Afinal o conector USB-C foi inventado pela Apple?
A Apple apresentou na passada terça-feira o novo MacBook, o Apple Watch e mais algumas novidades interessantes. No entanto, passados alguns dias, o debate parece centrar-se simplesmente no USB tipo C, que vem já com o novo MacBook, e ao que parece foi também inventado pela própria Apple.
A gigante americana está por trás desta que será uma porta a ter em conta nos produtos que chegarão doravante ao mercado.
Apple por trás do desenvolvimento do USB-C
Apesar de ser um simples conector, o novo USB-Tipo C tem um conjunto de interessantes funcionalidades e já é bastante popular (pelos menos pelo que se tem escrito sobre o mesmo. Além de ser reversível, o USB 3.1 garante velocidades de transmissão que podem chegar aos 10 Gbps (o dobro da versão 3.0), uma vez que suporta a tecnologia “SuperSpeed+” – Saber mais aqui.
Mas afinal quem inventou o conector USB-Tipo C?
A USB 3.0 Promoter Group informou em Dezembro de 2013 que o novo conector já estava em fase de desenvolvimento e seria reversível. Mas, após o anúncio do novo MacBook que já traz uma interface USB-Tipo C há uma questão que fica no ar: “Afinal quem inventou o novo conector USB-Tipo C?”
Durante um Tal Show, John Gruber deu a entender que o conector USB-Tipo C foi inventado pela própria Apple. Segundo Gruber, “um passarinho” disse-he que a Apple inventou o USB-Tipo C e depois passou para as organizações para estas procederem à normalização.
I have heard, can’t say who, but let’s call them “informed little birdies”, that USB-C is an Apple invention and that they gave it to the standard bodies. And that the politics of such is that they can’t really say that. They’re not going to come out in public and say it, but they did. It is an Apple invention and they do want it to become a standard.
Até ao momento não há qualquer informação oficial por parte da Apple e as dúvidas continuam no ar. Como já referimos, apesar do “boom”, a Apple não foi a primeira a adoptar o conector USB tipo C uma vez que no passado já a Nokia apresentou o tablet Android N1 com esta tecnologia (estranho não?). Será que a Apple apenas queria que esta tecnologia fosse transformada num Standard?
Este artigo tem mais de um ano
Apple Fanboys & Haters coming *grabs popcorn*
e a coca-cola???
Visto que é pano para cinema, só servem Pepsi
e o Pai Natal?????
🙂
Se deixarmos eles inventaram tudo…
Qual era a duvida?
Os Anti-Apple é que dizem sempre que a Apple não inventa nada e coise e tal.
Mas afinal a verdade não é como a pintam!
Acontece que a notícia não é verdadeira. Surgiu nas últimas horas um documento que mostra que foi um esforço conjunto de várias empresas das quais faz parte a Apple. Da maneira como a notícia é dada até parece que foi a Apple sozinha. Achas que se fosse uma inovação exclusiva da Apple eles não andavam a deitar foguetes como costumam fazer?
Essa noticia está aqui: http://9to5mac.com/2015/03/14/apple-invent-usb-type-c/. No entanto, as duvidas continuam.
“Surgiu nas últimas horas um documento que mostra que foi um esforço conjunto de várias empresas das quais faz parte a Apple”
Há meses que se sabe que há muitas empresas envolvidas, a própria Apple disse que trabalhou com várias empresas para que fosse criado o USB-C.
Quem passou esta informação não tinha intenção de dizer que foi tudo feito pela Apple, mas que se deveu em grande parte a trabalho da Apple!
Só deixaram entrar a apple para garantir que ela não iria processar os outros.
Fonix, até já a porcaria de uma ficha gera guerrinhas. O que têm de tão especial criar uma ficha? se fosse um chip ou algo do genero mais complexo.
Já agora dou mais valor a quem criou a 1ª versão do USB, que até então não havia um plug-and-play standard e genérico
Acredito que mais e mais pessoas não gostem da Apple.
A razão é simples, não é inveja, não é porque não podem comprar é simplesmente por pessoas como tu.
Pessoas que adoram uma marca como fosse uma religião.
E isso não sei se foi a Apple a inventar porque não há papers sobre isso.
E não se aplica apenas à Apple actualmente vai para o Android e windows.
Nestas coisas de tecnologia acreditas mesmo que o carro foi inventado pela Ford e só a Ford utiliza?
Qualquer coisa que seja inventada e usada por várias marcas ganham as pessoas que tem a liberdade de escolha e conseguem apreciar a tecnologia sem sofrer de fanatismos ou sem sofrer de trollismo (doença neurológica cronica)
Acredito que mais e mais pessoas não gostem da Apple.
A razão é simples, não é inveja, não é porque não podem comprar é simplesmente por pessoas como tu.
Pessoas que adoram uma marca como fosse uma religião.
E isso não sei se foi a Apple a inventar porque não há papers sobre isso.
E não se aplica apenas à Apple actualmente vai para o Android e windows.
Nestas coisas de tecnologia acreditas mesmo que o carro foi inventado pela Ford e só a Ford utiliza?
Qualquer coisa que seja inventada e usada por várias marcas ganham as pessoas que tem a liberdade de escolha e conseguem apreciar a tecnologia sem sofrer de fanatismos ou sem sofrer de trollismo (doença neurológica cronica)
hahahhahahha
Espera….
HAHHAHAHAHAH.
Então, inventaram o usb-c, deram-o à nokia/microsoft (porque não são rivais) e só depois o usaram. shure…..
Fala-se na “standarização” que foi conseguida. Se fosse a Apple apenas a adoptar…
A apple sem dúvida que inventou muita coisa, mas se tivesse inventado o conector USB tipo c já todo o mundo sabia e muito antes da saída deste portátil, desçam para a realidade não vou tirar as capacidades que a Apple tem mas esta invenção não é dela.
Quem for ver a lista de contribuintes da norma verifica que a Apple é das que mais gente teve envolvida no desenvolvimento!
E o que o John Gruber pretendeu dizer não foi que é tudo uma invenção da Apple, mas que terá sido a Apple a iniciar! Se é verdade ou não fica por saber!
Obvio…depois do FLOP do FireWire, estvas á espera do k?
Enquanto a apple desenvolve connectores a Samsung explora e desenvolve soluções sem FIOS. lolol
“FLOP do FireWire,”
Enquanto o USB tinha velocidades baixas o FireWire servia para ligar a periféricos que necessitavam de grande velocidade, como discos externos, câmeras, etc! Serviu bem o seu propósito. E ao contrário do que dás a entender a Apple já substituiu o FireWire por outro, o Thunderbolt, que pelas suas características muito provavelmente continuará a existir em muitos dos seus computadores durante bastante tempo.
“Samsung explora e desenvolve soluções sem FIOS”
é! aquela nova geração de redes móveis que não consegue “passar” por paredes parece ser muito boa! Interessante é que seja a Apple a apresentar software e soluções que permitam tirar partido das tecnologias sem fio para interligar os dispositivos pessoais e a apresentar novas formas de usar essas tecnologias
FireWire ou Thunderbolt ninguem usa, foram o maior FLOP de sempre, por isso a Apple viu-se obrigada a contribuir para um connector Standard do tipo USB, independetemente das caracteristicas, pois porque a informatica está em constante evolução, depois o USB 2.0 vem o USB 3.0 e agora o tipo C e amanha quem sabe o tipo D 🙂
Redes moveis? Não sei do que falas, eu estava-me a referir a carregamentos sem fios QI da WPC: http://www.wirelesspowerconsortium.com/member-list/
@ gFan
se soubesses o que o Thunderbolt permite que o USB dificilmente alguma vez permitirá, não dirias tal coisa! O Thunderbolt foi pensado maioritariamente para aplicações profissionais…
“Redes moveis? Não sei do que falas, eu estava-me a referir a carregamentos sem fios QI da WPC”
Então estamos a entrar no ridículo, já que nada disso se deve a alguma contribuição extraordinária da Samsung. Mais ridículo ainda quando a Samsung não aplica o carregamento sem fios naquilo em que faria mais sentido por maior exposição ao ambiente [smartwatches]; enquanto que a Apple usa carregamento sem fios no Watch!
“Standarização”? Por parte da empresa que vende cabos a 30$? Acho improvável…
a nokia conseguiu usar a ficha mas não arranjou suporte para toda a norma – continua a ser USB 2
FAIL.
A Nokia usa uma porta USB 2.0, só com o conector USB-C…
Dado que devem ter usado peças que saíram antes do standard sair, provavelmente nem dão com as portas verdadeiras, ou ainda estragam, como qualquer equipamento chinês…
Enfim… o tablet da nokia, nem sequer é da nokia, nem tem nada a ver com a microsoft, apenas pagou para usar o nome “nokia”, e dar credibilidade a um tablet chinês…
Nokia N1 e Apple Stuff partilham o mesmo fabricante a Foxconn, o N1 só não tem uma maçã senão valia mais uns trocos 😉
E o portatil da apple é o quê? Processadores e graficas intel, ecrâs samsung, memorias ram samsung, chassis e muitos componentes produzidos na china pela foxcon…. enfim… podia continuar com a lista. Deixem de ser fanáticos pá! Diz-me o que é que a apple produz? ganha juizo.
O portátil da Apple é um desenho da Apple. Pode comprar componentes a diferentes fabricantes mas a forma como os integra é pelo seu trabalho. Podem ser outros a fabricar o chassis, mas foi a Apple que desenhou e delineou como fabricar, investiu em boa parte da maquinaria, etc! Não “pede” a outros para chegar a uma solução ou para desenhar o aparelho, como foi o caso do Nokia N1!
Basta olhar para o trackpad para ver como há muita coisa que a Apple desenvolve. Durante anos os trackpad nos MacBook estavam “anos luz” à frente do que se encontrava nos PCs, e agora a Apple lança outro avanço que não se encontra em lado nenhum nos PCs!
Essa tecnologia é da Synaptics. Já existiam PC’s com isto, como os da linha HP EliteBook, que utiliza desde de 2013.
O que a Apple fez, foi dar maior suporte no OSX aos gestos com pressão.
@ Ricardo Fernandes
Não, não é! O exemplo que dás, “somente” mede a pressão exercida [uma coisa não propriamente nova] sem qualquer feedback tipo click.
O sistema da Apple simula o click por acção do seu Taptic Engine, enganando a pessoa a pensar que o trackpad se move em resposta à pressão exercida… A tecnologia parece ser semelhante ao que a Apple desenvolveu para o Watch.
A somar a isto apresenta uma nova dimensão de interacção com o interface!
Pelos vistos investou o facto de ser circular e tudo o resto foi trabalho de terceiros.
Bem, pessoal se alguma vez surgir um conector hexagonal a ideia foi minha…
seja lá quem teve a ideia… que se lixe nao ganho nada com isso. Quantos dados tecnicos e aos avanços que possa trazer… Eu direi que já estava na hora. Não quiseram optar pelo lightning da Apple vão ter que arranjar outra coisa!
…Bla,bla,bla
Se foi inventado pela Apple, como é que a google já o disponibilize nos seu equipamentos?
Se a Apple entregou a quem define o standard da USB, todos podem usar!
Isto parece-me perfeitamente plausível porque se há coisa que a Apple gosta e é conhecida por fazer é conectores normalizados e utilizados pelo resto da indústria.
Mini DisplayPort, FireWire, 2 exemplos de conectores standard que a Apple introduziu e disponibilizou à indústria em geral!
ena pá tantos lolol … à quantos anos a apple fabrica hardware?
Esquece prefiro nao saber.
e quantos conectores é que vão surgindo para computadores?
A Apple vende computadores e desenvolve plataformas de qualidade. Não é um OEM de hardware. Cada macaco no seu galho.
Utilizados pelo resto da industria? Qual, da Apple?
Caso não saibas há cada vez mais computadores e monitores a usar o mini-displayport. O FireWire tb apareceu em vários PCs durante algum tempo.
FireWire é da INTEL :/
onde!? O FireWire foi desenvolvido pela Apple nos anos 80-90, tendo submetido para standard, recebendo depois contribuições de outras empresas, sendo que a Intel não parece ter sido uma delas!
A Intel desenvolveu o Thunderbolt, muito provavelmente com contributos da Apple, sendo que no fim passou a usar o conector do mini-displayport!
E quando toda a gente estiver a usar o Tipo-C…
BAM!
“Wild brands appear, they are using TYPE-C!
Apple uses patent attack.
ITS SUPER EFECTIVE!
Competition fainted!”
Que é que isso interessa?
Geralmente é assim que os standards funcionam, com uma empresa a alocar funcionários para trabalhar num corpo de standards. Nada de novo.
De qualquer forma, o USB-C já estava a pedir que se criasse…
inventou uma entrada diferente é o mesmo que eu ir ali ao serralheiro e lhe pedir uma porta pra minha casa diferente, enfim… Apple = Lixo
estás a brincar, certo? o Type-C é muito mais que uma entrada diferente. Se fosse assim tão simples porque é que demorou tanto a aparecer? A velocidade de transmissão é muito maior e a capacidade é muito maior com possibilidade de muito mais funções
Mas quem será o pai da criança
http://www.google.com/patents/US20140235095
Isso é a porta Lightning.
Este povo acha mesmo que o USB-C é mesmo só formato do conector?
claro que é
como achas que o conseguiram finalizar
em *apenas* dois anos?
:facepalm:
Já que não percebes Português, uma vez que está escrito no artigo acima espero que consigas perceber inglês…
http://www.cnet.com/news/usb-type-c-one-cable-to-connect-them-all/
qual foi a parte de
” apenas uma ficha
apenas dois anos ”
é que não conseguiste perceber?
qual foi a parte de que nao se trata apenas de uma ficha que tu ainda nao conseguiste perceber?
http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ironia
A Apple inventou a roda !!!
Desculpem lá qualquer coisinha, mas andamos todos a dormir?
Isto é, porem Apple e standards na mesma frase dá direito a vir o Chuck Norris dar-vos uma carga de porrada.
A Apple nunca aderiu a standards, por mais standard e difundidos que fossem. Não querem agora fazer acreditar o “zé povinho” que para além do terem inventado, ainda o “deram” para que seja standard, e *ainda por cima* não registaram a patente para receber royalties… Desculpem-me, mas isso não é *de certeza* inventado pela Apple.
A apple raramente usava standards porque achava que conseguia fazer melhor o que foi verdade em muitos casos.
Caso não saibas toda a gente gosta de ter entradas que funcionem para tudo e faz jeito à apple ter um desses pois os aparelhos têm cada vez menos espaço. além disso para a apple o usb actual é bastante limitado e feio de se ter num aparelho.
além disso a união europeia quer obrigar todos os telefoneis vendidos na europa a usarem todos o mesmo tipo de entrar. Ora se a apple quer vender o iphone cá na europa mas quer usar tech de jeito é obvio que tem de ter a iniciativa de produzir algo bom e como gostam mas abrir para que todos possam usar e assim conseguir implementar o que quiser sem problemas.
“além disso a união europeia quer obrigar todos os telefoneis vendidos na europa a usarem todos o mesmo tipo de entrar”
Não é isso que foi aprovado! Ainda não se sabe se vai ser obrigatório usar determinada entrada, apenas se sabe que os aparelhos vão ter que ser compatíveis com um carregador universal!
Sendo ou não inventado pela Apple o que importa é que beneficie a tecnologia e as coisas evoluam de forma positiva.
Agora da Apple não criar Standards que são usados por outras marcas…
Firewire – http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_1394
Mini DisplayPort – http://en.wikipedia.org/wiki/Mini_DisplayPort
Webkit – http://en.wikipedia.org/wiki/WebKit
Cups – http://en.wikipedia.org/wiki/CUPS
E ainda existem mais…
Isto para além de imensos projectos OpenSource desenvolvidos por eles e que são largamente usados por outros.
https://opensource.apple.com/
Não?
Disquetes de 3.5″, SCSI, Wi-Fi, USB, HTML5, mDNS, etc…… Tudo tecnologias que foram/são standard em grande parte por causa da Apple.
A Apple não teve nada a haver com as disquetes de 3.5, a Apple inventou a de 5,25… A Apple foram os primeiros a usar Wifi em computadores mas não tiveram absolutamente nada a haver com a sua criação, nem sequer eles tiveram a ideia de o usar em PCs, foram os criadores de Wifi que pediram à Apple para o usarem e criaram a placa! Já nem me dei ao trabalho de continuar a pesquisar… A verdade é que a Apple tem muito mérito em serem bons a aperfeiçoar coisas, de tal maneira que muitas vezes até fazem renascer tecnologias pouco usadas por não serem práticas, e após a Apple as tornarem práticas elas renascem, tipo telemóveis com touch screen…
“A Apple nunca aderiu a standards,”
Tanto standard que a Apple usa e em que está envolvida…
Se é para existir um standard, foi uma grande jogada da Apple.
Dificilmente chamariam USB type (seja o que for) se fosse realmente propeiatario da Apple ou qualquer outro fabricante.
O USB é uma norma standard que nunca vai ser proprietário de ninguem.
Ha muitos anos que na industria, para evitar falats de compatibilidades e problemas entre os demais PC e os periféricos, que as portas são regulamentadas.
A Apple não inventou nada.. Apenas assinou um protocolo a que assegura que vai cumprir as normas de uma porta usb-c.
Isto no meio desta lenga lenga acho que era importante esta nova porta ser compatível com a anterior.. Pq se n for do que serve a ter se 99% das pessoas usam periféricos com a porta tradicional…?
Estamos a falar da Apple, que patenteou cantos redondos, acham mesmo que se tivesse sido a Apple a inventar por si uma ficha não tinha patenteado para receber royalties ou poder processar tudo o resto? lol acordem. Além disso, a Apple já tinha desenvolvido a Lightning e usavam a thunderbolt da Intel, duvido que fossem mudar caso não tivessem sido “forçados” a tal pelo standard.
Nem mais.. Antigamente era um forrobodó em que cada um fazia o que queria.. Agora n é assim.
Se usam o simbulo do USB ou a sigla quase de certeza que não é proprietario
O lightning não faz parte dos computadores, nem o Thunderbolt existe para substituir o USB, nem parece que venha a deixar de ser usado já que permite algumas coisas que o USB não permite, para além da maior velocidade!
A Apple já há algum tempo que desenvolve ideias para um conector quase universal, e a Apple já desenvolveu conectores que fazem parte de standards, por isso não há nada de estranho caso a Apple tenha sido quem mais contribui para o aparecimento do USB-C
O firewire e depois o Thunderbolt foram feitas para substituir o USB, mas nunca ganharam tracção mesmo por não serem um open standard.
A história demonstra bem que o que dizes está errado.
O FireWire [um standard] foi criado antes do USB e foi usado para substituir o SCSI [a ligação externa mais rápida na altura] nos Mac não para substituir o USB, que por sinal a Apple rapidamente adoptou nos seus computadores para substituir as velhas ligações a periféricos como teclados, ratos e impressoras… Durante algum tempo o FireWire teve uma clara vantagem sobre o USB em termos de velocidades [e não só] e foi a ligação preferida para câmeras de video, por exemplo! O que houve depois foi alguma “discussão” sobre se o USB 2 iria substituir o FireWire nos periféricos que necessitavam de ligações mais rápidas…
A Apple continuou a usar e a melhorar o FireWire durante mais algum tempo [por algumas vantagens inerentes], até que este foi substituído pelo Thunderbolt [outro standard]. O USB continuou sempre a ser usado nos computadores da Apple, nunca foi substituído!
O que interessa se foi a Apple ou não? É uma standard que vamos ter em muitos dispositivos. Tal USB como DisplayPort são standards livres… Fabricantes de hardware não precisam de pagar 1 centimo de licença de utilização o que ajuda na forte expanção destas standards. Contribuir e inventar não tem nada a ver… a Microsoft contribuiu para a Linux… Foi inventado pela Microsoft? Nop
Só deixaram entrar a apple para garantir que ela não iria processar os outros
Não sejas ridículo, a Apple foi a empresa com mais engenheiros envolvidos no processo.
Mas no meio de tanta conversa, alguém sabe quem foi o último Rei de Portugal?
Se calhar ha por aqui gente que nunca ouviu falar da história de Portugal, mas a história da Apple e outras sabem-na de cor!!!!
A Intel foi a empresa que mais trabalhou no desenvolvimento do USB type C.
1 – Os primeiros chips utilizados na comunicação com USB type C no MacBook e Pixel 2 são Intel.
2 – Foi a Intel quem mais contribuiu em numero de engenheiros no grupo de trabalho.
3 – A Nokia já tinha lançado a tablet N1 com este interface, que só por acaso, utiliza processador e chips Intel.
4 – A Apple no seu site escreve:”…we contributed to a new universal connectivity standard…”
mas a apple lá inventa alguma coisa?? só se for a roda quadrada! o standard deles é tudo o k não é standard!
Peço só para corrigirem um promenor. O USB3.1 do MacBook é na realidade USB 3.0
A norma do USB 3.0 foi renomeada para USB3.1 Gen1
http://arstechnica.com/apple/2015/03/explaining-the-usb-3-1-gen-1-port-in-the-retina-macbook/
A coisa não é assim tão simples já que o USB 3.0 não tem suporte para várias coisas que são introduzidas no 3.1 e aparecem quer no MacBook quer no aparelho da Google – ao nível de carregamento [maiores potências, etc], suporte para DisplayPort, entre outros. A única coisa que parece faltar é o aumento na largura de banda!
o que pensam os entendidos:
https://www.youtube.com/watch?v=KHZ8ek-6ccc