PplWare Mobile

Apple arrasa mercado dos smartphones com 92% dos lucros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Carlos Alberto says:

    Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que exagero (tal como o do anuncio) 🙂

    • FNP.PT says:

      Já percebi! É como em Portugal! Para 10 milhões de habitantes, existem 6 M de benfiquistas, 6 M de sportinguistas, 6M de portista e 6M dos outros! Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    • Baptista Batos says:

      Android é fruto da ladroagem dos planos da Apple.

      Google, Samsung, LG, etc… foram todos colaboradores com a Apple na criação do iPhone original.

      Depois roubaram os planos à Apple, e criarem um automatismo de construção maciça de clones.

      Por isso, é só justo que não ganhem dinheiro nenhum. Eles também não precisam, porque não fazem nada, é uma maneira de encher os bolsos dos fabricantes de componentes e os data-centers da Google… aí é que está o lucro do Android…

      A Samsung pode ganhar só 17%, mas vende a si própria um ecrã, uma bateria, uns quantos chips, e se formos a ver, tem mais lucro que a Apple…

    • Freedom says:

      Exagero? Não. Nada disso!

      Paguem! Alguém tem que trabalhar para os escravos comprarem.

  2. Martins says:

    e ainda dizem que a apple não é overpriced.

    • DARTH says:

      cada coisa tem o preço que o consumidor esta disponivel a pagar. se ele paga preços apple, valem o preço pedido. o resto é conversa fiada

    • Francisco Pinto says:

      A explicação está toda aqui:
      Os produtos que a Apple disponibilizou em Setembro passado, o iPhone 6 e iPhone 6 Plus, veio abrir o leque de escolha e não diminuiu o preços dos equipamentos, ao ponto dos fabricantes de smartphones Android têm uma variedade muito maior, FAZEM CONCORRÊNCIA DENTRO DO PRÓPRIO SISTEMA E ESMAGAM MARGENS, COMPETINDO ENTRE SI E NÃO ENTRE ANDROID E IOS ao ponto de algumas “marcas” estarem a perder dinheiro.

    • RaCcOn says:

      Nao esquecas que isto nao se refere apenas a venda de equipamentos (hardware com software la enfiado) como e o caso das outras marcas, mas sim em todos os servicos que a ele estao associados, iCloud, iTunes bem como aos acessorios para os equipamentos.

      Logo e normal que a Apple com menos consiga fazer mais 😉

      • JBM says:

        a estimativa é só para os lucros com os equipamentos

        • RaCcOn says:

          Não creio, pois os custos de produção dos equipamentos são similares, bem como os custos de venda na maioria dos casos…por mais que digam que Android é mais barato é mito, seria o mesmo que dizer que um Ferrari é igual a um Fiat e o Ferrari é extremamente mais caro.

          Se compararem telefones de topo, andam todos nos mesmos preços, bem como os custos de produção dos mesmos não são assim tão diferentes.

          Logo só me leva a acreditar que os valores apresentados tem a ver também com os serviços associados aos equipamentos.

          • JBM says:

            o que esta empresa estima é os lucros associados ao hardware, não a serviços.
            E os lucros da Apple com os serviços ficam muito longe do que o que consegue com o hardware
            Não dá para perceber como é que achas que os custos são similares quando a maioria dos smartphones Android são vendidos abaixo do custo dos iPhones.

          • RaCcOn says:

            Os custos de materia prima etc etc sao similares em ambos os casos, alias a Apple ate deve de ter mais custos porque tem o seu proprio sistema operativo ao inves das outras marcas que usam Android…

            Tem custos com publicidade, pelo menos o pessoal diz que a Apple e perita em Marketing e investe muito em publicidade…

            Nao fabricam directamente, pedem a outros para fazerem os seus componentes, neste caso principalmente a Samsung, logo a Samsung ate deveria de ter custos ainda mais baixos com os seus equipamentos.

            So que tens algumas coisas, a Apple nao vende a preco de Saldo, nem o valor dos equipamentos baixa muito ate a saida da proxima versao(1ano depois).

            No caso das outras marcas, lancam um equipamento a “cada mes”, e como e obvio vao ter de baixar o preco do modelo anterior para escoar o stock.

            Nao sei se me faco entender.

          • JBM says:

            Não te fazes entender!
            Todas as outras marcas vendem muitos modelos a diferentes preços e com diferentes custos. Muitos desses modelos chegam a ser vendidos a preços inferiores e têm custos inferiores aos custos da Apple com os seus aparelhos, e em média com margens muito inferiores à Apple.
            Mas o que interessa é que o que esta empresa apresenta é um estudo sobre os lucros na venda de hardware, os serviços associados não entram nessas contas.

      • pedro says:

        Logo e normal que a Apple com o melhor consiga fazer mais hahahahaha

    • FG says:

      As outras é que são overpriced.

      A Apple faz 100 telemóveis, vende 100 telemóveis a preço inteiro.

      A samsung, por exemplo, faz 100 telemóveis, vende 20 a preco inteiro, mais 20 a preço ligeiramente inferior, mais 60 a preço de custo.

      Logo para fazer o mesmo lucro, os primeiros 40 têm que dar tanto lucro como os 100 da Apple.

    • FG says:

      Além disso, quando compras Apple, a maior parte do lucro vai para a Apple.

      Quando compras Android, a maior parte do lucro é feita pela loja que te vende o aparelho.

      Porque as OEM podem passar fome, já as lojas, não querem saber, se a marca X vende e dá 50% de lucro, quem se lixa é a marca Y que só dá 49%, porque quem compra Android, tanto vale a marca, se é Samsung ou LG ou o que for… Sai sempre com um na mão…

      Por isso é que se vai a uma loja, e raramente têm produtos da HTC, Sony, etc… Mas coreanas e chinesas, têm sempre…

  3. RIcardo Almeida says:

    Isto não mostra poder, isto só vem a confirmar o fanatismo que existe por trás dessa indústria à parte que é o iPhone.

    Enquanto houver gente a aceitar a margem de 400% que a Apple tem neste produto eles continuam a ganhar.

    Quanto ao facto de o Android estar a fazer competição interna em vez de competirem contra o iOS acho muito bem, são dois mercados muito diferentes. É como comparar o mercado de Nintendo com Sony/Microsoft no mundo das consolas.

    • João Reis says:

      Continuar a achar que é por causa do fanatismo, e menos do que realmente importa ao consumidor, é a razão pela qual continuam a ter sucesso os produtos Apple.

      Talvez entender que o sistema é mais fiável de ser usado, com updates ao dia para todos, segurança máxima embora não a 100% quando saem exploits eles corrigem para todos no espaço de 1 mês. Isso não acontece na concorrência.

    • FG says:

      Duh!

      Por serem dois mercados completamente distintos, é por isso que o Android compete entre eles, e a Apple não tem competição.

    • pedro says:

      as pessoas as milhões de pessoas gostam do iPhone e até são fanáticas…
      deve ser porque não presta
      Toquem-se hirudoids pseudo-smarthphones da treta
      nada satisfaz mais toque ter apple o resto esta tudo a ir pelos canos
      a qualidade vende sempre
      viva a apple e todos aqueles que obtiveram quase 100% de lucro a e verdade
      só a uma
      a numero 1 do planeta
      tudo o resto que possam dizer são apenas frustrações
      que nem sequer merecem ter um iphone.

    • Flávio says:

      Percebes muito de negócios… Achas que o lucro é só de 400% em relação ao preço de custo? Achas que os outros têm menos? Então imaginemos que o preço de venda é 120% do preço de custo, achas que esses 20% vão chegar para pagar aos operários, ás transportadoras, aos armazéns, aos próximos transportadores, á loja e aos empregados da loja e aos programadores e designers que desenvolveram o produto e o Software? Claro que estes produtos têm margens altíssimas, TODOS ELES, sejam Android’s iOS’s, etc. As margens são necessárias porque há muita coisa dependente de um dispositivo

  4. Kruskal says:

    “Apple arrasa bolso dos clientes” 😀
    Vender pouco e lucrar muito não é para todos.

    • FG says:

      É a que vende mais nos topos de gama…

    • David Guerreiro says:

      Nem isso arrasa, porque os clientes estão com bolsos bem cheios e pagam as pequenas fortunas que a Apple pede e ainda se ficam a rir.

      • Baptista Batos says:

        Este gajo fala como se ter meia dúzia de trocos no bolso fosse crime ou pecado!

        Ó “Guerreiro”, trabalha que isso passa…

        • David Guerreiro says:

          Meia dúzia de trocos não, agora rios de dinheiro para andar a esbanjar em iPhones, para depois se vir gabar para fóruns que são os maiores, isso é que deveria ser crime.
          E para tua informação, trabalho, e muito, mas não recebo para andar a gastar 700€ num iPhone. Para eu ganhar pouco, andam outros a ganhar muito.

          • Rui says:

            O que interessa é o valor do nosso trabalho não se trabalhamos muito ou pouco. Se fazes algo que poucos sabem fazer e a procura é elevada, é natural que seja melhor remunerado do que outro trabalho que qualquer um faz, né?

            Atenção que não estou a ser sarcástico, apenas estou a constatar um facto.

          • MAC says:

            Ó Guerreiro, e quanto custa o S6 Edge? Vê lá tu que a Samsung já está a dar quase 50% pela retoma a quem comprar um S6.

  5. Realista says:

    Microsoft já vai com 4% lucro… Windows Phone está a subir

  6. João Reis says:

    Precisávamos de um novo sistema Android mais eficiente, menos aberto a problemas. Em suma, mais o que é o iOS.

    Enquanto não existir essa alternativa fechada, a Apple vai passeando.

  7. XXXX says:

    É facil ter lucros destes quando um aparelho custa cerca de 20% do custo de venda. Mas também só compra quem quer mandar dinheiro para o lixo 🙂

  8. daiquiri says:

    vá. upa upa, toca a pagar o iphone novo de 700€.
    tudo para a fila

  9. millers says:

    a apple até pode fazer smartphones com o preço de 1000€ porque o povo paga na mesma

  10. Haadok says:

    Eu não acredito nesta notícia.
    Acho que informações destas está mais para propaganda da Apple do que ter fundo de verdade.
    Se fosse verdade, dezenas de outras fabricantes já tinham abandonado o mercado. Ninguém fabrica algo para ter prejuízo ou lucro baixo.

    • Nuno says:

      Também me custa acreditar. Que a Microsoft continue apesar de perder dinheiro ainda consigo perceber, todas as outras não sei para quê produzir um produto onde perdem dinheiro.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Com a ressalva de ter passado os 90% só em 2014 (porque os lucros da Samsung diminuíram) é assim há anos. Pesquisa por “apple smartphone makers profits” e escolhe o ano.

      Podes crer que não é um tipo de notícia de última hora saída sabe-se lá de onde. Se não fosse verdade já a tinham contestados em trimestres/anos anteriores.

    • JBM says:

      É uma questão de ires ver os resultados que cada empresa tem apresentado. A Samsung vais apresentando quedas nos lucros com os smartphones, a Microsoft vai apresentando grandes prejuízos com os telemóveis, a Motorola antes de ser vendida tb só apresentava prejuízos, e ainda deve também, etc! Se vendem a preços baixos não há muita forma de obter algum lucro decente.

  11. Pisca says:

    Se eu tiver uma fabrica de alguidares, meter uns desenhos nos ditos, mais umas asas estranhas e vender aquilo a 450 euros, quando me custa na produção, tudo incluído (m.obra, maquinas, impostos, transporte, etc….) 2,50 euros, o lucro obtido não é noticia do outro mundo

    O que é noticia, é como consigo endrominar uns patetas convencidos que compraram o “must” dos alguidares

    Aplica-se seja ao que for

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      De certeza que não tens uma fábrica de alguidares. Se tivesses ias-te esforçar por fabricar alguidares melhores que a concorrência. Ainda tens muito que aprender se pensas que os consumidores são estúpidos.

      • Kruskal says:

        Os consumidores não são estúpidos, são humanos, logo extremamente influenciáveis por um bom marketing. Se não tivesse qualidade não iria longe por melhor que fosse o marketing, simplesmente está inflacionada, e isto acontece com muitas outras marcas, de tudo.

        • Rui says:

          Quase 8 anos de marketing e milhões e milhões de iPhones vendidos e ainda há quem acredite que é só marketing? Se não tivesse qualidade achas mesmo que ainda se venderia da mesma maneira? Continuem a atirar barro á parede a ver se cola

          • Kruskal says:

            Enganaste-te no sitio do teu comentário?
            “Se não tivesse qualidade não iria longe por melhor que fosse o marketing”

          • Rui says:

            @Krustal, era para o Pisca.

            Há por aí pessoal a falar sem saber do que fala, e o pior, focam-se apenas no próprio umbigo.

  12. Liph says:

    verdade ou não, prefiro pagar menos. Não faltam boas máquinas por metade do preço.
    Parabéns a Apple, ou melhor aos seus sócios. Para todos os outros que vêem nisso uma vitoria tenho pena.

  13. Nuno says:

    Todos os vossos comentários, têm o valor que têm, mas um iPhone o valor vê-se no mercado dos usados, ainda existem iPhones 4 a serem vendidos por 100€, um smartphone que já tem anos, vejam um modelo equiparado para ver se dão o mesmo valor ??

  14. Benchmark do iPhone 6 says:

    Nada de especial a Apple ficar com 92% dos resultados (soma dos lucros e prejuízos) dos fabricantes de smartphones – porque a maior parte deles (com excepção da Samsung, mas que tem visto os lucros a diminuir) ou tem prejuízos (caso da Microsoft e da HTC) ou tem lucros próximos de zero.

    Parece que os fabricantes de smartphones estão com lucros fabulosos e que a Apple recebe uns inacreditáveis 92%. São 92% porque os restantes (com excepção da Samsung) não ganham para o “pitroli”, mas isso não é culpa da Apple.

    No último trimestre de 2014 a percentagem era de 93% e (ver link). Costumam ser publicados quadros em que consta essa essa percentagem nos resultados (value share) e a margem de lucro operacional (sem encargos financeiros e impostos):

    – Apple: percentagem de 93% nos resultados, com lucro operacional 38% – uma margem perfeitamente normal, não tem nada a ver com os 400% que um alucinado aí mais para cima escreveu
    – Samsung: percentagem 9% com lucro operacional de 8%
    – Microsoft: percentagem de -2% (prejuízos), com lucro operacional de -18%

    P.S. O pessoal do Android e da Microsoft habituou-se à mama dos preços baixos, com os fabricantes a terem prejuízos ou lucros insignificantes. Isso nos negócios não é nada normal. Deviam olhar para a Apple e tentar perceber – “Eh, pá estes é que têm razão, vamos aprender como é que fazem!” Mas não, preferem assobiar para o lado e dizer – “Isto é assim porque o pessoal que compra iPhones é estúpido, iSheep, ricaços que não sabem o que fazer ao dinheiro” 😉

    http://fortune.com/2015/02/09/canaccord-apple-took-home-93-of-mobile-profits-last-quarter/

    • João Reis says:

      +1
      Excelente resumo.
      As marcas acham que é fanatismo, nos negócios é sempre fatal este tipo de desculpas. Significa uma coisa apenas, que estão a fazer muito mal e já tinham anos de experiência para entender o que o consumidor quer no seu telefone.

    • Kruskal says:

      Portanto o pessoal vai ao pomar e paga 380 euros por… ar, o outro pega nesse dinheiro e compra um telemóvel de características muito semelhantes e deixa pouco lucro para o fabricante e ainda são burros? Quero lá saber do fabricante, quanto menos lucro ele tiver, mais lucro eu, não compro telemóveis por “amor à camisola”.

      • Rui says:

        Se pensares no mercado empresarial, a quem achas que vão comprar smartphones para os funcionários? À empresa que pode falir daqui a 1 ano e deixar sem suporte o dinheiro que gastaram ou vão comprar à empresa quem lhes garante suporte durante cerca de 4 anos e que não irá falir tão facilmente??? Estes é que são burros claro

        • Kruskal says:

          Tendo em conta os 38% vs 8%, mesmo que passado uns anos tenham de trocar de telemóveis, o que vai acontecer de qualquer das maneiras, ainda saem a lucrar, não vás por aí.

          • JBM says:

            As médias/grandes empresas dependem de bom suporte de software e não podem sofrer riscos de estar a trocar todos os anos de aparelhos, nem os riscos de segurança por mau suporte em software empresarial. Não é à toa que nas grandes empresas de muitos países o Android tem menor penetração que os aparelhos da Apple

          • Rui says:

            Krustal, não sei que conhecimento tens de medias e grandes empresas mas digo-te o seguinte, a realidade que conheço paga para ser bem servida. Não vês PC’s de linha branca, vês lenovos, hp, dell, apple, e nos smartphones ves iPhone, e em alguns casos ves WP, android

          • Kruskal says:

            Eu sei disso, mas qual é a contribuição desse segmento no global do mercado?

          • Rui says:

            Se calhar mais de que se julga. Eu não gostava de Apple e desde que passei a usar iPhone e Mac no trabalho, já não troco por nokias, samsung, lenovo, dell. São experiências que nos levam a mudar, e se me perguntarem o que recomendo, se puderem pagar, então recomendo Apple. E amigos meus que mudaram já fazem o mesmo…. Recomendam Apple.

          • Kruskal says:

            Eu não tenho iPhone e das últimas 2 ou 3 vezes que me pediram opinião recomendei iPhone, compraram e estão satisfeitos. Para mim, neste momento não, mas é ideal para muita gente e se não fosse o preço elevado venderia muito mais.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Não tenho nada contra os que andam à mama. Convém é que percebam que andam à mama e que não dura para sempre ou, pelo menos, que o leite azeda. Se reparaste nas últimas notícias da Microsoft, o que disso foi “Vão mamar para outro lado que isto não é negócio”.

        Se reparaste a Sony também deixou a cangalheta que não dá lucro. Durante um tempo os fabricantes chineses do Android alimentam a ilusão de que a teta dura para sempre. O pessoal que vá mamando – mas depois não se queixem “Ah, os fabricantes não actualizam o Android, e que isto e que aquilo”. Dão prejuízo ao vendedor e ainda reclamam? Vão mamar para o outro lado. “Ah, mas com os Nexus pode-se mamar á vontade, a preços baixos e está sempre actualizado – o leite não azeda”. Sempre, é um modo de dizer 😉

        P.S. Mamem à vontade até o leite azedar. Só gostava que percebessem como é que a Apple ganha dinheiro no negócio dos smartphones (investindo na qualidade), apesar de os compradores pagarem o preço normal de um produto de qualidade, que inclui o lucro, normal, do fabricante.

        • Kruskal says:

          Não sei se os 38% serão normal… Noutros segmentos de eletrónica são esses os valores praticados?
          Eu acho que é mais a lei da oferta e da procura, que é na verdade o que faz baixar os preços do Android, e um dia pode acabar a mama é à Apple, quando a procura baixar.

  15. Paulo says:

    Se eu reclamar na feira que as maçãs estão caras…

  16. rmcrys says:

    Para mim enquanto consumidor, tendo um Note 4 pago o mesmo por mais. O que obtenho de QHD, AMOLED, câmara, memória, flash, bateria, etc etc por Euro, vale bem a pena. Se têm muito ou pouco lucro é -me indiferente.

  17. Antonio says:

    O pessoal que fica indignado com os preços do material Apple e que afirma a pés juntos que as margens são enormes e que isso é crime, tenho duas perguntas:
    1º porque não fazem vocês uma empresa assim? pelo vosso comentário parece fácil.
    2º- Porque é que o plástico da samsung tem praticamente os mesmos preços, da apple?

    Relativamente ao ponto dois convido os caros leitores a verificarem preços de equipamento topo de gama da samsung, nos primeiros tempos é praticamente igual ao da apple, depois como não vendem começam a baixar….

    • Kruskal says:

      Compara o custo de produção dos equipamentos que referiste.

      • FG says:

        É mais barato para a samsung de certeza, já que eles “vendem a si próprios.”

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        As contas de uma empresa cotada na bolsa dos EUA – sendo a empresa mais valiosa, onde se investe mais dinheiro em ações – são passadas ao microscópio.

        A margem operacional (resultados operacionais / vendas) da Apple no iPhone é de 38%. Pesquisa e o que vais encontrar é: “É uma boa margem, mas não é excessiva”.

        Só nas cabeças dos que vêem o filme de pernas para o ar é que acham que os preços da Apple são excessivos. São normais, os dos outros fabricantes (com exceção da Samsung) é que são uma miséria, problema apenas dos seus acionistas – e de saúde mental para os que acham que é uma situação normal, que mamam na teta da vaca enquanto dura e acham que dura para sempre (não dura e o leite azeda) 😉

  18. QuanTeX says:

    Tenho vários produtos da Apple e gosto da qualidade da marca.
    Mas concordo que são caros, sim.. muito caros porque encontras produtos semelhantes mas de outras marcas bem mais baratos.
    Mas mesmo caros contínuo a compra produtos da Apple, não percebo estas conversas sempre iguais.
    Se eu prefiro pagar mais qual é o problema, o dinheiro é meu e sou livre de fazer a minha escolha.
    Respeitem isso e parem esses comentários hipócritas

    • LSDigital says:

      poderias dizer que preferes pagar mais pelo sistema operativo, pelos serviços apple, pelo pos venda, pela qualidade de construção…. Mas fizeste um comentário típico dos fãs da Apple que são gozados e que são vistos como um todo!

      Ora…. dizes que há produtos na concorrência tão bons quanto os da Apple e mais baratos, mas continuas a comprar Apple só porque sim e porque queres gastar dinheiro??? Provaste ser aquele típico cliente que só usa Apple para se fazer de rico e para mostrar aos amigos que tem produtos da maçã. São tipos como tu que envergonha os verdadeiros clientes da Apple, aqueles que compram os produtos pela qualidade, pelo sistema operativo, pela sincronização perfeita entre os produtos, pelo excelente serviço pos venda, pela longetividade dos produtos em termos de atualizações… Esses sim, pagam pela qualidade e não porque lhes apetece gastar dinheiro pois acham que a concorrência tem produtos bons ou melhores por menos preço.

      • QuanTeX says:

        Não, estás enganado não sou nenhum fã!!!
        Gostos dos produtos pelo seu todo, mas principalmente pelo design, talvez por isso é que considero que as outras marcas tentem seguir o design da Apple.
        Sim, como disse tenho a liberdade de escolher o que qiero e como no geral dos utilizadores da Apple estão satisfeitos, continuo a comprar Apple.
        E esquece isso de ter produtos Apple para ter afirmação ou status social porque eu acredito que muito pouca gente pense dessa forma.

  19. Pll says:

    Steve Jobs’ product pricing formula: cost of materials x 3 + 33%. é preciso dizer mais?

  20. bruno says:

    11 iphones lançados desde 2007 = 20% de quota de mercado!
    Incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.