É assim que se “fazem” corretamente as rotundas! Anda a fazer bem?
Em Portugal é verdade que existem muitas rotundas. A circulação em rotundas não é complicada, mas nem sempre os condutores sabem como as fazer. Veja se está a circular corretamente nas rotundas.
As alterações introduzidas no código da Estrada trouxeram também mudanças na forma de circular nas rotundas. No entanto, passados já vários anos, muitos dos condutores parecem ainda não saber muito bem por que via circular.
No dia 1 de janeiro de 2014 entrou em vigor as alterações propostas no Diário da República de 3 de setembro de 2013. As regras de circulação nas rotundas foram alteradas. De acordo com o Artigo 14.º - A do CE:
- Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
- a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
- b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
- Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
- Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
3 - Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
De referir que todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas.
Exemplo de circulação correta nas rotundas
Para simplificar a interpretação do CE, analise a seguinte imagem que exemplifica a circulação correta numa rotunda.
- Veículo Laranja: primeira saída, toma a via mais à direita
- Veículo Vermelho: segunda saída, toma a via da esquerda. Na via imediatamente a seguir à primeira saída passa para a via mais à direita:
- Veículo Verde: terceira saída, toma a via da esquerda. Imediatamente a seguir à segunda saída passa para a via mais à direita.
A GNR da Guarda disponibiliza também um exemplo para 3 vias.
- Se pretender sair da rotunda na primeira saída, deve ocupar a via da direita.
- Se pretender sair da rotunda na segunda saída, na terceira ou na quarta saídas só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair;
- Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores dos restantes veículos que circulem na rotunda
Isto devia sair nos telejornais e ser tatuado na testa dos prevaricadores.
Apenas uma percentagem pequena das pessoas cumpre. Por mais que se fale, não há hipotese.
Isto e circular na faixa do meio.
é mais fixe passar o castelo branco no telejornal como noticia de abertura
Só que em caso de acidente, supondo que o carro 1 (Amarelo) não sai na primeira saída e o carro 2 (Vermelho) bate no carro 1, a culpa é do carro 2 porque segundo o código é o carro 2 que está a alterar de via e quando assim o faz tem de ceder passagem…
Exactamente!
E é por isso que esta nova regra que nos foi imposta pela UE é completamente estúpida. Algo de muito errado se passa quando um carro cumpre as regras de trãnsito a fazer a rotunda com a nova regra e mesmo assim é culpado se bater num carro que no limite faz a rotunda toda por fora!!!!!!!!
A UE não impôs nenhuma regra sobre a circulação nas rotundas. Já é mania dizer que se está mal é culpa da UE 😉
Se houvesse imposição, as regras eram iguais nos países da UE e não são.
Essa situação pode ocorrer, sem dúvida. Mas não é assim tão linear que o carro 2 seja o culpado.
Se o carro 2 mudar de faixa e o 1 bater na lateral o caso muda de figura. Caso o choque seja a meio do carro 2 ou para trás, paga o carro1 (amarelo).
Por isso é que tiram medidas nos acidentes, os acidentes não são todos iguais.
Se nao vaibsair na primeira saida tb nao tem que estar na fila da direita mas sim antecipar a sua entrada pelas vias ou via da esquerda. Se nao sabe onde sair é dar maus uma volta e posicionar se como deve ser
Essa de enquanto não saber onde sair, é manter-se às voltas nas faixas do meio, é apenas teoria.
A prática diz exatamente o contrário
E quem não faz bem a rotunda leva pedrada, ando sempre com umas guardadas para os nabos
Ninguém cumpre, pois este modelo não é eficiente, e em algumas rotundas é mesmo impossível de cumprir.
Na saída 3, que tem 3 faixas de saída, não faz sentido só a faixa da direita poder sair.
Assim para que servem as 3 faixas, se são apenas alimentadas por 1.
Numa situação em que a saída 2 e 3 estão juntas, estar a forçar a mudar de faixa antecipadamente, só vai aumentar a confusão, pois vai apanhar os carros que acabaram de entrar a partir da 2.
Se ao entrar se pode entrar diretamente para a 2ª ou até para a 3ª faixa da rotunda, porque ao sair não é a mesma lógica?
É óbvio que terá de se averiguar que quem está na 1ª faixa da rotunda que também vai sair na mesma saída, mas quando se entra, também se tem que ter esse cuidado.
Para quem tem dúvidas que este modelo indicado não faz sentido nenhum (a saída ter de ser sempre feita a partir da faixa da direita mesmo que a saída tenha mais do que 1 faixa de rodagem), procure uma rotunda com essas condições, e que tenha bastante tráfego, e experimente fazê-la e tire as próprias conclusões
A rotunda da imagem de capa fica na Guarda.
https://www.google.pt/maps/@40.5428277,-7.2648632,3a,60y,297.85h,90t/data=!3m6!1e1!3m4!1sHoyvpeXv8olSuicod4Y9OA!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
E a falta de piscas a indicar a saída? Portugal é a terra das rotundas e dos burros a frequentá-las.
Nem todos. Além desses burros há uns espertos que as mandam construir e recebem uma pipa de guito de comissões dos empreiters.
E nas rotundas com duas vias de entrada??? que são só a maior parte das que eu vejo…
Faixa de fora para a primeira saída e a dentro para as restantes…
Provavelmente não vês bem. Repara melhor na imagem da primeira rotunda. Está lá tudo explicado. Gráficamente.
a lei nao especifica a faixa que deves usar para entrar na rotunda, apenas a que deves usar na rotunda. claro que deves sempre seguir a regra do “mais adequado ao teu destino”. pessoalmente quando esta deserto entro na de fora passo por cima da rotunda e saio pela de fora
e então se o veiculo verde quiser sair na 2ª saída??
Usa a de dentro…
faz exatamente o mesmo que o veiculo vermelho na imagem
Não pode sair. É assim as regras. Tem que ir naquela direção quer queira quer não.
Nem sempre há espaço suficiente, mas o ideal era ter mudado de faixa depois do vermelho ter saido e antes do laranja ter entrado. O laranja tem a obrigação de deixar o verde mudar de faixa antes de ele próprio entrar na rotunda
Qual é a dificuldade de perceber que a faixa de fora é para a primeira saída e a de dentro para as restantes?
a maior aberração, muito na moda em Lisboa, são as “rotundas” com semáforos. Por vezes fica quase impossível fazer a rotunda correctamente e o trânsito fica todo acumulado, especialmente se houver camiões e autocarros…
Abomino essas pseudo-rotundas
e aqueles tipos que aceleram a fundo só para entrar 5 cm de razia do tipo que está dentro da rotunda? Certamente acham que o triangulo invertido significa “acelerar a fundo”
Toda agente percebe, Mas, mas se eu for sair na 3 saída e for sempre na faxa da direita e um outro condutor quiser sair na 2 saída ou dá mais uma voltinha á rotunda ou bate contra mim e é culpado .( a não ser que a polícia esteja a ver/ 2 testemunhas que também o verifiquem, que não é nada fácil isto acontecer) Este é o problema de haver tantos acidentes em rotundas, uns cumprem bem a lei, outros que não cumprem,podem transgredir se ninguém estiver a ver.
Exacto, no resto do mundo não existe nada disto, quem está mais por dentro, tem prioridade e os de fora têm de deixar passar. Muito mais simples.
A parte interesante é que os carros de aluguer, na sua maioria conduzidos por turistas, só fazem as rotundas por fora e em caso de acidente…a razão está do lado de quem está a prevaricar, porque está à direita e quem vem por dentro estava a mudar de faixa. Ridículo que se tenha feito uma regra para a rutunda do Marquês e depois se aplique a todo o país.
Talvez não seja politicamente correto o que vou dizer mas é verdade. Anda aí muita gente de fora que terá regras diferentes das nossas. Fazem as rotunda por fora, dando origem a buzinadelas e claro acidentes. Espanhóis e Franceses são um deles, mas também os brasileiros, indianos, paquistaneses e afins. Claro que também existe muito português que faz de conta.
Acho que nunca houve mudança de como se faz uma rotunda, foi sempre assim. De repente começou haver em massa estes artistas. Será que os instrutores de condução andam a ensinar coisas maradas ou anda ai muita gente a ter carta por baixo da mesa.
Em Espanha as regras são iguais ás nossas, só não aplicam.
Falso, como explico abaixo.
A escolha da faixa é secundário, desde que não batas em ninguém a andar pela rotunda. Tens é que desacelerar devagar, de maneira a não precisares de parar e meter primeira, gastando uma pipa de combustível. E depois retomar á melhor velcidade possível e com o motor na rotação certa, se queres jogar para o record de consumo. Uma disciplina em que os portugueses, que são os que mais precisam, são umas verdadeiras nódoas.
Único país no mundo com estas regras parvas. No resto do mundo quem está à esquerda tem prioridade sobre os da direita e pronto. E se quiseres fazer uma rotunda toda por fora, fazes.
é verdade que conduzo muito fora de portugal e que só neste terrinha é que se respeita esta regra (boa ou má, não sei !!!) contudo, e ao contrário do que escreve, em nenhum sítio vi que o automóvel que está à esquerda na rotunda tem prioridade sobre o que se encontra à direita, portanto, indique-me onde isso acontece … agradecido 🙂
Falso, Espnha é igual a Portugal.
Falso – em Espanha é sempre pela via da direita (a de fora) da rotunda, independentemente da saída ser a 1 (direita), 2 (em frente), 3 (esquerda) ou 4 (sentido inverso), exceto se essa via estiver entupida, caso em que se muda para uma mais à esquerda.
Errado.
https://www.youtube.com/watch?v=FCjpaE56N4M
Direccion Gerneral de Trafico
ES: “Una vez dentro de la rotonda, deberemos circular por el carril exterior siempre que esté libre, y utilizaremos los demás para adelantar.”
PT: “Uma vez dentro da rotunda, teremos de circular na via exterior sempre que estiver livre, e usaremos as outras para ultrapassar.”
https://www.dgt.es/comunicacion/noticias/glorietas-como-circular-de-forma-segura/
Espanha é já aqui ao lado e – dizer que a regra de circulação nas rotundas é igual à portuguesa é perigoso.
Deixo um vídeo que não deixa dúvidas, de preparação para o exame de condução. Aspetos principais:
– Cumpre a regra de trânsito quem, depois de entrar na rotunda, circular pela via exterior (da direita), independentemente da saída. E tem sempre prioridade sobre quem entra
– A regra é bem clara: “Uma vez dentro da rotunda, teremos de circular na via exterior sempre que estiver livre, e usaremos as outras para ultrapassar.” Esta regra é igual à da circulação normal, fora das rotundas, quando existem várias vias de trânsito.
N.B: Como a rotunda é concebida para tráfico rápido pode-se usar as faixas do interior da rotunda, passando para a da direita antes da saída – mas não tem que ser, como cá, passar para a faixa da direita apenas antes da saída. E isto é que considero muito importante – seja cá, em Espanha ou noutro sítio qualquer: se não está desimpedida a passagem para a faixa da direita para sair DÁ-SE MAIS UMA VOLTA À ROTUNDA, OU AS QUE FOREM PRECISAS – não se trava a fundo e fica à espera de uma aberta nem se atravessa para a direita à frente dos outros carros
https://www.youtube.com/watch?v=VOjqQP9R-Sc
Eu conduzo como me apetece, e se me baterem numa rotunda problema vosso.
Os meus carros valem 100 euros com o deposito cheio.
Tenham medo das latas velhas!!!
Admito que estava errado quanto ao uso da vía externa para sair em qualquer saída. A questão é que isso só é possível fazer quando há pouco trânsito. Caso o trânsito seja mais intenso aconselham fazer a rotunda que, em termos práticos, coincide com o que está estipulado legalmente cá, que é o que se vê no link que enviei.
“E isto é que considero muito importante – seja cá, em Espanha ou noutro sítio qualquer: se não está desimpedida a passagem para a faixa da direita para sair DÁ-SE MAIS UMA VOLTA À ROTUNDA, OU AS QUE FOREM PRECISAS – não se trava a fundo e fica à espera de uma aberta nem se atravessa para a direita à frente dos outros carros”
Isso é como cá. Se não se consegue passar progressivamente para a vía externa para sair da rotunda, aborta-se e dá-se a volta. É o que se ensina nas escolas de condução cá. O que depois o zé povinho faz é outra coisa.
Eu não tenho nada contra a regra portuguesa quando se trata das saídas 3 (esquerda), ou 4 (inversão do sentido). Nem sequer quanto à saída 2 (em frente) – quando a rotunda é ampla, com boa visibilidade e as entradas e saídas têm uma certa distância umas das outras. Mas não é isso que acontece , o que mais há são rotundazecas.
O video seguinte mostra a lógica da regra portuguesa – atenção que embora esteja em espanhol o que o autor está a defender é a regra portuguesa – e critica o governo espanhol por não a adotar. A lógica da rotunda que defende assenta num aspeto muito simples:
– Entrámos na rotunda – temos a saída à direita (saída 1) e uma entrada antes da saída em frente (saída 2). Situando-nos em qualquer outra interseção da rotunda é o mesmo
– Onde bate o ponto é nessa entrada – se vamos na via da direita a piscar para a direita, quem venha nessa entrada pode entrar (visto que vamos sair antes). Mas também pode entrar se vamos a piscar para a esquerda sinalizando que vamos para o centro da rotunda e por isso não tem que nos dar prioridade. Isto multiplicado pelas várias interseções da rotunda aumenta a fluidez do tráfego.
– Mas mostra uma debilidade fulcral do sistema – o pisca para ir para a direita ou sair e o pisca para a esquerda para mudar para uma via à esquerda/centro da rotunda. O que mais se encontra é quem não pisca ou sabe piscar.
O que o vídeo mostra de formas inquestionável é que a regra portuguesa foi feita de “regra e esquadro” segundo a lógica da física das rotundas – mas como se as rotundas fossem todas iguais e bem construídas e não são.
Considero a regra francesa da saída em frente e a regra espanhola mais razoáveis do que a portuguesa. Mas em cada um dos três países há quem não cumpra a norma respetiva e tem que se ter noção disso. E ser prudente e não um “vingador das rotundas porque a lei me dá razão” … mas que acaba geralmente em 50/50 quando há desastre.
https://www.youtube.com/watch?v=c06LDjOFPLE
Curioso esse link que enviou…defende a forma legal portuguesa de forma fundamentada e critica a regra espanhola de se poder circular pela via externa seja qual for a saída como a DGT (o equivalente/mais semelhante [de Espanha] ao nosso IMT) e a Guardia Civil estipulam que se pode fazer.
Contudo, essas autoridades espanholas também recomendam o modo de circular na rotunda à portuguesa no caso de trânsito mais intenso, que é compatível com as regras espanholas. Isto é, as regras espanholas englobam o caso das regras portuguesas mais o caso de se poder circular na via mais externa independentemente da saída em que se pretenda sair, que é ilegal cá.
Atenção, o código da estrada espanhol não tem as regras de como se circula nas rotundas de forma explícita como o nosso, do que eu pude apurar. As “regras” que as autoridade espanholas referem são deduzidas das outras regras gerais de trânsito, ou seja, circula-se na rotunda como nas outras estradas: deve-se circular na via mais à direita, sempre que possível.
Quanto à lógica…quaisquer que sejam as regras, em princípio, seguem sempre uma lógica (assumindo que não há erros). Pode-se é ter uma opinião sobre essa lógica e preferir outra lógica, como tudo na vida. As regras portuguesas sobre como circular numa rotunda têm lógica e fazem sentido, independentemente de se discordar.
O facto da malta não respeitar as regras não é argumento. As regras (leis) são para se cumprir.
A questão mais pertinente aqui é a sua aplicabilidade. Concordo que da maneira como algumas rotundas são, torna difícil o cumprimento das regras. Quanto mais pequenas são as rotundas ou menor o espaço entre as saídas for, mais difícil é mudar progressivamente para as vias mais externas, sobretudo quanto mais trânsito houver, além da agravante do desrespeito das regras ou condução agressiva ou descuidada dos condutores. Podíamos argumentar que se numa rotunda é difícil cumprir as regras então devia-se ter optado por um cruzamento com semáforos. Certo, mas imaginem o impacto na fluidez do trânsito se fosse cruzamento com semáforos em vez dessa rotunda mal parida. Se calhar a rotunda é o menor dos males.
Uma coisa é a regra (portuguesa) obrigar a ir para dentro da rotunda, outra coisa é (a espanhola) permitir ir para dentro da rotunda ou pela via exterior, optando-se por uma ou por outra em função da intensidade do tráfego. Faz toda a diferença.
A espanhola é sensata e adaptável à dimensão e formato da rotunda e à intensidade do tráfego.
No que importa – em Espanha pode-se fazer toda a rotunda pela via exterior (da direita) – sem dúvida a forma mais fácil … mas a que mais bloqueia as entradas. Quem circular nas vias interiores sabe que isso pode acontecer e tem mais cuidado ao passar para a via da direita para sair.
Cá, quem circula nas vias interiores, parte do princípio que está “protegido pela lei” e passa agressivamente para a via da direita para sair. Quando bate, é o diálogo: “Ah, mas eu pisquei, tinha prioridade!” e o outro “Qual prioridade, atravessou-me à frente/veio para cima de mim!” E as seguradoras resolvem salomonicamente: “50/50”. Ganha aquele que tiver seguro que garanta um veículo de substituição durante a reparação.
A regra portuguesa obriga ir para dentro se o destino não for a 1ª saída (suponho que era isso que queria dizer).
A regra espanhola é sensata até um certo ponto, como a nossa. Tem a desvantagem que identificou…dificulta as entradas, mas também dificulta as saídas para quem está nas interiores, dissuadindo as pessoas de as usar e, consequentemente, retirando-lhes utilidade. Além disso, lá também fartam-se de ter acidentes nas rotundas, portanto vale o que vale.
Não vou discutir qual é a melhor. As duas têm a sua lógica e têm os seus prós e contras.
Isso das pessoas cá acharem que têm prioridade com piscas ou o quer que seja pouco importa. A ignorância e a incompetência dos condutores não deve orientar a elaboração das regras.
A questão é que a regra portuguesa foi feita a “régua e esquadro”, segundo a lógica da física das rotundas, considerando uma rotunda de dimensão e formato ideal – e o condutor ideal e cumpridor das regras, incluindo a mudança de via e os piscas.
Uma regra de trânsito, como qualquer lei, deve ter em atenção as condições concretas em que vai ser aplicada e não as condições teóricas e ideais – que não existem.
Já estou “careca” de ver fazer merda nas rotundas. Já estou preparado e já nem ligo – nem quando estou a entrar na rotunda e um f.d.p. que vai sair antes não pisca para a direita. Quem não aceitar que uns cumprem e outros não e não mantiver a cabeça fria e condução defensiva, não sei, não …
oh meu caro…as leis derivam de príncipios e valores. Aquando da sua aplicação, há uma ponderação e é aí que cada um tem a sua opinião.
Pode ter a certeza que as regras de trânsito assumem o condutor cumpridor (“ideal”) e as regras espanholas não fogem à regra.
Eu percebo o que quer dizer. As regras espanholas parecem ser mais apropriadas para rotundas irregulares e pequenas e parecem ter mais em conta a ignorância e incompetência dos condutores . Frizo “parecem”. Como eu disse anteriormente, eles têm acidentes nas rotundas à mesma. Lá também não usam os piscas. Lá também não sabem como andar nas rotundas. Portanto, não sei se as regras deles são melhores ou piores que as nossas.
Sem dúvida que ainda temos uma costela inglesa e não sabíamos.
Então vai para Espanha fazer como cá e vê as buzinadelas que levas, se não deixarem bater…
Finalmente um comentário inteligente! Qual o problema de se fazer uma rotunda por fora? E se a saída para a segunda rotunda estiver a poucos metros? tenho que ir para dentro e depois sair? Ridículo! E se eu esquecer-me ou errar o caminho? Estas regras das rotundas são ridículas, quem as faz certamente está sentado numa cadeira e nem sabe como deve-se dirigir.
Se fizeres sempre por fora atrapalhas quem for sair na seguinte, se tu também não saires.
Quer dizer que, se eu circular na faixa interior da rotunda e quiser sair na segunda saída, posso de olhos fechados, mudar para a faixa exterior logo após a primeira saída, e não preocupado com responsbilidades em caso de acidentes?… :/
Claro que nao, por isso é que nas escolas de conducao mandam os alunos andar por fora.
Que se lixe o codigo da estrada. isso é para as lorpas.
Quem faz as rotundas por fora, nunca é culpado se alguem lhe tocar no carro.
É prego a fundo.
Idem
Acredito que sim, pelo menos com carros que têm o seu tempo para aumentar a velocidade…. looool
Não pá, é só pq é mais um pára arranca muitas x’s desnecessário. Só estou a zelar pelo ambiente. Menos gasto de pneu, combustível e travões.
Está a fazer o contrário, se acelera a fundo quer dizer que teve de travar antes, pneus e travões, se acelera a fundo quer dizer que além de energia também foram pneus.
Está a ver ao contrário ou então expliquei -me mal. A ideia é não travar e muito menos parar. O “prego a fundo” é accionado qd estamos na eminência de levar com algum mais despachado que já esteja a circular dentro da rotunda loooloool
Ah ok, afinal não acelera nada, mais parece um hipermiller a fazer consumos. Loool
Poupa mais se acelerar ao invés de travar.
Então porque gastam mais a 120 do que a kmh ? Magia ?
Se andar a travar e a retomar antes de chegar aos 120 certamente vai gastar mais.
Gastam mais porque além de ineficientes em motor, são ineficientes em aerodinâmica, e até em sistemas de 12v, e depois nunca recuperam nenhuma energia que podia ser recuperada.
A produção e distribuição da electricidade tbm não é lá muito eficiente, esteja descansado.
E sim os combustão tem a faculdade de recarregar a bateria de 12 vols, ao contrário dos elektros lool
É só 93% de eficiência, coisa poupa.
São só 10 vezes mais que a alternativa.
Recarregar usando 12 a 15% do combustível lhe mete, sai mais caro carregar essa bateria durante um mês que um eléctrico a bateria de alta tensão para fazer os mesmos KMS.
E ainda há a energia perdida por resistência ou dissipação. Chegam a perder 30% só na fase do carregamento e gastam para se aquecerem, ao contrário dos combustão.
Não é ainda, essa é a única energia perdida na electricidade, a residência é a única perda, supercondutores não têm qualquer perda.
Chegam, alguns, no entanto 30% é a eficiência normal de um a combustão, isto no fim de ter um combustível produzido, porque quando se consideram toda a cadeia de perdas fica se pelos 10%.
https://www.google.com/amp/s/insideevs.uol.com.br/news/598311/carro-eletrico-eficiencia-gasolina-emissoes/amp/
*resistência.
Esta questão de ““fazer” corretamente as rotundas” e desde que foi noticiado que a polícia ia andar atenta a isto, criou engarrafamentos onde antes não haviam! É um facto, o resto é conversa!
O único problema é a saída em frente.
A imagem do post não é um bom exemplo, com acesso à rotunda em três vias e circulação dentro da rotunda em três vias. O habitual é serem duas.
O desenho a seguir é do código da estrada francês em vigor – acede-se à rotunda pela via mais à direita e circula-se na rotunda pela via mais à direita, exterior – quer se vá sair na saída 1 (à direita), quer na saída 2 (em frente). Era também assim cá para a saída em frente – antes de inventarem a regra atual de “vai ao centro da rotunda e depois vai para a via da direita antes de sair”, o que cria uma grande confusão, com uns a cumprir e outros não, ao fim de largos anos.
https://codedelaroute.io/blog/content/images/2021/04/Prendre-un-ront-point.png
Exacto. Há varias rotundas na marginal de Cascais com montes de acidentes à conta disto. Sentido Lisboa-Cascais quem segue em frente vai na faixa da esquerda ao entrar na rotunda e em 1 segundo passa para faixa da direita da saida (basicamente segue em frente) porque as rotundas são pequenas ) e choca com quem está a tentar entrar na rotunda para ir também para Cascais
E foi assim que eu aprendi.
E é assim que faço. Rotundas com duas faixas de entrada, e duas faixas no seu interior.
Depois há pormenores que o CE enrola tudo.
Experimenta fazeres a rotuda toda por fora, e o que vem de dentro querer sair e bate…
O culpado é quem muda de faixa. O de fora pode ser multado ou não…
Depois há os pontos de vista… se ah e tal batem na frente ou na traseira.
Uns chamam-lhe interpretação… outros chamam de azelhices.
Adoro é os piscas á esquerda para entrar… quando a rotunda tem uma faixa de rodagem de entrada, uma faixa de rodagem no interior…e saiem na primeira saída e o pisca está sempre para a esquerda.
Apenas sinalizo a direita, para sair.
Ora nem mais. O típico em Portugal é espetarem rotundas em estradas com 2 vias para cada lado. Ainda por cima a maioria das rotundas onde muito poucos carros saiem. Depois caímos no caricato de andar nessas estradas de 2 vias aos zig zag. Primeiro circulamos correctamente na via mais a direita e para seguir em frente somos forçados a ir para a via mais a esquerda para poder entrar na rotunda pela faixa da direita, para imediatamente a seguir sairmos para a via exterior da rotunda para podermos sair. A outra hipótese é continuarmos a direita e ao chegar à rotunda entrarmos para a faixa de dentro da rotunda e a seguir darmos uma guinadela para voltarmos a faixa para sair. Claro que optamos por fazer a primeira opção. A regra faz sentido para rotundas grandes ou como as descritas nas imagens. Mas infelizmente a maior parte das nossas rotundas não são assim. Na minha opinião uma simples alteração a regra faria muito mais sentido, que seria podermos seguir na faixa exterior até a penúltima saída. Assim evitar se ia os zig zags nas estradas. Apesar que a regra a aplicar devia ser universal.
Mas não, nós somos o povinho que gosta sempre de ter ideias diferentes.
Isto pode ser tudo mutio certo, mas cada vez que eu tento fazer isto, regra geral fico “entalado” com um gajo que vai para o mesmo sitio que eu, mas que faz a rotunda por fora.
Já falei com a polícia, que concordaram que é assim que se faz, como está no boneco, mas para ter cuidado, porque no casa do que vier por fora, está errado mas apresenta-se pela direita, e mais não preciso de dizer.
depois de ler estes comentários entendo porque nos EUA é só semáforos.
EStás muito enganado, já descobriram a vantagem das rotudas e já estão a implementar…
se nao sabem meter mudanças iam agora saber fazer uma rotunda…
Nos EUA habitualmente usam semáforos – do outro lado do cruzamento (e não antes, como cá).
Estão pouco habituados a rotundas. O vídeo deste post, da primeira vez que criaram uma rotunda numa localidade é hilariante https://pplware.sapo.pt/motores/e-apenas-uma-rotunda-mas-nos-eua-condutores-nao-sabem-usar/
Já agora, cá – se não tiver semáforos é uma rotunda, se tiver semáforos é uma placa giratória central. A “Rotunda do Relógio” (Praça do Aeroporto) não é uma rotunda 🙂
É fácil: obrigar a parar e arrancar sistematicamente, gastar muito mais e dar mais a ganhar aos capitalistas. Não tem nada que saber.
Aí um juiz poderia decidir das duas formas, depende de como acordou!!
Por isso deviam ser todas “Turbo rotundas” acabavam-se logo as duvidas!!
O pior de tudo é quem escreve RETUNDA, em vez de ROTUNDA “controlar a retunda” ahahaha
A escrever “retunda” é normal que nunca as consigam fazer em condições ahahaha
Foste o primeiro a escrever essa gralha!
Racing line!
e para respeitar a regra, forma-se uma coluna de transito porque o povo encosta-se todo na faixa da esquerda, e a da direita vazia. Nao faz sentido nenhum….
Em abono da verdade, Portugal teve de alterar as regras das rotundas por imposição da UE!
Anteriormente eram feitas como deveria ser:
Quem vai virar à direita, entra na faixa mais à direita (é a única igual);
Quem vai em frente, podia fazer e manter a mesma faixa que entrava (fosse a mais à direita, a central ou a mais à esquerda. Agora temos de ir sempre para a esquerda e só vamos para a direita logo a seguir à penúltima saída);
Quem vira à esquerda, antes íamos sempre pela faixa da esquerda e podíamos saír pela faixa mais à esquerda!!!!
Antigamente faziamos as rotundas como deve ser, direita, só na faixa da direita, em frente podíamos usar a da direita ou um central e se fóssemos para a esquerda usávamos a faixa da esquerda.
Agora com a nova regra e quem cumprir e se bater, pode ter a certeza que normalmente é o culpado!!!!! Logo aí temos a prova que a regra é estúpida!!!!! Mas se forem ler o código da estrada, diz claramente que quem muda de faixa, só o pode fazer se a faixa à direita estiver livre!!!!! É tal e qual como mudarmos de faixa na Auto-Estrada, não tem nada que enganar!!!!!!
Os Ingleses e fora da UE, é verdade que ainda fazem as rotundas como nós tugas fazíamos e muito bem!!!!!!
Mas para mim pior é alguém parar na entrada da rotunda porque apareceu um carro à sua direita LOL
Ou pior, como já me aconteceu, travar a fundo no meio de uma rotunda!!!!!!!!
Qual imposição da UE, po*ra! É tudo culpa da UE!
Acima disse qual era a regra atual em França – com desenho – igual à nossa antes de 2014 e, noutro comentário, a de Espanha, que é diferente.,
Vocês colocaram bem o esquema mas a maioria das pessoas que diz que os outros é quem não sabe circular nas rotundas, são os mesmos que vão na 2 via para sair na 2 saída mas só saem diretos atravessando duas vias!!! Só vêm o que lhes interessa, o resto é como eles querem!!!
Já para não falar que está foi a alteração mais estúpida do código da estrada. Em Espanha e na grande maioria dos países europeus é como era aqui antes dessa alteração: cada um escolhia a via que queria e quem tivesse de mudar de direção tinha de fazer cuidado! Ao menos sabe-se quem tem razão nas rotundas! Eu já tive um acidente, porque o outro não saiu numa rotunda pequena de duas vias e tive 50% de culpa porque ele não podia estar ali, mas eu também não podia mudar de via sem que ele tivesse saído! Agora diga-me como se resolve isso em rotundas pequenas de duas vias!!!
Em teoria é muito bonito mas na pratica… É tudo ao molhe e fé em Deus. Como existe muito transito nas rotundas é praticamente impossível de fazer como deve ser. Eu uso sempre a via mais à direita para fazer a rotunda pois sei que é nas vias interiores que existe mais acidentes. No meu entender uma via chegava.
Por haver pessoas como voce que os entalam nas vias de dentro é que ha mais acidentes nas rotundas.
Com muito respeito, mas parece que nao sabe andar na estrada e ainda se gaba disso.
Tenta lá fazer uma rotunda no Carregado ou Lisboa. Quando o conseguires é que podes falar. Já agora sei andar e o meu carro não tem piscas como extras como o teu 😛
O problema não está em fazer as rotundas mas sim na forma como se entra nelas. Se vou numa faixa com duas ou mais vias de circulação e se sou obrigado a circular pela via mais à direita, quando chego à rotunda e independentemente da minha saída, vou ter de entrar sempre na via mais à direita e claro…temos sempre o parvo ao lado esquerdo que não nos deixa mudar de via ou temos sempre o parvo do lado direito que depois de termos mudado de via, não nos deixa sair. Tudo muito bonito no papel. Tudo muito fácil quando as entradas tem todas uma única via, mas quando são muitas vias a entrar …
nessa segunda imagem doi ver 1 faixa da rotunda para 3 faixas de saida… mas para não complicar acho que está bem. confesso q se ha 3 saidas, eu vou pelo meio e e saio na faixa mais à esquerda e pronto. As regras são claras, mas assim n meto nnq em perigo e desembaraço o transito
e o transito não te vai deixar fazer isso em hora de ponta. Falo por experiência própria.
E quantas rotundas conheces com a dimensão e formato da segunda imagem do post? O comum são as rotundazecas com que todo o autarca que se preza encheu o país.
Resumindo quem circular sempre pela direita, em caso de acidente nunca é o culpado. No entanto se for apanhado pela policia paga uma coima.
O que será mais vantajoso?
Não sei não!! se só tiver uma via não pagas coima.
Não é verdade. A maioria dos casos que conheço, incluindo o meu acidente numa rotunda, a culpa foi 50/50, porque ele não podia lá estar e eu não podia sair sem ter a via livre.
Quando passam a carta de condução a alguém partem do princípio que esse alguém é dotado de alguma inteligência mínima para conduzir em vias de trânsito públicas… Mas na realidade basta uns quilómetros ao volante por cá, e a leitura de alguns (muitos) destes comentários aqui postos para chegar à conclusão que tal não passa de um mito pois que essa tal quantidade de inteligência na realidade não existe ou então apenas serve para fazerem somente como lhes convém e quem quiser que se f…
As rotundas servem para reduzir a velocidade do trânsito e também para ajudar a fluir de forma ordenada e correta o mesmo. Mas para isso há que respeitar as regras do código que também se aplica nas rotundas em vez de se escudarem na burrice para asneirar e bradarem depois “aos céus” que as rotundas ou as suas regras são uma m… e que são um c…
Para tal gente as rotundas só deviam ter uma faixa de circulação a par com um Km de diâmetro das mesmas ou então, não haver rotundas e perpetuar o trânsito do tempo das cavernas para gáudio dos “homo-sapiens” que proliferam nas nossas estradas.
Se repararem com atenção há 3 regras básicas para os “homo-sapiens” que estes gostam de cumprir (cada vez mais) de alma e coração:
– a faixa da esquerda é para circular devagar
– pode-se parar onde, quando, como, para, e pelo tempo que se quiser desde que se acione os 4 piscas
– as rotundas foram feitas para se estacionar à espera de algo ou alguém ou simplesmente pela sombra
A ajudar a tudo isto, e como já alguém aqui comentou, vemos também cada vez mais aquela “brilhantérrima” ideia de pôr passadeiras com ou sem semáforos junto às rotundas para facilitar a vida aos condutores… garantir a segurança dos peões… e facilitar o fluxo para dentro e fora das rotundas… e ainda dizem que os burros estão em extinção !!!
Fiquem bem e conduzam corretamente, se quiserem… ou então vão conduzir na Índia
As rotunda já estão “fora da validade” nesta configuração. A melhor configuração seria com semáforos de modo a que se possa fazer a rotunda em condições como acontece na Rotunda do Marquês de Pombal.
“ Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.” – esta frase adiciona uma subjetividade tremenda e faz com que, se eu circular por fora até pelo menos a segunda saída possa sempre alegar por exemplo , que em certas rotundas com duas faixas na entrada, 80% das viaturas que estão na faixa da esquerda vão sair na terceira saída e que por essa razão eu para sair na segunda, faço a rotunda por fora por ser “mais conveniente ao meu destino”, isto porque a fila de trânsito na faixa de entrada da esquerda acumula imenso tráfego e a da direita está vazia. Assim sendo, ajudo o trânsito , despacho-me e ainda estou dentro dos limites da lei… e é isto que temos.
Gracas a a deus ainda ha uma alma que conhece o codigo da estrada.
Taltas aldrabidades nos outros comentarios que ate doi ler.
O que ele disse é que não cumpre o código da estrada no acesso à rotunda e na circulação dentro da rotunda quando vai sair em frente (saída 2). Ele e muitos.
Só que os outros sabem que não estão a cumprir – ele finge que está a cumprir.
Faltou-te entender o início da frase” Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores! Isso quer dizer que primeiro se têm que cumprir as alíneas anteriores todas. Tudo o resto são apenas suposições da sua parte, que não podem ter qualquer justificação em caso de acidente. Esse ponto que enumerou, na minha perspectiva, tem a ver quando, por exemplo, houver filas nas rotundas, em que por vezes a fila opta por uma configuração diferente do disposto nas alíneas anteriores, para permitir deixar passar o trânsito. Isto por exemplo, se a fila estiver do lado direito por duas saídas para permitir a circulação na via de dentro, não está a prejudicar as alíneas anteriores, porque deixa cada veículo sair na saída em que quer, tendo por exemplo que se deixar passar um veículo pela fila para sair na saída bloqueada por aquela mesma fila.
Existe muita gente que não conhece a regra para circular nas rotundas em Portugal. Eu posso cumprir as regras, mas infelizmente nem todas as pessoas cumprem. Há dias, tenho a certeza de que estava a circular na rotunda de acordo com a legislação em vigor, mas uma mulher, que não cumpriu a regra de trânsito e a regra de prioridade, bem como, ainda me insultou, perguntou-me se sou cego. Fui obrigado a travar a fundo, caso contrário, ia ter um acidente numa rotunda.
E com toda a razao.
Nao via que ia uma mulher a conduzir? E preciso dar distancia. Nao esta no codigo da estrada, mas é senso comum
Se não conseguias passar para a via mais à direita ou sair – o que tinhas que fazer era DAR MAIS UMA VOLTA À ROTUNDA. Os “vingadores do Código da Estrada e da circulação nas rotundas” esquecem-se da 1ª regra – conduzir em segurança e evitar acidentes. Tens a certeza que cumpriste esta regra?
Isto é contraproducente… Então o que está à direita tem as 3 vias de saída por sua conta? Porque?
Não devia de ser linear com a via que está por dentro para facilitar e aumentar o fluxo de saída?
Turbo Rotundas precisam-se. Aliás, se analisarem esse modelo, segue com a lógica que indiquei acima. O melhor é que obriga as pessoas a sair na 1ª caso entrem na rotunda na via mais à direita. Evitando erros de incompetência.
Eu cá entro qs sempre pela direita e saio na 2ª saída, normalmente em frente. Não sou obrigado a saber e na maioria das x’s não está assinalado em lado nenhum o nr de saídas q cd rotunda tem.
Só cumpro as regras qd a faixa da esquerda de acesso à rotunda está livre ou com trânsito fluído.
Que venham querer multar-me por causa disso que eu explico q não sou de cá e só vim ver a bola.
Mas olha que é verdade! Quantas e quantas vezes é que se entra em rotundas que não se conhece? E em que as direções de saída estão em plaquitas que mal se veem – e já dentro da rotunda?
E andar dentro da rotunda “a apalpar” com os que a conhecem bem a apitar?
Eu cá, se não conheço a rotunda, reconheço que também tendo a fazê-la por fora (e nas “espécies” de rotundas, minúsculas, também).
Waze, Google maps, Apple maps… Escolha não falta
E desde qd é preciso ter ao dispor meios tecnológicos para saber como conduzir em PT?
Olha, nem de propósito. Agora até querem acabar com eles:
https://pplware.sapo.pt/motores/aviso-de-radares-de-velocidade-multa-por-usar-apps-nos-smartphones/comment-page-1/#comment-3445256
Homem e mais fácil entrar na interior (esq) e dar uma volta extra na rotunda até saber onde sair.
Não quebra regras e tem o tempo todo para se decidir
Sim andamos sempre com excesso de tempo livre. Os compromissos que esperem!
Ya, o tempo que é preciso ter para ter um veículo a combustão é muito.
Típica cultura tuga. Eu é que sei e o resto Qsf mesmo quando claramente estou errado e sei que estou errado.
Por isso é que devia de haver pinos e linhas continuas. Assim se um gajo bater já não há 50/50 ou dúvidas.
Então, na ausência de indicações, o melhor é andar às voltas na rotunda para descobrir onde é a saída. Amanhã qd chegares a Sintra volta cá.
Já vi que é um senhor muito apressado. Aconselho vivamente um gps nesses casos para encontrar a rota mais rapida e eficiente do que andar ao calhas por ruas/rotundas desconhecidas.
As duas permissas (de não usar gps/de recusar a andar a volta da rotunda para saber onde sair) não combina. Só revela o ridiculo que é…
Isto dito por uma pessoa que também anda com velocidade (eu) só enaltece o ridiculo das suas decisões