre só se dá chances de trocas aos grandes centros urbanos, pergunto, e se for alguem como eu que a loja Apple mais próxima fica a centenas de Kms, mais uma vez é uma vergonha, APPLE NUNCA MAIS
Que lojas em Portugal fazem isto?
Segundo a Apple é nos centros de assistência técnica
locate.apple.com/pt/pt/
O quê? Tem de se levar os adaptadores? Então eles não sabem quais os defeituosos?
Se é uma troca o óbvio será haver troca de um por outro, mas é apenas para o adaptador de tomada, não para o “transformador”/adaptador de corrente, que no caso dos Macs continua perfeitamente utilizável usando o cabo que vinha na caixa.
Está tudo bem explicado no site da Apple
https://www.apple.com/pt/support/usbadapter-european/
Isso é outro programa de trocas.
Exacto. A imagem está errada.
Os adaptadores que deverão ser trocados são os que aparecem nesta página: http://www.apple.com/pt/support/ac-wallplug-adapter/.
teho um A1357 de 10 W ipad 1gen , sao só os A1300 afectados? e que o meu tambem tem as letras CE pintadas por dentro
E muito fácil ,já fiz hoje ,levar carregador ,e numero de serie, e trocam no momento onde fui tinha uma caixa com vários para troca.
Onde foste.
Esta notícia vem mesmo a calhar para o Renato, Andr8 e para o Wistfultate (pelos comentários na notícia sobre a troca do cabo de alimentação de alguns Surface).
Como vêem, problemas podem acontecer a qualquer empresa!
Uma marca como a Apple que apregoa ser a melhor a nível mundial deixa cada vez menos a desejar. Quando adquirimos um produto na loja online ou noutra e o registamos, a Apple fica com os nossos dados e envia-nos a chamada propaganda publicitária, mas não utiliza o mesmo meio para nos alertar para os problemas dos seus produtos. Eu adquiri um iMac Intel Core i7 quad-core 3,4GHz em Agosto de 2011, cuja placa gráfica PIFOU em Janeiro de 2016. Como desconhecia o problema de fabrico e consequentemente o programa de substituição da Placa de Vídeo AMD Radeon HD6970M, pois a Apple na sua base de dados só devem ter os nossos emails registados, para o que lhes interessa. Fez com que eu tivesse que suportar o custo de +- 800,00€, mais o incómodo. Vêr este link: https://support.apple.com/pt-pt/HT203787
Pelo que o 1º passo para dizer “Bye Bye Apple” foi instalar o Windows 10. Apple Nunca mais.
No link que indicaste está lá isto :
“Caso pense ter pago por uma reparação ou substituição devido a este problema, contacte a Apple para solicitar um reembolso.”
Porque não os contactas para que te reembolsem ?