Análise Rise of the Tomb Raider: 20th Year Anniversary (PS 4)
Passado cerca de um ano sobre o lançamento exclusivo para XBoX One da mais recente aventura de Lara Croft, eis que a mesma chega à Playstation 4, agora em edição de aniversário.
Com mais conteúdo e com compatibilidade com os novíssimos Playstation VR, esta nova edição do jogo promete muitas horas de diversão.
O Pplware experimentou o jogo e conta-vos como correu a aventura na companhia de Lara Croft.
Após uma espera que durou quase um ano, eis que Rise of the Tomb Raider chega finalmente à PS4. E chega em grande. Para além de oferecer à PS4 mais um grande jogo, a Square Enix lança nesta edição os conteúdos extra que já haviam saído para a Xbox One e PC – Baba Yaga: Temple of the Witch, Cold Darkness Awakened – assim como um novo capítulo da história, Blood Ties, totalmente jogado na Mansão Croft.
A acção do jogo desenrola-se um ano após os acontecimentos do seu antecessor. Lara Croft decide continuar a busca iniciada pelo seu pai, Lord Croft, por um artefacto que dará a imortalidade a quem o possuir. Mas Lara não está sozinha na sua busca: um obscuro grupo denominado Trinity tenta a todo o custo frustrar os seus intentos. É esta aventura que leva a nossa heroína desde as estepes geladas da Sibéria aos desertos (e oásis) da Síria.
Estamos perante uma aventura que se desenrola num mundo completamente aberto, onde temos a possibilidade de explorar todos os recantos do cenário quase sem restrições. Os cenários são, aliás, o ponto mais alto deste jogo. Rise of the Tomb Raider tem a capacidade de transportar o jogador até aos locais onde a acção se desenrola: fazendo uso de um grafismo impressionante, simula na perfeição as condições climatéricas tanto no centro de uma violenta tempestade de neve como debaixo do calor abrasador de um oásis do Médio Oriente.
O detalhe gráfico e o trabalho desenvolvido na construção dos cenários são irrepreensíveis. A textura da paisagem nevada ou das ruínas existentes na Síria são complementadas por um ambiente extraordinário que nos coloca, literalmente, no meio do enredo.
A jogabilidade também não desilude. É oferecido um variado leque de abordagens para cada um dos cenários, que vão desde uma atitude mais furtiva até à utilização mais intensiva de armas, cujas capacidades podem ser melhoradas utilizando o fantástico sistema de crafting. Este sistema não só permite que melhoremos a capacidade das nossas armas, como nos oferece a possibilidade de construirmos, nós próprios, armas que podemos utilizar em combate ou mesmo para caçar. Isto desde que estejamos na posse dos materiais necessários, materiais que estão espalhados pelos cenários e que exigem todas as nossas capacidades de exploração para os encontrar.
Mas para além desta aventura principal – e como já foi referido – Rise of the Tomb Raider: 20th Year Aniversary traz todos os DLC’s que foram lançados até ao momento, o que nos oferece mais diversão e mais tempo para experimentar todos os modos de jogo existentes: Score Attack, Chapter Replay, Chapter Replay Elite, Remnant Resistance, Endurance (solo e co-op), Cold Darkness, Lara’s Nightmare e Blood Ties.
Temos muito por onde escolher e cada um destes modos de jogo proporciona-nos uma experiência diferente. Podemos embarcar numa aventura repleta de acção quando levamos Lara a enfrentar hordas de mortos-vivos em Lara’s Nightmare ou pôr a acção de parte e jogar Blood Ties, onde nos propomos explorar toda a Mansão Croft em busca dos segredos mais obscuros da família.
Veredicto:
Após um longo período de exclusividade para a Xbox One, a chegada de Rise of the Tomb Raider: 20th Year Aniversary à Playstation 4 fez valer a pena a espera.
Cenários fantásticos e detalhes gráficos impressionantes criam o ambiente apropriado para um jogo que mantém por completo a matriz da série.
É, sem dúvida, um título obrigatório para todos os fãs da série e para todos os detentores de uma Playstation 4, sendo que é, claramente, um forte candidato a um dos 5 melhores jogos do ano.
A jogabilidade é excelente, o enredo é cativante e quanto mais progredimos mais difícil é parar de jogar. Promete muitas horas bem passadas.
Este artigo tem mais de um ano
Bem, não joguei a versão de 20° aniversário, mas tenho o Rise of Tomb Raider normal , versão PC… E digo que é uma desilusão. Joguei várias horas mas fiquei aborrecido… Tu estás a jogar e de 30 em 30 segundos tens uma cena de filme… Não tem muito que pensar, as coisas acabam por ser bastante previsíveis e apesar dos gráficos darem uma ideia de “mapas muito abertos”, acaba por ser mentira e teres de fazer exatamente como eles querem…
Para quem gosta de bons gráficos, com uma boa história e cenas de “filme”, este é um excelente jogo. Quem, como eu, jogou os jogos antigos, passou horas em jogos como o Tomb raider chronicles a descobrir “como vou entrar no castelo?”, e andava as voltas pelo mapa a descobrir, quem gostava de matar os cães pelo cenário, gostava de poder controlar tudo como quando acender as “lamparinas” (não sei o nome daquilo)…. Este é um mau jogo. Tudo demasiado cinemático e contra os pontos o que cativavam nas versões antigas.. Vale a pena pelo traseiro da Lara Croft 🙂
Cutscenes de 30 em 30 segundos? Mas… passaste do tutorial?
Tem que se optimizar os comentários na app pplware para Android.. Fiz uma avaliação minha gigante e isto não submeteu nem gravou xD
A versão PC já tem crack para denuvo?
Sim. Foi assim que joguei :p (mas não a versão 20° aniversário, claro)
Gostei da review mas na minha opinião talvez um pouco eufórica e com uma pontuação demasiado alta pois pela simples razão, de o titulo Tomb Raider não ser o primeiro mas sim uma longa sequela.
Por isso dar 9.1 em 10 a este jogo, com 1 ano de atraso, ignorando as sequelas que já se fizeram, não acho justo, uma vez que na realidade este titulo não é uma bomba radical em novidades.
Se fosse a 3 sequela acharia justo, mas desde 1996 que a formula foi escrita e reescrita e temos que ser sinceros em 2016 o impacto já não é o mesmo, os gráficos na PSX não eram importantes, mas aquele jogo fresco e inovador com uma jogabilidade viciante na consola eram sucesso em vendas e valia bem o dinheiro.
Decerto vou jogar, assim que o preço desça.