App Factory: Transforme os seus scripts em aplicações no OSX
O OSX é um dos mais versáteis sistemas operativos que podemos encontrar. Alia uma excelente interface gráfica a uma distribuição Unix que dá aos utilizadores uma grande capacidade de desenvolvimento de soluções à medida.
É extremamente simples criar um script que automatiza qualquer função, facilitando a automatização de processos ou a mecanização de acções repetitivas.
Esses scripts têm por norma de ser executados no Terminal, mas agora graças ao App Factory estes já podem ser convertidos em aplicações que correm no Desktop.
O App Factory tira aos utilizadores a necessidade de estarem a executar os seus scripts no Terminal do OS ao transformá-los em aplicações, completas e com tudo o que é necessário para serem executadas.
Ao criarem estas aplicações os utilizadores podem arrumá-las e tê-las disponíveis de forma mais célere e mais simples, evitando ter de ter presente o terminal e navegar para a localização desses mesmos scripts.
Usar o App Factory não poderia ser mais simples. Apenas necessitam de arrastar para a janela do App Factory dois elementos essenciais.
O primeiro elemento é o script que querem converter e o segundo elemento é o ícone que querem associar à aplicação.
O último passo deste processo é a criação da aplicação, o que é feito com o carregar do botão Create App e com a definição da localização dessa nova aplicação.
O App Factory tem alguns requisitos mínimos para ser usado. O primeiro impõem que os scripts tenham pelo menos 28 bytes de tamanho e o segundo obriga a que esteja presente na primeira linha a hashtag correspondente à linguagem em uso: #!/bin/sh ou #!/usr/bin/python, por exemplo.
Tenham também presente que por serem aplicações construídas na hora estas não são assinadas com certificados válidos da Apple, o que poderá levar a que existam alertas do sistema caso a vossa configuração obrigue à utilização de aplicações assinadas e validadas.
À parte deste limites, o App Factory é uma aplica simples de usar e muito minimalista, garantindo que faz aquilo a que se propõem, converter scripts em aplicações.
Usem o App Factory para converter em aplicações todos os scripts que tenham no vosso OSX, agilizando ainda mais a utilização deste sistema e dos seus componentes.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OSX 10.8+
Download: App Factory
Homepage: App Factory
Este artigo tem mais de um ano
Vai-me dar jeito qq dia, sacado 🙂
a minha questão é se a aplicação criada é mais rápida do que a aplicação feita com o automator
São coisas completamente distintas. Esta aplicação trata de scripts em bash ou em Perl, por exemplo.
As de Automator são logo à partida mais gráficas que essas e tendencialmente devem demorar o mesmo tempo de execução. Apenas depende de quem produzir o código.
Com o Automator podes correr qualquer script bash, perl e python; Applescript tb. A acção invoca o script para realizar uma determinada tarefa, e podes guardar essa acção como uma aplicação.
Quando digo mais rápida referia-me ao tempo que demora a abrir e a iniciar o script – aplicações feitas com o automator tendem a demorar um pouco demais para meu gosto.
Boa noite.
Existe alguma aplicação semelhante para Linux?
Obrigado.
Cumprimentos.
+1
Com o Automator pode-se dar a instrução de correr um script e gravar como aplicação.
Por acaso andava à procura de algo semelhante ha uns dias e acabei por encontrar o Platypus [http://sveinbjorn.org/platypus].