PplWare Mobile

Afinal são 12 os iPhones que o FBI quer desbloquear

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Joao says:

    Era 1, agora são 12. Daqui por um ano quantos serão?

    • miguel says:

      não sempre foi e é 1.
      1 dúzia. A culpa foi da secretaria que se esqueceu da dúzia.

    • Boss says:

      Quantos são os criminosos à solta?

      • Brasão SS says:

        Quantos são os criminosos que usam iPhone?
        Ah! Já sei!
        São todos!
        Lol
        😀

        • Boss says:

          Se eu fosse criminoso sei o telemóvel que escolhia, e tu?

          • Brasão SS says:

            Digo-te que os criminosos ( terroristas) nem sequer usam telemóveis! Usam por exemplo o mensageiro da PS4 para se comunicarem! Exemplo dos atentados de Paris!
            Queres mais exemplos?

          • Boss says:

            Porque uns usaram a PS4, que por acaso foram apanhados porque não tinham a segurança do iPhone, ninguém usa… Este em questão também não tinha…

          • Brasão SS says:

            @Boss
            Então foram apanhados! Certo!
            O mensageiro da PS4 tem menos segurança que o iphone! Não me parece! Acho que estas errado!
            Dá uma vista de olhos:
            Embora esta notícia ainda não fosse confirmada…

            http://www.forbes.com/sites/insertcoin/2015/11/14/why-the-paris-isis-terrorists-used-ps4-to-plan-attacks/#53b9f3d9731a

            https://pplware.sapo.pt/jogos/ps4-usada-para-planear-os-atentados-de-paris/

            Então vou te responder como tu respondes, com perguntas que fazes mas nem sempre respondes. 😀
            Ok?!
            Só semeias dúvidas! Típico dos filósofos!
            Tu dizes que tal… Por meio da qual…se fica tal e qual! Lol

            Mas não era suposto as autoridades francesas ou belgas conseguirem interceptar as comunicações entre os terroristas? Só depois dos ataques terroristas de Paris, é que descobriram os planos de ataque? Numa PS4? Lol é de rir!
            Se a PS4 tinha backdoors, porque não descobriram os planos dos terroristas? Será que foi incompetência das autoridades francesas ou belgas? Com um jeitinho lá vem a Sony para a baila também, com as consolas e o seu método de encriptação do mensageiro PSN.
            Se fosse nos USA, lá estava a Sony a carga com o FBI! Ou não! Lol
            Achas mesmo que os terroristas não usam os seus próprios métodos de comunicação encriptados?
            Tu vives na fantasia amigo.
            No caso de S.Benardino, o casal terrorista destruiu alguns telemóveis e “arrancaram” um HD dum portátil, deixaram um iphone que era da empresa! Porque não destruíram o iphone? Que nem sequer era deles? És crente!
            Este circo bem montado do FBI tem que se lhe diga!
            Vou te mostrar um desenho para perceberes o que o FBI quer, e quais as consequências que podem surgir para o resto do mundo. Se não perceberes diz.

            https://mobile.twitter.com/amittm/status/701106968304308224

            E claro, Donald e companhia (FBI etc) a usar de maneira sublime a psicologia social, para intimidar empresas e pessoas! E como grande parte do povo comum americano é pouco instruído, caem que nem patinhos na “léria” deles.

            É incrível como muita gente sonha acordada! Pensam que não há corrupção nas autoridades (FBI etc) que não têm as suas negociatas, os seu negócios fora do círculo investigativo! E digo, esta hipotética backdoor, ai o dinheiro que não valerá! Será que as autoridades americanas serão tão sérias assim?
            Tens que ver mais os noticiários americanos!
            Será que uma empresa que tem um negócio de produtos que depende de “vender” uma segurança, ( ainda que a segurança seja fictícia ) não será de mais confiança? Afinal se não houver confiança, quem comprará os seus produtos? Não vende! Simples! Válido para qualquer empresa do ramo!
            Confias numa entidade legal, certo! Mas quem te garante que não irás ser perseguido politicamente, religiosamente, ideologicamente ou outra coisa qualquer, simplesmente porque têm acesso a informação tua, e PODEM (não quer dizer que o façam) implicar com um cidadão por ir contra certos ideais do governo ou contra interesses instalados!
            Pensa um pouco!
            Informação é poder, e o poder para quem o tem, é hábito abusar e muito dele!
            Vamos ao circo! Isto promete!
            Rezo para que esta questão chegue ao congresso, e se crie uma regulamentação para TODAS as empresas do ramo sem excepção, sem este circo todo do FBI em criar uma backdoor desnecessária!
            Eles já tém as informações que precisam, isto é tudo teatro! Acorda!
            Abraço!
            😉

          • Boss says:

            Há alguma razão para terem censurado a minha resposta??

          • Vítor M. says:

            Não reclames sem razão, os teus comentários estão publicados.

          • Boss says:

            Onde está então a resposta ao Brasão? Tenho de começar a guardar os comentários…

        • Benny bennus says:

          …A Apple fez bem de não dar o código pra esses pilantras… Eu faria a mesma coisa, depois dessa loucura toda de espionagem, etc… Eu prefiro gastar o meu dinheiro em um iPhone do que comprar outros produtos androids e ser vigiado!

  2. Julio Sousa says:

    É sabido que a CIA e o FBI desde o inicio do iphone que queriam instalar software de espionagem….isto é só para enganar os papalvos; é mais um assalto dos gringos à vida privada das pessoas…..estou de acordo com o João…

    • Tenho iphone e ipad e gosto says:

      ao contrario do android cuja grande parte do codigo foi escrito pela NSA, a Apple não aceita colaborar e faz muito bem pois seria uma facada na imagem de credibilidade e fiabilidade que a Apple tem sendo uma das empresas que mais confianca e seguranca transmite. O único grande hate à apple sao os precos que não permitem a todos ter um.

      • JustQuit says:

        de que android falas?

      • Dunno says:

        Estamos a falar de um telefone ou de um carro topo de gama? Pelo teu elitismo parece algo muito difícil de comprar

      • Vlad says:

        “cuja grande parte do codigo foi escrito pela NSA”
        Só podes estar no gozo. Primeiro, a NSA não escreveu grande parte do código do Android. Escreveu sim algum código para melhorar a segurança do SO. Preocuparia-me se a NSA escrevesse código para as GApps, que são de código fechado. O AOSP é sódigo aberto. Esconder um backdoor num software cujo código é aberto e milhares de pessoas que não têm nada a ver nem com a Google, nem com a NSA, o reavaliam é no mínimo ridículo.

        • Bruno says:

          Não gosto de entrar no tipo de discussões sobre se android ou apple é melhor ou pior. Acho isso uma perda de tempo.

          Agora Vlad, em relação ao teu comentário, não vás por aí. O Heartbleed foi introduzido em 2011(independentemente de ter sido ou não propositado…). Estava lá disponível para todos. Só em 2014 é que fui reportado.

  3. Tenho iphone e ipad e gosto says:

    Esta história está mal contada. Se o Fbi quisesse ja tinha os dados e ninguem da comunicação social sabia..claro que se a história passou a ser do dominio publico a Apple faz muito bem em nao colaborar pois está em causa a seguranca de uma das empresas mais seguras do mundo.

  4. gabrieljrtw says:

    Se o FBI ganhar essa batalha, quem perde são os terroristas, pois saberão que não existe lugar seguro no mundo digital pra planejar e armazenar seus planos. Se a Apple ganhar, eis que os iPhones serão os telefones prediletos de quem quer fazer o mal. Pela lógica, a Apple vai perder.

    • JBM says:

      Os terroristas têm muitas opções para criptografia, e estas notícias gerarão desconfiança dos iPhones qualquer que seja o resultado.

    • Vanessa says:

      Se a Apple perder ganham os terroristas? Porque achas que o proprio Obama usa a Apple? Porque achas que a maioria das empresas prefere a Apple a outras marcas? A Apple é a marca mais segura mas havendo uma backdoor perdem todos!
      Dificilmente o FBI ganhará a batalha até porque existem provas mais do que evidentes de que o que eles realmente pretendem é uma funcionalidade PERMANENTE e não algo apenas para este caso. E claro, abrindo um precedente toda a lei de privacidade teria de ser alterada, ao ponto de qql empresa teria de dar dados confidenciais apenas porque o FBI pediu. Caso não saibas Padres, Advogados, Medicos, etc… não PODEM partilhar segredos dos seus “clientes” nem que o FBI afirme que isso é importante porque faz parte do codigo da profissão.

      • borderline says:

        “Apenas porque o FBI pediu”? uma judiciária com um mandato tem de pedir alguma coisa? o resultado prático deste mais um idealismo é obstrucao à justiça. Quem decide é o juiz n pode ser um privado, medico, whatever…

        • Vanessa says:

          Claramente não sabes o que obstrucao à justiça significa por isso nem te vou explicar. Se queres ser estupido não te informes e continua como estás. Parabéns!

        • JBM says:

          um mandato não é passível de recurso e aplica leis próprias para o efeito.
          Isto não é um mandato, é uma ordem especial dum tribunal a requerer ajuda a uma terceira entidade não envolvida no caso, e é possível recurso dessa decisão. Por isso não é obstrução à justiça

      • mad says:

        o obama não usa apple… no bear grill beyond the scenes com o barack obama ele referiu especificamente que por razoes de segurança nao pode ter um smartphone e para tirar uma foto foi emprestado um telemovel da equipa de segurança do obama que por acaso é um apple.

        • Francisco Pinto says:

          Não usa Apple, não usa android. Pela mesma razão.E pouco tem a haver com segurança! Usa um blackbarry do tempo da avizinha fortemente modificado pelos serviços secretos.

  5. Rui C. says:

    Pensava que eram 70 que estavam na posse do FBI para serem analisados.

  6. Rafael says:

    Daqui a pouco serao 1200
    e daqui a pouco vai haver cameras dentro das casas..mas somente na sala de estar… ta valendo

  7. abilio says:

    isto e mesmo que dizer hora se eles nos derem acesso a um porque não 12 assim fica conta certa … hahahaha tem coisas que nunca mudam e está e uma delas.. emfim

  8. Wistfultale says:

    Começou por ser um, agora são 12. Daqui a semanas são todos os iPhones que existem pelo mundo. FBI, vai te catar! Apple, continua assim, cada vez surpreendes mais, pela positiva!

  9. Xico says:

    Se a Apple cede abre-se um perigoso precedente! O resto é conversa

  10. Kel cardoso brasil says:

    Galera. Que palhaçada.
    Para terroristas não se aplicam os direitos humanos. Muito menos direitos a sigilo em dados virtuais.

    Quer dizer que se os caras do ISIS estiverem usando o sistema cheio de falhas da Apple (campeão 2015 de falhas encontradas), e estiverem buscando uma maneira de explodirem um artefato nuclear ou uma “bomba” biológica, custando a vida de milhares de pessoas, destruindo milhares de famílias. O governo precisa respeitar o direito de sigilo de dados destes?
    A Apple e Zuckerberg estão errados!

    Pelo amor de Deus. A vida é em primeiro lugar!
    Nada de constitucional se aplica a terroristas, porque eles são contra quaisquer regras, se não a deles. Então é preciso jogar de igual pra igual para com eles.

  11. Sergio J says:

    Se aceitarem criar o backdoor que este este preso por una hash que associe número de série do equipamento, uma pass só de conhecimento da Apple outra do Governo. Assim apenas mediante uma ordem de um tribunal competente é juntando os 3 elementos é que seria gerado a hash para aquele equipamento. Só nessa altura é que o governo teria acesso à backdoor do equipamento para tentar fazer o que querem faxer.

    Note-se que a backdoor não dará acesso escancarado aos dados, pois estes estão encriptados, mas permitirá ao governo usar o seu poder de cálculo para furar a barreira.

    • JBM says:

      isso poderia proteger o uso da cópia dada pela Apple, mas não impede que outros olhem para as modificações feitas e tentem replicar as mesmas mas doutra maneira aproveitando bugs – é pensar nas modificações que o jailbreak permite.

      • Boss says:

        Mantenham-se todas as “modificações feitas” do lado da Apple para que esta as guarde na sua segurança como guarda agora as informações que podem levar à criação da dita ferramenta e esta apenas fornece os dados quando solicitados.

        • JBM says:

          como é que ficaria só do lado da Apple se o FBI requer acesso ao aparelho a funcionar com o novo sistema? Não é a Apple que irá fazer o cracking do aparelho.
          E havendo esse sistema a Apple será requisitada muitas + vezes para fazer o mesmo, aumentando a exposição, e não tem nenhuma garantia que não terá que entregar uma cópia desse sistema, ou nos EUA, ou noutros países com outra legislação.

          • Boss says:

            O FBI requer muito e a Apple não dá nada, pois que cedam ambas as partes para se chegar a um meio termo.
            Tens alguma solução melhor em vista?

          • JBM says:

            tens alguma forma de dar essa garantia para todos os países?

          • Boss says:

            Tens alguma forma de garantir que esta segurança não vai ser usada pelos criminosos para ocultarem as suas actividades?

          • JBM says:

            São só os criminosos que usam?

          • JBM says:

            Ou será que se deve desproteger todos só para o caso de ser criminoso? Parece que o que importa é só apanhar criminosos e não preocupar em proteger. Aliás só se apanham criminosos por causa dos telemóveis

          • Boss says:

            Nenhum criminoso usa?
            Vamos desproteger todos só para o caso de ser um alvo do FBI com possiveis intenções ocultas? Parece que o que importa é só proteger os dados de meia dúzia de pessoas (os tais alvos do FBI) e não apanhar criminosos. Aliás, os criminosos apanham-se sozinhos, sem investigações.
            [Podemos continuar nisto indefinidamente…]

          • JBM says:

            Boss,
            claro, podes continuar assim até caíres para o lado, ignorando que as investigações têm que respeitar a lei e têm diversas ferramentas ao seu alcance.

          • Boss says:

            Já dei conta que tens tempo, paciência e carácter para continuares até cair para o lado, eu não.

          • JBM says:

            considerando que comentas parece que “tempo, paciência e carácter” não te faltam. Também não te falta a ambição de que tudo deve ser permitido para apanhar eventuais provas contra criminosos, desconsiderando as leis.

    • Maria says:

      O objectivo do FBI é muito claro e só os papalvos é que ainda acreditam que isto é para resolver um caso de terrorismo. Eles querem ter uma backdoor para QUALQUER iphone, apenas usam este caso como pretexto mas tendo em seu poder o código irão usar sempre que quiserem.

      Pelo teu comentário dá para perceber que não sabes a diferenca entre FBI e Governo….

  12. tiago says:

    Um Iphone num caso de terrorismo, internacional, que queiram saber outros dados do bacano ainda se aceita, agora de repente querem mais 11?

    • Boss says:

      Porque aquele é o único caso de terrorismo internacional.

    • Helena says:

      E porque é aceitavel? O que tem o iphone de tão especial que tendo acesso aos dados resolve o crime??
      Isso é apenas uma desculpa para terem uma backdoor para TODOS os iphones.

      Criando uma porta nâo há meio de a eliminar, apenas se pode tentar tapar mas ela estará sempre lá. E não terá o FBI o dedo do terrorista para activar o iphone? Não me digam que o corpo desapareceu mas o iphone ficou intacto…. já parece os “atentados do 11 Setembro” em que os aviões se vaporizaram, as torres cairam mas os passaportes de papel dos terroristas apareceram no meio da rua intactos…. devem ter caido da algibeira dos terroristas quando estes iam á janela do avião a acenar lá para baixo…

      • tiago says:

        Acho engraçado certos tugas e todo o pessoal pelo mundo fora que pensa desta maneira…

        Se tivessem um familiar que fosse morto por este bacano e quisessem saber mais informações sobre o caso, já certamente queriam que o FBI (ou outra força policial qualquer) fizessem tudo para tirar a info e já iam estar contra a Apple.

        Aquilo que disse em outro tópico do mesmo tipo de noticia é simplesmente isto…a Apple que desbloqueie o seu próprio telefone, nas suas próprias instalações e dêem essa informação ao FBI, é simples… não me falem em backdoor e afins, porque uma empresa como a Apple consegue perfeitamente desbloquear o telefone…

        Não se trata de teorias da conspiração como as torres gêmeas ou da ida do homem á lua, trata-se sim de saber onde poderá estar uma célula de uma rede terrorista e estão a condenar o FBI por essa atitude… é típico!

        • Brasão SS says:

          Estes não fazem parte duma rede terrorista! São amadores e simpatizantes do DAESH.
          Os verdadeiros terroristas usam meios de comunicação completamente diferentes e muito bem encriptados!
          Não usam iphones nem Androids nem Windows nem porra nenhuma dessas! Porque se explica o facto de só serem apanhados depois dos ataques?
          Além disso a Apple (ou outras) ao fazer isso, abre-se um precedente para fazerem isso a vezes que lhe apetecerem, com justificação ou sem ela. Passa a ser uma “rambóia” e em vez de ser as autoridades a investigar passam a ser as empresas a fazerem o trabalho das autoridades!
          Acordem!

  13. NT says:

    Acho é que estão a fazer muito barulho por “nada”.

    Uma das razões é que eles têm o poder para desencriptar o telefone, agora querem é que isso seja mais rápido, ou melhor instantâneo. Convém é que depois do Snowden que o público em geral ainda acredite que uma mágica qualquer do iphone faz com que seja inquebrável e que se tiverem um têm a tal “privacidade”…
    Outra questão é a Russa… Quem é que sabe o que se tem passado entre Rússia, EUA, Inglaterra (out of Europe?) no caso da Síria(e arredores)??? Pois isso não interessa saber! Vamos é todos ser os bons plebeus e ver mais uma cena da Quinta (vídeo número 1 do youtube pt…)

  14. Jose Seco says:

    Mais uma estratégia de marketing?

    • jose says:

      + 1.
      O iPhone 7 tem que vender Milhoes para a Apple ter lucro ja que o 6 nao vendeu o esperado. Ha que criar “hype” a volta do telefone para o vender. Nada melhor que ser o rebelde que esta contra o FBI e quer manter a privacidade dos utilizadores. Serão os heróis dos Apple fans. As filas a porta das lojas ja estão a ser formadas para a compra do ultraseguro I7.

  15. Vera says:

    Esta historia está mal contada desde o inicio.
    Se querem criar a backdoor no codigo terão de o instalar no iphone, logo para instalar terão de ter acesso ao dito iphone para aceitar a instalacão. Ou querem que a Apple passe a fazer updates sem confirmacão do utilizador??!!

    • JJ says:

      Nem mais!
      Se eles não conseguem entrar dentro do iPhone, como vão instalar um novo software?
      Por sua vez, se conseguem entrar para instalar software, então também conseguem entrar para ver os dados…

    • kekes says:

      Markting, markting!
      Eles estão fartos de fazer isto, e fazem sem o conhecimento publico, simplesmente agora acharam interessante fazer este circo, e quem sabe com colaboração das autoridades Norte Americanas, de forma a iludir. É de conhecimento publico o que se passa na Europa e outros paises à raiz de esquemas usados pelos EUA para provar os cidadãos de outros paises de privacidade, isto é para terem mais um alibi.

    • JBM says:

      existem métodos que permitem correr um novo sistema sem ser necessário inserir o código do utilizador; não é o bootloader que está protegido com uma password do utilizador. Isso poderia ser uma opção mas cria algumas dificuldades na recuperação de problemas do SO.

    • Sergio J says:

      A nova versão seria instalada em modo DFU. Eles continuariam a não ter acesso aos dados do equipamento. Esta nova versão permitiria era fazer brute force sem restrições.

  16. Paulo S. says:

    E uma teoria de conspiração.
    Vamos imaginar que isto é tudo “marketing”, para que os alegados “terroristas” pensem que os iphones sejam seguros e que a Apple nunca dará as informações dos iphones dos consumidores.
    Mal sabendo eles que o FBI já tem acesso a eles por uma backdoor e isto tudo é uma publicidade enganosa a nível mundial…

    E o que dizem desta…será filmes e séries a mais que eu ando a ver?

    • kekes says:

      Daqui a uns tempos pode ser que saibamos o que realmente se passa e está a passar.
      A ideia de empresas vs governo EUA não cabe na cabeça de ninguem, quando sabemos que são cumplices em tudo, até em processos judiciais contra empresas extrangeiras.

    • Ana says:

      Isso é uma possibilidade. Se conheces os livros do freakonomics sabes que eles escreveram num livro uma teoria de que os terroristas eram apanhados pelos bancos se abrissem uma conta sem fazer um seguro de vida (ou algo parecido)…. acontece que isso foi uma estratégia dos servicos secretos ingleses e que vários terroristas foram apanhados ao tentarem abrir uma conta com essas condicões….

      No entanto seria uma violacao grave da seguranca dos iphones se isso fosse possivel, e não podemos esquecer que algumas pessoas estão contra a Apple neste caso, por isso seria arriscado uma marca entrar num esquema destes.

  17. jose says:

    ja os velhos ditados diziam :
    “Casa arrombada, trancas na porta.”
    “Basta uma maçã podre para estragar toda a cestada.”

  18. Jorge says:

    Mas este pessoal acredita mesmo que a Apple olha pelos vossos interesses??? E ajudem a lembrar mas nao foi um miudo de 12 anos (Geo Hotz) que fez jailbreak ao iphone, acham que se o FBI quiser mesmo nao contrata uma duzia de peritos e faz bypass a o que quiser. Va la nao sejam tao ingenuos.

  19. aaaaa says:

    Se há assim tantos terroristas pelo mundo fora, não existem nenhuns com conhecimentos de programação capazes de criar um sistema de encriptação só para eles e fora do conhecimento geral? Fiam-se mesmo em telemóveis feitos por empresas americanas?
    A mim parece-me que os terroristas não são os que tinham os iphones, mas sim quem os tem agora.

    • aaaaa says:

      Ps: se é que estes iphones de que se fala existem mesmo, tal como os ditos terroristas. Muito jogo psicológico. Há que manter o medo.

    • Madalena says:

      Realmente o problema é a incriptacão…. o que achas que os terroristas têm no iphone/ipad ao certo? Os planos para conquistar o mundo? Ninguem acredita que haja realmente uma solucão para o que quer que seja nos telemoveis das pessoas. Apenas uma pista ou outra, nada tem a ver com incriptacão. Até pode ser um numero de telefone ou uma mensagem. Coisas simples.

  20. nuno says:

    Sejam 12 ou 1200, tal como acessos a contas bancárias, escutas, acesso a dados no pc, outro tipo de buscas no âmbito da justiça, desde que devidamente instruídas, o acesso a dados no telmóvel tem que ser garantido às autoridades.

  21. Sergio J says:

    Quando foi provado? O teu nick diz tudo. Pensamento moldado pelo ódio.

  22. JBM says:

    grande pinta que tu tens. Esse “passarinho” também te disse também te disse onde é que escondem o pote com ouro?

  23. 3nvy says:

    Se tirarmos fora a parte do FBI querer supostamente entrar “nalguns” iphones com ligações a criminosos, e se metermos como titulo “Apple cria uma backdoor em todos os iphones dando assim ao FBI poder total para entrar em qualquer iphone”, queria ver quem é que andava aqui a proteger a decisão da apple lol. Basta ir a alguns posts feitos anteriormente mesmo aqui no pplware quando o caso na NSA veio à tona, para ver a diferença de comentários nessa altura, ridiculo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.