Análise Football Manager 2018 (Windows PC)
Ano desportivo que se preze, não começa verdadeiramente sem o lançamento de Football Manager. Este ano estamos safos e Football Manager 2018 já se encontra a tirar horas de sono a milhares de jogadores por esse Mundo fora.
Nós no Pplware fazemos parte desses milhares de jogadores e já queimámos muitas pestanas a jogar o Melhor Simulador de Estratégia desportiva do planeta .. e arredores.
Bem, mas isso de ser o melhor disto ou melhor daquilo tem muito que se diga e neste tipo de jogos recorrentes levanta variadas questões, nomeadamente sobre as novidades e mais-valias existentes.
A edição de 2018 não foge a essa regra e, novamente o escrutinio dos jogadores assenta em grande medida naquilo que o que traz de novo.
Football Manager 2018 traz efectivamente algumas novidades que, com maior ou menos esforço, podem ser encaradas como mais-valias importantes. Pessoalmente, considero que sim.
Uma das novidades mais sonantes é a inclusão de um sistema de ligações emocionais e de afinidade entre jogadores. Refiro-me ao Dynamics (Dinâmicas em português).
O Dynamics pode ser interpretado como uma tentativa de simular a quimica presente nos planteis de futebol (e de qualquer desporto, diga-se). É sem dúvida, uma inclusão interessante que leva mais além os tradicionais sinais de descontentamento dos jogadores, representando agora um plantel como um conjunto de jogadores com ideias e feitios próprios.
A forma como o Dynamics se insere em FM 2018 está também bastante inteligente. As ligações entre jogadores têm o condão de realçar a existência de jogadores influentes no plantel e que de certa forma manipulam os balneários. Com esta inclusão o equilibrio dentro do balneário é mais delicado, com a existência de inumeros possiveis pontos de ruptura, passando os jogadores a questionar mais as decisões do técnico.
Por outro lado, um plantel equilibrado e em sintonia (pelo menos nos 11 titulares e suplentes) apresenta uma maior química e daí, resultam melhores exibições e resultados. É um equilibrio delicado que o treinador tem de saber gerir. Caso as coisas comecem a dar para o torto e se comece a perder o apoio dos jogadores mais influentes, bem ... toda a gente sabe o que se passou com Ancelotti no Bayern Munich, certo?
Essa quimica do plantel acaba por esta relacionada com os diversos Grupos Sociais que são gerados dentro do plantel. Esses grupos são muitas vezes criados tendo em consideração as caracteristicas dos jogadores como a nacionalidade, personalidade ou anos de clube. E neste contexto, também o momento de contratação de um novo jogador passa adquire importância redobrada (por este motivo também).
A SI Games aprendeu bem a lição e sabe que, além de dados em bruto, os jogadores de FM também apreciam representações gráficas e dessa forma incluiu um sistema de representação visual da Hierarquia no balneário que se torna bastante interessante e um apoio util a saber lidar com o plantel.
No entanto, com as constante mexidas no plantel e com o surgimento de jogadores mais ou menos influentes, essa árvore hierárquica vai sofrendo alterações. É um sistema dinâmica, tal como o nome indica.
Esta feature está interessante até por outro motivo. Ao longo da época, invariavelmente existirão momentos de discórida entre treinador e jogadores. Contudo as formas de reacção dos jogadores varia de acordo com a sua personalidade, como também de acordo com a sua posição na hierarquia do plantel. Falar com um jogador influente é diferente de falar com um jogador baixo da hierarquia e os efeitos de uma conversa mais desagradável serão diferentes também entre uns e outros.
Ainda na temática das trocas de palavras com os jogadores, foram adicionadas conversas de dia anterior (ao jogo). Tratam-se de pequenas discussões onde o treinador pode expôr ou não as suas ideias no que toca a instruções para o próximo adversário (táctica, 11 inicial, ...) e aferir das reacções dos seus jogadores. O resultado disto tanto pode ser um efeito moralizador da equipa como o contrário e isto vem provar que em FM 2018 o aspecto emocional dos jogadores ganha maior dimensão. Muitas das alterações implementadas foram-no de forma a que os jogadores passem a ser vistos como individuos e não como nomes.
No dia de jogo, estas ligações ou dinâmicas entre os jogadores são também extremamente importantes. Isto pois, dois jogadores que tenham uma boa dinâmica e que se apresentem em forma e com uma sucessão de bons jogos, acabam por fortalecer a sua posição dentro do plantel e mesmo no esquema táctico apresentado.
Mas por falar em dias dos jogos. Devo confessar que esperava um pouco mais neste capitulo. É certo que a Sports Interactive acrescentou novas animações aos jogadores (em especial graças ao uso do DirectX 11 e à cooperação com a Creative Assembly), adicionou um maior detalhe aos estádios e ambientes envolventes, criou um público mais articulado mas ... e há sempre um mas ... ainda continuam a haver situações pouco lógicas de jogo. Por exemplo, guarda-redes que estupidificam do nada, remates do meio-campo, jogadores que deixam de ver a bola ali ao lado ...
Mas verdade seja dita. As animações dos jogadores (incluindo guarda-redes) estão bem melhores. Não estão perfeitas mas estão melhores. Até acredido que esse não seja o principal foco de interesse de muitos jogadores de FM, mas está na altura de erradicar todas essas situações erráticas.
Uma palavra para o pré-jogo que disponibiliza mais e melhor informação sobre o adversário e sua disposição táctiva bem como permite de uma forma mais simples, dar as ultimas palavras e instruções aos jogadores. Interessante é também a possibilidade de dar entrevistas no tunel de entrada para o relvado.
E no decorrer dos jogos existe um outro pormenor que desde cedo se torna notório. A necessidade de saber lidar com os jogadores é de crucial importância e não só no dia a dia. Nos próprios dias de jogo é crucial saber dar instruções adequadas a cada jogador (ou á equipa toda) consoante como o jogo decorre.
O interface durante o jogo também foi remodelado e agora está mais prático e eficiente, com a inclusão de diversos atalhos rápidos para instruções imediatas. É algo simples e que envolveu algum reposicionamento das opções existentes mas que veio realmente trazer uma maior simplicidade e fluidez ao jogo. Gostei particularmente de confirmar que as alterações tácticas dadas sao na maior parte das vezes bem representados durante o jogo. Por exemplo, instruções como pressão alta, ou passes lateralizados, são facilmente visiveis durante o jogo.
De realçar que foram também introduzidas algumas novas opções tácticas e posições, assim como mais instruções a dar aos jogadores.
Outra novidade mais relevante prende-se com o fortalecimento do Departamento Médicos.
Os Sports Scientist são agora mais efectivos no apoio à equipa e torna-se realmente importante ter em atenção aos seus conselhos. O Departamento Medico, ganha particular importância em especial no momento preventivo ou seja, ao fornecer pistas em como o treinador pode minimizar o risco de lesões (em treinos ou jogos). E acreditem... mais cedo ou mais tarde vão ter lesões. Alás, por vezes ocorrem mesmo estando nós a cumprir tudo o que o nosso Departamento Médico sugere, o que é algo estranho.
Seja como for, treinador que é treinador dá ouvidos aos seus fisioterapêutas e eles falam bastante. Estão constantemente a debitar com reports sobre os estados fisicos dos jogadores, sobre sugestões de carga de treino/jogo e outros pontos nesse ambito.
Por outro lado o sistema de Scouting também recebeu especial atenção da SI Games. Para todos os amantes de dados, estatisticas e informação esta é uma boa noticia.
Os nossos scouting têm agora uma forma bem mais densa e demorada de observar os jogadores. Tal como na vida real estas observações levam o seu tempo e em FM 2018 a SI Games decidiu representá-lo como uma barra de 0% aos 100% que vai indicando a % de conhecimento adquirido pelos Scouts. Mas mais. Existe agora uma nova função (ou melhor uma função mais activa) que são os Data Analysts.
Acima de tudo, os Data Analysts são agentes especializados em análise estatistica e preditiva que analisam um determinado jogador e fazem um relatório especifico e objectivo sobre as suas capacidades e possibilidade de se vir a dar bem no nosso clube.
E também aqui a componente social aparece como extremamente importante. O processo de scouting é o momento ideal no qual conseguimos ter uma primeira imagem do tipo de compatibilidade que o jogador a ser observado tem com o resto do plantel e se a sua possivel contratação pode vir a trazer problemas.
FM 2018 é, além dos principais pontos realçados acima, um acumular de inumeros pormenores acrescentados ou melhorados. Muitos deles foram meramente estéticos ou de reposicionamento de informação (na sua generalidade para melhor) mas também foram incluidos outros bem mais práticos. Por exemplo a Inteligência Artificial, tal como apregoado por Miles no preview do jogo, encontra-se bem mais apurada. Seja através das equipas no momento da compra/venda de jogadores, seja através da pressão dos próprios jogadores na altura de negociar contrato.
Também a interação com os media receberam novas opções que se reproduzem acima de tudo na criação de uma identidade. E por contrapartida na criação de relacionamentos com os media e outros treinadores.
São variados os pontos melhorados em FM 2018 mas a grande questão de sempre fica no ar: "Será que FM 2018 é melhor que FM 2017?"
A nossa resposta é SIM! Definitivamente, esta edição é melhor que a do ano passado mas ... as novidades já não surgem assim em ritmo tão acelerado e tão efectivo.
Veredicto
Football Manager continua a ser o Rei da Estratégia no que toca a simular o dia a dia de um clube de futebol profissional. A edição deste ano consegue manter tudo o que de melhor tem sido acrescentado a FM, adicionando melhorias significativas ao nível da relação entre jogadores e treinadores, ao nível da gestão médica de um plantel, sistema de scouting e muitos outros pontos mais pequenos (mas não menos importantes).
Apesar de aparentemente ser uma edição mais fraca em termos de salto evolutivo, Football Manager 2018 é e será durante mais uma época o expoente máximo da simulação de estratégia futebolística. Pura e simplesmente não há melhor!
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa análise Paulo Silva! Para mim este FM está muito mais difícil fazer contratações, pelo menos no inicio. Vais pesquisar os “putos maravilha” em clubes de menor dimensão, se o jogador está avaliado em 50 mil e tu ofereces uns 200 mil, o clube faz uma contra proposta de 20 milhões. Esse para mim é dos males deste FM. Outra coisa, de ano para ano a informação é maior e as páginas vão ficando pouco apelativas e intuitivas. Acho que o FM precisa de uma cara nova, apesar de entender que é muito dificil o jogo ficar mais realista sem ficar mais complexo.
Nada de novo ou cada vez pior, na minha opinião.
Instalem é o FM mobile 2018 e divertam se a jogar um bom FM como o 06 ou os antigos CM.
Gosto de FM e acho-o um jogo potente e completo mas é demasiado caro para o tempo que o posso jogar. E o pior é que de ano para ano não há quase nada de realmente novo ou bombástico
Qual a diferença no PC para o FM Touch e o FM total?
Em relação análise estou totalmente de acordo.
Eu retiro graficos e son ao jogo por isso para mim as melhorias são excelentes.
Queria instalar no ipad mas não quero comprar sem perceber se vale a pena
O Touch é uma versão mais “light”, ou seja, não tem tantos detalhes gráficos, no entanto nao deixa de ser uma excelente aposta.
A análise fantástic,a mas tendo a noção da pomada de sequelas já lançadas esta atuAlização é mais do mesmo e pelo preço de ideias radicalmente inovadoras e ai a pontuação ser demasiado alta…
“já queimámos muitas pestanas a jogar o Melhor Simulador de Estratégia desportiva do planeta .. e arredores.”
Experimente jogar o OOTP18, ou uma das versões anteriores, e depois diga se a sua opinião continua essa ou não 😉
Sempre joguei desde o tempo que ainda era o cm a melhor coisa que surgiu no jogo foi a câmera 3D nossa eu fui a loucura fiquei muito feliz, porém sempre com a esperança que fosse melhorar mas não foi bem assim que aconteceu a engine do jogo e horrível, tosca, triste de se ver então por enquanto o fm 17 foi o ultimo que comprei e como vi que não teve nenhuma mudança drástica não irei mais comprar ate melhorar isso.
Comprei agora o jogo online. Não tem os simbolos dos clubes nem as faces dos jogadores. Tambem não consigo procurar jogadores sem contrato ou disponiveis para compra. Alguem me consegue ajudar?
ainda tenho e jogo o 2007