O iPhone, durante muitos anos, foi principalmente produzido na China pela Foxconn. Contudo, para fazer face à guerra comercial entre a China e os EUA, a Apple está já a mudar o local de produção para outro país.
Apesar de ainda não ter mudado completamente o local de fabrico dos seus smartphones, tal poderá acontecer caso a China não ofereça condições à empresa de Cupertino.
A Apple é uma das maiores empresas de smartphones do mundo, sendo também uma das que mais vende. A sua produção está a cargo da Foxconn, que colabora com a empresa de Cupertino há vários anos. Muito recentemente, estas duas empresas começaram a fazer mudanças no local onde produzem os seus equipamentos.
Era esperado que todos os iPhone fossem produzidos na China, como é típico. Não obstante, de modo a fazer face à guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China, a Apple está a fazer mudanças nesse sentido. Segundo os últimos relatos da imprensa internacional, o iPhone XR está a ser fabricado na Índia.
Esta decisão foi especialmente impulsionada pelas tensões entre as duas potências mundiais. A Apple não pode comprometer a produção do seu iPhone e por isso encontra agora na Índia um local mais estável.
Para além disso, o próprio governo da Índia está a alterar a legislação e a criar melhores condições para cativar o investimento destas empresas. A economia da região poderá sofrer uma melhoria considerável, revertendo assim a tendência decrescente.
A Índia será mais atraente, principalmente à luz do que se está a passar entre os EUA e a China.
| Nirmala Sitharaman, Ministra das Finanças da Índia
Não é uma aventura nova para a Apple e para a Foxconn
Esta não é a primeira vez que a Apple transfere a sua produção para a Índia. Já em 2017 a marca teve a produção do iPhone 6S e iPhone SE sediada na Índia, sem, no entanto, conseguir resultados positivos.
Para além de fugir a possíveis problemas comerciais, esta mudança vai ainda abrir mais o mercado indiano para a Apple, onde a marca tem tentado, sem sucesso, aumentar as vendas do iPhone, mesmo nos modelos mais baratos.