Análise Orcs Must Die! Unchained (Windows PC)
Hordas e hordas de Orcs aproximam-se a toda a velocidade, sedentos de sangue e prontos a quebrar as nossas defesas. A nossa missão é defender a Rift, um portal que poderá permitir a fuga dos nossos inimigos. Para isso, contamos com a perícia dos nossos heróis e com a nossa capacidade estratégica de montar as mais variadas e mortíferas armadilhas.
Entrámos neste mundo de monstros e heróis e contamos-vos como é resistir à infindável ofensiva de exércitos inimigos.
Orcs Must Die! Unchained é um jogo de Tower Defense editado e desenvolvido pela Robot Entertainment e é free-to- play. Em OMD!U, temos a missão de defrontar e derrotar uma multidão de Orcs – e de outros monstros –, impedindo a sua entrada na Rift, um portal que os transporta para outro universo, um universo ao qual não pertencem e para onde não devem ir.
Se há palavra que descreva bem OMD!U, essa palavra é “divertido”. Porque, acima de tudo, o jogo é divertido de jogar. É daqueles jogos onde facilmente nos perdemos durante horas e horas sem nunca nos cansarmos. A mecânica do jogo é simples: o herói por nós controlado tem como missão impedir a invasão do exército de Orcs e não bastará ter uma arma em punho e disparar à toa. Um dos factores mais importantes de OMD!U é o factor estratégia. Essa estratégia consiste em saber exactamente quais os melhores locais para colocar as muitas armadilhas que temos à nossa disposição. E são muitas, desde poços de alcatrão que atrasam a progressão dos adversários até alçapões de onde saem lanças afiadas que os eliminam.
O jogo dispõe de inúmeros mapas e, à medida que vamos progredindo e subindo de nível, vamos tendo acesso a novos mapas mais complexos e mais difíceis.
Com a nossa progressão vamos tendo também acesso a mais “caveiras” – que vão sendo adquiridas de acordo com a pontuação ganha em cada batalha –, que podemos utilizar na loja do jogo, quer para “comprar” novas armas e armadilhas quer para fazer upgrades às que já temos na nossa posse.
Também temos ao dispor variadíssimos personagens – de início apenas podemos escolher entre três mas, à medida que o jogo vai avançando, é-nos dada a oportunidade de desbloquearmos mais. Cada um dos diferentes personagens tem as suas características próprias possuindo, cada um deles, técnicas de ataque e defesa próprios.
Trata-se de um jogo simples, com uma mecânica simples e absolutamente apaixonante e é impossível não querer continuar a jogar. Até a escrita desta análise foi interrompida inúmeras vezes só para “matar o bichinho” do jogo. No fundo, é isso que se quer de um jogo: que seja divertido e que provoque nos jogadores vontade de o jogar, que ofereça aos jogadores uma sensação desafiante para que, no fim de cada batalha, a vitória saiba melhor.
Definitivamente, OMD!U tem todos os ingredientes para proporcionar aos jogadores uma experiência compensadora e divertida.
Veredicto
Orcs Must Die! Unchained é um jogo com uma ideia simples: impedir os Orcs de concretizarem os seus objectivos. É um jogo de monstros – muitos monstros – e heróis. E é um jogo fantástico, fruto da combinação de inúmeros factores. Dá vontade de jogar. Dá vontade de repetir as missões e eliminar o maior número possível de inimigos. Cumpre, portanto, a missão de qualquer bom jogo: divertir. Por isso mesmo, recomenda-se OMD!U a quem gosta de bons jogos e a quem gosta de passar muitos e bons momentos.
Este artigo tem mais de um ano
Um belo sítio!
Gostei muito.
sugestões destas são sempre bem-vindas. 😉
obg.
Depois de quase 80 horas de jogo na Steam e tendo jogado os títulos anteriores penso que consiga transmitir a minha opinião de forma transparente. Antes demais, gostava de dar os parabéns a quem escreveu esta review, simples mas que transmite bem o motivo do jogo ser tão divertido. O OMD!U é um dos poucos f2p por aí que consegue manter as coisas interessantes sem dar asas á carteira, mas como os desenvolvedores tem que ganhar algum o jogo é bastante grindy, o que pelo menos para mim não achei assim tão chato pois mesmo repetir níveis que já tenhamos completado nunca achei aborrecido mas cada um sabe de si e é possível que não gostem deste sistema. O jogo tem o seu lado competitivo com o modo Sabotage que 3 jogadores manipulam outro universo enviando tropas para tentar derrubar o rift dos inimigos e vice versa. O jogo base (Survival) é mais do mesmo dos títulos anteriores o que já so por si era bastante bom. Peço desculpa se escrevi algo mal, isto foi escrito enquanto andava de automóvel.