Análise: smartphone Umidigi S2 Lite
A Umidigi é uma marca ainda pouco expressiva no segmento dos smartphones mas consegue ter uma oferta diversificada e adaptada a diferentes exigências dos consumidores.
Dentro das propostas de entrada de gama surge o Umidigi S2 Lite, modelo esse que damos agora a conhecer em pormenor, depois de alguns dias de utilização intensiva.
Características Gerais
O Umidigi S2 Lite traz um SoC MTK6750T da MediaTek, com CPU octa-core a 1,5 GHz baseado em Cortex A53, com uma GPU Mali T860 e tem 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. O ecrã é IPS de 5,99" com proporção 18:9 com grande aproveitamento da parte frontal para o ecrã, e tem resolução HD+ (720 x 1440 píxeis) e densidade de píxeis de 320 ppp.
Quanto às câmaras, o Umidigi S2 Lite vem equipado com câmara traseira dupla de 16 MP + 5 MP, com abertura f/2.2 e feita a pensar na criação do efeito desfocado no plano de fundo das fotografias... veremos mais à frente alguns resultados deste efeito. A câmara frontal, dedicada às selfies, é de 5 MP. Ambas as câmaras têm flash LED.
O sensor de impressões digitais está colocado na traseira, vem com USB Tipo-C e nas ligações sem-fios conta com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth. A capacidade da bateria é enorme, de 5100 mAh.
Especificações completas
Ecrã
- 5,99" de resolução 720 x 1440 píxeis, 320 ppp
Processador
- CPU: MediaTek MTK6750T, Octa-core a 1,5 GHz
- GPU: Mali T860
Rede
- LTE/HSPA+/GSM
Sistema Operativo
- Android 7.0 (Nougat)
Memória
- Memória RAM: 4 GB
- Memória interna: 32 GB
- Memória externa: cartão microSD até 256 GB
Câmara
- Principal (traseira): Dupla 16 MP + 5 MP com flash LED de dois tons, gravação de vídeo a 1080p
- Secundária (frontal): 5 MP com flash LED, gravação de vídeo a 720p
Sensores
- Impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
Dimensões e peso
- 158 x 74,8 x 8,8 mm, 186 g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n/a, Wi-Fi Direct, hotspot
- GPS, A-GPS e GLONASS
- Bluetooth
- USB: USB Tipo-C
- NFC: não
Bateria
- 5100 mAh
Cores
- Preto e vermelho
Preço
Hardware e Design
O Umidigi S2 Lite, para um smartphone de baixo custo, apresenta-se com uma qualidade de construção irrepreensível. A Umidigi teve uma atenção nos pormenores, oferecendo um equipamento em metal, com a traseira ligeiramente curva e com plástico injetado nas extremidades. O vidro frontal tem também acabamento curvo (2.5D) e a união entre o vidro e a estrutura em metal existe uma faixa em plástico para aumentar a proteção do ecrã em caso de queda. Este vidro do ecrã ainda tem proteção Corning Gorilla Glass 4.
Acima do ecrã, que tem cantos arredondados, está posicionada a câmara, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e o flash LED. Abaixo não foi colocado nenhum botão.
As laterais incluem, na esquerda, o slot híbrido para cartões; em baixo, o microfone, a porta USB Tipo-C e o altifalante; à direita, os botões de volume e power; em cima não foi colocado qualquer elemento.
A traseira vem com um microfone de redução de ruído, o módulo das duas câmaras seguido do flash LED e do sensor de impressões digitais. Há ainda a inscrição da marca mais abaixo.
De notar que este smartphone ainda vem com película de ecrã e com capa protetora transparente, dois elementos essenciais para a maioria dos utilizadores que querem manter os seus equipamentos bem protegidos.
Na caixa
- Umidigi S2 Lite
- Adaptador de corrente
- Cabo USB/USB Tipo-C
- Adaptador USB Tipo-C para jack de áudio de 3,5mm
- Capa protetora
- Película de ecrã
- Manual de instruções rápidas
- Clip para abrir slot de cartões
Interface e desempenho
O Umidigi S2 Lite vem equipado com Android na versão 7.0 na sua versão mais pura e com poucas aplicações instaladas. Basicamente, traz o mínimo indispensável: Google Play Store, Google Chrome, Maps, Calculadora, Gestor de ficheiros, gravador de som, player de música próprio, rádio FM e pouco mais.
O Menu de Navegação está visível no ecrã etem os ícones semelhantes os existentes nos smartphones Galaxy desde o S8. Pode ser recolhido sempre que se pretenda e as teclas podem ainda ser alteradas de posição e podem ser adicionadas funcionalidades extra ao botão Home, tanto ao pressionar durante algum tempo o botão, como ao dar dois toques seguidos.
O ecrã do smartphone tem uma qualidade muito boa, ainda que possa ter um contraste de cores ligeiramente um pouco exagerado, mas um bom ajuste automático da luminosidade dependendo das condições exteriores e tem uma boa definição de cortornos, principalmente considerando que tem resolução HD+. Além disso, o utilizador ainda pode definir alguns parâmetros do ecrã ao longo do dia, de forma a se adaptar melhor aos seus hábitos, e ainda permite ativar o filtro de luz azul em Saúde Ocular.
O som reproduzido pelo altifalante não é em stereo (também não era espectável que fosse) e a qualidade não é extraordinária, já que no geral não permite um grande aumento do volume e os agudos estão muito presentes. Na verdade, dentro da gama, é normal que assim seja.
O desempenho
Como habitualmente, para avaliar o desempenho, além da utilização intensiva pela ótica do utilizador comum, ainda foram corridos alguns testes de benchmark, nomeadamente Geekbench 4 e AnTuTu na versão 7.0.7.
- AnTuTu Benchmark 7.0.7: 55993
- Geekbench 4
- Single core: 621
- Multi core: 2644
Os resultados acabam por ser muito bons para a relação entre qualidade e preço. Em termos práticos, o Umidigi S2 Lite acaba por revelar um bom desempenho nas várias tarefas executadas. O desempenho em jogos com maior exigência ao nível gráfico também foi satisfatório, considerando a gama em que se insere.
Fotografia
Como sabem, sou muito cética em relação à colocação de câmaras duplas nos smartphones. Se nos topos de gama esta evolução faz sentido e a melhoria dos resultados é notória, nas gamas mais baixas, continuo a achar que não faz qualquer sentido a sua existência, mas a Umidigi colocou uma destas no seu S2 Lite.
A câmara, no que respeita a características, conta então com um sensor de 16 MP e outro de 5 MP, que supostamente irá ajudar a captar mais detalhes par criar o efeito de fundo desfocado nas fotos. Nos exemplos que passo a mostrar é evidente que esta câmara extras não traz qualquer vantagem em termos de melhoria da qualidade fotográfica, e o efeito desfocado nada mais é que um efeito criado por software.
A câmara dupla
Mas à excepção desta particularidade, as imagens captadas pelo Umidigi S2 Lite são boas, principalmente em ambientes bem iluminados, com uma distância focal mínima de 7 a 8 cm. A captação de algumas cores não é feita da forma mais desejável, mas nada que comprometa o resultado final.
Seguem alguns exemplos.
Câmara frontal
Câmara traseira
Bateria
O Umidigi S2 Lite vem equipado com uma bateria de 5100 mAh que lhe garante uma autonomia de 2 dias, com uma utilização moderada. Através do teste de autonomia da app PC Mark, conseguiu 10 horas e 10 minutos num consumo intensivo dos 80 aos 20%. Estes resultados, não sendo maus, não são surpreendentes, e estão ao nível de smartphones com características semelhantes mas com baterias de 4000 mAh.
Veredicto
O Umidigi S2 Lite leva uma nota bastante positiva na nossa análise. Durante os vários dias de utilização revelou-se capaz de responder a todas as tarefas executadas sem que a sua prestação fosse condicionada. Não se trata de um smarpthone super rápido, não, também não é isso que se espera de um modelo de entrada de gama. Existe um ligeiro desfasamento entre o momento em que se toca no ecrã para iniciar a ação e o início efetivo, mas nada que seja impeditivo do seu bom funcionamento.
O Umidigi S2 Lite tem sistema de reconhecimento facial para desbloqueio integrado que funciona bem, mas desbloqueia com uma fotografia, pelo que passa a ser um método menos seguro que o sensor de impressões digitais (que funciona dentro do esperado).
A câmara dupla não é nada que traga valor acrescentado a este modelo, no entanto, os resultados em fotografia e vídeo são bons e ajustados à gama onde se insere. Em termos de autonomia esperava que o teste de bateria da PC Mark alcançasse um resultado mais elevado, e que este fosse também visível do ponto de vista prático.
O Umidigi S2 Lite está atualmente disponíve a partir de 120€, com envio gratuito sem alfândega ("linha prioritária") e garantia de 2 anos.
O Pplware agradece à Umidigi a cedência do Umidigi S2 Lite para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei muito do Stilo e do conteudo, mas qual o valor?
Uma pergunta um pouco off the record:
Qual é melhor 12Mp (f/1.9,1.4um) ou 12 MP (f/2.2, 1.25µm)? Qual é melhor o tamanho do pixel ter um valor maior ou menor?
Desde já obrigado.
Todas as outras características sendo iguais, é melhor o tamanho do pixel ser maior, pois consegue captar mais luz, e consequentemente ter uma relação ruído/sinal melhor (fotos com menos ruído, especialmente em situações de baixa luminosidade).
Muito obrigado!
Um tlm muito bem equilibrado.
Preço justo.
Design e construção boas.
Processador e grafica razoável.
Muita ram para esta Gama.
Uma boa autonomia e uma interessante qualidade fotográfica.
Um bom exemplo de um tlm bom e barato sem dúvida.
Permite me fazer te uma observação uma vez que tenho um desde Março e que veio substituir o meu velhinho iPhone 4S.
130 euros. Um mes de espera valeu todos os dias que esperei.
A bateria para mim é o que melhor posso falar. Dois dias de imensas chamadas, bluetooth sempre ligado por causa do carro, e algum tempo passado a jogar faz com que me dure perfeitamente dois dias completos!! Com uso moderado sem jogos faz me 3 dias e não uso pouco não.
Quando me decidi pelo S2 Lite em Vermelho foi mesmo o factor de autonomia.
Tive algum receio pela dimensão que achava exagerada (para quem vinha de um 4S que durou 5 anos).
Não estava disposto a dar outra vez um balurdio por um telefone e coloquei um tecto maximo de 200 euros. Decidi arriscar pelo Android simples sem mariquices e não me arrependo em nada. Tem 3 meses… pode durar pouco, pode dar problemas… mas antes comprar um assim todos os anos do que dar 800 ou mais por um que pudesse durar 3…4…ou mais anos.