Análise: Samsung Galaxy S7 e S7 edge, a curva que os distingue
3 - O que distingue os Samsung Galaxy S7 e Galaxy S7 edge?
As diferenças que existem entre eles não vão muito além do design ou da interface dedicada ao ecrã edge. Em termos de desempenho as diferenças são quase imperceptíveis entre os dois smartphones.
Os Ecrãs
Ao falar do ecrã é inevitável começar já pela grande diferença entre ambos. O Samsung Galaxy S7 apresenta um ecrã plano de 5,1 polegadas, o mesmo tamanho que o do seu antecessor directo, o Galaxy S6. Já o Galaxy S7 edge tem um ecrã de 5,5 polegadas, cujas laterais são curvas permitindo uma interacção única, que nenhuma outra marca oferece (e que, na verdade, poderá nem ter assim tanta utilidade...).
Quanto à qualidade do ecrã, da reprodução de cores e dos contrastes, não há nada a apontar. A Samsung sabe criar os seus ecrãs de forma exímia. Os ângulos de visão destes Galaxy são surpreendentes e as curvas nas laterais tornam o conteúdo ainda mais definido, qualquer que seja o ângulo com a que se esteja a olhar.
Samsung Galaxy S7 edge: o ecrã curvo e as suas funcionalidades
Desde o Samsung Galaxy S6 que a marca sul-coreana quis criar um elemento de diferenciação de tudo aquilo que existia até então no mercado dos smartphones, criando assim os Galaxy S edge. Na verdade, ela já o tinha feito com o Galaxy Note Edge mas a curva do ecrã existia apenas de um dos lados do ecrã.
O elemento das curvas nas laterais é realmente diferenciador, mas será que tem verdadeira utilidade?
A utilidade é discutível e durante a análise tentei tirar o máximo partido desta lateral, principalmente, para aceder aos contactos de uma forma mais rápida em qualquer lugar, e também a algumas aplicações, mas confesso que muitas vezes me esquecia que podia utilizar este atalho.
Em comparação com a barra de acções que existe nas versões anteriores do Galaxy S edge, esta ganhou muitas novas funcionalidades e, para quem conseguir tirar dela verdadeiro partido, verá a utilização do smartphone mais optimizada e produtiva.
De notar que, ao utilizar o Samsung Galaxy S7 edge algumas vezes o ecrã não reagia ao toque, principalmente na zona curva, o que prejudicou ligeiramente a utilização em alguns momentos, nomeadamente na escrita, já que algumas teclas do teclado se situavam nessa zona. Por outro lado, algumas vezes foram seleccionados conteúdos sem querer pela forma como segurava no smartphone na zona curva.
Além desta das notificações relacionadas com chamadas perdidas ou mensagens, identificadas por cores para cada contacto favorito (seleccionados previamente), o utilizador pode aceder a aplicações rápidas e até ler notícias através do Yahoo!.
Com o ecrã desligado, é possível ainda aceder a algumas informações como as horas, notificações, estado do tempo e até a algumas notícias com um deslizar de dedo ao longo da curva do ecrã.
Ecrã "sempre ligado" com o Always On
Uma das grandes novidades dos novos Galaxy S7 é o ecrã "sempre ligado". Este ecrã que tira partido da tecnologia Super AMOLED que permite que apenas alguns píxeis, os necessários para transmitir a informação, permaneçam ligados. Deste modo o consumo de energia é muito reduzido.
Com a activação do Always On, ao desligar o ecrã do smartphone surge sempre alguma informação, que pode ser personalizada pelo utilizador, nomeadamente, horas, data, calendário e algumas notificações como chamadas perdidas, SMS ou e-mails. Esta informação pode ser apresentada com diversas formatações dependendo do gosto de cada utilizador.
Segundo a Samsung, este ecrã (que até já era conhecido de alguns Lumia como Ecrã de Relance) permite até uma poupança de bateria, uma vez que evita o utilizador de estar sempre a ligar o ecrã completo para ver as horas ou para ver se tem alguma chamada perdida. Durante o período de análise não foi registada qualquer diferença relevante em termos de autonomia com o Always On ligado ou desligado.
Mais um vez se coloca aqui a questão da utilidade. Na minha opinião, o Always On é completamente dispensável. Em primeiro lugar, a luminosidade com que é exibida a informação é elevada de mais, mesmo que se ajuste ligeiramente ao ambiente em que se encontra. Em segundo lugar, a informação não é estática, mudando frequentemente de posição no ecrã, ora, se tem o smartphone em cima da mesa de trabalho no seu alcance de visão, por exemplo, estas mudanças irão provocar-lhe inevitavelmente alguma distracção. E, por fim, tal como já foi referido anteriormente, não houve qualquer melhoria em termos de autonomia relevante para que isso seja argumento para ser utilizado.
Sensores
Os sensores biométricos de leitura das impressões digitais e de frequência cardíaca vêm mais uma vez integrados nos topos de gama da Samsung, apresentando algumas melhorias, ainda que ligeiras.
A Samsung integrou, novamente, o leitor de impressões digitais no botão Home e, relativamente ao Samsung Galaxy S6, são notórias melhorias no reconhecimentos das impressões digitais e na rapidez de desbloqueio. Ainda assim, o sensor desenvolvido pela Samsung não é de todo o mais eficiente do mercado, até a Xiaomi com o seu novo Mi5 foi capaz de criar o sensor ligeiramente mais rápido, mas outros bons exemplos de eficiência e rapidez são os sensores integrados nos smartphones da Huawei.
Se os Galaxy tiverem o Always On activado, então um simples toque com o dedo no sensor fará com que os smartphones se desbloqueiem. Caso esteja desactivado, então, terá que ser dado um clique no botão Home, mantendo o dedo sobre o botão, ou activar o ecrã no botão Power e tocar no sensor.
Colocado mais uma vez na traseira, ao lado da câmara vem o sensor de frequência cardíaca, integrado na aplicação S Health, já conhecida de modelos anteriores. Esta aplicação destina-se à monitorização toda a actividade física bem como de toda a ingestão e perda de calorias. Definindo o peso, sexo e altura, a aplicação cria um plano de metas a atingir para que mantenha uma vida saudável. São definidas quantidades de calorias a ingerir, a perder e de exercício a fazer.
Depois, para completar o treino, o ritmo cardíaco vai também ele sendo monitorizado e vão sendo registados os vários valores para futuras estatísticas. O ritmo cardíaco poderá ainda ser classificado conforme o estado de espírito do utilizador. Além da medição deste valor, é ainda possível medir os níveis de stress e de oxigénio no sangue. No fundo, a aplicação S Health está muito mais completa, permitindo, além do registo de actividades físicas e dos valores acima referidos, o registo de valores como da glicemia e pressão arterial, entre outros.
Certificado IP68
Depois de ter lançado o Samsung Galaxy S5 à prova de água e poeiras através do certificado IP67, a Samsung decidiu que os S6 não necessitavam de tal resistência, no entanto, mais uma vez, os consumidores não ficaram agradados. Assim, os Galaxy S7 voltam a poder entrar dentro de água sem que nada lhes aconteça, desde que seja apenas durante meia hora e até 1,5 metro de profundidade.
De notar que água salgada ou refrigerantes, por exemplo, não são abrangidos pelo certificado IP68, pelo que a utilização do smartphone pode ser afectada caso entre em contacto com algum deles.
Interface
Os novos Galaxy trazem integrada já a versão 6.0 do Android Marshmallow, o que "obrigou" a Samsung a desenvolver uma nova versão do TouchWiz e parece que (finalmente) acertou! O Touchwiz está mais optimizado, mais fluido e o desempenho melhorou. De notar que a Samsung continua a melhorar o seus sistema e, recentemente, lançou uma nova actualização com o objectivo de corrigir alguns bugs.
Através do seguinte vídeo é mostrado um pouco da interface e de algumas funcionalidades nos Galaxy S7 edge. De notar que à excepção do menu dedicado ao ecrã curvo, tudo o resto é transversal ao Galaxy S7.
Funcionalidades e Aplicações
Os Samsung Galaxy S7 e Galaxy S7 edge trazem consigo uma série de funcionalidades, a maioria já existentes em modelos anteriores, que auxiliam o utilizador a um desempenho mais produtivo e com maior segurança. De destacar, a Multi Janela, Operação com uma mão, Modo de Bloqueio, Modo Privado, Assistência de segurança e Economia de Energia e carregamento rápido.
Através das Galaxy Essential, o utilizador vai encontrar uma série de aplicações úteis para a utilização do Galaxy S6 edge+, e que, ao contrário do que se passava anteriormente, não vêm pré-instaladas. Além destas aplicações da Samsung, o utilizador ainda tem disponível um conjunto de aplicações de terceiros algumas delas pagas na Play Store, mas que assim poderão ser instaladas gratuitamente.
Vêm ainda disponibilizadas as aplicações da Microsoft, Excel, PowerPoint, Word, OneNote, OneDrive e Skype.
Mas não é só. Os novos Galaxy têm disponíveis um Game Laucher que além de agrupar todos os jogos numa só pasta, permite captar imagens e vídeos do jogo, minimizar o jogo e retomar a qualquer momento sem que nada se perca, entre outras opções.
O Modo de Crianças é uma aplicação que permite às crianças utilizarem o smartphone dos mais velhos sem perigos (para ambos os lados). Todas as aplicações a que têm acesso deverão ser previamente seleccionadas pelo responsável do smartphone e para sair da aplicação é necessário um código que não deverá ser fornecido às crianças.
No vídeo anterior pode ver-se nas Definições uma área denominada de Galaxy Labs, que nada mais é do que funcionalidades que a Samsung está a testar mas que a qualquer momento podem ser desactivadas.
Neste Galaxy Labs é possível seleccionar a opção de colocar todas as aplicações no ecrã principal, como se conhece do iOS ou de outras interfaces de utilizador baseadas em Android, como a MIUI da Xiaomi ou a EMUI da Huawei. Outra das possibilidades é a activar a marcação rápida por voz através de um clique longo no botão Home. Esta marcação funciona relativamente bem, contudo, "inutiliza" o Google Now que é activado da mesma forma.
Índice
Este artigo tem mais de um ano
Excelente análise a este equipamento.
Já agora,quando vão lançar a análise ao Xiaumi MI5?
Está já em análise o Xiaomi Mi5.
Acham que vale a pena os 100€ a mais pelo Edge? Se tivessem que escolher um dos dois?…
Nunca tinha lido sobre essa falta de reacção ao toque no curvo… Isso não é nada bom :/
BTW, muito boa análise!
Epah o que eu vejo nessa curva logo á primeira vista é um potencial ponto a bater com a boca no chão. É muito bonito mas…não vou muito nessa onda.
Eu tenho o telemóvel desde o inicio do mês e não noto falhas na reacção ao toque mas como disseram na analise ao segurar no telefone por vezes carrega-se na parte curva do ecrã.
Quanto á diferença de valores só compensa que se quiser algo diferente em ser um ecrã curvo e a diferença de bateria.
No meu caso aguenta 2 dias com 4g, wifi e gps ligados
A diferença de bateria entre o S7 e o S7E será assim tão significativa? O meu G4 consegue-me 4h de SOT consistentemente. Já li relatos de pessoal com o S7 que faz 2.5/3h, como já vi quem faça 6h. O S7E faz consistentemente 6/8h a quase toda a gente.
Tive o LG G4 e as diferenças a nivel de bateria para o s7 edge são mesmo muitas. Eu carregava o LG todos os dias para não ficar sem bateria com este não tenho essa necessidade. (Uso wifi, gps, dados moveis todo o dia. No Lg era só os dados moveis)
Hoje usei-o durante 4h seguidas e nem a meio da bateria chegou.
Então!!!
Nem uma foto de 12mpx vocês tiraram?
Queria ver a real qualidade do censor 🙁 além da estabilidade óptica em vídeo 1080p 60fps.
Sim tiramos e os vídeos serão mostrados num artigo à parte que será um complemento a este.
Tive recentemente a testar um na Radio Popular, e não me convence. Para quem se habituou a Android sem as tralhas de operadoras e marcas não quer voltar a isso. Já tive no passado Samsung e juro para nunca mais. Tochiz ou similares deviam de ser proibidos.
(tenho um nexus 4 com a custom rom fake nexus rom android 6.0.1 – http://forum.xda-developers.com/nexus-4/development/fake-nexus-rom-nexus-4-t3230268)
Joana podes sempre fazer root como fiz ao meu S4 e fica limpinho e com um desempenho brutal.
Dura-me pra ai 3 dias a bateria.
Eu sei, hehe. mas a exp q tive prefiro um nexus. só recentemente é q tive de começar a usar custom roms pq o nexus 4 a google decidiu parar no tempo. vou ver este ano o que eles vão lançar para o substituir 😉
É verdade…mas nao é a mm coisa…
Nexus, é nexus, completamente limpo de fabrica, sem excesso de porcarias, e funções nunca usadas…etc…
O que realmente distingue…é a camera…tirando isso…meu rico Nexus…mas nao se pode ter tudo…
A Samsung peca pelos updates tardios, e lançamentos de equipamentos com ainda firmwares antigas…como aconteceu no passado…e agora já estamos no 6.0.1 update março…brevemente são o N e depois…Samsung recebe o N daqui a 1 ano…talvez o Note 6 já saia com o N veremos…
realmente é algo que n percebo na google. a mesma devia de forçar as operadoras e marcas a não encherem os telfs com merda de apps (há videos no youtube do MBKHD a mostrar mais de 20 apps repetidas) e obrigar a lançarem os updates com o máximo de 30dias de diferença da google. recentemente tem se visto problemas de segurança em que a google passado algum tempo corrige, mas depois as marcas é só se lhes convier.
outro exemplo estúpido por parte da samsung é o Galaxy S4 ainda n ter recebido atualização para o Android e a mesma vir dizer que não cumpre os requisitos, se eles acabassem com a merda do thouchiz já dava…
…”dizer que não tem requisitos…”! Tudo treta. É a forma fácil que encontraram para forçar as pessoas a gastarem dinheiro em novos equipamentos. Digamos que é uma forma de obsolescência controlada. Eu ainda tenho do Galaxy S2, e neste momento está a rolar Android 6.0.1, e nunca esteve tão rápido, estável e fluido. Até a bateria aguenta mais tempo.
fala dos updates do nexus 4, galaxy nexus e o update do nexus 7 2012 wifi. esse ultimo update do nexus 7 2012 wifi deixou o tablet muito lento. não vêm com histórias que é mentira ou para fazer reset que resolve porque é treta. o que vale é que é facilmente trocar rom porque se não fosse, era um tablet para o lixo
Da forma como comentas percebe-se logo que não tens um Nexus 7 2012.
ruiuda tu é que não tens. se tivesses não falavas assim
Vocês com as teorias da conspiração contra a Samsung e o Touchwiz e etc. Mas o que é certo é que as maiores e grandes novidades do Android N que está para vir são aquelas que a Samsung já tem Touchwiz há anos!
No galaxy s7/edge não vai ser assim tão fácil fazer root… Podem ir procurar no xda 🙂
Já existe lá um root.
Já tenho Root, twrp e xPosed. Para já não é possível fazer Root nos snapdragon, mas no modelo universal é possível.
Conversas. Em todas as marcas podes desactivar >80% das Apps; podes instalar outro launcher e personalizar ao teu gosto. No meu Samsung tenho 2.1 GB RAM ocupados (de 2.76 GB) com Chrome, email, sms, rss, WhatsApp e settings abertos, e o Multitasking é imediato. Qual o stress?
E se não gostam da personalização da marca X porque a compram? Vão comprar um BMW se gostam mais dum Mercedes, e depois queixam-se da BMW? O erro não foi da BMW … lol enfim.
Concordo contigo. Se os androids fossem todos Aosp eram todos iguais. Ficava tudo como o iPhone, onde só mudam o background.
Eu só não concordo em não se poder apagar apps que não são de sistema, exemplo as da Microsoft, só dá para desactivar. Não sou contra elas virem incluídas, pois percebo as parcerias e o dinheiro que pode gerar, mas não poder apagar é erro, no entanto não há nada que não se consiga fazer.
e
Vão fazer alguma análise ao redmi note 3 pro?
Boa Analise,
Alguem me sabe dizer onde comprar a versão em Prata?
bateria de 1 dia, gostei desta parte da análise para um telemóvel de €800 não se admite,
Os dois grandes problemas, e que foram apenas detectados no Galaxy S7 edge, prendem-se com a ligação à rede Wi-Fi que é frequentemente perdida e com o ecrã curvo, que tal como já foi referido, algumas vezes não reagia ao toque. De notar que o problema de perda de Wi-Fi era ultrapassado assim que se desligava e voltava a ligar
Os modelos acabaram de sair e como tal há imensos bug. Eu por experiência ao comprar samsung logo no lançamento:
– nunca vieram com defeito de fabrico/juventude (hardware)
– nos primeiros 3 meses recebem-se uns 2 a 3 updates que melhoram imenso tudo, em especial bateria e fluidez
– a bateria depois de 4 a 5 carregamentos completos sobre cerca de 2x a autopia
1 dia de Autonomia? Não acredito que depois de 5 carregamentos de menos de 3 dias
Bem, não sei se a falha é ou não do equipamento, no entanto o meu nunca perde a ligação Wi-Fi, no entanto está actualizado, com Root e xPosed.
Em relação ao ecrã curvo, realmente, acontece, mas isso é defeito do utilizador, com o hábito aprendemos a utilizar o telemóvel de outra maneira e já não acontece toques indesejados.
Para mim o ponto mais negativo é o “botão voltar”, a área de pressão desse “botão” é muito grande, e muitas das vezes ao carregar no botão Home, também carregamos no “botão voltar”, penso que com o hábito dará, também, para ultrapassar este “defeito”, no entanto está a ser mais difícil que o do ecrã curvo.
Não fiquei nada satisfeito, por ter os programas da Microsoft instalados e não serem possíveis de desinstalar, só são possíveis de desactivar sem Root.
O my Knox é muito útil e ficamos com um sistema totalmente a parte para trabalho ou mesmo para “bagaços”, muito útil, funciona como um novo launcher e parece que o telemóvel tem um novo utilizador.
Poder usar o sensor biométrico para fazer login nos sites é muito bom e com um Mod do xposed fica muito completo, no entanto é necessário usar o browser da Samsung, para mim não funciona, pois sou fã do Opera.
O som não é o melhor, mas instalando o Viper4Android fica muito melhor e quase perfeito (não percebo porque é que a Samsung não actualizado às bibliotecas de áudio).
O equipamento peca por não ter uma segunda coluna em cima, para dar um efeito mais “Surround”.
Os óculos não tem muito conteúdo e muito dele é pago, e caro. Mas para quem tem Netflix é uma experiência diferente e muito agradável.
Gosto do telemóvel e é de longe o melhor equipamento que utilizei. E já foram muitos.
Eu acho que ao contratio de ti a mais valia foram os oculos, ah muita coisa gratis se sacares diretamente para o telemovel,da para sacares tudo o tipo de videos do youtube para o telemovel,aconselhote tudo o que seja a menos de 4k nao vale a pena porque a imagem ao ser dividida em dois fica com ma qualidade , e tem muitos jogos gratis na oculus store, https://unimersiv.com/post/the-best-free-games-apps-for-the-gear-vr-358/?ref=red da uma olhadela nisso,nao sei se ja exprimentaste o smash hit acho o jogo muito bom,para quem nunca teve experiencia vr é muito bom, aconselhote a usares uns auscultadores se nao usas, muitas vezes nao tamos dentro da experiencia porque o que vem de fora é absorvido,e tenta apagar as luses quando meteres os oculos porque as vezes no edge pode entrar alguma luz,nao te aconselho a meter a capa porque pode ajudar ao telemovel a ter algum aquecimento,e ja esta saindo os dynamic videos no facebook,em que a qualidade é muito melhor e o streaming é mais rapido (https://www.reddit.com/r/GearVR/comments/4as39v/holy_crap_facebook_6k_dynamic_stream_is/) da uma olhadela nesses 2 videos.
Acho que a maioria das pessoas consegue ter aquele efeito wow,é uma experiencia diferente , mas para quem nao gosta mesmo ,sao gostos.
Eu não disse que não é uma mais valia, e gostei da experiência, já saquei muitos conteúdos.
Por exemplo comprei o circo de soleil, e acho que vale a pena, apesar de ser caro, o vídeo é 360 °x360° e 3D, é uma experiência totalmente imersiva.
Só achei que é ainda limitado e caro, mas nunca disse que não era uma mais valia.
Eu mudei de um S2 para um Edge S7. Tenho uma questão, para saber se só eu é que tenho esse problema, porque o ecrã do S7 é muito mais sensível que o S2 e ando com dificuldade em me habituar… Quando tenho o telem no bolso das calças, se recebo uma chamada, ao tirar o telem ele atende ou rejeita as chamadas, tenho de tirar com muito cuidado para não fazer nada… É normal?
Comprei o dourado com a capa Led View, exprimentem, está ALTAMENTE.
Procurei por Led View Case que vão perceber 🙂
O que peca mesmo neste s7 é o formato das fotos 4:3 a 12 MB. Comparativamente com os 16MP 16:9 do S6 não tem nada a ver.
Vê se bem que não sabias do que falavas
Andasse o S7 a rondar os 400€/500€, fosse dual sim com micro-sd separado e acima de tudo, tivesse a antena de radio FM ativa (sim porque todos os chips de comunicações a têm – pode é estar propositadamente inactiva), e certamente que seria o meu prox. equipamento. Assim e com um S2 ainda nas mãos a rolar Android 6 sem qualquer problema, vou mante-lo por mais algum tempo e quando trocar certamente que não será Samsung (precisamente pelos pontos enunciados acima).
ahah. Tiveram de ir tirar fotos a um bom local. Soure agradece 😛
A Samsung vai lançar o Samsung galaxy edge s7 a 64GB em Portugal ?
Sou proprietário de um S7 edge e devo dizer que em relação á sensibilidade na parte curva do ecrã ela se verifica em algumas situações.
Já em relação ao problema falha de ligação Wi-Fi, nunca tive nenhum problema. Muito contente com o aparelho. Parabéns pelo site.
A diferença para o S6 edge é muita? É que eu tenho o edge S6 e estou muito satisfeito com ele!
Há grandes diferenças entre o edge S6? É que eu tenho esse e estou muito satisfeito!
Existem algumas diferenças entre os dois aparelhos. Mas vê-se claramente que o s7 edge é um aperfeiçoamento, por assim dizer, do s6 edge + na minha maneira de ver.
O Samsung galaxy s7 edge a nível do visual e do contacto com o aparelho é único.
Deixo aqui a minha opinião sobre o S7 Edge. è o um equipamento fantástico mesmo. Quanto ao uso do ecrã Edge é confortável, pois venho do s6 edge, já estou habituado.
O problema neste S7 edge é mesmo o wifi….sempre que o ecrã entra em suspensão..la se vai a ligação. Espero que venha a ser corrigida a falha em breve.
eu sempre pensei que isso fosse tipo poupança de energia pq o meu anterior era um core prime LTE e faz exatamente o mesmo!
Bom dia, esta resposta já vai um pouco fora de tempo, mas nas opções de wifi, tens lá essa opção de desligar wifi em suspensão ou sempre ligado, ora testem lá.
Não sei se é a primeira “baixa”, mas o meu S7 Edge acabou de ser entregue na loja para ir para reparação! Pifou!
Ainda há pouco quando cheguei a casa, liguei o wifi e assim que chegaram as primeiras notificações, o telemóvel paralisou e ficou com a vibração sempre on… ficou ali um bocado e começou a reiniciar sozinho…mas sempre que voltava a inserir o código de desbloqueio do SIM…. passados uns segundos, reiniciava novamente… enquanto isto, estava bem quente. Resultado… chat com a Samsung, reposição aos valores de fábrica e continuava a reiniciar… vai de volta para a assistência técnica… quando o deixei na loja, nem dava para desligar…
Samsung 0 – Problemas 1
Eu por acaso também já tive um problema com o wifi no meu s7 edge e apanhei um valente susto. Depois de bloquear numa página da Internet ficou bastante tempo apagado,não o conseguia ligar, até que depois ele internamente resolveu o problema. Espero que com a actualização de software que ele fez, o problema tenha sido corrigido.
Pois olhem, que com o meu edge S6 isso nunca aconteceu!
Se não metes capa el cai-te da mão pois escorrega muito,…. parti o vidro de seguida,……… o q me vale foi ter o seguro.
Devo comprar ou não o s7 Edge?
Sim Rebeca deves comprar o s7 edge. Ao fim deste tempo todo, 10 meses, só tenho a dizer bem em todos os aspectos. De início tens que te habituar ao ecrã curvo, só isso. De resto é maravilha.
Sim compra é muito bom
e se o telemóvel bloquear como se reinicia se não da para tirar bateria
e se o telemóvel bloquear como se reinicia se não da para tirar bateria
Fazes um hard reset pressionando por uns 10 segundos o botão de ligar e desligar. Basicamente o que se faz num pc.
Tenho um galaxy s7 edge e é fantástico. A bateria dura quase o dobro do meu anterior galaxy s4 e a rede wifi e da operadora capta melhor. Apenas fiquei desiludido pela falta do infrared para usar como telecomando e a falta do sensor de temperatura. Mesmo assim acho que não compensa um preço tão elevado para nenhum tipo de smartphone.
##
Em segundo lugar, a informação não é estática, mudando frequentemente de posição no ecrã, ora, se tem o smartphone em cima da mesa de trabalho no seu alcance de visão, por exemplo, estas mudanças irão provocar-lhe inevitavelmente alguma distracção. E, por fim, tal como já foi referido anteriormente, não houve qualquer melhoria em termos de autonomia relevante para que isso seja argumento para ser utilizado.
##
isto faz assim para evitar pixel burn ou qq coisa do genero
**