Apple quer aplicações a funcionar no macOS e iOS já em 2018
Com a existência de sistemas operativos móveis e de desktop criou-se um fosso grande entre a oferta de aplicações para estes sistemas. Os programadores têm de criar versões próprias das suas app para cada um deles, com interfaces e até com código muitas vezes distinto.
A Apple quer acabar com esta distinção e prepara-se para, no próximo ano, criar uma ponte entre estes sistemas que permita aos programadores desenvolverem apps que correm tanto no iOS como no macOS.
Há já algum tempo que se fala que a Apple poderia criar uma forma de unificar os seus sistemas operativos. A maioria apostava numa aproximação entre plataformas, não apenas a nível estético, mas também nos próprios núcleos destes sistemas.
Aparentemente, e segundo indicações internas da empresa, essa proximidade será passada para as apps e não para o sistema operativo. Um relatório interno dá conta da vontade de criar uma forma de permitir aos programadores criarem apenas uma versão das suas aplicações, que depois funcionaria tanto no iOS como no macOS e adaptada aos diferentes tamanhos de ecrã existentes.
Este projeto, de nome Marzipan, está a ser desenvolvido com um grande grau de secretismo dentro da Apple, havendo planos para que demore vários anos a ser terminado, esperando a empresa ter já novidades em 2018. A fonte revelou também que este projeto pode ver os seus objetivos alterados ou simplesmente ser parado, sem qualquer continuação.
A Apple estará a guardar esta novidade já para as próximas versões 12 do iOS e 10.14 do macOS. Estas vão ser conhecidas no WWDC e lançadas mais tarde no ano de 2018. Não se sabe ainda se as lojas de apps vão ser mantidas em separado ou se vão ser fundidas num futuro próximo.
Claro que este não é o primeiro esforço feito para que um projeto deste tipo avance. A Microsoft, com o Windows 10, deu vários passos neste sentido e tem, hoje em dia, uma loja de apps que serve para as várias plataformas onde este SO está presente. Também a Google fez esta aproximação com o Android e o Chrome OS, com as apps do primeiro a poderem ser usadas no segundo.
Resta saber se a Apple vai mesmo avançar com esta fusão e de que forma o vai fazer. Para os programadores será um passo importante pois passam a focar-se apenas numa linguagem de programação e conseguem abstrair-se de grande parte da criação da interface.
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Acho que também deveriam ter mencionado o Ubuntu que foi talvez a primeira empresa a falar na unificação das plataformas e aplicações.
E quem e que usa essa nulidade de SO? Linux e so para geeks n serve para nada…o w10 está cada vez melhor e usado por toda a gente.
Exceto por quem não o usa. Que, pelas estatísticas, parece ser muita gente.
É difícil dizer isso. O conceito já tem vários anos ou mesmo uma década pelo menos.
assim ja compensa pagar 1150 euros por um mac air. ja se faz algo diferente do que existe ate agora. em 2018 vou comprar finalmente um mac.
Uso MacBook no DELL INSPIRON.
Perfeito.
Uso DEBIAN no LENOVO ideacentre.
Perfeito
A produtividade no MAC é superior, mesmo usando o TDE no DEBIAN. Considero a produtividade do TDE superior a todos os demais ambientes gráficos, e embora o GNOME esteja no MACOS, que no DEBIAN é feito com o CAIRO, a versão no MAC é superior à versão no LINUX.
Posso estar enganado, tecnicamente, pois não domino os ambientes gráficos (todos), usei o enlightment, TDE, KDE, GNOME, XFCE4. Embora um possa ser mais rápido, e outro tenha os menus de GNOME e KDE embutidos, a produtividade do TDE é superior.
O MACOS ainda tem algumas imperfeições de produtividade, de cópia de segurança dos aplicativos, que não podem ser gerenciadas propriamente.
Portabilidade de dados entre aplicativos de mesma natureza em versões do MACOS e iPad ou LINUX.
O ZIM Desktop poderia ser compatível com o MACOS.
Poderia haver uma entrada de menu para gerenciar a cópia de segurança (de reserva) do ZIM entre plataformas.
O mesmo vale para o NOTAS do MACOS, entre versões do MACOS e do iPad/iPhone.
Ou ter uma versão do NOTAS para DEBIAN.
UNIFICAÇÃO DE PLATAFORMAS
É uma inconsistência. É por isto que as plataformas existem, para oferecer serviços específicos para as necessidades dos usuários.
Trazer o mesmo código do CAD para TABLET e Desktop é jogar código fora.
O maior problema da APPLE é a opção pelo código ORIENTADO A OBJETOS.
Que os sistemas sejam feitos orientados a objetos, tudo bem, não elimina os passos de elaboração do sistema de informação para criação das tabelas – que são matriciais, não objetos -, a identificação das FUNÇÕES do Sistema e dos Diagramas de Fluxo de Dados, que existem quer a análise seja OO ou não.
Os blocos de códigos dos objetos poderão ser implementados por linguagens imperativas até melhor do que numa linguagem OO, como por exemplo, FreePascal ou XHarbour, que implementam classes.
Mas … that is another story … would say Moustache …