5 dicas para tornar o seu iPhone super seguro
Certamente sabe que dentro do seu smartphone está um bom pedaço da sua vida, seja em fotografias que tira com a família, amigos e colegas, sejam os emails que recebe do seu trabalho, do banco ou das finanças. Além disso tem também informações em documentos que guarda, notas que tira e segredos que só a si dizem respeito. O seu iPhone está devidamente protegido?
Para o ajudar proteger-se, deixarmos 5 sugestões fundamentais para manter o iPhone seguro.
Deixamos dicas que vão bloquear o acesso de qualquer pessoa ao seu iPhone, dicas que podem permitir que o recupere em caso de perda ou roubo e dicas para facilitar descrição e evitar olhares indiscretos.
1. Active o iCloud e o Encontrar iPhone
Quando inicia pela primeira vez o seu iPhone, é-lhe solicitado que coloque o seu Apple ID. Nessa altura, todo o conteúdo do mesmo é cifrado. Esta acção permite um elevado nível de segurança, pois além de "bloquear" a si o iPhone, permite também cifrar os dados nele contidos.
Contudo, é nesta altura que o sistema lhe pergunta se quer activar a sua localização recorrendo ao iCloud. Diga que sim, active estes dois pontos, isto irá permitir que o seu smartphone seja sempre localizado e que, com a app Encontrar, possa identificar onde está o equipamento.
Claro que para este ser encontrado precisa de acesso aos dados, quer via WiFi ou GSM, pelo cartão SIM, usando os dados 3G ou 4G. Isso remete-nos para o ponto seguinte.
Vá a Definições > iCloud > Encontrar iPhone > active a opção Encontrar iPhone
2. Desactive o PIN do SIM
Os cartões dos operadores de comunicações, a sua rede GSM, obrigam à colocação de um PIN, um código de segurança para que ninguém possa gastar por conta da sua carteira. Mas isso pode não ser interessante num iPhone.
Se perder o seu iPhone ou se este for roubado, o mais certo é que o larápio não se ligue à Internet via WiFi, então o que irá mostrar onde está o iPhone será a sua rede GSM, o seu operador. Mas para isso tem de ter o PIN desligado para que, mal o iPhone se ligue, forneça logo a localização actual ao sistema Encontrar iPhone da Apple.
Vá a Definições > Telefone > PIN do SIM > desligue a opção PIN do SIM
Mas isso não é uma má prática desligar um código de segurança? Neste caso não, e isso remete-nos para o ponto seguinte.
3. Coloque um código de segurança no iPhone
Este código de segurança é solicitado logo que inicia as primeiras configurações do iPhone. Pode ignorar este passo logo no início, assim como pode ignorar a colocação da sua impressão digital (se o seu iPhone ou iPad tiver o Touch ID, o já indispensável leitor de impressões digitais).
Normalmente são 4 digitos, mas pode compor uma palavra-passe de acesso ao sistema do iPhone, de preferência complexa.
Como o posso fazer?
Utilize uma palavra-passe forte, em vez do código de 4 dígitos
A forma mais simples e eficiente de manter os seus dados protegidos é utilizar uma palavra-passe forte em vez do simples código pin de 4 dígitos. É uma boa ideia combinar números, letras e símbolos, e é ainda melhor que a senha seja solicitada imediatamente depois de bloqueado o ecrã, sem demoras.
Como extra, pode activar a opção de “apagar dados” após dez tentativas falhadas de introduzir a palavra-passe. Mas tenha em conta que a sua informação será eliminada permanentemente e não poderá ser recuperada, pelo que o melhor é nunca se esquecer da senha.
Para que serve?
Reduzirá a probabilidade de um cibercriminoso adivinhar a sua palavra-passe.
Onde é activada esta opção?
Vá a Definições, Touch ID e código, Solicitar: Imediato, código simples: desactivado.
Agora terá de colocar um código onde poderá usar números, letras e símbolos.
Mas então que tem a ver o PIN do cartão com o Código de acesso ao iPhone?
Agora que está "montado" o sistema de segurança quase perfeito, podemos ver que, se o seu iPhone for roubado, o mais provável é a bateria acabar antes do larápio o ligar. Este irá dar carga ao iPhone para o poder ligar. Nessa altura o iPhone liga-se e a rede GSM é carregada e como não tem PIN vai logo dizer onde está. Como o iPhone tem um código de acesso, ninguém irá conseguir aceder-lhe e este estará a emitir via rede GSM o seu paradeiro.
Isso pode ajudar a que possa descobrir onde está e até tomar outras acções, como pode ver aqui.
Vá a Definições > Touch ID e código > Activar código
4. Desactive o Painel de Controlo do ecrã bloqueado
É uma falha enorme da Apple. Até hoje não entendo como os "cérebros" da marca de Cupertino ainda não viram este erro crasso.
Usando todos os processos descritos anteriormente, tínhamos muito provavelmente o paradeiro descoberto do nosso iPhone, sem que o larápio pudesse fazer seja o que for (sem recorrer a uma imaginação "hollywoodesca"). Mas aqui a Apple meteu a pata na poça, permite que com o ecrã bloqueado qualquer pessoa possa activar o Modo de voo. Raios... assim perdemos a possibilidade de detectar o nosso iPhone pois este modo corta todas as comunicações!!!
Sim, na minha opinião é uma parvoíce, que só não é total porque a Apple permite nas Definições desligar o acesso ao Painel de Controlo com o ecrã bloqueado.
É isso que vamos fazer, por falta de melhor, em termos de segurança faça isso, perde outras funcionalidades secundárias mas é preferível optar pela segurança neste caso.
Vá a Definições > Central de controlo > desligue a opção Com ecrã bloqueado.
Desta forma já o larápio não poderá desligar a ligação à rede que permitirá mostrar onde está o nosso iPhone. Agora falta só mais uma dica... vai ver que pode ajudar.
5. Active o Touch ID
Esta opção é fundamental, acredite. O facto dos novos dispositivos da Apple trazerem esta opção, de acesso via impressão digital, permite que o seu código de acesso assim como a sua palavra-passe do Apple ID sejam mantidos na descrição.
Imagine que está na rua e quer ter acesso ao seu iPhone. Como até agora tem tudo certo em termos de procedimentos de segurança o que vai fazer é marcar o código de acesso ao sistema.
Ao seu lado, de forma indiscreta mas indefectível, alguém viu que marcou o seu código (ex. 7312). A seguir, o utilizador senta-se numa esplanada e sem dar conta o iPhone caiu-lhe. Alguém que topou o seu código teve a felicidade de notar e apanhar o seu iPhone caído. Pronto, agora está dentro do seu sistema, tem acesso ao seu email, às suas fotos e a muita coisa da sua vida. Imagine que até sabe a sua conta bancária pois viu os seus extractos no email.
Se usar o Touch ID nada disso será possível. Até mesmo se comprar uma aplicação escusa de meter a sua palavra-passe do Apple ID que isso ainda é pior. Se alguém descobrir o seu Apple ID... adeus iPhone. Come essa palavra-passe pode desligar o iCloud, formatar o iPhone e fazer desaparecer (ou quase) com o seu rico iPhone.
Vá a Definições > Touch ID e código e registe vários dedos que podem dar acesso ao sistema. Pode registar até 5 dedos, o que é interessante porque podemos registar vários de cada mão, pois como usamos o smartphone com uma mão ou outra, ter acesso com dedos de cada mão é mais "hábil".
Não compre um iPhone que desconhece a proveniência
Mas isto não é tudo. Sabia que mesmo que consigam descobrir a palavra-passe de acesso ao iPhone e possam mesmo desligar o Apple ID, formatando o iPhone ainda há uma forma de bloquear o mesmo?
Pois é, o IMEI poderá ser bloqueado ainda. Veja aqui mais informação.
Nunca pense que comprar um iPhone roubado ou hipotéticamente perdido lhe pode trazer vantagens, isto só acontece se o utilizador que ficou sem o equipamento não conhecer estas técnicas (então não é leitor do Pplware) ou não quiser ter trabalho (algo que se faz em alguns minutos). Podemos tentar recuperar um equipamento por várias formas, desde dos códigos de acesso, ao Apple ID, ao IMEI e até outras acções com o auxílio da Apple.
Cuidado, usar um iPhone roubado pode ser "chave de cadeia" ou sinónimo de muitos problemas!
Este artigo tem mais de um ano
em relação ao pin o intruso pode gastar o saldo ou chamadas (assinatura) e deitar o cartão fora quando acabar o saldo, como bloquear o cartão sem pin?
Através do IMEI…
IMEI é o número que identifica o equipamento na rede. Ao bloqueares o IMEI impedes o telemóvel de registar na rede, independentemente do cartão que usares, mesmo que metas um SIM novo não poderás realizar qualquer comunicação.
A do PIN, não vejo que diferença faça…
É necessário meter o código de segurança para ele iniciar… o larápio não sabe…
Já se desligar o CC, e ativar o “enviar a última localização”
http://appleinsider.com/articles/14/09/25/increase-the-chances-of-recovering-your-lost-iphone-by-enabling-send-last-location-in-ios-8
É melhor… para cortar o “cordão umbilical”, só o fechando numa caixa de ferro, e esperar que a bateria acabe…
Não concordo.
Roubaram-me um iphone 4s, logo na altura que ele saiu… acabou a bateria e ele deixou de me enviar a localização. Recuperei-o porque quem o roubo o ligou ao carregador e como ainda tinha o cartão SIM, no meu caso, sem pin, consegui logo ter a localização dele!
Quem roubou, não conseguiu utilizar porque tinha código, mas como não pede pin, o iphone ligou-se logo à net!
Isto só apareceu no iOS 8.
O que é que só apareceu no ios8? Tudo o que referi já existe há anos…
A única coisa que não havia, era a opção de tirar o pin, mas que podes fazer a partir de outro telemóvel ou de um iPad.
5 passos para manter o seu iPhone seguro:
1 – desligue o iPhone
2 – retire o cartão sim
3 – venda o iPhone
4 – compre um Nokia 3310
5 – coloque o sim
Não precisa de Nokia 3310 basta um dos modelos quaisquer mais baratos do mercado com teclado ou memo touchscreen que ninguém vai ficar interessado nesses teelmoveis….
Não sabia que trocar o cartão sim de um iPhone para um Nokia 3310 protegia um iPhone. Deve ser alguma tecnologia revolucionária! Podes desvendar o mistério?
Enquanto está desligado, está seguro.
PS: Isso aplica-se também a outras marcas? Android? Windows Phone? BlackBerry? Fantástico!!!
Fixe!
Assim um ladrão tem acesso aos meus números, histórico de SMS, histórico de chamadas, assim como mandar SMS e fazer chamadas!
E a operadora pode ser as minhas SMS, em vez de eu usar um serviço confidencial ponto-a-ponto como o iMessage.
“iMessage” Sim, muito confidencial.
Provavelmente queria dizer Threema… que toda a gente sabe (ou devia saber) que o iMessage envia os certificados digitais que permitem encriptar a partir dos servidores deles, logo nada os impede de mandar uma chave que eles saibam qual é a chave privada, e assim ler as mensagens, por exemplo se receberem um pedido de um tribunal qualquer.
Não, os certificados são feitos no computador, quando corres pela primeira vez o iMessage.
Sim, é o messenger mais confidencial que há, e tu não tens nada que prove o contrário.
boa sorte se conseguires colocar um micro sim no 3310
Todas as dicas fornecidas já as tinha aplicado. Além disso, tenho alguns tweaks (que requerem JB) que, ao errar o PIN, me ativam os dados móveis e o Wi-Fi, além de tirar uma foto com a camara frontal e me enviar a foto por e-mail 🙂
JB, a melhor feature para iphone 😀
Gostei das dicas, apesar de não ser utilizador de iphone, achei interessante.
viva.
podes dizer-me como fazes para eu tb poder instalar no meu.
Gostei da tua dica.
Obrg e abraço
Muito boas dicas, mas a melhor é: fazer um seguro contra roubo
desde que não seja na w*****
@rmcrys,
“Muito boas dicas, mas a melhor é: fazer um seguro contra roubo”
Isso dos seguros contra roubo só resultam (se resultarem) se uma pessoa for mesmo roubada (fisicamente) e mesmo assim… Agora se alguém o esquecer dele nalgum sitio e quando lá voltar, já não estiver lá, esquece isso do seguro.
De qualquer modo, também achei muito interressante o artigo.
O problema de tirar o pin do cartão SIM é mesmo o facto deste ficar desprotegido, podendo o larápio retirar o cartão do iphone e usa-lo à vontade noutro telemóvel.. Claro que é altamente improvável mas existe sempre essa possibilidade..
Bom bom era usar esse SIM noutro telemóvel para poder receber SMS de reposição de palavras chaves…
Deve ser um genio, quem teve essa ideia de tirar o PIN!
sabes que podes bloquear um cartao sim, não sabes. Basta ires a uma loja do operador.
Como é óbvio o facto do cartão ficar sem o PIN permite ao smartphone em causa emitir a sua posição.
Também me aprece óbvio que alguém que roube (ou encontre) o iPhone com cartão não irá utilizar só o cartão para poder identificar-se como implicado nessa processo.
E mais, também é óbvio que a pessoas que ficou sem o iPhone tem de, passo um dia ou dois, vigiar a sua conta do cartão, assim poderá fazer várias acções: mandar cancelar o cartão, seguir as chamadas e SMS recepcionados pelo “larápio” ou conseguir ter acesso ao seu iPhone e limpar tudo o que este tem dentro conseguindo mesmo bloquear o equipamento, inviabilizando qualquer possibilidade de intrusão.
Por isso, são muito mais as vantagens de tirar o PIN do que o deixar activo 😉
O miguel é que não usou a cabeça para pensar 😉
Mas estamos cá para ajudar também o miguel.
Não percebi o porque de retirar o pin.
Mesmo que o telefone fique sem bateria, quando o ligarem à energia vai arrancar e não vai pedir o PIN. apenas o código de desbloqueio!
certo?
Roubaram-me um iphone 4s, logo na altura que ele saiu… acabou a bateria e ele deixou de me enviar a localização. Recuperei-o porque quem o roubo o ligou ao carregador e como ainda tinha o cartão SIM, no meu caso, sem pin, consegui logo ter a localização dele!
Quem roubou, não conseguiu utilizar porque tinha código, mas como não pede pin, o iphone ligou-se logo à net!
Boa tarde Vitor!
Boas dicas no que toca à proteção dos nossos equipamentos sejam eles iPhone ou Android.
No meu caso uso Android (versão 5.1) e não consigo desativar o painel de controlo quando o aparelho está bloqueado!!! Dessa forma, quem encontra o telemóvel consegue facilmente desligar os dados e o wifi!
Será que existe no Android a opção para desativar o painel de controle com ecrã bloqueado???
Agradecia a tua ajuda.
Obrigado.
Isto só funciona se tivermos os dados ligados o dia todo ?
Sim, qual é o mal?
Então mas quem é que não anda com os dados móveis o dia todo ligados?
Quem não tem smartphones, ou quem não tem contratos com plafonds de internet elevados, por exemplo. As ofertas das operadoras portuguesas são um bocado ridiculas nesse sentido.
sim nesse caso da internet no telemóvel no caso da NOS é uma bela porcaria e mais caro que a concorrencia
eu não posso andar com os dados ligado o dia todo porque a bateria não chegaria meio do dia. Quem tem uma utilização intensa do telemovel e 3G dá mau resultado. Por exemplo ao fim de semana os dados podem estar sempre ligados, pois a utilização é menor e a bateria aguenta-se mais
A maneira mais segura de ter o Iphone é mantê-lo desligado! ^^
Mas mesmo com o ecra bloqueado da para desligar o iphone e ai não existe a possibilidade de utilizar o encontrar iphone…
Existe alguma maneira de nao permitir desligar com ele bloqueado?
O larápio irá precisar ligar o iphone caso contrário fica apenas com um telemovel para recordacão.
Quando o ligar ele envia os dados.
Claro que não existe maneira de impedir o desligar… basta a bateria acabar que ele irá desligar de qualquer maneira.
Essa de deixar acabar a bateria não está muito dentro do contexto …
E se o larápio após desligar retirar o cartão SIM? Como irá o equipamento enviar o dados de localização? Deveria de existe uma possibilidade de evitar que o equipamento fosse desligado aquando bloqueado, claro que a bateria iria se esgotar mas até lá poderíamos localizar o aparelho.
Um artigo muito interessante sem dúvida.
AVISO:
Andam por aí uns mails que dizem ser da Apple e que nos pedem para verificar o ID – isto é fake e é para vos sacar as credenciais.
Atenção, não usem os links, em caso de dúvida, escrevam vocês o endereço de login da conta Apple.
… da Apple, ou de outra conta qualquer, em especial dos bancos.
Sim, sim. Referi-me à Appe porque ainda hoje recebi um mail desses para verificar o meu login da Apple.
Nunca compreendi é a possibilidade de desligar o equipamento estando esse bloqueado, é q posso estar dizendo uma asneira enorme mas essas medidas todas, de pouco servem se o dito larápio manter o botão “power” pressionado e desligar o equipamento.
Isso foi sempre algo que me intrigou …
Era mais seguro permitir que o smartphone fosse desligado apenas quando está desbloqueado? Era, também considero preferível. Mas o “desligar/ligar” também é um dos processos para reiniciar o smartphone quando por qualquer razão bloqueia.
Também é certo que se o larápio o desligou em alguma altura o vai ter que ligar.
E se esse larápio retirar o cartão SIM antes de o ligar? O equipamento fica sem meios de actualizar a sua localização. Quanto a ser um processo de reiniciar quando o bloqueia já tenho iPhone desde o 3G e nunca usei esse método e por mim preferia que fosse desligado apenas após desbloqueio. Só estou a tentar expressar que o larápio pode roubar o tlm e em 10s desligar o mesmo depois retirar o cartão SIM antes de o ligar novamente assim já nos complica muito a vida.
Bom dia,
Bom artigo e… comentários, também!
Uma achega: a melhor maneira de se evitar o roubo de um iphone é mesmo não o comprar!:-)
Porém, que não os tem, não sabe o que perde.
No meu smartphone e tablet tenho instalado a aplicação TrackWiew, assim como no meu PC, e através de qualquer um tenho acesso às camaras dos outros aparelhos.
Portanto tenho acesso a imagens, som e georeferenciação, muito útil mesmo para vigiar a minha residencia.
http://www.trackview.us/Download.html#
Instalei o track view no meu iphone, mas quando o programa é fechado eu nao consigo acesso do meu pc nele ,vc sabe alguma dica sobre isso ?
A caca maior do iPhone é mesmo dar para desliga lo com ele bloqueado…
Que inteligência…
Se meteres o iPhone, ou qualquer telemóvel, dentro de uma caixa metálica, ele perde qualquer capacidade de comunicar com o exterior…
não era suposto os iPhones serem já seguros? neste caso perde um pouco o sentido achar isso, visto que terei de fazer umas quantas coisas para o tornar ainda mais seguro.
é como comprar um carro e dizer que é seguro, mas depois tenho de arranjar airbag, cinto etc… 🙂
O iPhone costuma vir sem password, sem o Touch Id definido, o “Encontrar iPhone” activo, enfim essas coisas que é preciso fazer para o tornar seguro.
O Android deve ter algumas das coisas parecidas. Enfim, perdeste uma boa oportunidade para estar calado.
1 palavra para quem tem JB: iCaughtU. Desativa a possibilidade de desligar o telefone com o ecrã bloqueado, envia a localização e foto do larápio por SMS/email, activa o wifi/3g/4g (caso estejam desligados) ao detetar uma tentativa de intrusão, entre muitas outra funcionalidades 😀
Mais um bom artigo
A nível de segurança o ios esta a anos luz do Androide.
Quanto a poder desligar o Iphone com ele desbloqueado tem de ser, se por algum motivo o tlf. Bloqueia e não tendo acesso a bateria tens de ter forma de o desligar, não tem logica é ficar a espera que o tlf acaba-se a bateria para o poder reiniciar, não é que seja muito normal a necessidade de reiniciar o ios, más também não é nenhum nariz de santo.
Há uma semana atrás achei um iPad Air 2 na rua. Estava em cima de um banco numa paragem de autocarro. Não tinha bloqueio, mas tinha obviamente iCloud activo. O primeiro pensamento que tive foi em ficar com ele, mas depois comecei a pensar melhor. Seria necessário pelo menos 200€ para desbloquear o iCloud (caso alguém conseguisse), depois iria correr o risco de o dono vir ter comigo através do Find My iPad, o que seria mais uma chatice. Tanta coisa em que pensar…
Sabem o que fiz?
Fui à procura do contacto com o nome “EU” na lista de contactos, e liguei a dizer que tinha encontrado o iPad. No fim de tudo, o dono veio ter comigo, e ainda me deu 50€ de recompensa.
Agora a pergunta que se coloca é:
o que farias tu no meu lugar?
ola.
Perdi o meu iPhone e tinha o serviço de localização desligado.
O iCloud está ativo e tinha código de bloqueio.
Mas agora não sei o que fazer a seguir. O find my iPhone diz que está desativado e não tem localizao.
Como tinha código de bloqueio não o vão ligar a net. E agora?
Se o iPhone tinha o “Encontrar iPhone ligado” o melhor é, por razões de segurança, através do iCloud ativar o “iPhone perdido” ou “apagá-lo remotamente” – são duas coisas distintas.
Se alguém o encontrou e o quer devolver (ou viu que não lhe serve para nada e o abandona de modo a ser encontrado) dependendo de onde se perdeu, pode-se perguntar nos cafés ou na junta de freguesia se alguém entregou/disse alguma coisa, ou ir aos “perdidos e achados da polícia”.
http://support.apple.com/pt-pt/HT5668
Excelente Artigo 🙂 … a minha duvida é? no meu iphone não tenho ativo o código de segurança, é só ligar e já está tudo funcional… Porem, tenho restrições ativa ninguém terá acesso ao iCloud para introduzir outro email, e também estará sempre ativo meu findmyphone porque tenho restrito, é preciso introduzir uma palavra pass para ter acesso as restrições … agora me pergunto… quem o pega ver que não tenho o código de segurança, fica todo contente, e põem outro cartão de operadora e pronto tem o o aparelho funcional… mas nunca tem acesso ao iCloud… ou seja consigo sempre rastrear-lo pelo findmyphone mesmo ter mudado o cartão da operadora???
Ou o melhor a fazer é por um código de segurança????
muito obrigado
@ Anderson S
O facto de teres i telefone aberto permite quem quem pegue no telefone altere todas as tuas configurações… De iCloud inclusive…
Eu tenho um iPhone 4s desde que saiu e tenho-o assim configurado, acho a maneira mais segura. E a questão do pin desactivo faz todo o sentido.
Valeu Vitor pela resposta 🙂 … Como tenho aberto o telefone , a opção iCloud e find myphone entre outras configurações estão indisponível … Para ter acesso ao iCloud e desativar o findmyiphone é preciso descobrir minha senha de restrição sem isso nada feito … E acho q assim é forma mais fácil de recuperar o aparelho em caso de perda por que a tentação é grande de quem encontra e ver q o aparelho está disponível mas n repara neste detalhe das restrições … 🙂
Boas,
Um membro familiar meu ofereceu-me um iphone 4s. Até aqui tudo, o problema é que o icloud ainda está na conta dele e não consigo colocar a minha, pois para desactivar a dele preciso de colocar a pass que eu não tenho. O pior é que não tenho maneira de perguntar a pass pois ele já não reside no país. Se alguém me poder ajudar…
Cumprimentos .
mais uma dica de seguranca, desativar a Siri, no modo ecrã bloqueado, senão é só lhe pedir para por em modo avião e lá vai todas as hipóteses…
Testou isso que esta a dizer!?
Tenho iOS7 e iOS8 e a siri pede-me sempre o código para desbloquear para aceder ao modo voo. A siri só não pede o codigo para fazer chamadas, pedir direcções ou ver informações na web.