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A23 Evitar Pórticos – Uma app contra a crise para iOS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. M_Gomes says:

    Sugestão:

    A25 –> Aveiro – Vilar Formoso

  2. andcar says:

    Excelente ideia para uma aplicação e já agora deixo aqui como sujestão fazerem para a A24.

  3. Ricardo says:

    OFF: Acho irónico a parte do “contra a crise” no título, quando é uma aplicação para iOS (onde é utilizado em dispositivos caros) e ainda por cima custa 1,59€…
    OT: Acho a ideia interessante, mas está pouco desenvolvida e pobre na minha opinião, tendo eu alguma experiência com desenvolvimento de aplicações para Android em que utilizem mapas, GPS e etc.

    • Vítor M. says:

      Não tem nada de irónico, compras um iPod por pouco mais de 100 euros e mais… podes até ter iphones muito mais baratos que 100 euros.

      Depois o preço da app, bom, os developers tiveram trabalho, gastos, e 1,59 euros é… bom, quem usar esta app e poupar logo num primeiro uso 3 euros… tem a app paga várias vazes ao fim de um mês não?

      E outra coisa… alguém que faça algo em vez de se sentar a queixar 😉

      • jhg says:

        iphones por menos de 100 euros?? diz-nos onde que o pessoal vai já la LOL

        • Vítor M. says:

          Existem N de packs nas operadoras com o iPhone 3GS onde ele é mais barato que isso 😉

          Depois há usados a esse preço e há importados mais baratos ainda. O que não faltam são iPhones baratos.

      • Silva says:

        Epa sr Vitor, se tivesse ao pe de si pagava-lhe um jantar, bela resp.
        Realmente este pessoal so se sabe queixar, em vez de apoiar so destroem…
        Partilhem mas é este software por empresas e comp, que esses bem precisam de ajudas.

      • says:

        Desculpem lá mas agora o iPhone passou a ser acessivel para todos?
        O dinheiro que se poupa num iPhone paga muitos dias de portagem na A23…

      • Ricardo says:

        Se esta app necessitar de GPS, um iPod Touch não seria útil. iPhones muito mais baratos que 100 euros? Partilha aí as fontes que pode ser que invista num, por esse preço hehe.

        Eu não estou a criticar nem a queixar, apenas dei o meu ponto de vista.

        Crio soluções mobile na empresa onde atualmente trabalho, e dei a minha opinião (OT) em relação à aplicação usando a minha experiência no tema.

      • Ricardo says:

        Quanto aos gastos, creio que o único gasto foram os 99$ anuais do iOS Developer program, trabalho claro, teve-o. Apenas acho que 1,59€ é exagerado para uma aplicação ainda a este nível, creio que 0,79€ ou 0,99€ (não sei que preços são aplicados na App Store) seria mais indicado.

    • Cris. says:

      Fez-me lembrar, com o seu off-topic, quem tem um Porsche (a gasoleo) e mete seguro contra terceiros. Bem-visto !

    • Zé Maria says:

      Enfim é só engenheiros de obra feita… oh sr Ricardo tão esperto e opinioso que é, veja lá se contribui com os seus conhecimentos para desenvolver alguma coisa de util….em vez de ser OPINIOSO!
      É que se a aplicação funcionar bem ,assim que escapar a 2 porticos já recuperou mais de 2€ , mas depois acha caro 1,59€.

      E esta hemmm!

    • Olá Ricardo. Antes de mais, a equipa da Estrela Sustentável gostaria de agradecer a tua resposta e a tua opinião.
      A aplicação neste momento encontra-se na versão 1.0, e vai ter novas funcionalidades, tais como a escolha de que troços o utilizador vai usar, entre outras (e aceitamos mais sugestões de funcionalidades).
      A aplicação tem um custo que corresponde ao 2º tier da App Store que é de 1,59€ sendo o primeiro 0,79€. É sensivelmente o custo de passar um pórtico, e achámos esse o preço ajustado.

      • Ricardo says:

        Finalmente uma resposta em condições, visto que dou a minha opinião e sou logo atacado à força toda.

        Obrigado pelo esclarecimento, e vendo do seu ponto de vista, o preço de facto é ajustado.

        Sim, de facto ainda tem muito a melhorar (como qualquer outra aplicação na sua fase inicial), mas aqui vai uma sugestão, não use o título “A23” para aplicação, apenas “Evitar Pórticos”, e assim, através de contribuições de utilizadores (requerendo aprovação por parte do desenvolvedor) criar uma app para todo o terreno nacional.

        Cumprimentos e bom desenvolvimento!

  4. Pedro says:

    A33 -> Almada – Charneca da Caparica

    • Redin says:

      Nesta via referida não se paga. Tu queria dizer era A33 > Almada – Coina. Até à antiga saída que dá para a Fonte da Telha (um pouco à frente da saída para Palhais) continua a ser grátis. Somente daí até Coina é que se paga.

      • Pedro says:

        Exacto, estás te a referir á saída da charneca que eu disse.

        Eu queria dizer que na A33 de Almada à Charneca não se paga, daí para a frente sim 😉

        • Redin says:

          Até porque a placa indicadora já não é branca e já não diz que a saída é para a charneca mas sim Coina e pintada a azul com o indicador de pagamento automático.
          E tal como me aconteceu a mim, que no inicio evitei essa entrada, muita gente pensa o mesmo.

          • Pedro says:

            Pois, exactamente por isso tava a tentar informar dessa situação. Antes toda a agente usava aquela estrada para ir para a costa. Agora está vazia com medo da placa a dizer portagem!

            Quando na verdade, o exacto caminho que as pessoas faziam antes e que enchia a antiga estrada toda, é grátis lol

  5. Fernando says:

    A25 –> Aveiro – Vilar Formoso

  6. António Pereira says:

    A25 seria bastante útil, embora não tenha tantas soluções alternativas que permitam usar partes da A25 como a A23.

    Além disso, é um dos principais troços de entrada e saída do país.

    Cumprimentos, e parabéns pelo trabalho desenvolvido.

  7. joao monteiro says:

    boa app! podiam realizar para a A25… e ja agora criarem uma versao android..

  8. Tiago says:

    Sugestão A28

  9. Carlos Guimarães says:

    Sugiro a A24 e A25. São autoestradas com praticamente nenhuma alternativa que não seja estrada perigrosa

  10. M.Manuelito says:

    Vejamos, à primeira vista é uma aplicação interessante, mas à segunda vista não o é. Porquê? Há 2 tipos de utilizadores de uma auto-estrada: Os que fazem o trajeto diária ou semanalmente e os ocasionais, como é o meu caso em relação à A23.
    Os que fazem o trajeto todos os dias ou todas as semanas, já o faziam certamente antes de haver A23, esses, sabem de cor as alternativas, porque há uns anos atrás o que hoje é alternativa era então o percurso principal e, às vezes o único. Daí que, para esses a aplicação lhes vai servir de pouco;
    Os utilizadores ocasionais, como é o meu caso, que faço normalmente a ligação da Barragem do Fratel até à A1, não me faz sentido entrar em Alferrarede, entrar e sair de Abrantes para depois apanhar de novo a auto estrada, voltar a sair e a entrar, etc. Perco tempo (que é dinheiro) e gasto mais gasolina só para poupar 1 ou 2 euros.(neste percurso e não em toda a A23)
    Por último, como diz no texto “Muitas dessas alternativas estão em mau estado”. Ora os utilizadores mais frequentes sabem disso e não passam por lá, os ocasionais ficam na dúvida se a estrada é minimamente transitável e terão algum receio em tentar. Além disso a distância mais curta entre 2 pontos, continua a ser a linha reta e a auto estrada continua a ser essa linha reta (mesmo que tenha muitas curvas, como é o caso da A23.)

    • João says:

      isso não é bem assim…
      olha o caso da a25 e da a24+a14.
      antes de haver autoestrada, a25, existia ip5 e estrada nacional – neste momento, a a25 foi construída maioritariamente em cima do troço do ip5, que deveria ser a alternativa, grátis, e cada um usava a via que queria… assim, estamos pior que antes, pois a única alternativa são as estradas nacionais, piores que o antigo ip5
      o mesmo se pode dizer do ip3, que nos troços coimbra-figueira da foz e viseu-vila real/chaves foi extinto, para se construirem por cima as autoestradas, a14 e a24, respectivamente

      • S.Faustino says:

        A A23 tb foi construida sobre os antigos IP6 e IP2, pelo que as alternativas a estes são ineficientes e inexistentes. O troço Abrantes-Torres Novas não têm alternativas viaveis (Estradas Municipais, ou atravessam vilas e localidades), o troço Castelo-Fundão que obriga percorrer uma estrada sinuosa de 18 km pela serra da Gardunha

    • Paulo R says:

      Isso só pa quem quer chegar rápido do ponto 1 ao ponto 2 talvez sim, pq quem trabalha, tempo é dinheiro, eu só passo na A23 quando vou a casa dos meus pais 8 a 10x por ano, sim sim só estas vezes é que eu moro no Porto, vou nas calmas passo a conhecer sítios que nunca conheci e só para os tramar e não verem cheta do meu dinheirinho chulos do car….o faço esses desvios com todo o gosto, e digo mais ainda não paguei 1 cêntimo desde que existe scuts em qualquer parte do pais e não sinto que gaste mais gasolina ao fim do mês. Por isso uma grande aplicação.

  11. kazka says:

    sugestão! 🙂

    A29 e A28

  12. João says:

    A25 Aveiro-Vilar Formoso seria bastante útil, mas as alternativas são um desastre, pelo menos até quase viseu (apanhando o corte de penoita, nº13 ou 14 acho eu, usa-se o antigo troço do ip5, pelo menos até Viseu, e não é tao lento como estrada nacional)
    outra sugestão seria o troço a29+a17 (scut até mira)

  13. jefe says:

    E já agora …. Parabéns pela boa ideia !

  14. Redin says:

    Eu pensava que não havia trocos dentro de uma ex-scut livres. Julgava que desde que se entrava até ao final da mesma, todos os portais estariam colocados em todos os nós.
    Sendo assim, onde é que poderemos consultar ao pormenor essas situações?

  15. Marco Pinto says:

    A41.. é uma via muito longa, e um pouco complicado para quem não conhecê as zonas alternativas.

    Fica aqui a sugestão.

  16. Patric says:

    Sugeria uma correção ao artigo, isto porque nele se encontra uma gralha que, infelizmente, está demasiado difundida no léxico português.

    SCUT é uma estrada sem custos para o utilizador. É o Estado que assume a despesa.

    Os “gastos que delapidam os orçamentos dos portugueses” são, efectivamente, as portagens nas antigas SCUT. Portanto a partir do momento que uma autoestrada começa a ser paga deixa de ser SCUT.

    Resumindo,

    SCUT = 🙂
    Portagem = 🙁

  17. Rui Sousa says:

    Para quem não tiver telemóveis XPTO e quiser fazer o trabalho de casa, pode ver aqui algumas alternativas para a A25 e A23:

    http://vivercidadeguarda.blogspot.pt/2011/12/a25-alternativas-portico-portico.html

  18. T&J says:

    O TMN Drive já faz isto e é grátis… Basta por evitar portagens 🙂

    • Miguel says:

      Pois faz, eu sei que sim. Só que nunca me manda entrar na A23, e há uns tempos dei uma volta do caraças por NISA por causa dessa brincadeira. Nem 1 km andei na A23…

  19. Ricardo says:

    Fica a faltar esta aplicação para Android. Fico a aguardar.

  20. Xunga says:

    Acho muito interessante a APP, fará sentido em todas as ex-scuts.
    A mim dava-me jeito a A23 e a A22.
    Mas tinha de ser Android, não consigo arranjar nenhum Iphone a 100 euros 😉

  21. Edexote says:

    A4 em direcção a Matosinhos e A41, seriam boas apostas para as proximas SCUTS.

  22. Skin says:

    Cuidado com a fugida aos pórticos. Sei por experiência própria que num trajecto com 3 ou mais pórticos, caso se passe no 1º pórtico, depois não se passe no 2º pórtico (sair para uma estrada nacional por ex.), e depois se passe no 3º pórtico, cobram-vos os 3 pórticos na mesma! Isto já me aconteceu muitas vezes na A29. Reclamei junto da Ascendi e só passado um ano é que me devolveram o dinheiro, depois de muita insistência. Eu penso que este comportamento se deve à configuração do sistema de cobrança de portagens, ou seja, o sistema interpreta que o automobilista passou no pórtico 2 desde que tenham decorrido menos de X minutos entre o pórtico 1 e o 3. Por isso, tenham atenção às facturas da via verde!

  23. Ricardo says:

    Boas,

    A A22 (via do infante) no algarve tambem seria boa ideia. entrar no algarve e ir por exemplo para tavira sao logo mais 10€ a juntar aos quase 20€ vindo de lisboa!

  24. Agradecemos a todos os comentários, críticas e sugestões.
    Estamos a estudar qual a próxima Ex-SCUT com base na quantidade de pedidos. Qualquer sugestão, crítica ou ideia, podem entrar em contacto connosco para a considerar.

  25. Oscar Marques says:

    A25 e A24. 🙂

  26. Redin says:

    O Rui Sousa colocou aqui um link fabuloso. Até parece que o criador desta aplicação de que é falado neste post tem alguma coisa a ver (ou poderá) pois é tamanho o manancial de informação disponível que lhe poderá vir a permitir melhorar a aplicação em causa.

  27. Bruno says:

    Eu voto numa aplicação equivalente em Android.. xD

  28. João says:

    Boa aplicação para quem não tem gps, mas o meu garmim faz isso.

  29. Temos o prazer de anunciar que a App Evitar Pórticos está gratuita para download na App Store até Domingo (inclusivé).
    http://itunes.apple.com/pt/app/a23-evitar-porticos/id545615619?mt=8

  30. Alexandre says:

    A25 Aveiro Vilar Formoso

  31. Alex says:

    Os mapas versão 8.95 (2o semestre do ano actual) ou posterior da tomtom já fazem isso para todo o território. Eu testei pessoalmente e funciona.
    Fiz percurso Ericeira – Espinho com opção evitar portagens. Entrei e sai 2-3 vezes na A8 e A29, fazendo alguns kms e pagando 0 € de portagens.

  32. A25 Evitar Pórticos já disponível na AppStore. Faz download gratuito (até Domingo) em: http://itunes.apple.com/pt/app/a25-evitar-porticos/id565916664

  33. Carlos Viegas says:

    A25 ou A23? No título externo diz A25, aqui diz A23… nas imagens vejo A25 e A23…

    Fiquei sem entender afinal…

    A propósito, podia haver para Android e incluir as demais Ccuts (ex-scuts) do país!

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