Análise: Lenovo YOGA Tablet 2 com Windows
Um tablet com Windows quase que, por si só, significa produtividade garantida, é como uma extensão do computador que o pode acompanhar para onde quer que vá. A oferta é variada, tende a crescer, e a Lenovo é uma das marcas que está a apostar neste segmento.
Conheça o Lenovo YOGA Tablet 2 em pormenor.
- Desempenho geral, principalmente com Windows 8.1
- Autonomia
- Qualidade de construção
- Qualidade do ecrã
- Localização da câmara traseira
- Acoplação entre o tablet e o teclado
- Inexistência de porta USB
Aspectos positivos
Aspectos negativos
Hardware e design
O YOGA Tablet 2 da Lenovo vem equipado com um processador Intel Atom Z3745 a 1.33 GHz e para o bom desempenho contribuem os 2 GB de memória RAM. Tem ainda 32 GB de armazenamento interno, expansível através de cartão micro SD até mais 64 GB.
Tal como já foi indicado, este tablet vem equipado com a versão 8.1 do Windows e é nesta versão que o YOGA Tablet 2 é mais eficiente, apesar de suportar a nova versão do Windows na perfeição.
O YOGA Tablet 2 de 10.1 polegadas tem um design peculiar, com uma zona cilíndrica que permite a acoplação de um teclado. Ele pesa 619 grama e tem uma espessura de apenas 7,2 mm milímetros (volume de 255 x 183 x 7,2 mm), no entanto, na zona onde se encontra a bateria e onde se acopla o teclado tem 2 cm de espessura.
A construção é bastante robusta, construída com plástico resistente a riscos e mossas. De notar que, durante semanas de teste, com utilização intensiva, não são visíveis quaisquer danos.
Na lateral do lado esquerdo vem incluído o botão de volume, uma porta microUSB e o botão de Power. Do lado direito encontra-se o microfone, a porta micro HDMI e a porta de áudio de 3,5 mm.
O botão de Windows está incluído na frente do ecrã, bem como a câmara de 1,6 megapíxeis e o sensor de luminosidade. Na zona da frente estão ainda colocados os altifalantes que reproduzem som em stereo, com qualidade bastante satisfatória.
Na traseira, onde se encontra o suporte para o tablet, de 2 posições além da original, está ainda colocada uma câmara (em local pouco prático) e ainda, por baixo do suporte, as ranhuras para os cartões SIM e microSD.
Na caixa
Da Lenovo recebemos duas caixas, uma com o YOGA Tablet 2 e outra com o teclado. Juntamente com o tablet vinham apenas os manuais de instruções rápidas, o carregador e o cabo USB/microUSB.
O teclado é um acessório que pode ser adquirido separadamente, que elevará em muito a produtividade do YOGA Tablet 2.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS 10.1", resolução 1920 x 1200 píxeis
-
Processador
- CPU: Intel® Atom™ Z3745 Processor a 1,33 GHz
-
Sistema Operativo
- Windows 8.1 com actualização para Windows 10
-
Memória
- Memória RAM: 2 GB LPDDR3
- Memória interna: 32 GB EMMC
- Memória externa: cartão microSD até 64 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 8 MP f2.2 Auto-focus
- Secundária (frontal): 1,6 MP HD
-
Funcionalidades adicionais
- Acesso à Windows Store
- Microsoft Office 365, SHAREit, User Guide
- YOGA Tablet 2 Video Demo
-
Sensores
- Luminosidade, acelerómetro, Bússola
-
Dimensões e peso
- 255 x 183 x 7,2 mm, 619 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, MiMo, Bluetooth® 4.0
- Bluetooth® 4.0 (LE)
- USB: microUSB v2.0
- GSM/HSPA/LTE
-
Bateria
- 9600 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto
-
Preço
- 383,60€ (preço médio actual no KuantoKusta)
Ecrã
O Lenovo YOGA Tablet 2 tem um ecrã IPS de 10.1 polegadas com resolução FullHD de 1200 x 1920 píxeis. Esta resolução é perfeita para a visualização da maioria dos conteúdos, contudo, em alguns momentos poderão ficar pequenos de mais. De notar que a sensibilidade e a capacidade de resposta do ecrã táctil são bastante boas.
Quando estamos perante o tablet Android ou iOS, cujos sistemas operativos foram desenhados na perfeição para funcionar em ecrãs tácteis, a utilização de uma caneta táctil é completamente dispensável. Contudo, o Windows 8, apesar de estar adaptado a este tipo de ecrãs, principalmente com as suas aplicações disponíveis na loja da Microsoft, suporta muito software que não foi de todo desenhado para funcionar de forma táctil, mas sim com um rato e num ecrã de maiores dimensões. Portanto, a utilização de uma caneta poderá ser vantajosa para a sua utilização.
Software
O YOGA Tablet 2 da Lenovo vem equipado com o Windows 8.1 a 32 bits, permitindo ao utilizador instalar, além de todas as aplicações disponíveis na loja da Microsoft, a generalidade do software comum de um computador, tendo em conta as normais limitações de espaço e software.
Existindo já uma nova versão do Windows, o Windows 10, é possível actualizar o sistema operativo deste tablet. No entanto, se puder adiar esta alteração, faça-o. Com a nova actualização houve uma clara perda de desempenho e, além do mais, considero que o Windows 8.1 está mais bem desenhado para o formato de tablet do que o Windows 10. Por exemplo, o botão de Windows colocado na frente do ecrã deixa de fazer sentido uma vez que o utilizador tem no novo Windows a barra de tarefas e o menu iniciar sempre acessíveis.
Os 32 GB de armazenamento contemplam uma partição de recuperação de 5,44 GB e 23,02 GB estão disponíveis para o utilizador, sendo que o espaço restante está a ser ocupado pelo sistema. A questão do armazenamento não se coloca então muito em causa, é só preciso não esquecer que se está perante um tablet e não um PC. Além do mais, este espaço pode ser expandido através micro SD.
O facto de vir com 2 GB de RAM faz com que o desempenho seja francamente bom, de uma forma geral, sem bloqueios, transições lentas ou com desfasamentos. Mas este é um cenário típico em Windows 8.1.
O tablet vem com a licença do Microsoft Office 365 Profissional, o que permite a utilização de todos os serviços associados na sua plenitude. É óbvio que o Office ainda necessita de uma melhor optimização para a sua utilização num ecrã táctil, mas isso é algo que a nova versão já irá certamente contemplar.
A porta micro HDMI permite a fácil ligação do tablet a um ecrã externo, mas fica a faltar uma porta USB que permita a ligação de outros periféricos, como um rato ou um teclado, ainda que suporte essa ligação via Bluetooth. Ainda assim, o YOGA Tablet 2 permite a acoplação de um teclado, através de ligação magnética (como é visível em imagens acima) e que funciona através de Bluetooth.
Fotografia, vídeo-chamada e som
A câmara traseira deste tablet conta com 8 megapíxeis e permite a captura de fotografias com boa qualidade, permitindo focagem manual e automática. Ainda que considere que um tablet não é o melhor equipamento para andar a captar fotografias, a verdade é que este desempenha bem essa função.
Contudo, esta câmara está colocada na zona do suporte traseiro do tablet o que significa que, quando o tablet está assente numa mesa, por exemplo, a única coisa que será capaz de captar será parte do tampo da mesa e ainda parte do suporte, como se pode observar na imagem seguinte:
Com a câmara frontal, que tem 1,6 megapíxeis, é possível capturar umas fotografias, mas a sua função principal será a de suporte a vídeo-chamadas, que ocorrem com muito boa qualidade, sem problemas de imagem ou som.
O som é transmitido em stereo através de duas colunas colocadas na frente do YOGA Tablet 2 e a forma como estão colocadas permite uma reprodução de som bastante bom.
Considerações finais
O bom desempenho do YOGA Tablet 2 da Lenovo está garantido, os 2 GB de RAM fazem realmente a diferença na experiência de utilização, tanto em termos de eficiência quanto em termos de fluidez do Windows 8.1. Apesar de suportar a nova versão do Windows, é preferível manter a versão 8.1, já que é mais estável e com melhor desempenho que o Windows 10.
A possibilidade de acoplação com um teclado é uma grande vantagem proporcionada a este tipo de tablets, e o fornecido pela marca tem muito boa qualidade, ainda que a sua colocação impeça o perfeito ajuste do suporte traseiro.
A autonomia deste tablet é também um elemento a seu favor. Com uma utilização algo intensiva, tendo em conta o objectivo da análise, foram conseguidas cerca de 9/10 horas de utilização. Isto, para muitos utilizadores poderá corresponder a uma semana inteira de utilização sem preocupações com a bateria.
O YOGA Tablet 2 encontra-se disponível em Portugal por um preço médio de 383,60€, o que é um preço justo para um equipamento com Windows 8.1, com Microsoft Office 365, suporte às aplicações Microsoft, com a possibilidade de utilizar qualquer software compatível com o sistema operativo de 32 bits e ainda com grande fluidez e bom desempenho geral.
O Pplware agradece à Lenovo a cedência do YOGA Tablet 2 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
O Kubo da Worten é identico perdendo na camara/autonomia.
E claramente mais barato.
http://www.deco.proteste.pt/tecnologia/tablets-computadores/testes-primeira-impressao/kubo-97-novo-tablet-da-mitsai-e-pouco-apetecivel#
Uma porcaria!
A proteste já foi mais credível do que é actualmente.
Tenho lido opiniões de utilizadores do kubo e apesar de apresentarem muitos defeitos, praticamente todos concordam que para o preço do equipamento é uma boa escolha para utilizações ligeiras.
Excelente 🙂
É como foi dito a camara não foi la muito bem colocada e sem USB tambem deixa um bocado a desejar.
Mas de resto otima compra 🙂
Eu tenho um Lenovo Miix 2 10″ com hardware idêntico mas 128 gb eMMC e o teclado tem 2 usb standard e custou 350 euros.
O desempenho é mais que suficiente para office/edição leve de imagem e vídeo, e web e jogos ligeiros.
A nível da opinião com Windows 8.1 vs 10: o meu com Windows 10 ficou mais rápido, muuuuuito mais estável e a bateria dura mais 1h +- com o meu trabalho.
Lenovo nunca mais!!!! 3 meses de puro terror. Não existe apoio técnico ao cliente, nem sequer em garantia. Puro amadorismo do pior. Nunca mais!!!
Garantia tens a de lei, de que falas? Assistência isso sim é próxima a zero (fora serie thinkpad) mas daí teres produtos de hardware idêntico a outros por uma fracção do preço. São escolhas.
rmcys mesmo em garantia eles não prestam apoio nenhum. Responderem inclusive à loja a dizer que não sabiam quando iriam reparar nem se iriam reparar. Já passados os 30 dias impostos por lei para o arranjo do equipamento.
A IBM devia ter vergonha, à reputação que tem, ter uma empresa desta a operar nestas condições no mercado.
O próprio vendedor, quando fui fazer a reclamação, disse que a seguir à Ace e Lenovo seria uma marca que nunca compraria.
Se a lenovo existe em Portugal existe um importador, com morada e contacto. Se não encontras telefonas-lhe a ele. Se não há, a empresa que vendeu tem um fornecedor, ele tem que dar assistência.
Não é bem assim, eu tenho um Yoga Tabet 2 , mas com Android, no início teve um pequeno problema, escrevi um email para a assistência deles (em Espanha), e eles marcaram a data da recolha do equipamento, e fizeram a recolha. Passados 2 semanas tinha-o em casa! E rola na perfeição até hoje
Não tem portas USB? lixo…
“Na lateral do lado esquerdo vem incluído o botão de volume, uma porta microUSB e o botão de Power.” e vem com cabo usb/microUSB. Mas sim, uma porta USB normal era algo preferível. E aquele “cilindro” na base do tablet…. também não é algo que queira
O quê, este comentário não acrescenta nada? Lixo!
Tem uma porta micro-USB e vocês apontam como ponto negativo não ter USB?
vocês testaram o 1051L mas estão a dar o preço (quanto custa) do 1051F (sem GSM/HSPA/LTE).
Onde se pode comprar o 1051L ? Não sei de nenhuma loja que o tenha.
Pedro
Quando, no mercado, existem equipamentos que oferecem as mesmas especificações de processador, memória e armazenamento + USB Standard + USB tipo-c (que me permite carregar o tablet num computador ou num isqueiro de carro), Office 365 por 329€ com a única diferença que o ecrã não é Full HD (mas para o tipo de utilização que aqui se pretende não necessitamos de tal, um HD ready chega) e esteticamente e funcionalmente na parte do encaixe bastante superiores, acho que esta solução não é das melhores que se pode encontrar.
Quais ?
a ASUS tem vários modelos nesse segmento … Transformer Book T100
Tambem gosto.
Eu tenho este lenovo 1051F.
O que gosto mais é:
– a bateria (dura, dura …)
– CPU sufficient
– adicionei um microsd samsung mas versao PRO
O que gosto menos é:
– nao tem usb normal (tem de se andar com adptadores)
– apesar do carregador ser USB, nao da para carregar com outros carregadores standard
– não consigo utilizar outros cabos USB para carregar (tem que ser com o que vem de origem)
Preferia o de 13″ mas é mais caro
Tenho este tablet há cerca de 1 mês e só tenho a dizer bem. Relativamente aos pontos fracos só concordo com o acoplamento entre o teclado e o tablet que realmente podia ser mais consistente. Na porta micro usb pode ser ligado um cabo otg e respetiva pen drive, rato, etc logo isso não é problema imo.
Existe também o acer switch 10, perde no ecrã, inexistencia de camera traseira e bateria mais pequena. Mas ganha to teclado incluido com uma excelente acopulagem e possibilidade de 500gb no teclado
bom, mas nestes preços prefiro o dell inspirion 3000 11″, híbrido mas melhores specs e mais barato $349.99(US)