App Store: Comprei uma app errada e quero reaver o dinheiro
Muitas vezes podemos descarregar uma app e verificar que não serve para o que precisamos, ou simplesmente a app não faz o que promete. Depois de gastar o dinheiro, há forma de o reaver. O sistema da Apple permite que a app seja "devolvida" recuperando o que foi pago por ela.
Temos alguns casos de pais a solicitar ajuda pois os filhos, por culpa de quem permitiu que tivessem acesso às palavras passe da App Store, gastaram dezenas (nalguns casos centenas) de euros em aplicações, moedas num determinado jogo, vidas noutro, etc...
Vamos ver como podemos pedir o reembolso desse dinheiro.
A loja ou lojas de aplicações, livros, música da Apple é um serviço fantástico, dos melhores do mundo e que usa mecanismos que protege o consumidor. Desde a segurança dos dados dos cartões de crédito até à privacidade de cada um, a Apple procura sempre servir bem.
Uma das "lacunas" no sistema de Apps da Apple é não ter um "tempo trial" para testar antes de comprar. É verdade, há aplicações pagas que não têm versão gratuita o que deixa sempre o utilizador apreensivo na hora da compra, ainda mais quando estas apps custam dezenas de euros.
Mas há forma de resolver este e outros problemas. Basicamente podemos, num curto espaço de tempo claro, testar e, se não nos agradar, podemos devolver e recuperar o dinheiro.
O seu filho ou filha acabou de comprar uma app de 90 euros? Ou gastou 50 euros em "moedas" num jogo? Poderá pedir o reembolso.
Passo 1
Vá a este link para ir ao site da Apple Comunicar um problema. Será solicitado que introduza o seu Apple ID e password.
Na janela Comunicar um problema estão todas as suas mais recentes aquisições, as músicas, filmes, programas de tv, apps e livros.
Passo 2
Escolha o separador Apps (se for uma app que quer pedir o reembolso). Verá as suas apps gratuitas e as pagas dos últimos 3 meses.
Passo 3
Use a pesquisa de compras recentes, caso não a esteja a ver nas primeiras posições. Escolha a App e clique em comunicar. Se for comunicado no próprio dia a Apple remete para reembolso. Contudo, se passarem alguns dias, o pedido será sujeito a uma análise por parte de um técnico do iTunes, que poderá vir a recusar o reembolso.
Portanto, seja rápido a pedi-lo! Se depois de comprar, ainda não encontrar a app nesta lista, poderá ter que esperar algum tempo (1 a 2 horas) até que a Apple a atualize. Mas assim que conseguir deverá então informar os técnicos do iTunes que existiu algum problema e por isso solicita um reembolso.
Passo 4
Descreva sempre que tipo de problema está a comunicar. Escolha uma das opções.
As opções existentes abrangem uma série de possibilidades, mas atente que existe uma genérica que poderá depois explicar com algum detalhe. Escolha O problema não consta da lista, por exemplo.
Use texto simples, seja educado, e objetivo. Quem irá ler é um técnico da Apple, do departamento iTunes. Logo, quanto mais específico for, mais rápido é a resolução.
A importância deste serviço aumenta quando o cliente deixou, por exemplo, o seu filho ou filha gastou 50 ou 100 euros a comprar "vidas" num jogo ou quando, por engano, comprou ou deixou comprar, uma App de 90 ou 100 euros.
Passo 5
Depois de explicar bem o problema, conclua a solicitação. Clique no botão Concluído.
Se estiver dentro do prazo que a Apple aceita para pedidos de reembolso, verá a mensagem "Será emitido um reembolso referente a esta compra no seu meio de pagamento", quer isto dizer que se pagou por cartão de crédito, será creditado o valor da app nesse cartão, se foi por um cartão presente, terá esse valor a crédito.
Se passou mais de um dia, após a compra da app, ou de outro conteúdo, a Apple irá entrar em contacto consigo, depois de avaliar o seu pedido. Quando passa muito tempo já nada poderá fazer por este método.
A Apple é uma empresa idónea e justa, se se sentiu lesado por algo, mesmo sendo de sua própria responsabilidade, poderá usar o suporte para solicitar a Apple o que entende ser justo.
Este artigo tem mais de um ano
E algo assim para músicas não há?
Ops…desculpem já vi que sim.Bastava ter lido o texto claro.Mea culpa…
Já fiz tentei reaver o dinheiro de uma app que comprei a dizer que lia sites em flash. Na altura comprei porque era mais barata que o Puffin por exemplo. Cheguei à conclusão que era uma fraude e reclamei para a Apple. Já não me lembro do procedimento que segui mas nunca me foi reembolsado. E estamos a falar de uma app fraudulenta que não fazia o que dizia na descrição. A minha pergunta é? Tendo isto sido à mais de um ano existe ainda alguma possibilidade de reclamar o dinheiro? Não sei se app ainda existe na appstore sequer… Obrigado
Não. Passado um dia a Apple já não assume. Isto porque pode haver um proveito. Contudo, podes reclamar junto do developer, nas área de comentários da app. Também podes enviar uma reclamação à Apple, para esta questionar o developers.
Como estes processos são manuais, feitos por funcionários da Apple, demoram o seu tempo.
Mas depois de um dia… dificilmente o developers assume.
Há casos que assume, por exemplo: uma app que requer um determinado sistema operativo no OS X para funcionar em conjunto. A pessoa pode não ter essa versão do OS X, por impossibilidade do hardware.
O developer deixa a possibilidade de reembolso.
Deveria ter era um período de experiência a AppStore…
Também acho que é essencial para todas as apps stores, uma pessoa ter de se dar a tanto trabalho para reaver o dinheiro de algo com que não ficou contente ou nem conseguir reaver é muito chato.
Passo 6 – Várias pessoas da mesma família, com vários iDevices, devem activar cada equipamento com a mesma Apple ID, para comprar cada app apenas uma vez 🙂
“Ah e tal, isso toda a gente sabe !” Por estranho que pareça, nem toda a gente sabe. “Ah, mas isso compromete a privacidade de cada um”. Nào compromete privacidade nenhuma digna desse nome.
Por acaso cá em casa temos um Apple ID mas várias contas iCloud.
Por acaso podias fazer um artigo sobre esse assunto. Desconheço isso por completo…
Ok vou fazer isso.
Por acaso essa possibilidade é excelente. Cá em casa é igual, um apple id e varias icloud 🙂
Excelente artigo, desconhecia! Obrigado 😉
O artigo sobre isso ainda nem feito está xD
Qual foi a parte do meu comentário que não percebestes?
depois da confirmação do email por parte da Apple será creditado no cartão de oferta? Quanto tempo será resposto o saldo.
Dizem de 5 a 7 dias.
Ontem quando vi o artigo, fiz isto para uma app que comprei no mês passado e já me foi devolvido o dinheiro. Obrigado PPLWARE!
Ninguém é suficientemente louco para comprar devolver o GTA: Vice City =)
hehehe 😉 fica a “provocação” 😛
@Vítor M.
Foste tu que apareceste na televisão (sic) estes dias ou foi outro “Vítor Martins”?
Cumps
Sim fui eu.
Por acaso já sabia disso à muito tempo e já fiz uso! Fiz uma compra uma vez de uma app que só gostava 1€ que não funcionou como devia e devolveram-me o euro ahah… pena que parece que muita gente não sabe que é possível devolver aplicações, como se vê nas críticas da appstore. Acho que a Apple devia ser mais clara quanto a isto!
Na Play Store acho que dentro de 15 minutos da compra, é possivel fazer o refund automatico, bastando desinstalar a aplicaçao. Em vez de aparecer o botão de desinstalar aparece algo como “Cancelar Compra”.
Nem mais…
Ricardo, sim tens apenas 15 minutos na Play Store. Mas há uma enorme vantagem em Android (ilegal claro) que é comprar a app copiar o .apk e devolver nos primeiros 15 min.
Mas isso é uma forma de defraudar os developers.
Na Apple o sistema não é perfeito mas é humano.
Quem quer apps piratas arranja em todo o lado, quer android quer ios.
Não estou a perceber o que estas a tentar dizer ou que comparação é que pretendes fazer.
Podes elaborar?
Apenas o que está ali, que descarregas, sacas o apk e devolves. Só o que está ali.
Apesar de tudo quem quer apps piratas arranja, logo o cliente só fica a perder com a politica da apple, minha opinião.
Mas claro que errar é humano 😉
São opiniões, entendo que o modelo da Apple, que tem tido sucesso, é seguro para ambos, quer para o developer quer para o cliente.
Só faltou um pequeno pormenor…
No caso de a Apple devolver o dinheiro ao utilizador, ela não deixa de cobrar 30% ao developer!…
Portanto, um gajo compra uma aplicação – que deu bastante trabalho a desenvolver e que é vendido pelo preço de uma bica – o utilizador experimenta, fica com a app no telemóvel ou no computador (já tá descarregada não está? não há maneira de a Apple apagar localmente, apenas tira do registo dos itens comprados) , reclama a dizer que afinal não serve para o que pretendia, a Apple devolve-lhe a totalidade do dinheiro e o programador que criou a coisa perde dinheiro por ter trabalhado e sem culpa nenhuma!
Junte-se a isto os elevados níveis de pirataria e o modelo das appstores dentro de algum tempo vai com o …
Que grande esquema que por aí vai…
Tenta actualizar uma app que não foi comprada. Já conseguiste essa proeza?
De qualquer forma, se reparares bem as app stores vão de vento em popa, e a forma como estão contruidas são favoraveis para todos. Qual é o forreta que não é capaz de pagar 0,89€ por uma app??? Em certos sitios custa menos que um café!
O problema é precisamente esse. Se todos começam a vender apps ao preço de um café…bem, não é preciso fazer um boneco para chegares lá…
Uma rápida pesquisa retorna-te os níveis de pirataria assombrosos nestas plataformas. Grande coisa, não consegue actualizar a aplicação…mas em qualquer caso fica com ela!! É o mesmo que pedir um bitoque, exigir o dinheiro de volta pq não tem batata frita suficiente, receber o dinheiro e comer o bitoque… ah não dá para pôr/comer mais batata…grande coisa!
Diz-me isto:
Esta funcionalidade não está actualmente disponível no seu país ou região. Tente novamente mais tarde.
No meu caso, foi-me debitada uma assinatura de uma aplicação que NUNCA tive ou fiz download (é mesmo verdade) E não, nenhuma das minhas filhas tem acesso aos meus dados. Foram debitadas 4x 49,99 entre janeiro e fevereiro de 2018. Entretanto parou… Contactei a Apple que me devolveu o último débito e argumentou que não devolveria os outros 3 porque eu deveria ter-me apercebido mais cedo… Não compreendo nem aceito… Efetuei agora todos os passos sugeridos acima. Se não funcionar, existe algum email para onde possa reclamar?
Boa noite não sei onde reclamar um reembolso… foi me retirada quatro 4 quantias de dinheiro da minha conta do banco sem que eu autorizasse… já fui as App para comunicar o erro mas só aparece uma App a qual reclamei mas falta o resto que não encontro pois não fiz compra nenhuma para me retirarem tais quantias…
O que devo fazer.
Ajudem me pf