5 sistemas operativos alternativos para o seu Mac
Além de muitas outras características únicas, ter um MacBook, Mac Mini ou um Mac Pro é sinónimo de ter um bom sistema operativo, o OS X. No entanto, tal não significa que não existam outras alternativas interessante que podem ser executadas no seu Mac.
Hoje deixamos algumas sugestões de sistemas que podem também correr no seu Mac… das mais diversas formas.
Antes de apresentar as nossas sugestões, é importante que se perceba que o objectivo deste artigo não é encontrar uma alternativa para substituir o OS X mas sim sugerir alguns sistemas que podem ser executados num Mac, até porque o hardware "exige" que corra OS X para tirar todo o proveito.
Existem alguns métodos que nos permitem correr outros sistemas no Mac, como por exemplo:
- Através da virtualização
- em “Dual-boot” (boot camp)
- Através de uma Pen USB
Windows 10
O Windows é, provavelmente, a primeira alternativa ao OS X. Com mais de 300 milhões de utilizadores no mundo, o Windows 10 corre razoavelmente bem no hardware da Apple, sem a necessidade de instalar drivers adicionais.
Em jeito de uma simpática provocação "dizem" que os Macs são a melhor máquina para correr o Windows!
Ubuntu 16.04
Porque executar o Ubuntu num MacBook? Bem, existem as mais diversas razões mas a primeira é porque o Ubuntu é uma das distribuições mais populares. O sistema traz suporte para a maioria do hardware da máquina, incluindo high-DPI (HiDPI), tipicamente conhecido como Retina Display.
O Ubuntu tem também suporte perfeito para as function keys do Mac.
Linux Mint
O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalados por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.
Para quem tem um MacBook com ecrã Retina esta é certamente uma das melhores distribuições a experimentar, especialmente com o ambiente gráfico Cinnamon, que suporta na perfeição HiDPI. Aqui fica um tutorial oficial, para quem quiser ter o Linux Mint a correr no Mac.
Elementary OS
O Elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas tem três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel. Garante um bom desempenho e é bastante estável.
Em termos de design o Elementary OS tem algumas “inspirações” no OS X.
Este sistema tem suporte para ecrãs Retina mas é necessário que o utilizador instale o GNOME Tweak Tool. De acordo com o que podemos ler nesta fonte o problema do Elementary OS no Mac é o Wifi, devido aos drivers. À parte disso, o Elementary OS funciona na perfeição no hardware do Mac.
Puppy Linux
O Puppy Linux é uma distribuição Linux bastante pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição que permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos) numa máquina simples, super rápida e segura.
Para quem tem um Mac mais antigo, esta distribuição Linux pode ser sem dúvida uma óptima alternativa. Quem o quiser experimentar, a melhor forma é cria uma Pen "bootável". Tutorial de instalação oficial aqui.
E são estes alguns dos sistemas, com provas dadas, que funcionam relativamente bem em qualquer Mac. Caso conheçam outros, digam-nos que nós criamos a segunda parte deste artigo.
Se tiverem imagens vossas de outros sistemas a correr no Mac podem também enviar-nos.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que os únicos sistemas cujo benefício compense o trabalho é mesmo Windows 10 (e OS X óbvio)
O compensar o trabalho é relativo!
Se programas para Windows, ou se programas para OSX, ai sim, mas se fazes trabalho em ferramentas normais como email, office, etc qualquer um serve.
Se programas para sistemas linux…ou se administras sistemas linux..
Ai o melhor mesmo é teres o teu linux por perto e deixares o resto de lado..
Teu achômetro não conta.O do PPlware SIM !
Quem comprar um Mac e pôr outro sistema operativo que não o OSX, certamente não irá tirar partido total das capacidades do hardware, principalmente na questão de gestão de bateria e no trackpad (no caso dos macbooks). Quem faz isso é como comprar um carro topo de gama a gasolina e instalar gpl…
Nada impede de ter o OS X com outro sistema em paralelo, caso seja preciso ou apeteça ao user.
então são 4 ou 5?
🙂
Era um de oferta 😀
Sao 23
qualquer pessoa com o mínimo de conhecimentos sabe que um mac corre qualquer outro sistema operativo concorrente como um pc de outro fabricante, o problema é no custo comprar um mac para usar outro sistema operativo é overkill, logo mais vale comprar um pc que serve perfeitamente para o mesmo e é mais em conta…
quem compra um mac é para usar OS X , não com intenção de lhe meter outro sistema operativo…
Mentira!
Se comparares um PC com a mesma qualidade de construção que um Mac e com os mesmos componentes em tudo, para além de não arranjares esse PC nem por encomenda, o Mac custa tanto ou mais barato…
Já chega de comparações estupida entre Macs e PCs de plástico cinzento, monitores TN de 1080p!
Mas compras um computador para enfeitar a sala?
sim, porquê tu não? o iMac de 27 fica tao bem por cima do naprom, ao lado do quadro do menino da lágrima.
o teu comentário era mesmo sobre o quê?
Para enfeitar a sala é que conta a qualidade do monitor e de construção?
Essa é nova…
Qualidade de construção boa é igual a maior durabilidade, melhor ecrã é igual a maior conforto no consumode multimédia.
E sim, os olhos também comem! Um Mac tem uma beleza incondicional!
tas a brincar, certo???
O meu Asus ROG G20 com i7, gtx 970 4 GB, 16 GB RAM e SSD + HDD junto a um ecrã IPS onde fica inferior a um Mac? E por uma fracção do preço. Agora que a nível de estética não tem design industrial não, mas é muito mais exclusivo e potente. E por uns 400€ já se compra com ecrã de 27″ 4k IPS e a cumprir os requisitos de cor mais exigentes. Estive para comprar o 27″ Retina 5k mas depois de me avisarem de como sao os upgrades e da performance vs preço… no way.
Blah blah blah, ventoinhas bateria de 2 horas, 30 toneladas, mais grosso que um VCR…
Bateria de 2 horas? Mas tu sabes o que dizes? Dá para ver o quão percebes do assunto…
Henrique…sugiro que leias os comentários antes de dar respostas nonsense.
Deves pensar que enganas quem?
Uma GTX e não gasta nada?
Ainda por cima, Windows, que é péssimo na bateria face ao OS X…
“400€ já se compra um ecrã de 27″”
E depois? Também não funciona no MacBook?
Quanto é que custa um de 5K?
Não sabes mesmo do que estás a falar, comparar um portátil de jogos com um ultrabook? Claro que para ti, é só para isso que os computadores servem…
Henrique, a cegueira é tanta que nem te deste ao trabalho de ver do que se falava. .. lol
Não te esqueças das avarias… E são sempre a doer.
E escolheste um PC que todas as reviews falam mal para comparares a uma Mac??||_(())||_
Há tantas alternativas no mercado…e com a possibilidade de adicionar características sem ter que ter milhões de adaptadores como por exemplo placa UMTS/LTE, smartcard, nfc, calibrador de ecrã, mais do que um drive, GPS e por ai adiante. Relativamente à qualidade de construção há máquinas que cumprem com certificações militares. É um facto que nas lojas que tu visitas o que encontras e Apple e PC’s de plástico cinzento mas há um mundo para além disso. Aconselho-te a explorares e informares-te um pouco.
Sim, porque não podes adicionar placa 4G, etc. A um Mac… Nem calibrador de ecrã!
Ignorância pura, não fales do que não sabes!
Quem precisa de informação és tu…
Tu tens uma piada…diz-me lá que modelos de MAC têm alguma destas características que eu referi. Leste o meu comentário? Eu não disse que não era possível. O que eu disse é que não era possível sem ter de ter milhões de adaptadores que tornam a portabilidade da máquina numa aberração. E as certificações militares, requeridas em muitos cenários, nem com adaptadores nem com nada que possas comprar na apple store.
P.S – Não percebi a parte do calibrador de ecrã.
Diz-me lá que modelos de PC têm:
SSD PCI-EX
Construção total em alumínio (nada de plástico)
Porta USB-C
Ecrã IPS HiDPI
E para além disto, tenha alguma dessas coisas!
Paulo, procura: alternatives to Macbook Pro.
Procura, procura…
Nenhuma de jeito!
É a realidade, comem sempre em algum lado, para apanhar os iletrados, é o que é…
Não e vou dar ao trabalho de fazer uma lista. Procura tu…se quiseres. A mim é-me indiferente se os conheces ou não. Mas vou dar-te uma ajuda: Regra geral, as gamas profissionais são todas de aluminio ou ligas com características semelhantes. Ainda tens exemplos em carbono que é melhor que o aluminio. Basta por os olhos na industria automóvel.
Eu nunca disse que os MAC’s são bons ou maus, piores ou melhores. Apenas disse que há alternativas. Não percebo porque ficam tão ofendidos e picados com uma discussão tão mundana.
Conselho: arranjem companhia humana.
Desculpem, mas só há uma boa alternativa ao Mac (em termos de beleza e qualidade de construção): Microsoft Surface Book.
Mas digam-me vocês que laptop consegue igualar à beleza de um Mac, sem ser aquele que referi. Sim, eu já procurei na net e não encontrei nenhum que fosse tão bonito e todo em alumínio.
vais ver qt te custa um portátil com certificação militar. eu qt me custa agora tu…
“eu qt me custa agora tu…” ?? Não percebi essa frase.
Espera um pouco, se eu estiver a perceber bem, isto ]e TUDO sarcasmo, correcto?
Ufa, estou mais descansado assim, por momentos pensei que estivesses a tentar falar a serio e que serias um completo leigo sobre o assunto (tecnologia).
Bia piada, muito bem elaborada mesmo.
Adorei a cena do Mac mais barato, claro que aqui toda a gente vai facilmente notar o sarcasmo.
Monitores de 1080p, isso é passado. Plastico cinzento? Lá nisso o PC ganha de longe a marca da fruta roida. Há caixas para todos o gostos e de toda a qualidade, e algumas são tão bem construidas e pensadas que os “senhores” da Apple teriam de encher a cara de m..da para esconder a vergonha na altura de uma possível comparação.
E em relação do PC por encomenda, aí então matas-te tudo e todos. Faz uma lista de possíveis diferentes componentes para Mac, outra para PC e quando chegares à triste conclusão que o teu comentário não passa de uma autêntica estupidez vinda de um puto armado aos cucos, que claramente não percebe nada do que diz, e ainda por cima se deixa enganar com a publicidade de um produto de uma marca egocentrista e monopolista, aí podes vir aqui pedir desculpas a todos os que perderam tempo a ler o teu estupido comentário e a responder-te na esperança que de alguma forma o mesmo seja proveitoso e ajude alguns a acordar no estado de hipnotismo em que se encontram.
Sabes que mais, és triste… pensas que és mais inteligente que os outros, aposto que tens 30 anos, e vives na casa dos pais, com a tua namo… PC…
Tenho um G5 antigo que me deram e não consigo instalar nada naquela coisa. Não arranca de CD nem de USB. Alguma dica?
Se é G5, precisas de OS X para PowerPC!
Vê aqui https://wiki.ubuntu.com/PowerPCDownloads
Ele não pediu para mudar para Linux. Então o rapaz queixa-se de que não consegue instalar nada e tu dás como solução instalar um sistema operativo que ninguém conhece e que tem menos apps que um Mac PowerPC?!
se é g5 tens cpu da ibm, powerpc, ou instalas linux ou o ultimo osx para powerpc
HEHE…. então e eu que fiz um hackintosh perfeito, o que achas…
Acho que nunca vais ter o desempenho de um Mac, a autonomia de um Mac, a beleza de um Mac… Queres que continue?
dizes tu… se for um desktop não precisa de autonomia e a beleza é e sempre será relativa já o preço não
um mac nem VR ….. eram boas maquinas hoje………………………………………………… lixo.
Na tua próxima compra certifica-te de que incluis um teclado com a tecla das vírgulas. É que podem mudar o sentido de uma frase…
Mais lixo que o teu português, duvido.
E que tal aprenderes Português antes de te aproximares de um teclado? Talvez alguém entedesse o que escreves.
Desculpa, apenas dou importância a pessoas que consigam dar uma opinião coerente e que se entenda em bom português.
Rodo Linux pelo VMWare Fusion, com 3 GB de RAM e dois cores do processador para a VM e a performance fica muito boa, e sem provocar lentidão no OS X. Acho que, independente do sistema hospedeiro, a virtualização é sempre melhor que o Dual Boot, pois temos sempre os apps dos dois sistemas disponíveis.
VM é óptimo quando e se não precisas da performance toda do hardware num preciso momento. Em âmbito empresarial ter 2x XEON com 2 cores e 2 GB RAM disponíveis para cada User para usar em office está OK. Mas se fazes codificação, renderização etc então aí queres todos os core e RAM para essa actividade.
Comentário mais decente depois de tudo o que li acima, ☺
Agora só falta sistemas alternativos ao Ubuntu 😀
Windows e OS X ftw 😀
A meu ver as distribuições linux nos portáteis só tem um problema é ao nível da bateria.
Arruinar um Mac com Linux. Deus nos livrai disso.
Arruinar porquê? Se o Linux te servir melhor as tuas necessidades porque raio é que não o podes meter no Mac? Os Macs não são apenas para rodar MacOS, são também feitos para quem quer um portátil sólido. Qual seria o mal então do Linux?
E antes que venhas com coisas a dizer que sou fanboy, eu escrevi este comentário num Macbook Pro 13″ Retina.