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É assim que se “fazem” corretamente as rotundas! Anda a fazer bem?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Eduardo says:

    Isto devia sair nos telejornais e ser tatuado na testa dos prevaricadores.
    Apenas uma percentagem pequena das pessoas cumpre. Por mais que se fale, não há hipotese.
    Isto e circular na faixa do meio.

    • Infinity says:

      é mais fixe passar o castelo branco no telejornal como noticia de abertura

    • Coiso says:

      Só que em caso de acidente, supondo que o carro 1 (Amarelo) não sai na primeira saída e o carro 2 (Vermelho) bate no carro 1, a culpa é do carro 2 porque segundo o código é o carro 2 que está a alterar de via e quando assim o faz tem de ceder passagem…

      • Rui says:

        Exactamente!
        E é por isso que esta nova regra que nos foi imposta pela UE é completamente estúpida. Algo de muito errado se passa quando um carro cumpre as regras de trãnsito a fazer a rotunda com a nova regra e mesmo assim é culpado se bater num carro que no limite faz a rotunda toda por fora!!!!!!!!

        • Aves says:

          A UE não impôs nenhuma regra sobre a circulação nas rotundas. Já é mania dizer que se está mal é culpa da UE 😉
          Se houvesse imposição, as regras eram iguais nos países da UE e não são.

      • Pedro says:

        Essa situação pode ocorrer, sem dúvida. Mas não é assim tão linear que o carro 2 seja o culpado.
        Se o carro 2 mudar de faixa e o 1 bater na lateral o caso muda de figura. Caso o choque seja a meio do carro 2 ou para trás, paga o carro1 (amarelo).
        Por isso é que tiram medidas nos acidentes, os acidentes não são todos iguais.

      • Pois.... says:

        Se nao vaibsair na primeira saida tb nao tem que estar na fila da direita mas sim antecipar a sua entrada pelas vias ou via da esquerda. Se nao sabe onde sair é dar maus uma volta e posicionar se como deve ser

    • Rui Gante says:

      E quem não faz bem a rotunda leva pedrada, ando sempre com umas guardadas para os nabos

    • MR says:

      Ninguém cumpre, pois este modelo não é eficiente, e em algumas rotundas é mesmo impossível de cumprir.
      Na saída 3, que tem 3 faixas de saída, não faz sentido só a faixa da direita poder sair.
      Assim para que servem as 3 faixas, se são apenas alimentadas por 1.
      Numa situação em que a saída 2 e 3 estão juntas, estar a forçar a mudar de faixa antecipadamente, só vai aumentar a confusão, pois vai apanhar os carros que acabaram de entrar a partir da 2.

      Se ao entrar se pode entrar diretamente para a 2ª ou até para a 3ª faixa da rotunda, porque ao sair não é a mesma lógica?
      É óbvio que terá de se averiguar que quem está na 1ª faixa da rotunda que também vai sair na mesma saída, mas quando se entra, também se tem que ter esse cuidado.

      Para quem tem dúvidas que este modelo indicado não faz sentido nenhum (a saída ter de ser sempre feita a partir da faixa da direita mesmo que a saída tenha mais do que 1 faixa de rodagem), procure uma rotunda com essas condições, e que tenha bastante tráfego, e experimente fazê-la e tire as próprias conclusões

  2. BurroFuiEuQueEstudei! says:

    E a falta de piscas a indicar a saída? Portugal é a terra das rotundas e dos burros a frequentá-las.

  3. esgrovio says:

    E nas rotundas com duas vias de entrada??? que são só a maior parte das que eu vejo…

    • João Tavares says:

      Faixa de fora para a primeira saída e a dentro para as restantes…

    • Fred says:

      Provavelmente não vês bem. Repara melhor na imagem da primeira rotunda. Está lá tudo explicado. Gráficamente.

    • qhdjwk says:

      a lei nao especifica a faixa que deves usar para entrar na rotunda, apenas a que deves usar na rotunda. claro que deves sempre seguir a regra do “mais adequado ao teu destino”. pessoalmente quando esta deserto entro na de fora passo por cima da rotunda e saio pela de fora

  4. OraBolas says:

    e então se o veiculo verde quiser sair na 2ª saída??

  5. João Tavares says:

    Qual é a dificuldade de perceber que a faixa de fora é para a primeira saída e a de dentro para as restantes?

  6. none says:

    a maior aberração, muito na moda em Lisboa, são as “rotundas” com semáforos. Por vezes fica quase impossível fazer a rotunda correctamente e o trânsito fica todo acumulado, especialmente se houver camiões e autocarros…

    Abomino essas pseudo-rotundas

  7. none says:

    e aqueles tipos que aceleram a fundo só para entrar 5 cm de razia do tipo que está dentro da rotunda? Certamente acham que o triangulo invertido significa “acelerar a fundo”

  8. Nuno says:

    Toda agente percebe, Mas, mas se eu for sair na 3 saída e for sempre na faxa da direita e um outro condutor quiser sair na 2 saída ou dá mais uma voltinha á rotunda ou bate contra mim e é culpado .( a não ser que a polícia esteja a ver/ 2 testemunhas que também o verifiquem, que não é nada fácil isto acontecer) Este é o problema de haver tantos acidentes em rotundas, uns cumprem bem a lei, outros que não cumprem,podem transgredir se ninguém estiver a ver.

    • Nuno José Almeida says:

      Exacto, no resto do mundo não existe nada disto, quem está mais por dentro, tem prioridade e os de fora têm de deixar passar. Muito mais simples.

  9. Vj says:

    A parte interesante é que os carros de aluguer, na sua maioria conduzidos por turistas, só fazem as rotundas por fora e em caso de acidente…a razão está do lado de quem está a prevaricar, porque está à direita e quem vem por dentro estava a mudar de faixa. Ridículo que se tenha feito uma regra para a rutunda do Marquês e depois se aplique a todo o país.

  10. César Barros says:

    Talvez não seja politicamente correto o que vou dizer mas é verdade. Anda aí muita gente de fora que terá regras diferentes das nossas. Fazem as rotunda por fora, dando origem a buzinadelas e claro acidentes. Espanhóis e Franceses são um deles, mas também os brasileiros, indianos, paquistaneses e afins. Claro que também existe muito português que faz de conta.
    Acho que nunca houve mudança de como se faz uma rotunda, foi sempre assim. De repente começou haver em massa estes artistas. Será que os instrutores de condução andam a ensinar coisas maradas ou anda ai muita gente a ter carta por baixo da mesa.

  11. Grunho says:

    A escolha da faixa é secundário, desde que não batas em ninguém a andar pela rotunda. Tens é que desacelerar devagar, de maneira a não precisares de parar e meter primeira, gastando uma pipa de combustível. E depois retomar á melhor velcidade possível e com o motor na rotação certa, se queres jogar para o record de consumo. Uma disciplina em que os portugueses, que são os que mais precisam, são umas verdadeiras nódoas.

  12. Nuno José Almeida says:

    Único país no mundo com estas regras parvas. No resto do mundo quem está à esquerda tem prioridade sobre os da direita e pronto. E se quiseres fazer uma rotunda toda por fora, fazes.

    • Aristides Barros says:

      é verdade que conduzo muito fora de portugal e que só neste terrinha é que se respeita esta regra (boa ou má, não sei !!!) contudo, e ao contrário do que escreve, em nenhum sítio vi que o automóvel que está à esquerda na rotunda tem prioridade sobre o que se encontra à direita, portanto, indique-me onde isso acontece … agradecido 🙂

    • Berto says:

      Falso, Espnha é igual a Portugal.

      • Aves says:

        Falso – em Espanha é sempre pela via da direita (a de fora) da rotunda, independentemente da saída ser a 1 (direita), 2 (em frente), 3 (esquerda) ou 4 (sentido inverso), exceto se essa via estiver entupida, caso em que se muda para uma mais à esquerda.

          • Aves says:

            Direccion Gerneral de Trafico
            ES: “Una vez dentro de la rotonda, deberemos circular por el carril exterior siempre que esté libre, y utilizaremos los demás para adelantar.”
            PT: “Uma vez dentro da rotunda, teremos de circular na via exterior sempre que estiver livre, e usaremos as outras para ultrapassar.”
            https://www.dgt.es/comunicacion/noticias/glorietas-como-circular-de-forma-segura/

          • Aves says:

            Espanha é já aqui ao lado e – dizer que a regra de circulação nas rotundas é igual à portuguesa é perigoso.
            Deixo um vídeo que não deixa dúvidas, de preparação para o exame de condução. Aspetos principais:
            – Cumpre a regra de trânsito quem, depois de entrar na rotunda, circular pela via exterior (da direita), independentemente da saída. E tem sempre prioridade sobre quem entra
            – A regra é bem clara: “Uma vez dentro da rotunda, teremos de circular na via exterior sempre que estiver livre, e usaremos as outras para ultrapassar.” Esta regra é igual à da circulação normal, fora das rotundas, quando existem várias vias de trânsito.
            N.B: Como a rotunda é concebida para tráfico rápido pode-se usar as faixas do interior da rotunda, passando para a da direita antes da saída – mas não tem que ser, como cá, passar para a faixa da direita apenas antes da saída. E isto é que considero muito importante – seja cá, em Espanha ou noutro sítio qualquer: se não está desimpedida a passagem para a faixa da direita para sair DÁ-SE MAIS UMA VOLTA À ROTUNDA, OU AS QUE FOREM PRECISAS – não se trava a fundo e fica à espera de uma aberta nem se atravessa para a direita à frente dos outros carros
            https://www.youtube.com/watch?v=VOjqQP9R-Sc

          • Outro trolha says:

            Eu conduzo como me apetece, e se me baterem numa rotunda problema vosso.
            Os meus carros valem 100 euros com o deposito cheio.
            Tenham medo das latas velhas!!!

          • p_t says:

            Admito que estava errado quanto ao uso da vía externa para sair em qualquer saída. A questão é que isso só é possível fazer quando há pouco trânsito. Caso o trânsito seja mais intenso aconselham fazer a rotunda que, em termos práticos, coincide com o que está estipulado legalmente cá, que é o que se vê no link que enviei.

            “E isto é que considero muito importante – seja cá, em Espanha ou noutro sítio qualquer: se não está desimpedida a passagem para a faixa da direita para sair DÁ-SE MAIS UMA VOLTA À ROTUNDA, OU AS QUE FOREM PRECISAS – não se trava a fundo e fica à espera de uma aberta nem se atravessa para a direita à frente dos outros carros”

            Isso é como cá. Se não se consegue passar progressivamente para a vía externa para sair da rotunda, aborta-se e dá-se a volta. É o que se ensina nas escolas de condução cá. O que depois o zé povinho faz é outra coisa.

          • Aves says:

            Eu não tenho nada contra a regra portuguesa quando se trata das saídas 3 (esquerda), ou 4 (inversão do sentido). Nem sequer quanto à saída 2 (em frente) – quando a rotunda é ampla, com boa visibilidade e as entradas e saídas têm uma certa distância umas das outras. Mas não é isso que acontece , o que mais há são rotundazecas.
            O video seguinte mostra a lógica da regra portuguesa – atenção que embora esteja em espanhol o que o autor está a defender é a regra portuguesa – e critica o governo espanhol por não a adotar. A lógica da rotunda que defende assenta num aspeto muito simples:
            – Entrámos na rotunda – temos a saída à direita (saída 1) e uma entrada antes da saída em frente (saída 2). Situando-nos em qualquer outra interseção da rotunda é o mesmo
            – Onde bate o ponto é nessa entrada – se vamos na via da direita a piscar para a direita, quem venha nessa entrada pode entrar (visto que vamos sair antes). Mas também pode entrar se vamos a piscar para a esquerda sinalizando que vamos para o centro da rotunda e por isso não tem que nos dar prioridade. Isto multiplicado pelas várias interseções da rotunda aumenta a fluidez do tráfego.
            – Mas mostra uma debilidade fulcral do sistema – o pisca para ir para a direita ou sair e o pisca para a esquerda para mudar para uma via à esquerda/centro da rotunda. O que mais se encontra é quem não pisca ou sabe piscar.
            O que o vídeo mostra de formas inquestionável é que a regra portuguesa foi feita de “regra e esquadro” segundo a lógica da física das rotundas – mas como se as rotundas fossem todas iguais e bem construídas e não são.
            Considero a regra francesa da saída em frente e a regra espanhola mais razoáveis do que a portuguesa. Mas em cada um dos três países há quem não cumpra a norma respetiva e tem que se ter noção disso. E ser prudente e não um “vingador das rotundas porque a lei me dá razão” … mas que acaba geralmente em 50/50 quando há desastre.
            https://www.youtube.com/watch?v=c06LDjOFPLE

          • p_t says:

            Curioso esse link que enviou…defende a forma legal portuguesa de forma fundamentada e critica a regra espanhola de se poder circular pela via externa seja qual for a saída como a DGT (o equivalente/mais semelhante [de Espanha] ao nosso IMT) e a Guardia Civil estipulam que se pode fazer.

            Contudo, essas autoridades espanholas também recomendam o modo de circular na rotunda à portuguesa no caso de trânsito mais intenso, que é compatível com as regras espanholas. Isto é, as regras espanholas englobam o caso das regras portuguesas mais o caso de se poder circular na via mais externa independentemente da saída em que se pretenda sair, que é ilegal cá.
            Atenção, o código da estrada espanhol não tem as regras de como se circula nas rotundas de forma explícita como o nosso, do que eu pude apurar. As “regras” que as autoridade espanholas referem são deduzidas das outras regras gerais de trânsito, ou seja, circula-se na rotunda como nas outras estradas: deve-se circular na via mais à direita, sempre que possível.

            Quanto à lógica…quaisquer que sejam as regras, em princípio, seguem sempre uma lógica (assumindo que não há erros). Pode-se é ter uma opinião sobre essa lógica e preferir outra lógica, como tudo na vida. As regras portuguesas sobre como circular numa rotunda têm lógica e fazem sentido, independentemente de se discordar.

            O facto da malta não respeitar as regras não é argumento. As regras (leis) são para se cumprir.

            A questão mais pertinente aqui é a sua aplicabilidade. Concordo que da maneira como algumas rotundas são, torna difícil o cumprimento das regras. Quanto mais pequenas são as rotundas ou menor o espaço entre as saídas for, mais difícil é mudar progressivamente para as vias mais externas, sobretudo quanto mais trânsito houver, além da agravante do desrespeito das regras ou condução agressiva ou descuidada dos condutores. Podíamos argumentar que se numa rotunda é difícil cumprir as regras então devia-se ter optado por um cruzamento com semáforos. Certo, mas imaginem o impacto na fluidez do trânsito se fosse cruzamento com semáforos em vez dessa rotunda mal parida. Se calhar a rotunda é o menor dos males.

          • Aves says:

            Uma coisa é a regra (portuguesa) obrigar a ir para dentro da rotunda, outra coisa é (a espanhola) permitir ir para dentro da rotunda ou pela via exterior, optando-se por uma ou por outra em função da intensidade do tráfego. Faz toda a diferença.
            A espanhola é sensata e adaptável à dimensão e formato da rotunda e à intensidade do tráfego.
            No que importa – em Espanha pode-se fazer toda a rotunda pela via exterior (da direita) – sem dúvida a forma mais fácil … mas a que mais bloqueia as entradas. Quem circular nas vias interiores sabe que isso pode acontecer e tem mais cuidado ao passar para a via da direita para sair.
            Cá, quem circula nas vias interiores, parte do princípio que está “protegido pela lei” e passa agressivamente para a via da direita para sair. Quando bate, é o diálogo: “Ah, mas eu pisquei, tinha prioridade!” e o outro “Qual prioridade, atravessou-me à frente/veio para cima de mim!” E as seguradoras resolvem salomonicamente: “50/50”. Ganha aquele que tiver seguro que garanta um veículo de substituição durante a reparação.

          • p_t says:

            A regra portuguesa obriga ir para dentro se o destino não for a 1ª saída (suponho que era isso que queria dizer).

            A regra espanhola é sensata até um certo ponto, como a nossa. Tem a desvantagem que identificou…dificulta as entradas, mas também dificulta as saídas para quem está nas interiores, dissuadindo as pessoas de as usar e, consequentemente, retirando-lhes utilidade. Além disso, lá também fartam-se de ter acidentes nas rotundas, portanto vale o que vale.

            Não vou discutir qual é a melhor. As duas têm a sua lógica e têm os seus prós e contras.

            Isso das pessoas cá acharem que têm prioridade com piscas ou o quer que seja pouco importa. A ignorância e a incompetência dos condutores não deve orientar a elaboração das regras.

          • Aves says:

            A questão é que a regra portuguesa foi feita a “régua e esquadro”, segundo a lógica da física das rotundas, considerando uma rotunda de dimensão e formato ideal – e o condutor ideal e cumpridor das regras, incluindo a mudança de via e os piscas.
            Uma regra de trânsito, como qualquer lei, deve ter em atenção as condições concretas em que vai ser aplicada e não as condições teóricas e ideais – que não existem.
            Já estou “careca” de ver fazer merda nas rotundas. Já estou preparado e já nem ligo – nem quando estou a entrar na rotunda e um f.d.p. que vai sair antes não pisca para a direita. Quem não aceitar que uns cumprem e outros não e não mantiver a cabeça fria e condução defensiva, não sei, não …

          • p_t says:

            oh meu caro…as leis derivam de príncipios e valores. Aquando da sua aplicação, há uma ponderação e é aí que cada um tem a sua opinião.
            Pode ter a certeza que as regras de trânsito assumem o condutor cumpridor (“ideal”) e as regras espanholas não fogem à regra.

            Eu percebo o que quer dizer. As regras espanholas parecem ser mais apropriadas para rotundas irregulares e pequenas e parecem ter mais em conta a ignorância e incompetência dos condutores . Frizo “parecem”. Como eu disse anteriormente, eles têm acidentes nas rotundas à mesma. Lá também não usam os piscas. Lá também não sabem como andar nas rotundas. Portanto, não sei se as regras deles são melhores ou piores que as nossas.

          • Yamahia says:

            Sem dúvida que ainda temos uma costela inglesa e não sabíamos.

      • AdN says:

        Então vai para Espanha fazer como cá e vê as buzinadelas que levas, se não deixarem bater…

    • Jorge Aragão says:

      Finalmente um comentário inteligente! Qual o problema de se fazer uma rotunda por fora? E se a saída para a segunda rotunda estiver a poucos metros? tenho que ir para dentro e depois sair? Ridículo! E se eu esquecer-me ou errar o caminho? Estas regras das rotundas são ridículas, quem as faz certamente está sentado numa cadeira e nem sabe como deve-se dirigir.

      • Mr. Y says:

        Se fizeres sempre por fora atrapalhas quem for sair na seguinte, se tu também não saires.

        • Fautino says:

          Quer dizer que, se eu circular na faixa interior da rotunda e quiser sair na segunda saída, posso de olhos fechados, mudar para a faixa exterior logo após a primeira saída, e não preocupado com responsbilidades em caso de acidentes?… :/

          • Outro trolha says:

            Claro que nao, por isso é que nas escolas de conducao mandam os alunos andar por fora.
            Que se lixe o codigo da estrada. isso é para as lorpas.
            Quem faz as rotundas por fora, nunca é culpado se alguem lhe tocar no carro.

  13. pablo says:

    É prego a fundo.

  14. jota says:

    Esta questão de ““fazer” corretamente as rotundas” e desde que foi noticiado que a polícia ia andar atenta a isto, criou engarrafamentos onde antes não haviam! É um facto, o resto é conversa!

  15. Aves says:

    O único problema é a saída em frente.
    A imagem do post não é um bom exemplo, com acesso à rotunda em três vias e circulação dentro da rotunda em três vias. O habitual é serem duas.
    O desenho a seguir é do código da estrada francês em vigor – acede-se à rotunda pela via mais à direita e circula-se na rotunda pela via mais à direita, exterior – quer se vá sair na saída 1 (à direita), quer na saída 2 (em frente). Era também assim cá para a saída em frente – antes de inventarem a regra atual de “vai ao centro da rotunda e depois vai para a via da direita antes de sair”, o que cria uma grande confusão, com uns a cumprir e outros não, ao fim de largos anos.
    https://codedelaroute.io/blog/content/images/2021/04/Prendre-un-ront-point.png

    • Superfan says:

      Exacto. Há varias rotundas na marginal de Cascais com montes de acidentes à conta disto. Sentido Lisboa-Cascais quem segue em frente vai na faixa da esquerda ao entrar na rotunda e em 1 segundo passa para faixa da direita da saida (basicamente segue em frente) porque as rotundas são pequenas ) e choca com quem está a tentar entrar na rotunda para ir também para Cascais

    • Ricardo says:

      E foi assim que eu aprendi.
      E é assim que faço. Rotundas com duas faixas de entrada, e duas faixas no seu interior.
      Depois há pormenores que o CE enrola tudo.
      Experimenta fazeres a rotuda toda por fora, e o que vem de dentro querer sair e bate…
      O culpado é quem muda de faixa. O de fora pode ser multado ou não…
      Depois há os pontos de vista… se ah e tal batem na frente ou na traseira.
      Uns chamam-lhe interpretação… outros chamam de azelhices.

      Adoro é os piscas á esquerda para entrar… quando a rotunda tem uma faixa de rodagem de entrada, uma faixa de rodagem no interior…e saiem na primeira saída e o pisca está sempre para a esquerda.

      Apenas sinalizo a direita, para sair.

    • Sergio J says:

      Ora nem mais. O típico em Portugal é espetarem rotundas em estradas com 2 vias para cada lado. Ainda por cima a maioria das rotundas onde muito poucos carros saiem. Depois caímos no caricato de andar nessas estradas de 2 vias aos zig zag. Primeiro circulamos correctamente na via mais a direita e para seguir em frente somos forçados a ir para a via mais a esquerda para poder entrar na rotunda pela faixa da direita, para imediatamente a seguir sairmos para a via exterior da rotunda para podermos sair. A outra hipótese é continuarmos a direita e ao chegar à rotunda entrarmos para a faixa de dentro da rotunda e a seguir darmos uma guinadela para voltarmos a faixa para sair. Claro que optamos por fazer a primeira opção. A regra faz sentido para rotundas grandes ou como as descritas nas imagens. Mas infelizmente a maior parte das nossas rotundas não são assim. Na minha opinião uma simples alteração a regra faria muito mais sentido, que seria podermos seguir na faixa exterior até a penúltima saída. Assim evitar se ia os zig zags nas estradas. Apesar que a regra a aplicar devia ser universal.
      Mas não, nós somos o povinho que gosta sempre de ter ideias diferentes.

  16. JR says:

    Isto pode ser tudo mutio certo, mas cada vez que eu tento fazer isto, regra geral fico “entalado” com um gajo que vai para o mesmo sitio que eu, mas que faz a rotunda por fora.
    Já falei com a polícia, que concordaram que é assim que se faz, como está no boneco, mas para ter cuidado, porque no casa do que vier por fora, está errado mas apresenta-se pela direita, e mais não preciso de dizer.

  17. Lucas says:

    depois de ler estes comentários entendo porque nos EUA é só semáforos.

  18. duarte says:

    Aí um juiz poderia decidir das duas formas, depende de como acordou!!
    Por isso deviam ser todas “Turbo rotundas” acabavam-se logo as duvidas!!

  19. Luis says:

    O pior de tudo é quem escreve RETUNDA, em vez de ROTUNDA “controlar a retunda” ahahaha

  20. TdSR says:

    Racing line!

  21. Quim says:

    e para respeitar a regra, forma-se uma coluna de transito porque o povo encosta-se todo na faixa da esquerda, e a da direita vazia. Nao faz sentido nenhum….

  22. Rui says:

    Em abono da verdade, Portugal teve de alterar as regras das rotundas por imposição da UE!
    Anteriormente eram feitas como deveria ser:
    Quem vai virar à direita, entra na faixa mais à direita (é a única igual);
    Quem vai em frente, podia fazer e manter a mesma faixa que entrava (fosse a mais à direita, a central ou a mais à esquerda. Agora temos de ir sempre para a esquerda e só vamos para a direita logo a seguir à penúltima saída);
    Quem vira à esquerda, antes íamos sempre pela faixa da esquerda e podíamos saír pela faixa mais à esquerda!!!!

    Antigamente faziamos as rotundas como deve ser, direita, só na faixa da direita, em frente podíamos usar a da direita ou um central e se fóssemos para a esquerda usávamos a faixa da esquerda.

    Agora com a nova regra e quem cumprir e se bater, pode ter a certeza que normalmente é o culpado!!!!! Logo aí temos a prova que a regra é estúpida!!!!! Mas se forem ler o código da estrada, diz claramente que quem muda de faixa, só o pode fazer se a faixa à direita estiver livre!!!!! É tal e qual como mudarmos de faixa na Auto-Estrada, não tem nada que enganar!!!!!!

    Os Ingleses e fora da UE, é verdade que ainda fazem as rotundas como nós tugas fazíamos e muito bem!!!!!!

    Mas para mim pior é alguém parar na entrada da rotunda porque apareceu um carro à sua direita LOL
    Ou pior, como já me aconteceu, travar a fundo no meio de uma rotunda!!!!!!!!

    • Aves says:

      Qual imposição da UE, po*ra! É tudo culpa da UE!
      Acima disse qual era a regra atual em França – com desenho – igual à nossa antes de 2014 e, noutro comentário, a de Espanha, que é diferente.,

  23. AdN says:

    Vocês colocaram bem o esquema mas a maioria das pessoas que diz que os outros é quem não sabe circular nas rotundas, são os mesmos que vão na 2 via para sair na 2 saída mas só saem diretos atravessando duas vias!!! Só vêm o que lhes interessa, o resto é como eles querem!!!
    Já para não falar que está foi a alteração mais estúpida do código da estrada. Em Espanha e na grande maioria dos países europeus é como era aqui antes dessa alteração: cada um escolhia a via que queria e quem tivesse de mudar de direção tinha de fazer cuidado! Ao menos sabe-se quem tem razão nas rotundas! Eu já tive um acidente, porque o outro não saiu numa rotunda pequena de duas vias e tive 50% de culpa porque ele não podia estar ali, mas eu também não podia mudar de via sem que ele tivesse saído! Agora diga-me como se resolve isso em rotundas pequenas de duas vias!!!

  24. Nirelle says:

    Em teoria é muito bonito mas na pratica… É tudo ao molhe e fé em Deus. Como existe muito transito nas rotundas é praticamente impossível de fazer como deve ser. Eu uso sempre a via mais à direita para fazer a rotunda pois sei que é nas vias interiores que existe mais acidentes. No meu entender uma via chegava.

    • Outro trolha says:

      Por haver pessoas como voce que os entalam nas vias de dentro é que ha mais acidentes nas rotundas.
      Com muito respeito, mas parece que nao sabe andar na estrada e ainda se gaba disso.

      • Nirelle says:

        Tenta lá fazer uma rotunda no Carregado ou Lisboa. Quando o conseguires é que podes falar. Já agora sei andar e o meu carro não tem piscas como extras como o teu 😛

  25. há+cada+gajo says:

    O problema não está em fazer as rotundas mas sim na forma como se entra nelas. Se vou numa faixa com duas ou mais vias de circulação e se sou obrigado a circular pela via mais à direita, quando chego à rotunda e independentemente da minha saída, vou ter de entrar sempre na via mais à direita e claro…temos sempre o parvo ao lado esquerdo que não nos deixa mudar de via ou temos sempre o parvo do lado direito que depois de termos mudado de via, não nos deixa sair. Tudo muito bonito no papel. Tudo muito fácil quando as entradas tem todas uma única via, mas quando são muitas vias a entrar …

  26. yaye says:

    nessa segunda imagem doi ver 1 faixa da rotunda para 3 faixas de saida… mas para não complicar acho que está bem. confesso q se ha 3 saidas, eu vou pelo meio e e saio na faixa mais à esquerda e pronto. As regras são claras, mas assim n meto nnq em perigo e desembaraço o transito

  27. sds says:

    Resumindo quem circular sempre pela direita, em caso de acidente nunca é o culpado. No entanto se for apanhado pela policia paga uma coima.
    O que será mais vantajoso?

  28. femalusi says:

    Quando passam a carta de condução a alguém partem do princípio que esse alguém é dotado de alguma inteligência mínima para conduzir em vias de trânsito públicas… Mas na realidade basta uns quilómetros ao volante por cá, e a leitura de alguns (muitos) destes comentários aqui postos para chegar à conclusão que tal não passa de um mito pois que essa tal quantidade de inteligência na realidade não existe ou então apenas serve para fazerem somente como lhes convém e quem quiser que se f…
    As rotundas servem para reduzir a velocidade do trânsito e também para ajudar a fluir de forma ordenada e correta o mesmo. Mas para isso há que respeitar as regras do código que também se aplica nas rotundas em vez de se escudarem na burrice para asneirar e bradarem depois “aos céus” que as rotundas ou as suas regras são uma m… e que são um c…
    Para tal gente as rotundas só deviam ter uma faixa de circulação a par com um Km de diâmetro das mesmas ou então, não haver rotundas e perpetuar o trânsito do tempo das cavernas para gáudio dos “homo-sapiens” que proliferam nas nossas estradas.
    Se repararem com atenção há 3 regras básicas para os “homo-sapiens” que estes gostam de cumprir (cada vez mais) de alma e coração:
    – a faixa da esquerda é para circular devagar
    – pode-se parar onde, quando, como, para, e pelo tempo que se quiser desde que se acione os 4 piscas
    – as rotundas foram feitas para se estacionar à espera de algo ou alguém ou simplesmente pela sombra
    A ajudar a tudo isto, e como já alguém aqui comentou, vemos também cada vez mais aquela “brilhantérrima” ideia de pôr passadeiras com ou sem semáforos junto às rotundas para facilitar a vida aos condutores… garantir a segurança dos peões… e facilitar o fluxo para dentro e fora das rotundas… e ainda dizem que os burros estão em extinção !!!
    Fiquem bem e conduzam corretamente, se quiserem… ou então vão conduzir na Índia

  29. Nirelle says:

    As rotunda já estão “fora da validade” nesta configuração. A melhor configuração seria com semáforos de modo a que se possa fazer a rotunda em condições como acontece na Rotunda do Marquês de Pombal.

  30. João says:

    “ Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.” – esta frase adiciona uma subjetividade tremenda e faz com que, se eu circular por fora até pelo menos a segunda saída possa sempre alegar por exemplo , que em certas rotundas com duas faixas na entrada, 80% das viaturas que estão na faixa da esquerda vão sair na terceira saída e que por essa razão eu para sair na segunda, faço a rotunda por fora por ser “mais conveniente ao meu destino”, isto porque a fila de trânsito na faixa de entrada da esquerda acumula imenso tráfego e a da direita está vazia. Assim sendo, ajudo o trânsito , despacho-me e ainda estou dentro dos limites da lei… e é isto que temos.

    • Outro trolha says:

      Gracas a a deus ainda ha uma alma que conhece o codigo da estrada.
      Taltas aldrabidades nos outros comentarios que ate doi ler.

      • Aves says:

        O que ele disse é que não cumpre o código da estrada no acesso à rotunda e na circulação dentro da rotunda quando vai sair em frente (saída 2). Ele e muitos.
        Só que os outros sabem que não estão a cumprir – ele finge que está a cumprir.

    • AdN says:

      Faltou-te entender o início da frase” Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores! Isso quer dizer que primeiro se têm que cumprir as alíneas anteriores todas. Tudo o resto são apenas suposições da sua parte, que não podem ter qualquer justificação em caso de acidente. Esse ponto que enumerou, na minha perspectiva, tem a ver quando, por exemplo, houver filas nas rotundas, em que por vezes a fila opta por uma configuração diferente do disposto nas alíneas anteriores, para permitir deixar passar o trânsito. Isto por exemplo, se a fila estiver do lado direito por duas saídas para permitir a circulação na via de dentro, não está a prejudicar as alíneas anteriores, porque deixa cada veículo sair na saída em que quer, tendo por exemplo que se deixar passar um veículo pela fila para sair na saída bloqueada por aquela mesma fila.

  31. Ivo says:

    Existe muita gente que não conhece a regra para circular nas rotundas em Portugal. Eu posso cumprir as regras, mas infelizmente nem todas as pessoas cumprem. Há dias, tenho a certeza de que estava a circular na rotunda de acordo com a legislação em vigor, mas uma mulher, que não cumpriu a regra de trânsito e a regra de prioridade, bem como, ainda me insultou, perguntou-me se sou cego. Fui obrigado a travar a fundo, caso contrário, ia ter um acidente numa rotunda.

    • Outro trolha says:

      E com toda a razao.
      Nao via que ia uma mulher a conduzir? E preciso dar distancia. Nao esta no codigo da estrada, mas é senso comum

    • Aves says:

      Se não conseguias passar para a via mais à direita ou sair – o que tinhas que fazer era DAR MAIS UMA VOLTA À ROTUNDA. Os “vingadores do Código da Estrada e da circulação nas rotundas” esquecem-se da 1ª regra – conduzir em segurança e evitar acidentes. Tens a certeza que cumpriste esta regra?

  32. PeFerreira says:

    Isto é contraproducente… Então o que está à direita tem as 3 vias de saída por sua conta? Porque?
    Não devia de ser linear com a via que está por dentro para facilitar e aumentar o fluxo de saída?

    Turbo Rotundas precisam-se. Aliás, se analisarem esse modelo, segue com a lógica que indiquei acima. O melhor é que obriga as pessoas a sair na 1ª caso entrem na rotunda na via mais à direita. Evitando erros de incompetência.

    • Yamahia says:

      Eu cá entro qs sempre pela direita e saio na 2ª saída, normalmente em frente. Não sou obrigado a saber e na maioria das x’s não está assinalado em lado nenhum o nr de saídas q cd rotunda tem.
      Só cumpro as regras qd a faixa da esquerda de acesso à rotunda está livre ou com trânsito fluído.
      Que venham querer multar-me por causa disso que eu explico q não sou de cá e só vim ver a bola.

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