Análise Sniper Elite 4 (Playstation 4)
Sniper Elite sempre foi uma série que se preocupou em demarcar dos restantes videojogos inspirados em guerras do passado, onde o combate frenético e hordas de inimigos são substituídos por confrontos furtivos, contra pequenas patrulhas até alcançar o objectivo de, normalmente, abater um alvo em específico.
No anterior jogo da série, a Rebellion Developments introduziu-nos a mapas maiores, com alguma linearidade e exploração à mistura. Em Sniper Elite 4 foram mais longe. As áreas são ainda maiores, com possibilidade de exploração vertical, viabilizando inúmeros caminhos para chegar aos objectivos e com várias maneiras de os abordar e concluir.
Em Sniper Elite 4 voltamos a assumir o papel de Karl Fairburne, o mesmo atirador furtivo dos outros jogos da série. A época do jogo é 1943, em Itália, quando as forças aliadas tentavam destituir o poder Nazi do sul da Europa, aquando da retirada destes do Norte de África. Em Itália, o país estava dividido, a força fascista era suportada por o líder italiano Mussolini, e com este facto, os aliados nunca teriam a vida facilitada para marchar sobre Itália.
A história e narrativa do jogo, dentro do universo de possibilidades da segunda guerra mundial, é, infelizmente, extremamente simplista, como aliás já vem sendo apanágio da série. Em Sniper Elite 4, tal como nos anteriores, somos simplesmente levados a seguir os eventos reais da guerra, sendo atribuído missões que se entrelacem com estes eventos. A personagem principal contínua bastante genérica e as interacções com outros NPCs só revelam que o foco da Rebellion nunca esteve direccionado em melhorar este aspecto.
O grande foco continua a ser, sem dúvida alguma, a jogabilidade, sendo a particularidade da série o uso da espingarda de longo alcance, mais conhecida mundialmente como sniper. A utilização deste tipo de arma requer um nível de raciocínio elevado, controlo de respiração e uma especial atenção às condições climatéricas, pois cada tiro conta e podemos não ter uma segunda hipótese de acertar no alvo.
As mecânicas do jogo replicam e transmitem ao jogador todas estas sensações, dependente claro, do nível de dificuldade com que abordam o desafio. Utilizando a técnica de respiração, o tempo abranda e o foco aumenta até termos uma retícula de cor vermelha que indica onde a bala vai atingir.
Não poderia deixar de mencionar a bullet cam¸ que retorna em todo o seu esplendor, mostrando em câmara lenta o tiro da nossa espingarda, desde que sai do cano até atingir o alvo. Sendo especialmente grotesco, quando visionamos ossos a serem estilhaçados e órgãos a explodir em pedaços.
Para além de várias snipers, existem metralhadoras, pistolas e armadilhas, e também uma faca, que é essencial quando se quer passar completamente despercebido e não existe maneira de absorver o som de uma arma de fogo.
“A verdade, é que é possível concluir grande parte dos objectivos sem usar a espingarda, mas qual seria a piada disso? ”
Os níveis, como disse em cima, são enormes, e não existe limitação na exploração ou na ordem com que podem abordar os objectivos. Estes podem passar por eliminar um grupo de inimigos, capturar documentação sensível, destruir propaganda Nazi, entre outros.
A inteligência artificial também foi claramente melhorada. Os inimigos não descobrem logo a nossa posição ao primeiro tiro e procuram triangular a nossa posição conforme o número de tiros e locais de onde disparamos.
Graficamente Sniper Elite 4 é bastante bom. Os mapas variam entre bonitas vilas italianas e ilhas montanhosas com praias, grutas e bastante vegetação, com a iluminação a ter um papel importante na fiabilidade com que os cenários são reproduzidos. Os modelos de personagens, veículos e armas têm um nível de detalhe igualmente bom, superior ao antecessor jogo da série, como seria de esperar. O que não esperava é que a nível de animações continuasse praticamente igual, com algumas a serem particularmente rígidas e nada naturais.
A nível técnico, apesar de não correr a 60 frames, nunca se visionam quebras a nível da framerate numa resolução de 1080p. Os efeitos foram melhorados, visível na quantidade de detritos provocados por explosões e nos objectos destrutíveis.
Veredicto
Sniper Elite 4 é uma clara recomendação, principalmente se gostam de dar expressão à vossa criatividade ou gostam de jogos sobre a segunda guerra mundial e conseguem ignorar o facto de o personagem ser do mais genérico que podem encontrar.
Este artigo tem mais de um ano
Fiquei com vontade de experimentar o jogo após a vossa análise. Bom trabalho.
PS: não é “contínua”; é “continua”.