Testámos autocolantes para teclados: idiomas diferentes já não são problema
A compra de computadores portáteis ou de simples teclados no mercado externo é cada vez mais habitual. Seja devido a preços mais em conta ou simplesmente por uma razão de exclusividade de produto, o idioma do teclado é algo que, para alguns utilizadores, passa para segundo plano... mas há outros que não abdicam de ter um idioma PT-PT. Para esses, a solução pode passar por colocar autocolantes com o idioma correto.
Assim, testámos passar por esse processo e fazer a conversão de idioma de teclado EN-US para PT-PT. O resultado é ótimo.
Para quem eventualmente não está a par das diferenças no idioma (ou layout) de teclados, cada idioma tem diferentes posicionamentos para diversas teclas. Por exemplo, os caracteres "Ç", "º" e "^" não existem no idioma americano, e dezenas de caracteres estão arrumados em teclas diferentes, nomeadamente nos símbolos acima dos números.
No entanto, se for definido um teclado PT-PT no sistema operativo em utilização, mesmo sendo ele EN-US, as teclas passam a realizar a função correspondente ao idioma escolhido, mesmo não estando lá esse caracter desenhado. O último passo, é mesmo colocar um autocolante de alta qualidade e resistência, de tal forma que a sua existência passe completamente despercebida. O resultado é uma conversão de idioma do teclado.
A Nova Informática, que produz películas autocolantes de diversas cores, tamanhos e idiomas, enviou-nos os modelos standard que se adaptam a todos os teclados. Trata-se de um produto produzido em Portugal, com utilização de excelentes materiais que conferem resistência, durabilidade, facilidade de aplicação e, acima de tudo, um aspeto final muito agradável.
Os modelos disponíveis
São 9 modelos que contemplam a esmagadora maioria dos teclados usados em Portugal. Com tamanhos de tecla a variar entre 14 x 14 mm, 13 x 13 mm e 11 x 13 mm, estão disponíveis nas cores preto e branco (Windows e Mac) e também prateado (este só em 13 x 13 mm idioma PT).
Também estão disponíveis diferentes idiomas, nomeadamente Espanhol, Francês e, claro, o Português.
Além disso, é possível efetuar uma produção à medida utilizando as cores e dimensões sugeridas pelo cliente, existindo apenas a quantidade mínima obrigatória de 500 unidades para a execução de um trabalho.
Colocação simples e rápida
Se há coisa simples de fazer, é colar autocolantes. É claro que pode ser feito de forma mais ou menos perfeita, mas aí já entra a parte da habilidade e rigor pretendido.
A colocação dos autocolantes não precisa de ser total. Para minimizar as alterações na aparência do teclado, poderá optar por colocar apenas as teclas que se diferenciam entre os idiomas. Isto porque, num olhar mais atento, é possível notar que está um autocolante colocado sobre a tecla, seja pela diferença de brilho, seja pelo recorte.
No entanto, claro, poderá colar a totalidade dos autocolantes, que não só protegerá as teclas originais, como também vai trazer mais uniformidade ao aspeto do teclado.
Na imagem seguinte poderá ser visto o "antes" e o "depois".
Note-se que apenas na cor prateado é notada uma ligeira nuance na diferença da cor, por razões óbvias. Tal não acontece na cor branco ou preto.
Estão ainda disponíveis outros exemplos de colocação dos autocolantes na cor preto.
O Preço
É barato. Por apenas 4€ poderá adquirir um qualquer teclado autocolante completo, entre as opções disponíveis. Os portes são por correio normal, a partir de 0,65€.
Películas autocolantes para teclados
Sobre a Nova Informática
A Nova Informática é uma empresa jovem, que conta com uma equipa já com vários anos de experiência. É um projeto em fase de crescimento que tem conquistado a confiança dos seus clientes que passaram a ser a nossa melhor equipa comercial. Tentamos ser um parceiro completo, que responde a todas a necessidades, das mais simples, às mais complexas.
Assim, a Nova Informática mantém e apoia a sua empresa em todas as vertentes das tecnologias de informação, com prestação de serviços em microinformática (venda e reparação), redes, impressão, videovigilância, faturação, programação e web marketing.
Este artigo tem mais de um ano
o maior problema destas conversões de teclados ANSI é mesmo a falta da tecla
LOL
exatamente, e configurar um teclado?…
Mas será bom para colar sobre teclados de má leitura, como os teclados brancos, quase todos.
Tudo muito lindo, mas quando há teclados retro-iluminados já é um problema…
Pois é… Eu por acaso nos meus macbooks tenho usado skin em silicone completas em PT-PT e ainda consigo ver as teclas retroiluminadas quando tenho o brilho no máximo
tudo dito…
Coloquei no teclado do meu Xiaomi Notebook Pro e o resultado foi bastante aceitável.
https://imgur.com/p2dlOVv
Infelizmente perde parte do efeito da retroiluminação pois os autocolantes são produzidos num material opaco que impede a passagem da luz. No entanto, existe sempre uma percentagem de luz visível no contorno de cada tecla.
Facil, compra o portatil em PT e ja vem com layout certo 🙂
Esses autocolantes sao uma solução de recurso, não ha milagres…
Autocolante transparentes.
Prefiro essa versão, fica-se com o teclado original e outro ao nosso gosto.
Deus é Deus e não agrada a toda a gente. Habitua-te a respeitar o interesse dos outros.
Por experiência própria posso dizer que em menos de um dia vão retirar os autocolantes. A sensação do autocolante nos dedos é de tal forma incomodativa que atrapalha a escrita.
Curioso, tenho autocolantes há mais de 2 anos e ainda não os tirei 🙂
Idem
Quando dizes “experiência própria” estás a falar única e exclusivamente de ti…
Quando dizes “vão retirar” estás a falar única e exclusivamente dos outros…
Consegues ver o problema?
Ainda me lembro dos tempos de adolescência em que usava teclados PT-PT. Na altura não conhecia melhor, por isso não parecia tao mau.
Um dia danifiquei o teclado do MacBook Pro, e só conseguia encontrar teclados EN-UK no eBay. É caso para dizer que há males que vêm por bem. Finalmente tudo ficou mais simples. Atalhos começaram a fazer sentido, e programar tornou-se muito mais eficiente.
Depois disso evolui para o formato ANSI (a tecla Shift mais longa dá mais jeito) e até hoje é o meu formato em todos os teclados.
Ter que voltar a PT-PT era pura tortura.
Aconselho a todos os programadores que ainda não tenham descoberto este facto para experimentarem um layout diferente. Acreditem, é como noite para o dia.
E quando queres escrever em pt, não falta nada?
É muito raro visto a comunicação ser quase sempre em Inglês.
E para escrever português eu sei os atalhos para adicionar acentos. E a maioria das vezes o corretor ortográfico corrige.
Mas digamos que 70% do que escrevo é código. O restante será maioritariamente documentação. Por isso usar teclado PT só para aqueles 1% da minha escrita não ia ser uma decisão muito acertada.
Acho que em geral em programação nunca vale a pena. A não ser que a pessoa tenha que passar metade do dia a escrever emails.
Concordo completamente contigo. Também percebi após começar a utilizar um teclado ANSI que os atalhos e posicionamento das teclas faziam muito mais sentido para programar.
Em relação a continuar a escrever em português é só adicionar um layout no windows para esse fim e o ç e acentos ficam exatamente no mesmo sitio onde estariam num teclado PT-PT. Pode haver inicialmente algumas teclas ao lado para descobrir os acentos, mas assim que se memoriza a posição, torna-se natural
Isso depende muito da realidade de cada um. Para quem trabalha maioritariamente em PT, esses teclados só atrapalham.
Eu programo mas também escrevo bastante em PT, e os teclados ANSI não dão para mim.
Não é só para mudar o idioma, eu tinha um teclado em que as letras mais usadas começaram a apagar. Comprei as letras autocolantes e ficou bom.
É mau para os teclados retroiluminados.
Eu “revirei” a internet para conseguir encontrar pt-pt transparente e lá acabei por encontrar no Etsy e na altura era o ultimo.
Fica a faltar uma teclam importantíssima!
A tecla menor/maior .
Vão desesperar quando precisarem dela no Excel/programação.
Parem de comprar portáteis com teclados americanos! Eles têm uma tecla a menos!
O são facilmente acessíveis com um simples Shift.
Eu uso teclado ANSI porque ter a tecla Shift mais longa ajuda a não ter que esticar tanto a não para certos atalhos.
O layout PT-PT é péssimo para programação. Os (){}[] são muito mais difíceis de usar. A tecla = a mesma coisa. E depois tens teclas ocupadas como caracteres como o “ç” e “º/ª” que são totalmente inúteis.
A não que a tua intenção seja escreveres Português não existir qualquer outra vantagem em usar o teclado PT-PT, visto ser péssimo para tudo o resto.
Agora a discussão entre teclado EN-UK e EN-US (ANSI vs ISO) é um bocado preferência própria. Eu prefiro ANSI mas tenho alguns colegas que usam e preferem ISO.
“A não que a tua intenção seja escreveres Português”.
Sendo portugueses, e sobretudo a residir em Portugal, a maioria dos leitores aqui, essa questão levanta-se logo.
É um site de tecnologia. Assumo que muitos aqui possam ser pagos para programar. Pelo menos é o meu caso 🙂
Também tive esse problema com um portátil comprado fora da UE. Mas interrogo-me como fazem os americanos para usar o”” quando também precisam de programar. Parece existir uma combinação de teclas ALT+(nnnn) para ativar esse caracter.
As aspas? Não estão ao lado do Enter?
Pelo que percebi pelas imagens, com esta solução ficam os 2 idiomas visíveis. Não se torna muito confuso?
Na cor dos originais fica, mas se vires a imagem de outra cor por exemplo o laranja, já não fica tão confuso.
Não estava a falar de programadores. Esses até podem teclar em teclados em cirílico.
O resto do país precisa é de escrever sem dificuldades português.
Hugo Cura, qual foi o tamanho das letras para o ThinkPad?
Olá, Luís.
O tamanho mais indicado para os Lenovo ThinkPad é o de dimensão 13 x13 mm.
https://novainformatica.pt/produto/pelicula-teclado-autocolante-preto-portugues-13×13/
O ideal seria arranjar apenas as teclas que se querem substituir. Encontrei este site mas penso que não tem teclas em PT: https ://www.laptop-keys.com/
Este pelos vistos tem para PT: https ://www.teclasparateclado.pt/
pessoalmente, o meu pc portátil é mais um “fixo”, logo, adquiri um teclado e um rato bluetooth 🙂
Isto dos autocolantes funciona bem com teclado em formato ISO (como os ingleses do UK, espanhóis, franceses, alemães, etc…).
Quando é o caso dos teclados americanos, o problema é outro: têm menos uma tecla, a do “maior e menor” que fica ao lado do Z. E depois têm um Enter “pequeno”, e não em forma de L invertido. E isso não vai lá com autocolantes.
Talvez com recurso a uma app que permita o mapeamento de teclas se consiga substituir uma tecla menos usada ou adicionar o que falta com recurso à tecla Alt Gr… Para Windows p.ex. existe o Keyboard Manager do PowerToys: https://github.com/microsoft/PowerToys/releases/
Esta é uma excelente opção para adquirir portáteis aqui em Espanha mesmo recondicionados muito superiores ao que se vende cá em PT a preço de ouro.
Ganhamos menos e pagamos tecnologia a preços bem mais elevados. Isto nem falando nos preços nos EUA.
E para quem nao saiba o teclado espanhol serve perfeitamente, escrevo num neste momento e apenas precisa de ter o til que se faz clicando em alt + 4
O til está no mesmo sítio que no teclado PT, basta meter o Windows com linguagem PT.
O ~ está no Ç
O Ç está no Ñ
O « está no ¿
olha esse artigo que achei, não é nada caro e tem teclado em português https://www.pc-portatil.com/pub.shop/portatiles-segunda-mano/Dell-E7470-i5-6300U-128GB -SSD- TACTIL-DC-VINYL-9264.html